Radio Sepiol E TV Sepiol

sábado, maio 26, 2018

Aulas-show e palestras na Feinbares que começa dia 22 na Serra


Adalberto Silva estará na Feinbares apresentando suas escultas em frutas. Foto: DivulgaçãoDe 22 a 24 de maio, acontece a quarta edição da Feinbares – Feira de Negócios para Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, no Steffen Centro de Eventos, em Jardim Limoeiro.  A abertura oficial será realizada na terça-feira, dia 22, às 19h30.
A programação começa às 15 horas, com abertura da feira. Logo após às 16h, tem aula inaugural com o chef Gilson Surrage e Edivania Galvão sobre Prato Pérola Capixaba (versão contemporânea da torta capixaba).
No mesmo dia tem ainda ProfClean – Palestra sobre Higienização de cozinhas; aula-show com chef Odirley Demate (Prato típico Serrano) e anúncio do evento “Serra em Sabores”.Às 19h, acontece a solenidade de abertura, seguida de palestra sobre sobremesas diet com Sorvepan.
Na quarta-feira (23), a partir das 16h tem aula-show com Cirlei Benincá (Abóbora ao creme com camarão). Depois, a agenda segue com a final do Concurso Enchefs e apresentação de esculturas com frutas feitas por Adalberto Silva.
Na quinta-feira (24) , o evento começa às 16h com a Sorvepan dando palestra sobre Confeitaria com mono porções – Base de tortas prontas.
Haverá também aulas-show com chef cearense Clóvis Lima (Prato: das tripas coração), o chef Ariela Brasil vai ensinar a fazer risoto de linguiça de cordeiro com massala e chips de banana. Às 20h, demonstração dos expositores da feira.
O Steffen fica na Rodovia ES 010, km 4 – Jardim Limoeiro. Informações: (27) 3338-3009. A entrada para a Feinbares é gratuita.

Maio já foi melhor, mas ainda anima mercado de casamentos na Serra

Clarice Poltronieri
Maio é considerado o mês das noivas e isso impulsiona o comércio e prestação de serviços relacionados a casamentos em cerca de 30%. Alianças, buquês, vestidos, ternos, cerimoniais, fotógrafos e buffets são alguns dos produtos e serviços cuja procura aumenta nesta época do ano, que já foi mais movimentada para alguns comerciantes.
Na floricultura Arte Flores, em Laranjeiras, a procura por buquês aumenta em 20%, mas já chegou a 100% antes da crise, segundo a gerente Rosane Alfredo Patrício. “No nosso negócio, o mês de maio é o que temos mais procura por buquês, mas há uns três anos aumenta cerca de 20% em relação aos outros meses. Antes chegava a dobrar a procura. Dezembro também tem sido um mês bem procurado por conta de férias e 13º salário”, relata.A sócio-proprietária de Cerimonial Cristalis, em Morada de Laranjeiras, Letícia Ferrari Magri, também relata aumento na procura, mas sentiu o impacto da crise. “Fora da crise, o aumento chegava 50%. Neste ano chegou a uns 30%. As pessoas acham mais romântico por conta da tradição. Também por ser um mês mais fresco, com poucas chuvas e não compete com tantas outras festas, como no fim do ano. Percebo que ainda é um mês querido pela tradição, mas muitos deixam de se casar em maio por conta do aumento dos preços. Aqui mantemos o preço, mas costuma faltar disponibilidade”, revela.
Na Reny Joias, em Laranjeiras, a busca por alianças também aumenta. “Essa é a época em que mais vendemos alianças, cerca de 30% a mais que nos outros meses. E é sem dúvida o melhor mês na venda deste item”, aponta o funcionário Jorge Narboni.
Tradição abre espaço para outras datas
Apesar de ainda ser um dos meses onde aumenta a procura por elementos ligados ao casamento, alguns comerciantes percebem uma mudança na escolha das datas.
A sócio-proprietária da Kazzar Noivas, em Laranjeiras, Rízia de Oliveira Amaral sente o aumento na procura, mas diz que os negócios fechados são em outros meses. “A tradição aqui traz todo um clima, o que aumenta a procura em cerca de 30% em relação aos meses mais fracos. Mas não é o melhor mês para os negócios. Em questão de resultado, ele perde para os meses do final do ano, no período da primavera e verão, até porque tem 13º férias”, pondera.
A sócio- proprietária da Damm Fotografias, Juliana Damm, concorda que maio não é tão bom para casamentos. “Apesar de ser considerado o mês das noivas, a maioria opta por casar mais na época primavera/verão. Por conta do clima, há muito pedido de orçamento, mas os negócios mesmo são fechados em outros meses. Neste ano, por exemplo, tenho dois casamentos em maio e nove em setembro. Creio que esta tradição está se perdendo”, opina.

