sexta-feira, setembro 01, 2017
Trilhas de motos estão proibidas no Mestre Álvaro
As placas foram instaladas no último dia 1 de setembro. Foto: Edson Reis
Está proibida a prática do motocross na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro. As placas indicando a proibição foram instaladas na última sexta-feira (1) nas entradas da Apa, na região da Serra-sede.
A ação contou com participação do município e dos ambientalistas serranos das ongs Amigos do Mestre Álvaro, Instituto Mestre Álvaro e Movimento Ambiental.
A prática do motocross na área de preservação era uma queixa antiga de ativistas.
Do Amigos do Mestre Àlvaro, Junior Nass comemora a proibição. “Vai acabar com a degradação. A presença das motos espanta os animais, fora o perigo de incêndio”.
A Prefeitura da
Serra
disse que irá endurecer a fiscalização junto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Ambiental. Se alguém flagrar motocicletas na região basta denunciar para a Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) pelos telefones 0800-283-9780 e 99951-2321.
A equipe tem que ser acionada no momento em que a ocorrência estiver em curso para autuação e multa.
O projeto é do vereador Aecio Leite (PT) que em sua justificativa disse que a Apa está amparada pela Lei Estadual 4507/1991 e pela Lei Municipal 2.199/99, estando ainda sujeita ao regime do Código Florestal, instituído pela Lei 12.661/2012, Lei de Proteção à Fauna e Lei 6.902/81 sobre estações ecológicas e áreas de proteção.
“As atividades são realizadas sem planejamento, manejo ou fiscalização. O resultado é a fragmentação da APA, haja vista que o percurso, principalmente na Trilha Três Marias, passa por ambientes naturais frágeis e carentes de proteção”, justifica o vereador no projeto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário