Radio Sepiol E TV Sepiol

quinta-feira, setembro 05, 2019

Invasão avança e destrói Área de Proteção Ambiental na Serra

Invasão avança e destrói Área de Proteção Ambiental na Serra
Imagens mostram o crescimento da invasão. A primeira fotografia é de 2016 e a segunda é deste ano. Foto: Divulgação
Um problema antigo que continua sem solução. Trata-se da invasão em uma mata que fica às margens da rodovia Norte Sul, próximo a entrada de Colina de Laranjeiras, que está avançando mais a cada dia. A situação já foi alvo de diversas denúncias, inclusive uma foi enviada para o Ministério Público. Enquanto nada é feito, uma parte significativa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Jacuném segue sendo devastada pelos invasores.
Antes de começar a crescer, a invasão contava com apenas uma chácara, mas os anos se passaram, e atualmente, já são diversas residências no espaço. A invasão fica localizada na margem direita da rodovia Norte Sul, sentido Laranjeiras a Barcelona, entre o prédio da Justiça Federal e o Posto Colina.
Invasão avança e destrói Área de Proteção Ambiental na Serra
Imagem de satélite mostra como a invasão está avançando para dentro da APA. Foto: Divulgação/Google
Quem passa pelo local, acaba não percebendo, mas imagens de satélite mostram o crescimento da invasão. Apesar disso, a moradora de Colina de Laranjeiras, Raquel Lamas, acompanha a situação desde o início.“Eu e os moradores aqui de Colina estamos indignados. Há tempos observamos isso e nada foi feito. Acho um absurdo e também uma falta de respeito com a nossa área verde”, afirma.
Raquel ainda disse que no último final de semana, o espaço virou ponto até para festa. “Passei por lá no fim de semana e tinha vários carros. Estavam até fazendo um churrasco no local. Enquanto nada é feito, a invasão só cresce e desmata ainda mais a área”, reclama.
Já outro morador, que preferiu não se identificar, disse que o local tem até energia elétrica. “Eles têm energia e o esgoto é jogado em cursos d’água que caem diretamente na Lagoa Jacunem. Estão destruindo a área verde e plantando banana e outras árvores frutíferas. O mais interessante é que todos moradores lá possuem carros”, destaca o popular.
Prefeitura aciona Justiça para realizar a reintegração de posse
TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra que informou por meio de nota que a Secretaria de Meio Ambiente realiza ações de fiscalização no local, em parceria com a Polícia Ambiental. Disse ainda já está tomando as medidas judiciais cabíveis para realizar a reintegração de posse.
Vale destacar que em 2018, a Prefeitura multou a EDP Espírito Santo por fazer ligação de energia elétrica nas residências dos moradores. A reportagem questionou o Município se a empresa responsável pela energia elétrica foi multada novamente, mas não obteve retorno.
EDP e Ministério Público não se pronunciam
A reportagem também acionou a EDP Espírito Santo e o Ministério Público, mas até o momento não obteve resposta. Assim que a demanda for respondida, será publicada neste espaço.

Luta pela vida: criança com anemia falciforme fará cirurgia e precisa de sangue

Luta pela vida: criança com anemia falciforme fará cirurgia e precisa de sangue
Com apenas três anos, Eduardo luta pela vida e precisa de sangue. Foto: Divulgação
O menino Eduardo Nascimento de Souza, de Mata da Serra, que tem anemia falciforme, fará uma cirurgia na próxima segunda-feira (9), no Hospital Infantil de Vitória, na Reta da Penha. Ele estava internado desde o início de agosto no Hospital da Polícia Militar (HPM) em razão de complicações causadas pela doença, que é congênita e não tem cura.
De acordo com a mãe do menino de três anos, Luciana Nascimento de Souza, ele vai precisar de sangue antes e depois do procedimento cirúrgico. “Ele precisa ter bolsa de sangue reserva, porque no momento da cirurgia pode haver hemorragia”, frisa.
Eduardo precisa de doadores de qualquer um destes três tipos de sangue: A+ (positivo), O+ (positivo) ou A- (negativo). Segundo a mãe, a situação da criança é bastante delicada.
Quem puder doar sangue e ajudar Eduardo nessa luta pela vida, basta ir ao Hemoes de Vitória, que fica na Avenida Marechal Campos, 1468, em Maruípe, bem ao lado do Hospital das Clínicas (Hucam).
A anemia falciforme foi detectada em Eduardo ainda no teste do pezinho. De acordo com a mãe dele, ele é o primeiro na família a apresentar a doença. “Eu tenho o traço e o pai dele também. Por isso, ele nasceu com o problema e apresenta os sintomas”, relata Luciana.
Vale lembrar que, quem possui o ‘traço’, não desenvolve a doença, não apresenta sintomas e pode ter uma vida normal; mas se os pais têm o ‘traço’, a criança pode apresentar a anemia, que não tem cura.
O menino sente falta de ar, por vezes também febre e dores no baço. Aliás, esses são alguns dos sintomas de quem sofre dessa doença, que ainda pode causar crises de dor nos ossos e nas articulações, mas que pode atingir outras partes do corpo; como também infecções, pneumonia, entre outros.
Sobre a anemia falciforme
Segundo informações do Ministério da Saúde, a anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, deixando-os na forma de foice ou meia-lua. Essas células têm sua membrana alterada e se rompem facilmente, causando a anemia.
A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum entre os afrodescendentes, mas, devido à miscigenação, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.
Por isso, fazer o teste do pezinho, realizado gratuitamente antes de o bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.