Câmara aprova saque do PIS/Pasep para desempregados há mais de seis meses

Com uma emenda, do deputado federal capixaba Sérgio Vidigal (PDT), a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) a Medida Provisória 813/17 que permite saque do PIS/Pasep aos 60 anos. A emenda proposta pelo deputado Sergio Vidigal permite a liberação do benefício para os contribuintes que estão desempregados há pelo menos seis meses.
Atualmente, a legislação ainda não contempla o cidadão desempregado. “Esta é uma das situações em que o trabalhador mais precisa de recursos financeiros que o sustentem enquanto não consegue retornar para o mercado de trabalho”, defendeu Vidigal.
Em caso de desemprego involuntário, a lei possibilita ao trabalhador lançar mão de quase todos os recursos institucionais a que tem direito como, por exemplo, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do benefício do Seguro-Desemprego.“Devemos permitir também ao trabalhador o saque de seus recursos no Fundo PIS-Pasep, até que ele possa se reestabelecer a sua vida profissional”, comentou.
A emenda modifica o artigo 4º da Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975, que instituiu o Fundo PIS-PASEP, resultante da unificação dos fundos constituídos com recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Delegacia, núcleos da Polícia Comunitária e unidade do Corpo de Bombeiros na Serra em 2018

A Serra deve receber investimentos para reforçar a segurança pública ainda em 2018. Estão previstas na agenda do Governo a obra da reforma da Delegacia Regional da Serra, uma ação da Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social); a implantação de núcleos de Polícia Comunitária nos bairros que recebem o projeto Ocupação Social; o que inclui bases móveis comunitárias, veículos, ônibus e outros maquinários que poderão ao município. O pacote de investimentos prevê ainda a construção de uma unidade padrão do Corpo de Bombeiros Militar, 2ª Cia BBM/Serra.
As informações são da assessoria da Sesp, que não revelou o valor global nem individual dos investimentos, bem como datas para o início das intervenções. 
 
Os investimentos do Governo em segurança podem chegar a R$ 350 milhões, segundo divulgou a administração estadual. Um comitê foi criado para monitorar a política de investimentos em segurança no Estado. Denominado Comitê de Monitoramento e Avaliação de Investimentos (CMAI) teve sua primeira reunião na última segunda-feira (21), no gabinete da Sesp. 
 
Enquanto isso, tramita na Assembleia Legislativa o PL 133/2018, que autoriza o Executivo a adquirir empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 188 milhões para garantir os investimentos.O governo faria a contrapartida de R$ 47 milhões.  Segundo o projeto, os investimentos totalizam R$ 235 milhões. 
 
Nas mensagem aos deputados, o governador Paulo Hartung (MDB) explica que o Estado tem margem suficiente de capacidade de financiamento para contratar a operação de crédito, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 
O PL tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa.

Serra deve atrair 50 empresas e gerar 4 mil empregos com lei que reduz burocracia

