sexta-feira, setembro 08, 2017
Porto Canoa encara crise e movimenta até R$ 4 milhões mensais no comércio e serviços
Os comerciantes Gilvan e João Antônio disseram que a crise não reduziu movimento no polo comercial e de serviços que atende o bairro e a região. Foto: Fábio Barcelos
Em meio à crise, o comércio em Porto Canoa, que se tornou referência para os bairros do entorno, está se mantendo como polo. O bairro, criado há 33 anos exclusivamente para residências, tem na Avenida Brasília lojas de diversos setores, banco privado e público, correspondente bancário, supermercados, onde circulam cerca de 2,3 mil pessoas por dia.
Raul Gomes da Fonseca Júnior, dono de loja e corretor de imóveis há mais de 20 anos, é também um dos responsáveis pela militância empresarial na região, afirma que houve uma queda de 30% no movimento, mas que o comércio se mantém ativo.
“Mesmo com a crise, continuamos com cerca de 150 estabelecimentos, mas hoje com alguns impactos. Uma loja pequena de 40 m² que era alugada por R$2,5 mil hoje pode ser negociada por até R$1,6 mil, senão fica fechada. Mas o bairro continua gerando entre R$ 3,5 a R$ 4 milhões por mês”, frisa.
Ele reitera que a associação comercial está em fase de formação, mas aguarda o fim da crise para se consolidar e destaca que os quiosques da praça fortalecem o comércio, sendo responsáveis pela vida noturna da região.
Comerciante há 26 anos na região, João Antônio de Almeida, tem uma padaria, uma farmácia e um restaurante e garante que a crise não o afetou. “Nosso movimento se manteve, não caiu, mas também não aumentou”, afirma.
Gilvan da Silva, administrador de uma barbearia que está há 22 anos no local também não reclama. “Nosso movimento é constante e recebo clientes de diversos lugares, até de Serra -Sede”, diz.
O polo atende moradores do bairro e de outros do entorno como Maringá, Mata da Serra, Serra Dourada I, II, III, Planalto Serrano, Planície da Serra, Solar do Porto, Tubarão.
Projeto defende cobrança fracionada nos estacionamentos
Cobrança por tempo fracionado de 15 em 15 minutos em estacionamentos pagos da Serra é o que o projeto do vereador Catirica propõe. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos
Cobrança por tempo fracionado de 15 em 15 minutos em estacionamentos pagos da Serra. Está é a proposta do vereador Roberto Catirica (PHS). O projeto de Lei 129/2017 está tramitando na Câmara e deve ser apreciado pelos parlamentares nos próximos dias.
O sistema de cobrança fracionada terá como base parcelas de 15 minutos, sendo o valor de cada parcela estipulado pela divisão do preço atual cobrado pelo período de 1 horas divido em 4 partes. A lei ainda proíbe os estabelecimentos de aumentarem o valor da tarifa de estacionamento em um período de um ano, a partir da publicação da lei. Em caso de descumprimento haverá multa de R$ 5.000,00 e se o estabelecimento for reincidente no descumprimento da regra, poderá ter o alvará de funcionamento cassado.
O vereador Roberto Catirica justifica o projeto afirmando que serve para inibir abusos na cobrança de estacionamento. “Os estacionamentos que ofertam vaga ao público mediante pagamento tem desrespeitado os preceitos do código de defesa do consumidor. Esses estabelecimentos cobram um valor correspondente à uma hora, mesmo quando o consumidor se utiliza do serviço por apenas uns minutos” avalia.
Catirica diz ainda que o sistema fracionado de cobrança é mais justo e está de acordo com a legislação federal. “Com certeza adotando o sistema fracionado de tempo de permanência do veículo estacionado mais usuários irão utilizar o serviço, aumentando a rotatividade e consequentemente o número de vagas nos estacionamentos, facilitando a vida dos usuários do serviço em todo o município” disse.
Em sete meses 370 pessoas desaparecem na Grande Vitória
Pessoas desaparecidas com residência na Serra: site da Câmara de Vereadores ajuda a divulgar casos e contato das famílias. Foto: Divulgação
Gabriel Almeida
Moradora de um bairro da Serra, Natiele Lopes das Neves, de 19 anos, saiu de casa no dia 14 de janeiro deste ano e nunca mais voltou. Desde então seu pai procura a jovem, que possui problemas mentais.
E esse não é o único caso de famílias que estão à procura de parentes desaparecidos. Até o mês de julho deste ano, a Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD)já registrou 370 casos de desaparecimentos na Grande Vitória. Boa parte dos casos são de meninas adolescentes.