Em um ano, escola de Jacaraípe salta 64 posições no ranking do IDEB

Em um ano, escola de Jacaraípe salta 64 posições no ranking do IDEB
A escola fica na região de Jacaraípe. Foto: Divulgação
Há exatos dois anos, a Escola Estadual Jacaraípe estava classificada entre as 23 unidades escolares que possuíam os índices mais baixos no Desenvolvimento da Avaliação Básica (IDEB),que mede a qualidade do aprendizado dos estudantes. Mas com muito esforço, a diretora Margareth Broedel conseguiu restaurar a qualidade do ensino da unidade.
E quem pensa que fazer a qualidade do ensino da escola subir foi fácil, está enganado. A diretora contou para o TEMPO NOVO que foi necessário muito trabalho. Juntamente com sua equipe, Margareth conseguiu tirar a escola de 266° posição (2,1 pontos) para 202° posição (3,8 pontos) das escolas estaduais.
“Em 2018 assumimos a gestão da EEEFM Jacaraípe com o desafio de transformar essa realidade, apesar de várias histórias de sucesso terem sido construídas ao longo da vida dessa escola.  Nesse contexto a escola encontrava-se entre as 23 com os índices mais baixos no IDEB, atendendo aproximadamente 1.800 estudantes, oriundos de mais ou menos 23 bairros, com índices de criminalidade, tráfico de drogas e ainda por construir uma identidade”, explicou a diretora.
Margareth ainda disse que além da preocupação com as notas e o aprendizado dos alunos, a unidade realizou diversas atividades culturais, esportivas, recreativas e acompanhamento dos estudantes que estão abaixo do rendimento.
“Muito trabalho precisava ser feito. Tivemos como principal meta o foco na aprendizagem. O reforço escolar, atividades e o acompanhamento dos estudantes que estão abaixo do rendimento, são de total importância para que possamos alcançar melhores resultados de aprendizagem”, contou a diretora.
Como fruto desse esforço, a escola alcançou em 2018 um melhor desempenho, saindo de 2,1 em 2017 para 3,4 na nota do IDEB. “Crescemos! E isso nos deixa muito feliz! Mas sabemos que muito ainda precisa ser feito. E trabalhamos sempre por que acreditamos e lutamos por uma educação cada vez melhor. Nossos estudantes merecem”, destaca a profissional emocionada.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jacaraípe fica localizada na ruaGuacyra, em Jardim Atlântico.