O município da Serra deve ganhar 50 novas empresas e 4 mil oportunidade de emprego nos próximos meses. Essa é a expectativa da Prefeitura da Serra, já que foi assinada na manhã desta terça-feira (22), pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede), a Lei nº 4.800 que vai flexibilizara emissão de licenciamento ambiental para vários tipos de empreendimentos, além de permitir que o processo seja feito pela internet em alguns casos.
A lei também deve dar mais fluidez para o processo de dispensa de licenciamento, que antes demorava até 90 dias, e agora deve ser reduzidos para até dois dias. As informações foram divulgadas pelo prefeito Audifax Barcelos em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (22).
De acordo com o prefeito, a expectativa é que mais 50 empresas sejam instaladas na cidade e sejam geradas 4 mil oportunidades de emprego no município. “Essas medidas são uma forma de deixar a cidade ainda mais atrativa para a vinda de novas empresas e com isso a abertura de novos empregos na cidade”, disse.A lei também amplia a lista de empreendimentos que podem receber dispensa de licenciamento ambiental de 63 para 152. Também participaram da coletiva de impressa, a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida e o presidente da Associação de Empresários da Serra, Djalma Neto.
Áurea Almeida explicou que para o empresário realizar o pedido de dispensa de licença ambiental pela internet, basta preencher os dados no site, fazer o upload dos documentos e assinalar um termo de responsabilidade sobre a veracidade das informações declaradas. Depois da confirmação do pagamento da taxa no sistema, a dispensa será emitida.
A medida de ampliação do número de atividades passíveis de dispensa de licenciamento vale para vários tipos de empreendimentos, como o comércio varejista em geral, cerimoniais, casas de festa, cozinha industrial, farmácias, vários tipos de fábrica, alguns tipos de restaurante, entre outras.
Perguntado se essas medidas poderiam representar mais impactos ambientais, o prefeito Audifax afirmou que as ações visam diminuir o “excesso” de burocracia, e que as leis ambientais estariam “resguardadas”.
Prazo de licença ampliado
Dentro da lei também existe uma medida que contempla mais prazo para a renovação de licenças. Um exemplo disso são as empresas de rochas ornamentais antes precisavam renovar a Licença Municipal de Operação (LMO) a cada quatro anos. Agora, este prazo poderá ser estendido em até 10 anos.
A lei será publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (23).

Disputa da Mesa faz partidos endurecerem com vereadores



Rede, PDT, PTC, PSB e PHS. Em comum esses partidos têm mais de um representante na Câmara da Serra e estão de olho na movimentação dos seus vereadores na eleição da Mesa Diretora da Casa, marcada para o próximo dia 02. Diante das divisões internas e das indefinições, dirigentes partidários prometem adotar medidas previstas nos Estatutos sobre os insubordinados e devem dar orientação para os vereadores votarem conforme decisão partidária.
Rede: “Os derrotados querem 3º turno da eleição de 2016”
André Toscano, porta-voz estadual da Rede dispara contra a oposição: “Os derrotados em 2016 estão querendo fazer da eleição da Mesa Diretora da Câmara um Terceiro Turno”. Sobre as orientações para seus representantes, Alexandre Xambinho, Guto Lorenzoni e Rodrigo Caldeira, Toscano explicou que a Rede irá orientar a votação da bancada. “Não abrimos mão disso”. Em caso de descumprimento das orientações da Rede, André disse que “as medidas já estão estabelecidas no Estatuto da Rede, que pode ser de uma advertência até expulsão”, lembrou. Entre as incertezas do partido, está exatamente o presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira, que vem compondo com a oposição. Procurado, Caldeira disse que a Rede não o convidou para conversar, e questiona: “Como o partido que tem um presidente vai apoiar outro nome de outro partido?”.PDT: “Orientação é votar com Nacib”
O PDT reúne sua bancada, Fábio Duarte, Geraldinho PC e Nacib Haddad, nesta sexta-feira (25) para orientá-los quanto ao posicionamento do partido nas eleições da Câmara. O presidente municipal, Alessandro Comper, disse que a bancada deve caminhar com o líder do partido. “O PDT quer que seus vereadores acompanhem as orientações da líder Nacib Haddad. O PDT não vai ter tolerância nem admitir falta de respeito e de compromisso com o partido e os companheiros; foram eleitos pelo PDT”, disse. No caso do PDT, Fábio e Geraldinho fazem parte da base governista, e devem ser questionados pelo PDT. Fábio diz que cada vereador deve responder pelo seu mandato, pois foi eleito para isso. “Precisamos votar com nossa consciência”. Já Geraldinho não quis comentar. 
PHS: “Somos da base e vamos conversar com o prefeito”
Outro partido que enfrenta divergências internas é o PHS. São dois vereadores: Roberto Catirica e Stefano Andrade, ambos eleitos pelo grupo do prefeito em 2016, mas que tomou lado da oposição nos últimos meses. O presidente municipal do partido, Jadson Barcelos alerta que o PHS é partido governista e vai se reunir com prefeito e os vereadores. “Vamos convocar os dois vereadores e se reunir com o prefeito. O PHS é da base, fomos eleitos na base, apoiamos o governo, que no nosso entender faz um bom trabalho. Vamos dar a orientação de voto a partir dessas reuniões”, disse Jadson. Procurado, Stefano diz: “O PHS ainda não falou nada, e sempre vem apoiando as decisões dos vereadores”, disse Stefano, líder do partido na Câmara. Já Catirica não quis comentar.
PTC: “Galinhão pode perder o mandato”
Outro racha está na bancada do PTC, formada pelos vereadores Adriano Galinhão e Miguel da Policlínica, que é o presidente municipal do PTC e vice-líder do prefeito Audifax na Câmara. “O partido já manifestou a Galinhão que vamos votar em conjunto. O voto vai ser encaminhado para o grupo onde o partido está. Onde ele está não tem proposta para o PTC. Caso não siga as orientações, vai sofrer as punições cabíveis como advertência e até expulsão e pedido do mandato. Essa é a orientação da Executiva Estadual e da Nacional”, disse Miguel. Galinhão era da base do prefeito, mas nas últimas semanas migrou para o grupo de oposição. Ele diz: “Vou seguir a minha própria orientação e ver o que é melhor para a Serra. Isso é pressão e não voto por pressão”, argumenta Galinhão.
PSB: “Vamos estudar as punições”
Com dois vereadores na Câmara, Geraldinho Feu Rosa e Cabo Porto, e se colocando no grupo do prefeito, o PSB defende que seus vereadores acompanhem a base governista e pretende cobrar fidelidade partidária. Segundo a liderança maior do partido na Serra, deputado estadual Bruno Lamas, o partido vai se reunir nas próximas semanas com os dois vereadores. “O PSB é partido da base, vamos nos reunir e orientar o voto dos vereadores e tem que estar alinhado com o partido. Caso não ocorra vamos estudar possíveis punições”. Disse Lamas. No caso do PSB, o impasse é com Geraldinho Feu Rosa, que faz duras críticas à gestão e ao prefeito Audifax Barcelos e é cotado para votar em uma chapa de oposição. Geraldinho foi procurado pela reportagem, mas até o fechamento dessa edição não foi encontrado.