Tanto que dentro da faixa etária de 12 a 17 anos, foram 109 meninas e 34 meninos que desapareceram no período. De acordo com a Polícia Civil, os dados de desaparecimentos não são contabilizados por municípios. Na Grande Vitória quem cuida desses casos é a DPD e nos outros municípios as investigações ficam a cargo das respectivas delegacias locais
Para ajudar a divulgar os casos de desaparecimentos, o site da Câmara da Serra está divulgando fotos e informações sobre pessoas que desapareceram no município da Serra e no Estado.
Para a divulgação, a Câmara firmou uma parceria com a DPD, através da qual a delegacia encaminha à ouvidoria da Casa os dados das pessoas que entram em seu sistema como desaparecidas. A divulgação começou através do Projeto de Resolução 08/2015 e está acontecendo desde o dia 22 de julho de 2015.
Para divulgar alguma pessoa desparecida, a família pode entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara para fazer sua divulgação através do telefone 0800 280 25 25.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de alguém. Segundo a Polícia Civil, as famílias podem registrar o desaparecimento imediatamente ao fato.
Qualquer denúncia ou informação, que contribuam com o trabalho da polícia, podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia 181, o sigilo e anonimato são garantidos.
UCL cria brinquedos terapêuticos para ajudar na educação de crianças
Está em curso na Faculdade UCL a construção de ferramentas que prometem auxiliar o desenvolvimento intelectual de crianças, além de ajudar na identificação de problemas de aprendizagem. Trata-se dos chamados brinquedos terapêuticos.
“A ideia é que possam ser utilizados em qualquer criança que faça terapia e com isso, ajudar a descobrir através dos brinquedos um possível problema que a criança possa ter. Os brinquedos vão auxiliar os terapeutas infantis em seu trabalho, funcionando como um facilitador e coletor de dados”, explica a professora Zirlene Effgen, que ao lado do professor Vitor Jurtlero está coordena o desenvolvimento dos brinquedos.
Os brinquedos estão expostos e poderão ser utilizados pelas crianças que visitarem a 7ª Mostra UCL, marcada para os próximos dias 06 e 07 de outubro. Eles farão parte da Arena Kids que será montada no evento.
Além dos brinquedos, na Arena as crianças poderão explorar o mundo da leitura através de livros infantis, resgatar a criatividade na oficina dos Pequenos Arquitetos e explorar a cognição no workshop de Robótica Kids.
E também poderão exercitar a responsabilidade social no cantinho do Projeto Siri Cascudo, iniciativa que visa o reaproveitamento de resíduos da indústria pesqueira e também de bares e restaurantes que servem mariscos.
“O projeto consiste na criação de quitosana a partir de carapaças de siri, caranguejo, camarão e lagosta, para ser aplicado em fins diversos: tratamento de efluentes industriais; diminuição da emissão dos particulados; desenvolvimento de curativos cirúrgico”, conta a professora responsável pelo Siri Cascudo, Lorena Alves Figueiredo.
quinta-feira, setembro 07, 2017
Sábado tem festival com muita música em Manguinhos
A banda Big Beatles é uma das atrações do Festival de Inverno de Manguinhos. Foto: Divulgação
Neste sábado (9) tem muito rock and roll em Manguinhos. Isto porque o bucólico balneário será palco do Festival de Inverno de Manguinhos. A festa será no restaurante Chico Bento a partir das 18 horas.
No repertório muito rock and roll, com as bandas Máquina do Tempo, Club Big Beatles e Stones Cover.
Os ingressos custam R$ 25 (lote promocional), R$ 30 (2º lote) e R$ 40 (3º lote) e podem ser comprados na Bilheteria Digital.com ou na Prenda Multishop (Laranjeiras e Jacaraípe), Lua Cheia (Bar do Marquinhos, em Manguinhos), Churrasquinho da Carol e Chico Bento (Manguinhos) e Local Surf (Shopping Vitória).
Agroturismo, praias e shows para curtir feriadão na cidade
Festival de música, culinária com frutos do mar nas praias e delícias da roça entre as opções de lazer no município da Serra. Foto: Divulgação, Fábio Barcelos e Edson Reis
Para este restante de fim de semana prolongado com feriadão de Independência, há boas opções de passeio e diversão no município da Serra. Da tranquilidade das propriedades do agroturismo, passando por shows até o agito das praias, está tudo ali a poucos quilômetros de distância.
Na região rural da cidade, a pedida são os Circuitos de Agroturismo. Começando pela região de Guaranhuns, que oferece visão privilegiada do Mestre Álvaro e ainda tem o restaurante Recanto Mestre Álvaro que na sexta, no sábado e no domingo, abre das 10 às 17 horas com almoço servido no fogão a lenha, com delícias como a polenta de milho verde e a galinha caipira, além de linguiça da roça.