Falta educação durante embarque nos terminais do Transcol, dizem usuários

Falta educação durante embarque nos terminais do Transcol, dizem usuários
Terminal de Jacaraípe, na Serra. (Foto: Vilson Vieira Jr.)
Uma atitude tem gerado revolta entre os usuários do Sistema Transcol na Serra. Quem circula pelos terminais do município reclama que motoristas estão abrindo duas portas – ao invés de apenas uma – no momento do embarque dos passageiros.
O resultado dessa prática faz surgir aquela figura indesejável e conhecida por muitos, a dos fura-filas, que se aproveitam da oportunidade. Isso acontece em viagens iniciais, ou seja, aquelas que têm origem em um terminal.
Quem já passou por essa experiência desagradável foi a professora Raquel Krull. “Aconteceu comigo duas ou três vezes no Terminal de Jacaraípe. O ônibus para na plataforma e abre a porta de trás. Quando as pessoas começam a entrar, o motorista abre a porta do meio, e quem está nas filas ao lado (504 e 523) entram por essa porta, passando à frente dos demais passageiros que já aguardam há mais tempo para irem sentados ou com o mínimo de conforto”, relata.
Raquel diz que se sente enganada, pois faz questão de esperar mais tempo na fila para ir sentada e ter o mínimo de conforto após um dia inteiro de trabalho em sala de aula. “A gente trabalha em pé durante o dia e quer ir sentada para ler um livro ou descansar. Deixo o primeiro ônibus sair e fico na fila à espera do próximo”, desabafa a moradora de Jacaraípe.
Mas a usuária do transporte coletivo não está sozinha nessa história. A também professora Flávia Pessimilio, que mora em Nova Almeida, relata problema semelhante e na mesma linha (875), só que na volta para casa.
“Quando eu chego do trabalho, vou ao ponto do 875, no Terminal de Laranjeiras. O ônibus encosta e o motorista abre a porta do meio para a fila entrar; mas também abre a porta de trás logo depois. O pessoal entra correndo, fura a fila e senta, enquanto os que tinham a possibilidade de viajar sentados – e esperaram por isso – não conseguem”, explica Flávia, que já passou pela experiência inúmeras vezes.
Ela diz que não há motivos para que os motoristas ajam assim, estejam atrasados ou não, e acredita que eles devem deixar todas as pessoas sentarem para, só depois, abrirem a outra porta. “O que não vale é a pessoa estar na fila para ir sentado e não consegue. Caso contrário, não há necessidade de fazer fila para embarcar nos coletivos, já que todo mundo vai entrar e se empurrar”, completa.
A reportagem também já flagrou por diversas vezes situações semelhantes em linhas alimentadoras – aquelas que atendem os bairros -, como a 806 (Nova Almeida – Terminal de Jacaraípe). E o roteiro é o mesmo: o motorista abre a porta do meio – geralmente a usada para embarque nos terminais -, mas antes mesmo de os passageiros ocuparem todos os assentos, ele abre a porta traseira, gerando os transtornos relatados pelas passageiras.
Recomendação é abrir uma porta
A respeito disso, a Ceturb, por meio de nota, diz que tal atitude de motoristas não é recomendada pelo órgão e que a orientação é que eles “abram apenas uma porta para embarque nos terminais de origem, ou seja, quando se trata da viagem inicial, até que não haja mais assentos vazios, para depois abrir a outra porta”.
Ainda segundo o órgão, apenas nos “terminais de passagem é que as duas portas devem ser abertas para agilizar o embarque e desembarque”. A exemplo de linhas troncais como a 504 e a 523, que ligam o Terminal de Jacaraípe aos de Itacibá e Jardim América, respectivamente, mas que também atendem os terminais de Laranjeiras e Carapina.
A Ceturb finaliza a nota cobrando dos usuários mais respeito às filas. O telefone para reclamações dos usuários é o 0800 039 1517. Ligação gratuita.

Serra vai ter Conselho Municipal de Proteção Animal

Serra vai ter Conselho Municipal de Proteção Animal
Animais terão legislação própria. Foto: Divulgação
Começa a ganhar forma o Conselho Municipal de Proteção Animal da Serra, formado por representantes de instituições diversas, como Prefeitura da Serra, Câmara de Vereadores, Federação das Associações de Moradores (Fams) e Ongs. Os nomes já estão sendo indicados há aproximadamente 20 dias, e a expectativa é de que ainda em setembro o processo seja concluído.
A formação do conselho chega com três anos de atraso. Previsto na Lei Municipal 4583/2016, o Conselho tem como objetivos incentivar a guarda responsável de animais; acompanhar, discutir, propor e fiscalizar ações do poder público e o fiel cumprimento da legislação de proteção animal; propor alterações na legislação vigente, com o intuito de fortalecer a proteção aos animais, entre outros.
O Conselho será formado por oito membros titulares e terá mandato de dois anos. Será formado por três membros da Prefeitura da Serra; 01 da Câmara; dois de entidades de proteção animal; um veterinário e um representante da Fams.