Serra tem mais admissões que demissões nos primeiros quatro meses do ano

O mês de abril está mantendo o saldo de empregos formais em alta na Serra. Isso significa que o número de admissões está acima do número de demissões. Em abril foram gerados 564 novos postos de trabalho, se consideradas as 4.853 admissões contra 4.289 demissões. Este foi o quarto mês consecutivo que o saldo ficou positivo.
O setor que mais contratou em abril foi o de serviços, com 1.352 admissões, seguido pela indústria da transformação, com 765. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os números referentes ao ano de 2018 apontam uma retomada na economia serrana, ainda que lenta. De janeiro a abril a cidade gerou 2.159 novos postos, com 19.200 admissões e 17.041 demissões.Esse saldo já fica acima do número de postos perdidos em todo o ano de 2017 (-1981). Se o padrão se mantiver é possível resgatar parte dos postos de trabalho perdidos nos últimos três anos, onde foram perdidos 19.063 postos de trabalho na Serra.
O 1º quadrimestre de 2018 também foi positivo em todo o Espírito Santo: De janeiro a abril foram 9.381 novas contratações (109.574 admitidos e 100.193 demitidos).

“O Espírito Santo não pode virar Rio de Janeiro

Dessa forma o deputado Bruno Lamas (PSB) eleva o tom na Assembleia Legislativa quando o assunto é a segurança pública dos capixabas. Em entrevista, ele cobra do Governador Paulo Hartung (MDB) uma postura severa e que assuma o controle sobre a política de segurança. Também exigiu a valorização das polícias.
Como você avalia as ações do Governo na área de Segurança?
Ouço o Governador dizer que o ES não é o Rio de Janeiro, no que tange a economia e negócios do Estado. Porém, na questão da segurança, a violência e o tipo de ocorrências, nada perdem a semelhança com as terras cariocas. Tudo nos levar a deduzir que haja migração de bandidos. Primeiro pela extensão de nossa fronteira, segundo pela forma que o crime se adapta, principalmente onde encontra ambiente propício. Como o Rio de Janeiro está sob intervenção, o Estado pode ser a menina dos olhos da criminalidade. Tenho cobrado que o Governador assuma a responsabilidade da segurança pública. O Governo tem que ter velocidade nas ações de combate ao crime organizado.O que quer dizer com isso?
É preciso investimento pesado em equipamentos e tecnologia. Cobro mais autoridade, mais protagonismo do chefe do governo nessa questão. Além da valorização profissional para as categorias policiais.
O que o Sr. espera para os próximos dias?
Estive no 6º Batalhão de PM com representantes de seis comunidades serranas. Lá tive a informação de que 76 policiais estariam afastados, com licença médica. Equivale a uma Companhia de Polícia. São poucas viaturas e equipamentos muito defasados para o combate aos criminosos.
Como tem sido o diálogo?
Solicitei ao Governador que retornasse com a Rotam; com o BME e a Patrulha da Comunidade. Até hoje ninguém entende porque foram extintas. Pedi 50 novas viaturas para a Serra (acabo de saber que já chegaram 16). E pedi funcionários para as delegacias: a de Jacaraípe só conta com quatro. E o absurdo fechamento da Delegacia de Serra-Sede, onde aguardo que seja reativada.
Qual sua expectativa?
A Assembleia deverá votar nos próximos dias projeto autorizando o Governo contrair empréstimo de R$ 200 milhões para investir na segurança. Embora com atraso, conto que a Serra será contemplada. Meu mandato está focado nisso.