O sítio tem ainda área de lazer com piscina natural, passeio a cavalo, charrete e banho de bica. O local fica na Estrada de Itaiobaia há 3 km da Serra-Sede. O telefone é o 3074-7445 e o 99839-5484.
No Circuito Pitanga, a opção é o sítio Ouro Velho, que também possui uma vista espetacular para o monte Mestre Álvaro e oferece aconchego com um redário para descanso pós-almoço.
A comida é servida no forno a lenha com destaque para o carro-chefe da casa que preparado aos domingos: o pato ao molho pardo com arroz de pato, costelinha de porco e o torresmo. O local vai funcionar de quinta a domingo, das 10 às 17 horas.
O Ouro Velho tem ainda como atrativo área de lazer, tirolesa, parquinho para crianças e adultos brincarem. O telefone é o 3101-1476.
Já nos 24 km de litoral, destaque para as praias de Jacaraípe, Manguinhos, Nova Almeida, Bicanga e Carapebus. Além do banho de mar, os balneários contam com restaurantes que oferecem a famosa moqueca capixaba e o peroá com fritas.
Já para quem quiser curtir a noite, no sábado (9), tem Festival de Inverno em Manguinhos, no restaurante Chico Bento. A festa começa às 18 horas e terá como atração as bandas Máquina do Tempo, Club Big Beatles e Stones Cover.
Os ingressos custam R$ 25 (lote promocional), R$ 30 (2º lote) e R$ 40 (3º lote) e podem ser comprados na Bilheteria Digital.com ou na Prenda Multishop (Laranjeiras e Jacaraípe), Lua Cheia (Bar do Marquinhos, em Manguinhos), Churrasquinho da Carol e Chico Bento (Manguinhos) e Local Surf (Shopping Vitória).
Prefeitura da Serra decreta ponto facultativo na sexta-feira
Na próxima sexta (8), a Prefeitura da Serra decretou ponto facultativo. O expediente será retomado na segunda, dia 11. Neste período, os serviços essenciais vão funcionar. Por exemplo, os serviços de urgência e emergência (UPA de Carapina, UPA de Serra-Sede e Maternidade de Carapina) trabalharão normalmente com plantão 24 horas.
O serviço de coleta de lixo está mantido, de acordo com os horários de cada bairro, e o funcionamento dos cemitérios também, das 8 às 17 horas.
O Serviço Especializado em Abordagem Social vai realizar rondas das 8 às 20 horas e pode ser acionado pelo telefone 9 9517-7869.
Disque-Silêncio e Denúncia Ambiental estarão de plantão de 8 à meia-noite, pelos telefones 0800-283-9780 e 99951-2321. Defesa Civil, serviço de guarda-vidas, agentes de trânsito e guarda civil municipal também vão atuar.
Tiro e tentativa de assalto em plena luz do dia em Laranjeiras
O caso aconteceu por volta das 13h30 desta quinta-feira (06). Foto: Divulgação
Uma tentativa de assalto em plena luz do dia causou pânico em Laranjeiras. Por volta das 13h30 desta quarta-feira (06), dois assaltantes seguiram uma família, que havia saído do banco, até uma loja na avenida Central de Laranjeiras onde houve a tentativa de assalto.
Segundo informações de moradores que estavam no local, os assaltantes teriam visto o casal dentro do banco sacando dinheiro e o seguiram até a loja. Chegando lá, um deles anunciou o assalto, mas a família não quis entregar o dinheiro.
Com isso, o assaltante mandou o outro que estava de moto do lado de fora atirar. Ainda de acordo com moradores, houve um disparo, mas ninguém foi atingido. O assaltante que estava de moto fugiu e o outro foi imobilizado por populares dentro da loja.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar que disse que policiais militares foram acionados para atenderem uma ocorrência de tentativa de roubo praticada por dois indivíduos a um estabelecimento comercial localizado em Laranjeiras. Chegando ao local, um dos suspeitos foi detido. O segundo indivíduo não foi localizado.
Desembargador concede liminar e Márcia Lamas retorna à Prefeitura
Márcia Lamas. Foto: Reynaldo Carvalho
Na noite da última quarta-feira (06) o desembargador substituto Délio José Rocha Sobrinho concedeu uma liminar suspendendo a decisão do dia (25), assinada pela juíza Sayonara Bittencourt (Vara da Fazenda Pública Estadual), que afastou Márcia Lamas das funções de vice-prefeita e secretária de Educação da Serra.
Márcia foi afastada sob a acusação de improbidade administrativa e de suposta fraude em licitação, para beneficiar uma empresa prestadora de serviços, chamada Impacto. O Tempo Novo teve acesso à parte da sentença, que é assinada pelo desembargador. Nele argumenta-se que os fatos apurados na origem foram praticados há cerca de sete anos e que desde então a empresa supostamente beneficiada não possui vínculo com o município, motivo pelo qual não se sustentaria o afastamento de Márcia.