Capixaba pede ao Senado legalização da rinha de galo

Capixaba pede ao Senado legalização da rinha de galo
a Sugestão do capixaba tramita no Senado e está sob Consulta Pública. Foto: Divulgação
Chegou ao Senado Federal uma sugestão de projeto de lei que busca a legalização da rinha de galo em território nacional.
A Sugestão 41/2019 (clique aqui para conferir) é de um capixaba, morador de Vitória. Ele, em sua descrição deseja que a prática se torne esporte.
Na ficha informativa da Sugestão diz que, se legalizada, a rinha de galo deve se tornar um esporte oficial, regulamentado pelo futuro órgão Federação Brasileira da Rinha de Galo (FBRG). O ideia proposta não possui muitos detalhes, mas sugere,  ainda, a criação de clubes, campeonatos regionais, estaduais etc.
O documento do capixaba possui mais de 20 mil manifestações individuais de apoio à iniciativa. No site do Senado Federal é possível votar a favor (Sim) ou contra (Não) a ideia por meio deste link (clique aqui).
Na Consulta Pública 179 pessoas votaram a favor e 3.302 contra. A sugestão está em tramitação na CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e ficará disponível para votação  no site enquanto estiver tramitando em Brasília.
Ativista da proteção animal, Vivian Nardoto disse que o argumento dos defensores da prática, de que as aves lutam por instinto puro, e não porque foram treinadas e preparadas em cruzamentos de raças; é tão absurdo, quanto o fato de se tentar legalizar como esporte uma prática brutal, desde os treinamentos, até as lutas de fato. “Os animais se machucam muito, além de vários saírem sem vida depois do “desporto” originário dos tempos bárbaros. No habitat natural, se o animal briga com outro pelo território ou pelas fêmeas não há maus-tratos. Mas se o homem usa um cativeiro, aplica métodos para deixá-lo mais feroz, medicamentos para aumentar a performance e o leva para brigar, acrescentando equipamentos, para que o adversário se machuque mais e perca a luta, é completamente diferente. Se a pessoa precisa de adrenalina, que ela pratique boxe ou MMA, ou o que bem entender; e ela mesma lute. Tratar uma prática brutal como um esporte, além de ser um retrocesso, beira a indecência”, comenta.
Já a veterinária Glória Cunha, que é presidente da Associação dos Amigos dos Animais (Adada), a prática é cruel. “É um absurdo pois os animais ficam lesionados. Podem ficar cegos, quebrar asa, pata, dedo e até perfurar pulmão. São coisas pavorosas que acontecem. É uma prática proibida e que continue proibida. Vivemos numa sociedade que quer evolução, que luta por bem-estar animal, e isso não é só para cães, é para todas as espécies, racionais ou irracionais”, declara.
Prisão e multa
Na legislação brasileira não existe qualquer norma que proíba os espetáculos de briga de galo. Mas, a recente Lei 9605/98, a chamada Lei de Crimes Ambientais, a rigor do seu artigo 32, define como crime ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, a exemplo da rinha de galo ou de cães ou outros animais. A pena é detenção de três meses a um ano e multa.

Na Serra, denúncias de rinhas podem ser feitas pelos telefones (27) 99951-2321/ 0800 283 9780 ou pelo e-mail: dfa.semma@serra.es.gov.br.

Sábado tem subida para ver o pôr do sol no Mestre Álvaro

Sábado tem subida para ver o pôr do sol no Mestre Álvaro
Subida para as Três Marias: 9km de caminhada, 600 metros de altitude e 2h30 de subida. Foto: Junior Nass
Você já subiu o Mestre Álvaro? Se ainda não, tem uma grande oportunidade neste sábado (7). Isso porque a galera da ONG ‘Amigos do Mestre’ vai realizar uma trilha até as Três Marias para admirar o pôr do sol.
Os aventureiros vão sair da Igreja Matriz de Serra Sede às 13h40 do sábado e enfrentar as trilhas do Mestre durante toda a tarde.  São poucas vagas e o custo é R$ 20. A subida e a descida serão realizadas com guias que conhecem a montanha e sempre realizam este tipo de aventura por lá.
A subida até as Três Marias tem uma duração de aproximadamente 2h30 e é repleta de obstáculos naturais e inclinados.
Os organizadores pedem que os participantes levem repelente, protetor solar, mochila, lanterna, água (pelo menos 2 litros por pessoa), além de alimentação. Além disso, menores de 18 anos só podem subir acompanhados de um responsável.
As vagas são limitadas. O depósito pode ser feito na conta Caixa Econômica Federal – Conta poupança 10992-0 – Ag: 1208 – Op: 013 – Nome: Ricardo Monteiro. Informações pelo WhatsApp 99631-2337 e 99244-6940.

Novo atacarejo vai gerar 150 vagas de emprego e já está contratando

Novo atacarejo vai gerar 150 vagas  de emprego e já está contratando
Há oportunidades para repositor, operador de empilhadeira, caixa, açougueiro, padeiro, estoquista. Foto: Divulgação
Estão abertas 150 vagas de trabalho para o novo atacarejo que a Serra vai ganhar, o Atacado Vem. Há oportunidades para repositor, operador de empilhadeira, caixa, açougueiro, padeiro, estoquista, entre outros.
Os interessados devem cadastrar currículo no site www.atacadovem.com.br. Para se candidatar será necessário ter pelo menos 18 anos. Algumas oportunidades dispensam obrigatoriedade de experiência na função. A empresa não receberá currículos na Central Administrativa ou no canteiro de obras.
De acordo com a assessoria de imprensa do Atacado Vem, a loja deve ser inaugurada no último trimestre do ano. As obras estão em andamento e a loja ficará às margens da BR 101, na altura de José de Anchieta, frente à principal entrada de Laranjeiras.
O Atacado vem é o primeiro investimento em atacarejo do grupo Coutinho, controlador das marcas Extrabom, Extraplus, Hortomercado e Extracenter.
O investimento é da ordem de R$18 milhões e vai gerar 150 vagas diretas. O atacarejo terá uma área construída de 3,5 mil m² em um terreno de 13 mil m².
O ambiente será totalmente refrigerado, com estacionamento para motos, carros e bicicletas e acessibilidade para clientes com mobilidade reduzida.
A promessa é de que estejam disponíveis cerca de 8 mil produtos sortidos, para consumo próprio, quanto para empresas. O pagamento poderá ser realizado à vista em dinheiro, cartão de débito, crédito ou por meio de tíquete alimentação.
O preço dos produtos sofrerá abatimento de acordo com o volume comprado do mesmo item. Para compras institucionais (com CNPJ) há condições diferenciadas na loja e no televendas.

De acordo com o diretor-presidente do Grupo Coutinho, Luiz Coutinho, o Atacado Vem chegou especialmente para ofertar preço baixo. “O sistema de atacarejo permite  condições especiais para compras de volume e maior economia. Existe um público interessado neste tipo de experiência e, por isso, vamos complementar os serviços da nossa Rede, a partir do lançamento do Atacado Vem”, explica.

Prefeitura regulariza situação de ambulantes de Laranjeiras

Prefeitura regulariza situação de ambulantes de Laranjeiras
Ambulantes estão autorizados a trabalharem em algumas calçadas. Foto: Arquivo TN
A briga entre os vendedores ambulantes de Parque Residencial Laranjeiras e a Prefeitura da Serra parece ter chegado ao fim. Isso porque o Município autorizou a atuação destes camelôs nas ruas do bairro. Apesar da liberação, só podem trabalhar nas vias da comunidade os moradores que são cadastrados e regularizados.
Desde 2017, quando a Prefeitura anunciou a implantação do estacionamento rotativo nas ruas do bairro, os ambulantes entraram em colisão com a administração municipal e chegaram a realizar manifestações na Avenida Central de Laranjeiras. O Município construiu um camelódromo – alternativa criada para retirar os ambulantes das ruas do bairro – mas o local não foi bem aceito e está fechado.
Agora, a Prefeitura disse que há locais onde os ambulantes foram autorizados a trabalhar, como em calçadas mais largas e na Praça dos Correios, onde o fluxo de pedestres não é comprometido. Apesar disso, o Município afirma que realiza ações de fiscalização diariamente.
Disse ainda que possui um Código de Posturas, instituído pela Lei Municipal nº 1.522, que regulamenta o licenciamento do trabalho dos vendedores ambulantes. Além disso, novos vendedores ambulantes podem se cadastrar para atuarem nas ruas. Os interessados podem procurar o protocolo da Prefeitura para se cadastrar.
Prefeitura regulariza situação de ambulantes de Laranjeiras
Espaço, que antes era muito disputado, está vazio. Foto: Gabriel Almeida
Camelódromo
Conforme anunciado pelo TEMPO NOVO, o camelódromo de Laranjeiras está vazio e fechado. Após os vendedores ambulantes saírem do espaço e voltarem a atuar nas ruas do bairro, a Prefeitura da Serra desistiu de utilizar o espaço construído especificamente para os camelôs.
Em uma nota enviada para a reportagem, a Prefeitura disse que disponibilizou um espaço para atuação dos ambulantes, o camelódromo, “mas não houve interesse por parte dos vendedores de permanecerem no local”.

quarta-feira, setembro 04, 2019

Justiça nega pedido de liberdade para universitário envolvido em acidente que matou casal na Terceira Ponte

Foto: Reprodução
Defesa de Oswaldo Venturini Neto requereu a conversão da prisão preventiva em outras medidas cautelares, menos extremas
A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) negou, na tarde desta quarta-feira (04), por unanimidade, o pedido de habeas corpus, com pedido liminar, feito pela defesa do estudante de engenharia, Oswaldo Venturini Neto, acusado de participar de um "racha" que resultou na morte do casal Brunielly da Silva, de 17 anos, e Kelvin Gonçalves, de 23. A batida aconteceu no dia 22 de maio deste ano, em cima da Terceira Ponte.
No pedido, o advogado do universitário requereu a conversão da prisão preventiva em outras medidas cautelares, menos extremas. Ele defendeu que a imputação dessas medidas são suficientes diante das condições pessoais do réu, que é primário. A defesa argumentou que o veículo conduzido por Oswaldo sequer atingiu a motocicleta das vítimas, o que diminui sua participação no evento delitivo.Nas alegações apresentadas, o advogado combateu a decisão de 1ª instância, que converteu a prisão em flagrante do estudante em preventiva, sob a justificativa de garantia da segurança social. “Não há qualquer fato concreto que possa indicar a reiteração da conduta que está sendo apurada”, explicou o responsável pela defesa do universitário.
O relator do habeas corpus, desembargador Fernando Zardini Antonio, concluiu pela denegação da ordem. No voto, o relator analisou que, apesar da primariedade do réu, tal circunstância é insuficiente para conceder a liberdade ao acusado ou a substituição por outras medidas cautelares.
“A imprudência na ação do paciente e do outro denunciado, bem como o desrespeito às regras mínimas de conduta e convivência social, são tamanhas que chocam a sociedade e merecem resposta estatal enérgica, com o fim de coibir condutas desse jaez”, ressaltou o magistrado.
Foto: Reprodução
Segundo as investigações, os dois carros que atingiram a moto disputavam um 'racha'
Fernando Zardini entendeu que a alegação de que Oswaldo não atingiu a motocicleta não mereceu acolhimento. “O laudo pericial realizado e acostado aos autos descreve, de forma detalhada, como procedeu-se a colisão dos veículos, que realizavam corrida automobilística, denominada ‘racha’, em uma das vias mais movimentadas que ligam os municípios de Vitória e Vila Velha (3ª ponte)”.