Vai chover forte no sábado (26), diz Climatempo

Pode chover forte neste fim de semana na Grande Vitória. Isso é o que afirma o Climatempo que disse ainda que a chuva já começa moderadamente nesta sexta-feira (25), já que a infiltração de umidade aumenta sobre o Estado.
De acordo com o Climatempo, a previsão é de chuva moderada, mas que pode ser forte em alguns momentos no sábado, especialmente pelo litoral capixaba. A temperatura cai um pouco por causa da chuva e da grande quantidade de nuvens.
Na Grande Vitória, ainda há expectativa de queda na temperatura. No domingo, a instabilidade enfraquece e a umidade vai diminuir sobre o Espírito Santo. O dia começa com muitas nuvens, mas a partir da tarde o sol brilha mais forte e não há previsão de chuva. A tendência é que o ar seco ganhe força sobre o estado.

Ação da Guarda Municipal resulta na detenção de foragido da Justiça

Uma ação da Guarda Civil Municipal da Serra no bairro Jardim Limoeiro resultou na detenção de um foragido da justiça. O homem de 28 anos foi abordado durante uma operação na rua Nelci Lopes Vieira.
O detido tinha dois mandados de prisão em aberto, um por furto e outro por tráfico de drogas. Ele foi conduzido pela GCM à 3ª Delegacia Regional, em Laranjeiras. Durante a ação, foram recolhidas cadeiras velhas de plástico, pedras, caixas de madeira e grelhas utilizadas pelos usuários de crack que estavam na região.
Segundo o secretário de Defesa Social da Serra, Jailson Miranda, os guardas municipais foram orientados a detectar situações ou objetos que favoreçam a prática de delitos.“De acordo com os princípios do programa Pró-Cidadania, o foco durante o patrulhamento não é apenas o indivíduo em atitude suspeita, mas também condições que tornem o ambiente inseguro, como ausência de cercas em terrenos baldios, presença de entulho e árvores necessitando de poda”, disse o secretário.
O Pró-Cidadania consiste em um método estratégico de trabalho da Secretaria de Defesa Social (Sedes), que além de integrar setores e serviços, vai organizar, padronizar, sistematizar e criar doutrinas de emprego dos recursos humanos e materiais da secretaria.
Tem como objetivo aumentar a sensação de segurança no município e promover ambientes seguros, por meio de ações integradas entre os diversos setores da Sedes, as demais secretarias da Serra e também corporações como as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros.

Dia 05 de junho tem lançamento do livro Bonde

No próximo dia cinco de junho, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, localizada na sede do município, será sede do lançamento do livro “Bonde”, de Jânio Silva. O lançamento será às 19h, e a Sedir fica no antigo prédio da Prefeitura da Serra. Trechos do livro serão recitados por meio do Sarau “Quebrando o Silêncio”. 
O livro “Bonde” reúne pequenos e grandes versos que desembarcam das páginas tanto para levar leitores e leitoras a múltiplos lugares quanto para deixá-los em estado singular sem que seja necessário viajar para local algum.
A obra é dividida em dois capítulos: “pequenos versos escritos em longas horas de viagem” e “grandes versos espremidos pelo horário de pico”, sendo tipografada em fonte Ubuntu.“Bonde” é o transporte coletivo superlotado de pessoas e histórias… Uma palavra concisa que esconde profusos significados e, Juplin Jones, responsável pelo prefácio, afirma: “[…] é mais sobre conhecer as trilhas do que chegar!”
Sarau Quebrando o Silêncio
O sarau nasceu no ano de 2013 a partir da ideia de criar um espaço alternativo para que jovens escritores pudessem compartilhar seus textos literários. Durante pouco mais de quatro anos o sarau desenvolve edições mensais e percorre escolas, faculdades, praças, municípios do interior do Espírito Santo e outros estados do Brasil, sendo realizado pelo Literatura MarginalES, coletivo formado por jovens da Região Metropolitana da Grande Vitória que tem a perspectiva de valorizar a literatura fomentando a produção literária e a leitura

Governo cria força-tarefa para atuar durante a greve dos caminhoneiros

Para manter o funcionamento e manutenção dos serviços básicos como abastecimentos de viaturas, ambulâncias e fornecimento de materiais essenciais para contraprestação de serviços à população, o Governo do Estado instalou nesta sexta-feira (25) uma força-tarefa, que vai atuar em episódios específicos durante o período de greve dos caminhoneiros. Essa foi a ação prioritária apresentada pelo governador Paulo Hartung (MDB), em entrevista coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta sexta-feira (25), no Palácio Anchieta, em Vitória.
O governador declarou que, no Estado, 100% das ações do Poder Público para minimizar os efeitos da greve dos motoristas são coordenadas pelo Governo Estadual. Afirmou que o Estado está dialogando e pedindo bom senso aos motoristas para que não prejudiquem a sociedade bloqueando a distribuição de produtos básicos para sobrevivência.
Hartung afirmou ser inconcebível a retenção de cargas vivas e produtos essenciais para população como alimentação, combustíveis, remédios e produtos químicos para o tratamento de água. “Nossa rede de serviços Estadual está toda funcionando. Ontem apresentei minha opinião que o problema central é a carga tributária sobre o óleo diesel. Quero repetir o apelo que já fiz. O movimento tem uma causa que faz sentido, mas perde sua legitimidade junto à sociedade quando cria elementos que impedem a rotina básica das pessoas, inclusive, os próprios familiares dos caminhoneiros. Também lamento a atitude dos empresários que estão explorando o sofrimento da sociedade e, para enfrentar isto, estamos com o Procon atuando e mobilizando o seguimento empresarial”, informou o governador.
A entrevista do governador julgou o debate nacional sobre a atual alíquota tributaria do óleo diesel no país. Paulo Hartung reafirmou que, diferente da União e demais Estados, o Espírito Santo não aumentou o percentual do imposto. “Nosso secretário de Fazenda, Bruno Funchal, foi para Brasília hoje para contribuir e auxiliar a superar o impasse, mas a reunião não deu nem quórum. O problema está na carga tributária do óleo diesel e, neste sentido, o Espírito Santo tem a menor alíquota tributária do país com 12%”, destacou.
Hartung também disse que as forças de segurança do Estado estão preparadas para auxiliar que os produtos essenciais chegam aos locais necessários para abastecimento da população. O governador também informou que o secretário-chefe de gabinete, Paulo Roberto, esteve reunido nesta sexta-feira (25) com membros da liderança do movimento de greve. “Estamos mantendo o diálogo e pedindo o bom senso para superar a atual situação”, esclareceu.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, explicou que o governo está mobilizado para garantir os serviços essenciais: normalidade das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, bem como do fornecimento de energia, água, entre outros.
“Todas as garagens do transporte coletivo estão abastecidas. População não vai ficar desassistida. Temos postos à nossa disposição para abastecer os veículos das polícias e dos bombeiros”, explicou o secretário.
De acordo com Nylton Rodrigues, há um plano de ação definido e, se necessário, haverá o uso da PM, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros para fazer valer o interesse público aos produtos humanitários.
“Movimento deixa de ser legítimo quando os produtos essenciais à população deixam de chegar, como água, alimentos, insumos. É esse alerta que fazemos”. O secretário avisou que haverá diálogo com os manifestantes e lembrou que não há pontos bloqueados nas rodovias, mas sim caminhoneiros estacionados às margens das vias. “Diálogo é sempre o primeiro objetivo. Próximo passo é fazer com que as cargas cheguem aos seus destinos. Não vamos admitir bloqueios”, frisou.