Na sentença o desembargador diz ainda que esta liminar não impede a tomada de outras medidas caso haja novos fatos que comprovem possíveis irregularidades.
Por meio de seu filho, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB), a vice-prefeita Márcia Lamas enviou nota a redação do Tempo Novo, confira:
“Até nos meus piores momentos de perplexidade diante da decisão judicial que me afastou das minhas funções, eu mantive a confiança no discernimento da Justiça. Eu já vivi o suficiente para saber que a verdade é soberana e ela sempre aparece. Acredito em erros, afinal somos humanos, mas nunca em atos de má fé contra mim. Espero sinceramente que aqueles que me julgaram com tanta severidade e precipitação não sofram a mesma violência um dia. As centenas de manifestações de solidariedade que recebi nos últimos dias só aumentam a minha vontade de continuar servindo à causa da Educação com a integridade e a honestidade que sempre guiaram as minhas ações.
Laranjeiras vai ganhar Companhia de Polícia Militar em novembro
Articulação é do vice-líder do Governo Hartung, Jamir Malini (PP) na Assembleia. Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa
Na primeira quinzena de novembro, moradores de Laranjeiras e adjacências contarão com mais um reforço na segurança. Trata-se da 2ª Companhia de Polícia Militar, que será instalada ao lado do Terminal Rodoviário. A nova companhia atende a uma demanda das comunidades, e foi intermediada pelo deputado estadual Jamir Malini (PP).
A 2ª Companhia que contará com aproximadamente 60 policiais, será responsável por atender aos bairros Parque Residencial Laranjeiras, Camará, Chácara Parreiral, Civit II, Colina de Laranjeiras, Guaraciaba, Morada de Laranjeiras, Santa Luzia e Valparaíso.
Segundo o tenente-coronel Roberto Mauro da Rocha, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, esta Cia terá como foco a contenção de crimes contra o patrimônio, que há mais ocorrências nestes locais devido à grande atividade comercial.
“O centro de apoio da Polícia Militar vai permanecer. Essa nova estrutura será montada ao lado do Terminal de Laranjeiras. Vai ser possível desenvolver um trabalho interessante, em uma área maior. A previsão é de que seja esteja funcionando na primeira quinzena de novembro. Vamos dar atenção aos crimes contra o patrimônio, atendendo a quase 60 mil habitantes. Terá um capitão para estar à frente desses bairros, combatendo esses crimes, acompanhando de perto os índices, principalmente sobre furto e roubo de veículos”, acrescentou.
O Deputado Estadual Jamir Malini, que articulou a mudança junto ao Governo do Estado, explica que a intenção é desmembrar a 3º Cia, e trazer bairros com características mais comerciais para a alçada desta nova Companhia. “Temos a previsão técnica de ser instalada, já que a área de abrangência da 3ª Companhia é muito grande. Atende desde Serra Dourada, Nova Carapina, até Morada e Colina. Aquela vai continuar, mas serão retirados nove bairros para a 2ª Cia, com perfil mais semelhante, bairros que têm comércio. A vocação dessa Companhia é trabalhar junto à comunidade para reduzir o número de crimes contra o patrimônio, furto e roubo em via pública, estabelecimento comercial e de veículos”, disse Malini.
sexta-feira, setembro 01, 2017
fernanda da silva ramos desapareceu
A estudante Fernanda da Silva Ramos de 16 anos desapareceu ontem dia 30 após sair da escola. Segundo informações; ontem a noite o pai levou ela na escola Stelida Dias em Campo Grande em Cariacica, ela assistiu a aula e foi para o ponto de ônibus em frente a escola por volta de 21:30 quando foi a ultima vez que ela foi vista. Usava calça jeans, tênis branco, camiseta de malha branca, blusa de frio preta, e uma mochila com estampa de abacaxi. O nome dela é Fernanda Ramos Valeriano tem 16 anos qualquer informações liguem para a família 99265-9313, a mãe esta desesperada pedindo ajuda no Face https://www.facebook.com/gizele.oliveira.520?fref=ufi
"Gente por favor ajudem a localizar esta menina da foto, é minha filha e está desaparecida. meu contato: 27 99265 9316 (Podem ligar a cobrar). O nome dela é Fernanda" https://www.facebook.com/fernanda.ramos.09898
A imagem pode conter: 1 pessoa, selfie e close-up
A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
“Não aceito a decisão da justiça. Vamos contestá-la”
Márcia Lamas diz que decisão tem caráter político e quer retratação. Foto: Reynaldo Carvalho
Yuri Scardini
Na última sexta-feira (25) Márcia Lamas (PSB) foi afastada da função de vice-prefeita da Serra e da Secretaria de Educação. A ação que partiu do Ministério Público acusa Márcia de fraudar licitações, a decisão é da juíza Sayonara Couto Bittencourt, da 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual. Ainda cabe recurso no Tribunal de Justiça do ES. Esta semana o Tempo Novo ouviu Márcia Lamas, que classificou como política a decisão, afirmou que vai recorrer e quer retratação. Disse ainda que a Secretaria de Educação não tinha comissão de licitação, portanto não poderia ser responsabilizada.
Como você recebeu esse afastamento?
Recebi com surpresa e indignação a decisão judicial que considero injusta porque desconhece um fato elementar, a Secretaria de Educação não tem comissão de licitação, todos os procedimentos são realizados pela Prefeitura da Serra. Se houve fraude, a responsabilidade não pode ser atribuída ao titular da pasta da época. Informo a população capixaba que todos os meus atos foram realizados mediante pareceres técnicos da Controladoria e da Procuradoria Geral da Serra.
Quais providências serão tomadas?
Desde o primeiro momento, entreguei minha vida e todos os que me acusam nas mãos de Deus. Tomei providências necessárias em defesa da minha dignidade e da minha história comprovadamente honrada na Educação. A justiça tem que punir e prender bandidos e corruptos. O que vemos hoje são processos paralisados de réus confessos e execrados pela população. O que eu espero da Justiça é que ela se informe melhor sobre procedimentos licitatórios nas prefeituras antes de decretar sentenças apressadas e destituídas de fundamento.
Vai recorrer da decisão?
Nunca tomei uma decisão sequer sem amparo legal. Não aceito a decisão da justiça. Vamos contestá-la e inclusive reivindicar uma retratação. Minha prioridade sempre foi e será a educação e as crianças. Cuido com minha equipe de 65 mil alunos, que precisam entre outras coisas, de transporte, alimentação, bons professores. Administro 135 unidades de ensino, na maior rede de educação do estado.
Especula-se no meio político que haja interesse político nesse processo. Concorda com isso?
A questão não é jurídica e sim política, infelizmente. Os fatos questionados se referem ao período de 2009, tendo como um dos requeridos o ex-prefeito Sérgio Vidigal. Eu apenas cumpri uma orientação da Procuradoria em virtude da necessidade da contratação para regular funcionamento das escolas públicas do município. Reafirmo que o processo da contratação não tramitou na Secretária de Educação, pois não há comissão de licitação nesta secretaria e sim, na Secretaria de Administração.
Qual sua mensagem para população?
Agradeço as inúmeras manifestações de solidariedade, carinho e as orações das pessoas de bem e que conhecem a minha história de vida e minha trajetória na vida pública. Isto tem me fortalecido. Estou de cabeça erguida e com a consciência em paz. Confio na Justiça e sei que os verdadeiros responsáveis serão julgados e punidos. Continuo convicta de que minha missão é Educar. Afinal, educar é colaborar com Deus.
Trilhas de motos estão proibidas no Mestre Álvaro
As placas foram instaladas no último dia 1 de setembro. Foto: Edson Reis
Está proibida a prática do motocross na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro. As placas indicando a proibição foram instaladas na última sexta-feira (1) nas entradas da Apa, na região da Serra-sede.
A ação contou com participação do município e dos ambientalistas serranos das ongs Amigos do Mestre Álvaro, Instituto Mestre Álvaro e Movimento Ambiental.
A prática do motocross na área de preservação era uma queixa antiga de ativistas.
Do Amigos do Mestre Àlvaro, Junior Nass comemora a proibição. “Vai acabar com a degradação. A presença das motos espanta os animais, fora o perigo de incêndio”.
A Prefeitura da
Serra
disse que irá endurecer a fiscalização junto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Ambiental. Se alguém flagrar motocicletas na região basta denunciar para a Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) pelos telefones 0800-283-9780 e 99951-2321.
A equipe tem que ser acionada no momento em que a ocorrência estiver em curso para autuação e multa.
O projeto é do vereador Aecio Leite (PT) que em sua justificativa disse que a Apa está amparada pela Lei Estadual 4507/1991 e pela Lei Municipal 2.199/99, estando ainda sujeita ao regime do Código Florestal, instituído pela Lei 12.661/2012, Lei de Proteção à Fauna e Lei 6.902/81 sobre estações ecológicas e áreas de proteção.
“As atividades são realizadas sem planejamento, manejo ou fiscalização. O resultado é a fragmentação da APA, haja vista que o percurso, principalmente na Trilha Três Marias, passa por ambientes naturais frágeis e carentes de proteção”, justifica o vereador no projeto.