Por meio da confeitaria família espalha amor e consegue renda extra

A família Profeta divide as tarefas desde a confecção de embalagens ao preparo de recheios e massas. Foto: Arquivo Pessoal Espalhar o amor por meio da confeitaria. Este é o objetivo da família Profeta, que tem se dedicado à fabricação de doces finos há cerca de um ano e meio para festas particulares e eventos. O diferencial das delícias vem na apresentação, que é super diferente e chama a atenção de quem vai degustar. Os empreendedores – cinco pessoas – não vivem da confeitaria, mas a arte traz uma renda extra aos participantes.
Quem conta a história da Goût Gourmet Sucre é Wellington Profeta, que mora em Colina de Laranjeiras.
“A empresa surgiu da necessidade da família de ter uma renda extra. Todos nós trabalhamos, mas nos juntamos após o expediente de cada um para fazermos esse trabalho que, além de ajudar financeiramente, nos proporciona momentos fraternais durante todo o processo de criação dos doces.”
Segundo Wellington, tudo começou na Páscoa de 2018, com a necessidade de aumentar a renda familiar. Ai juntamos a vontade de estarmos juntos, as habilidades de cada um e demos inicio a esse trabalho. As pessoas gostaram muito do nosso produto e a procura aumentou. Ficamos muito felizes”.
Além de Wellington, participam das artimanhas da confeitaria a noiva dele, Aline Faé, e também Lia, Tim e William Profeta, que são irmão e pais do advogado.
Da cozinha do apartamento de Wellington são criadas tortas de corte, doces finos e brigadeiros gourmet, bolos decorados, além das caixinhas de presentes estilizadas que vão juntamente com os doces.
“Todos da família participam do processo. Nos dias de produção, eu fico a frente dos doces e dos recheios; meu irmão fica por conta das cascas de chocolate; minha noiva, das embalagens, do planejamento, gerencia contas e organiza as entregas; e os meus pais cuidam da limpeza, lavagem de utensílios e organização do ambiente.”
A família possui advogado, estudante de física e pedagogia, arquiteto e motorista. “Além de uma forma de complementarmos a renda para cada integrante a confeitaria se tornou uma terapia e momento de união para nós. No corre-corre do cotidiano, essas reuniões acabam ficando à margem dos muitos compromissos rotineiros, e os doces, a produção deles, nos uniram ainda mais”.
Valores dos produtos e encomendas podem ser feitos pelo Instagram (via direct), clicando aqui, ou pelo email contatogout@outlook.com.
Abrir negócio físico para abraçar clientes

Wellington conta, ainda, que o sonho da família é abrir um estabelecimento para poder abraçar seus clientes. “Somos uma familia afetiva e nos dedicamos a traduzir o amor que temos um pelo outro para tudo que fazemos, especialmente os doces. Tanto que nosso sonho é um dia abrir uma doceria aconchegante para poder abraçarmos cada pessoa que entrar no estabelecimento para saber como foi o dia e se colocar à disposição. Acredito muito nesse amor e nessa possibilidade de cuidar, de olhar para o outro e de ter atenção por quem está ao seu lado. Isso é muito importante para nós”, destaca.