Jacaraípe quase sem mangue após dragagem
O rio Jacaraípe na região de São Patrício: mangue sumiu das margens. Foto: Bruno Lyra
Antes rico de peixes, caranguejos e outros mariscos, os manguezais de Jacaraípe quase desapareceram com a dragagem feita pela prefeitura no rio que leva o nome do famoso balneário.
Tanto que os mangues hoje se restringem a pequenas faixas na margem direita do rio na região do bairro São Patrício. E o pior, com o aprofundamento da calha do rio por conta da dragagem, iniciada em 2014 e ainda inconclusa, esses trechos de manguezais já não conseguem ser inundados com a maré mais alta.
Isso é tipo um golpe final, a água nem chega ao mangue que sobrou. Mas já vêm de uns quinze anos que a poluição do rio acabou com goiamum, siri, caranguejo-uçá. Peixe ainda tem, mas diminuiu a variedade. “Agora se vê mais tainha, caçari (um tipo de bagre) e tilápia”, conta a ribeirinha Joana D’arc da Silva. Ela vive há mais de 30 anos na beira do rio.
Responsável pela dragagem do rio, a Prefeitura da Serra disse que irá recuperar os manguezais. Ou pelo menos parte deles, uma vez que muitas áreas de solo lamacento foram retiradas para o alargamento do rio e implantação de urbanização numa das margens.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, há 8,1 hectares de manguezais ainda existentes na região. A dragagem gerou a destruição de quase 6 hectares de matas e mangues na beira do rio e é esta área que o município pretende recuperar na região.
“O município está buscando autorização dos proprietários das áreas inseridas na Bacia Hidrográfica para recuperação. É importante destacar que em alguns trechos foi observado que está ocorrendo regeneração natural do Manguezal”, disse a assessoria em nota.
A prefeitura prometeu ainda recuperar outros 15 hectares em outro manguezal, na região da Rodovia do Contorno de Vitória. Para isso aguarda autorização do Estado. A medida é uma compensação pelos impactos da dragagem do rio Jacaraípe.
Disputas de games, robótica, matemática e astronomia na UCL
Alunos Luiz Guilherme Madeira e Gabrielly Grechi vão participar do torneio de robótica. Foto: Divulgação
Já imaginou participar de competições de games, matemática, robótica e astronomia? E o melhor, tudo numa isso numa única arena? Pois é o que a Faculdade UCL está preparando no campus de Manguinhos, na Serra.
Tudo isso para receber várias escolas que levarão suas pesquisas para arena, onde serão expostas e testadas pelos seus alunos em intercâmbio com outros estudantes. A ação é uma das atrações da Mostra UCL, que acontecerá entre os dias 06 e 07 de outubro.
A competição de games se chama 1° E-Sports Challenge UCL e contará com páreos de Counter-Strike: GlobalOffensive; Clash Royale; League of Legends, além de mini campeonatos de games de console. A competição ocorrerá nos dois dias da Mostra.
“É um contexto de vanguarda tecnológica, cujo intuito é instigar os participantes a desafiarem seus conhecimentos não só nos esportes eletrônicos, mas também em robótica, competições Maker, entre outros desafios”, frisa a Coordenadora de Estágios e Atividades Complementares, Fabíola Loyola.
Já a competição de matemática acontecerá no dia 6 de outubro, às 14h. Envolverá bingo matemático, jogos de raciocínio lógico, jogo da memória e equilíbrio da balança, dentre outros.
Todas as tarefas serão pontuadas conforme o regulamento disponível no site da Mostra UCL. Será o vencedor o competidor que obtiver o maior somatório de pontos.
Assassinatos de mulheres na Serra têm queda de 30% em 2017
Nove mulheres foram mortas nos sete primeiros meses na Serra, casos no Estado chegam a 71 e cresceram 18% em relação a 2016. Foto: Agência Brasil
Thiago Albuquerque
Após liderar nos últimos anos os números de homicídios femininos, em 2017 a situação amenizou um pouco na Serra. De janeiro a julho deste ano, nove mulheres perderam a vida na cidade, uma redução de 30% se comparado ao mesmo período de 2016, onde 13 mulheres foram mortas. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
A Serra teve como pior mês, o de fevereiro, quando três mulheres foram mortas. Vale lembrar que em fevereiro aconteceu o aquartelamento da Polícia Militar, que gerou caos na segurança pública do estado. Entre nos sete meses com os dados disponíveis, dois não tiveram nenhum homicídio: maio e julho.
A Sesp não soube informar quanto dos nove casos registrados até julho são de feminicídio, isto é, quando o assassinato está vinculado à condição feminina da vítima. Crimes passionais, estupro seguido de morte e lesbofobia são exemplos de feminicídio.
Com o recuo dos casos de assassinato de mulheres na Serra, a cidade perdeu a liderança no ranking desse tipo de violência. Pelo menos nos sete primeiros meses do ano, onde Vila
Velha registrou 12 casos, Cariacica e Vitória os mesmo nove homicídios contabilizados na Serra.
Nas três vizinhas da Serra houve aumento em relação ao mesmo período do ano passado. E no estado como um todo também: 71 mulheres foram assassinadas em 2017 contra 60 ano passado, um aumento de 18%.
Para a Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Malini, a redução dos casos na Serra pode estar associado à disseminação de mais informações sobre os direitos das mulheres e a quem procurar quando estiverem ameaçadas.
“Em 2016 fizemos dez ações em quinze bairros, onde abrimos um diálogo direto com as mulheres falando sobre o empoderamento feminino, direitos, mostrando o acesso aos atendimentos. Acreditamos que isso repercutiu de forma positiva”, avalia.
Vereador do Partido Verde quer reduzir área ambiental
A área verde do bairro já possui 40 casas e é alvo de cobiça imobiliária. Foto: Fábio Barcelos
Uma área equivalente a quase 26 campos de futebol. É o que os posseiros da área verde do bairro Maringá, região do Civit I, querem que seja excluída da reserva ambiental que protege a lagoa Jacuném. Tanto para facilitar a legalização das 40 residências já existentes quanto para liberar a área para novas construções. Para isto estão contando com a ajuda de lideranças do Partido Verde (PV).
Para ajudar a embasar o pedido, os solicitantes contrataram a empresa Vista Linda Assessoria Ambiental e Projetos de Topografia para fazer um Estudo de Impacto Ambiental, que foi apresentando esta semana para moradores da região e diversas lideranças do PV. Um dos técnicos responsáveis pelo estudo, Stalone Gonçalves dos Santos, disse que a intenção é liberar 25,9 hectares para a ocupação no cinturão verde de Maringá, que está dentro da Área de Proteção Ambiental (Apa) Municipal da Lagoa Jacuném.
“Hoje há cerca de 40 imóveis erguidos na área. O que os proprietários querem é poder fazer novas benfeitorias, construções. Por isso o estudo foi protocolado na prefeitura e no Ministério Público”, conta.
Stalone falou ainda que um decreto da prefeitura no final de 2012 incluiu o cinturão verde de Maringá na Apa da Jacuném, o que gerou insegurança nos posseiros do local. E acrescentou que o terreno abrange também o local onde corre um curso de água que alimenta a lagoa Jacuném.
A assessoria do vereador Robinho Gari (PV), que preside a Comissão de Meio Ambiente na Câmara da Serra disse que “agora tem suporte técnico para avaliação e regularização dessa área e a resolução do conflito social que se arrasta há mais de 30 anos”.
Já o secretário de Meio Ambiente, Marcos Franco, disse que a Prefeitura não irá atender ao pedido dos posseiros. “Qualquer ocupação ali é irregular, pois está dentro da Apa. A Prefeitura não pretende acatar o pedido para a regularização”, falou.
Segundo o presidente municipal do PV Luiz Carlos Bezerra, a direção do partido se reunirá com o vereador nesta sexta-feira (1) para discutir o assunto.
“É uma questão delicada e pedi que discutisse com muita cautela. Ele (Robinho Gari) informou que apenas abriu uma discussão. Marquei a reunião por estar preocupado com isso, e por ser uma discussão delicada, queremos trazer para dentro do partido para dar orientação a ele”, disse Bezerra.
Festival reúne arte, música e gastronomia em Jacaraípe
Doralice, Neusso, Rainy, Denyse, Agda e outros artistas da Vila prometem encantar o público neste sábado e domingo. Foto: Fábio Barcelos
Ana Paula Bonelli
Neste final de semana Jacaraípe vai respirar cultura. Isto porque acontece nos dias 02 (sábado) e 03 (domingo) a quarta edição do Festival de Arte e Cultura da Vila das Artes (FestAvart), no bairro São Francisco.
O evento vai acontecer dentro dos ateliês das 10 às 18 horas. São dez espaços que ficam no entorno da conhecida Casa de Pedra do artista Neusso, que vão oferecer uma programação variada de manifestações artístico-culturais, além de venda de comidas e também de presentes e lembranças.
Um dos ateliês é o da artista Agda Matos que transforma tecidos em bonecas. Em seu espaço a artesã irá promover oficinas paras crianças e no domingo (3) vai oferecer uma apresentação com o violinista Rainy Giestas Deriz Batista, às 16 horas.