Restauração da Igreja de Reis Magos vai ficar pronta em outubro, diz Iphan

A Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida foi tombada como patrimônio histórico nacional desde 1943. Foto: Vilson Vieira Jr.
Tombado como patrimônio histórico nacional desde 1943 a Igreja e Residência de Reis Magos, em Nova Almeida está com sua restauração perto de ser concluída.
As intervenções no monumento histórico e religioso iniciaram em dezembro de 2018 e devem ficar prontas em outubro. Prazo confirmado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o TEMPO NOVO.
O Iphan disse que a obra de restauração está ocorrendo dentro do cronograma previsto e deve ser concluída conforme o planejado. Informou ainda que estão sendo finalizados os serviços de alvenarias, esquadrias, elétrica, piso e intervenções em elementos artísticos.
 Destacou por meio de nota, que já foram realizadas ações no telhado, nas alvenarias, nas esquadrias, pisos, forros, hidráulicas, além da recomposição de piso do pátio e da Igreja, bem como a substituição de elementos elétricos e a realização de intervenções em elementos artísticos.
A obra de conservação teve o investimento de aproximadamente R$ 720 mil. Em função das intervenções o templo está fechado para visitação.
Na igreja de Reis Magos também está  abrigado o quadro mais antigo do Brasil pintado a óleo sobre painel de madeira.  Trata-se do quadro Adoração dos Reis Magos que pode ser um dos únicos exemplares remanescentes do trabalho do pintor jesuíta Belchior Paulo.
Queimado
Outro local histórico da Serra que está passando por restauro são as ruínas da igreja de São José do Queimado, no distrito do Queimado, na Serra, palco da maior revolta de escravos do Espírito Santo. A obra começou em fevereiro deste e deve ser entregue em outubro, conforme confirmou o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Alessandre Motta para o TEMPO NOVO. O custo é de R$ 1,3 milhão e está sendo bancado pela iniciativa privada – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades).
São João de Carapina
Já o distrito de Carapina, abriga a igreja São João Batista de Carapina, pode ter um projeto de intervenção no sítio histórico em 2020. Quem conta é o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Alessandre Motta.
Segundo o titular da pasta, existe a intenção de uma parceria junto a Vale. “Recentemente foi licitado e está previsto ser feito um desenho de portal e toda área de cercamento do sítio pensando no futuro de contratar uma empresa para execução deste projeto. Acredito que para o próximo ano já podemos dar um passo inicial”.
A igreja foi construída por jesuítas em 1584, no século XVI. Quem passa pela rodovia do Contorno de Vitória, na altura do TIMS consegue avistar a edificação.
A herança deixada por padre Braz Lourenço, responsável pela construção, completa este ano 435 anos de existência e é tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura dede 1984.

terça-feira, setembro 03, 2019

Justiça deve decidir esta semana sobre retorno Wanildo Sarnaglia à Câmara da Serra

Wanildo é suplente de Nacib Haddad. Foto: Divulgação
Está nas mãos do desembargador José Paulo Calmon a decisão sobre o retorno de Wanildo Sarnaglia (Avante) às atividades como vereador da Câmara da Serra, que assumiu no dia 20 de maio, sendo afastado algumas semanas após.
Wanildo é o suplente do vereador Nacib Haddad (PDT) e assumiu a vaga após o afastamento do pedetista, determinado pela Justiça. Ele permaneceu no cargo até o dia 13 de junho quando o Tribunal de Justiça decretou a sua saída. O TJ argumentou que Wanildo não aguardou os 120 dias de afastamento do titular do cargo, antes de pleitear a vaga de Nacib. 
Segundo a defesa de Wanildo, a decisão é esperada para esta quarta (4) ou a próxima sexta-feira (6). “A decisão será monocrática. Não irá a plenário”, disse o advogado Felipe Sarnaglia. 
Afastamento de Nacib
Nacib foi afastado após denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) por supostas práticas de fraudes em licitações. Segundo o argumento do juiz André Motta, o afastamento se justifica “pelo receio do uso da função pública para a prática de infrações penais”.

Roberto Carlos deixa a prefeitura para ser ‘o nome’ de Contarato na Serra

Roberto Carlos e senador Fabiano Contarato. Foto: Divulgação
Após uma passagem de oito meses pela Secretaria de Trabalho Emprego e Renda da Serra (Seter), o ex-deputado estadual Roberto Carlos (Rede) entrou para a equipe do senador Fabiano Contarato (Rede). A nova função teve inicio nesta segunda-feira (2), e o redista será o responsável pela interlocução com a classe política e movimentos sociais. 
Com o nome contado para disputar vagas de vereador ou até de prefeito da Serra, em 2020, Roberto Carlos diz que a decisão de sair da Seter foi tomada “de comum acordo” com o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, que é líder da Rede no ES.
“Contarato já havia me convidado há 20 ou 30 dias, estávamos avaliando em conjunto com o prefeito, pois é importante somar ao mandato dele [Contarato].  O gabinete é em Vila Velha e atuaremos na interlocução com a classe política e o movimento social. Minha tarefa será aproximar o mandato das organizações sociais e da sociedade. O senador tem atuação importante em Brasília e vai rodar o Estado”, disse à reportagem.
Sobre a disputa eleitoral em 2020, disse que ainda não se decidiu. No entanto, afirma que vai consultar Audifax e Contarato sobre qual melhor rumo tomar.  “Minha decisão passaria pela questão pessoal, além de um acerto com Audifax, que é o líder do meu partido. Mas agora, logicamente, terá que ser compartilhada com o senador. Vou ouvi-lo porque o convite dele foi desafiante, mandato de senador não é fácil”, acrescentou.
Questionado se vai se desfiliar da legenda, foi categórico. “Não vou sair da Rede. Quando sai do PT, foi por acreditar no movimento liderado pela Marina Silva, que preza por sustentabilidade no campo financeiro, econômico, social e ambiental”, descreveu. 
Saída da Seter
Roberto Carlos falou sobre sua passagem na Seter, entre 2 de janeiro a 30 de agosto. Disse que a pasta tem atuações importantes: captação de vagas e disponibilização via Sine. “Conseguimos ampliar o número de captação e aumentar a oferta no número de cursos de qualificação”.
Falou ainda sobre a implantação do Observatório do Emprego, uma parceria com a Ufes, Ifes, Instituto Jones dos Santos Neves e Secretaria de Estado de Trabalho. “A proposta é desenvolver estudos e pesquisas para alinhar a política pública de emprego, trabalho e renda na cidade, um projeto pioneiro no Estado, explicou. 
A Prefeitura da Serra foi procurada e confirmou a saída de Roberto Carlos. Disse ainda que não definiu um nome para substituí-lo.

Sem inseticida, casos de dengue crescem 2.070% na Serra

O inseticida, que é enviado pelo Ministério da Saúde, é utilizado nas bombas costais. Foto: Everton Nunes
Mesmo com um crescimento expressivo nos casos confirmados de dengue na Serra e em outros municípios capixabas, o Governo Federal ainda não enviou para os estados brasileiros o inseticida malathion, usado para combater o mosquito transmissor da doença através de pulverização com bombas costais.
Para o TEMPO NOVO, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) confirmou que fez a solicitação de reposição do malathion, mas o pedido foi ignorado e, desde abril, não houve abastecimento de estoque. O Ministério da Saúde é quem encaminha o inseticida para os estados, e os governos estaduais, são responsáveis por distribuir o produto para os municípios.
Enquanto isso, os casos de dengue na cidade não param de crescer. Para se ter uma ideia, já foram mais de 16 mil pessoas infectadas pela dengue em 2019, sendo que sete desses casos evoluíram para óbito. Segundo informações da Sesa, o aumento dos casos neste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, é de quase 2.070%. Em 2019, já foram 16.070, enquanto que no ano passado foram 740.
Para diminuir os danos causados no combate a dengue, a Prefeitura da Serra afirma que intensificou as ações de controle da doença por meio de mutirões de limpeza, colocação de larvicidas, telagem de caixas d’água, visitas domiciliares, monitoramento semanal de armadilhas, visitas a pontos estratégicos (ferros-velhos, floriculturas, borracharias) e ações educativas junto à população.
Vale destacar que esse inseticida não é utilizado nos carros fumacês. É usado apenas no UBV, que é bloqueio feito com bombas costais. Esse veneno é essencial, pois mata o Aedes. “O combate ao mosquito continua com a circulação do carro fumacê, pois esta ação utiliza outro tipo de inseticida e este nunca esteve em falta”, disse a Prefeitura da Serra, em nota. Assim como na Serra, o problema também acontece em diversas cidades e estados brasileiros.
O que diz o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde divulgou uma nota no final de maio, na qual diz que está trabalhando na tentativa de minimizar os problemas causados pela falta do inseticida. Segundo a nota, devido ao desabastecimento, que atingiu vários estados, houve a tentativa de empréstimo do inseticida com outros países da América do Sul, mas não havia disponibilidade do produto. O Ministério ainda não tem uma previsão para solucionar o problema.
“Dessa forma, devido o desabastecimento, reforça-se a necessidade da intensificação das ações de rotina visando diminuir a transmissão de casos, com a realização de visita casa a casa, resgate de imóveis pendentes, mobilização da população e mutirões de limpeza. As ações de controle vetorial devem ser planejadas para serem executadas de forma permanente, promovendo a articulação sistemática com todos os setores do município”, disse na nota.
TEMPO NOVO entrou em contato novamente com o ministério, mas não obteve retorno. Caso a demanda seja respondida, será publicada neste espaço.
O que diz o Governo do Estado
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou a falta do inseticida Malathion para a reportagem e disse que alertou os municípios capixabas, inclusive a Serra, sobre o desabastecimento. “Imediatamente, a Vigilância Estadual notificou os municípios sobre o desabastecimento e orientou sobre a intensificação de outras ações de combate ao vetor que vão além do controle químico”, disse, por meio de nota.