Quem for ao local poderá aprender a fazer a boneca de pano Abayomi. “Uso a história para divulgar meu trabalho. Sempre que recebo alguém em meu atelier faço a bonequinha na hora para pessoa ver, se não comprar nada sempre sai com a boneca que fiz na hora e um folheto sobre contando a história delas Quando alguém ganha uma Abayomi significa que você está oferecendo o que tem de melhor para esta pessoa”, frisa.
No Atelier Olhares do casal Leonardo José Mello Wilke e Patrícia Biscacio, a atração é o artesanato. Ele estará com o local aberto mostrando sua arte que é toda reciclada usando madeira: casa de cães e gatos, móvel, cadeira, expositor de retrato, oratório, entre outros. Já ela, vai expor artesanato em tecido, comercializando bolsas, bonecas, tiaras, porta chaves e imã de geladeira. Todo atelier é feito com matéria reciclável.
A Vila das Artes teve sua origem quando o artista plástico Neusso Ribeiro comprou um terreno no local e em 1990 teve a idéia de construir uma casa utilizando pedra e madeira.
Daí surgiu a Casa de Pedra, hoje patrimônio artístico e arquitetônico da Serra que se tornou local de referência turística e educacional. Nos anos seguintes outros artistas também compraram terrenos no entorno da Casa e montaram seus ateliês na região. Há um ano eles fundaram a Associação Vila das Artes, que hoje conta com dez artistas associados.
Música clássica de graça no Terminal de Laranjeiras na quarta (6)
A apresentação da Orquestra Sinfônica será às 17h30. Foto: Divulgação
A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) estará na Serra nesta quarta-feira (6) apresentando a série ‘Orquestra nas Ruas’ dentro do Terminal de Laranjeiras, às 17h30.
As apresentações pretendem aproximar ainda mais o público da música clássica brasileira e internacional. A ideia, de acordo com o maestro da Oses, Helder Trefzger, é tornar o estilo erudito mais popular, isto tudo, ao alcance de todos, bem ao lado do público e de graça, com muita interação e sintonia.
Ainda dentro da agenda da Oses, haverá apresentação na sexta (01), às 20h, na quadra da Piedade, em Vitória; no sábado (02), às 16h, no Xuri, no Espaço ao lado da escola Umef Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, em Vila Velha; na segunda-feira (04), às 17h30, no Terminal de Campo Grande e na terça-feira (05), às 19h, na Praça Antenor Passarela, em Paul, Vila Velha.
Praça de Porto Canoa é point gastronômico e da vida noturna
Júlio Cezar, do SamBrasil; Antônio, da Carol Pizzaria e Hamburgueria; e Alexandre, do Recanto Grill: delícias na praça. Foto: Fábio Barcelos
Porto Canoa se destaca no cenário noturno da Serra com sua praça de lazer que fica no coração do bairro. Boa comida e música ao vivo atraem casais e famílias, que buscam dar aquela ‘saidinha’ para aliviar o estresse do dia a dia.
E são os quiosques que fazem a alegria dos moradores: o Recanto Grill, o SamBrasil e a Carol Lanches, cada um feito para atender o gosto do público.
O SamBrasil tem como especialidade churrasco a la carte, porções e lanches, com entrega a domicílio pelos 99819-0525 e 3066-0211. às quintas e sextas-feiras, também há música ao vivo para quem quer um happy hour musical.
O proprietário, Júlio Cezar Moreira Batista, está no local há três anos.“Trabalho aqui há três anos e vejo gente vir de outros lugares para curtir a noite do bairro”, comenta Júlio.
Já o Recanto Grill tem espaço para receber 150 pessoas e está aberto para eventos como aniversários e confraternizações. O proprietário Alexandre Casteluber diz que é só agendar pelo 9 9928-1020.
Lá tem churrasco, que pode ser acompanhado de feijão tropeiro, batata frita e vinagrete, que é a porção mais pedida. Além disso, o local também oferece porções variadas.
Para quem prefere massas e lanches, a pedida é a Carol Pizzaria, Hamburgueria e Lanches, que traz uma diversidade de sabores para os apreciadores do lanche caseiro e das pizzas, com o toque do chefe Antônio. E quem curte comer em casa, é só pedir pelo WhatsApp 99736-8469.
O diferencial, segundo o administrador Adão Fernandes, está no carinho. “Usamos produtos de alta qualidade e oferecemos sabores diferenciados. A pizza a moda da casa é a mais pedida”, aponta .
Horário de funcionamento
Os quiosques ficam abertos de terça a sábado, das 17h às 0h, e no domingo das 11h às 0h. Nas quintas e sextas-feiras há música ao vivo. A localização é na Avenida Brasília, s/n, Porto Canoa – Praça Principal do bairro.
Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro ou cartão de crédito e débito, em todos os quiosques.
Assinar:
Postagens (Atom)