Radio Sepiol E TV Sepiol

sexta-feira, janeiro 19, 2018

Congo, fé e show nacional na festança de Nova Almeida

Ana Paula Bonelli
Até sábado (20) acontece em Nova Almeida, a tradicional festa de São Sebastião e São Benedito, com muito congo, religiosidade e shows, com destaque para atração nacional, o ex-vocalista da banda Araketu, Tatau.As casacas estilizadas também são atração à parte e a banda Recongo é quem da o tom da festa. “Cada uma faz sua casaca com a cara que quiser, um santo, um personagem. Tem casacas pequenas e casacas maiores também. Não temos um padrão”, conta o conguista local, Juliano Batista.
Na sexta-feira (19), tem a escondida do Mastro em um local secreto, a partir das 18h. A concentração dos conguistas será na rua José Arcanjo de Lima. O mastro é escondido em cima de uma caçamba e segue juntamente com o cortejo de fiéis pelas principais ruas do balneário, passando pela rua do Limão e pelo Morro São João. Às 21h, tem apresentação de dança do grupo Ballet Pliè e show de Dani Machado.
Neste dia também se apresentam as bandas de congo mirim São Benedito e São Sebastião, ambas de Nova Almeida, e a banda São Pedro, de Jacaraípe. Já no sábado (20) o dia é de São Sebastião, que será anunciado às 5h da manhã com queima de fogos. Às 9h tem missa na Igreja de Reis Magos.
Às 18h começa o cortejo das Bandas de Congo para a puxada do mastro de São Sebastião e São Benedito. A concentração é na rua José Arcanjo de Lima. Dali o cortejo sai pelas ruas do balneário, onde pega o navio Palermo e o mastro dos pescadores. A fincada deste mastro finaliza o ato em frente a Igreja Reis Magos às 21h.  
Além das bandas de congo do município, tocam no cortejo a banda das Paneleiras de Goiabeiras, Amores da Lua de Santa Marta e o conjunto serrano Estrela dos Artistas. Após o show pirotécnico, tem apresentação do DJ João Otávio. Às 22h30 é hora do show do cantor Tatau, ex-Araketu.
Balneários cheios de eventos e atrações
O final de semana também está recheado de eventos em outras praias da Serra. Em Manguinhos a Festa de São Sebastião também tem muita religiosidade e congada. Nesta sexta (19), às 19h, acontece a benção dos congueiros e também rola batucada. 
Já no sábado (20), às 20 horas, acontece a puxada e fincada do mastro. O cortejo é acompanhado pelas bandas de congo.  Já no domingo (21), o congo da Serra estará participando da Festa de São Sebastião, em Fundão, que acontecerá  na sede daquele município.
Em Jacaraípe, na Praça Encontro das Águas, rola o projeto Serra em Artes até domingo (21), com shows de músicos da cidade entre 16h e 23h. No evento ainda tem exposição de artesanato, oficina de gastronomia, apresentação de balé e circense, além de oficinas diversas. 
Ainda em Jacaraípe, só que no bairro São Francisco, tem a Casa de Pedra, que fica na Vila das Artes. O local fica aberto para visitação todos os dias das 8 às 17h30. E para contemplar a arte do artista Neusso, o valor da entrada é R$ 3.
No local existem também outros ateliers que oferecem artesanatos como bonecas de pano, garrafas pet, retalhos e aço. Segundo Neusso, alguns deles permanecem abertos para visitação em janeiro.

Serra dá samba e vai abrir folia do carnaval capixaba

Ana Paula Bonelli
As escolas de samba da Serra, Mocidade Serrana e Império de Fátima vão abrir estarão na abertura do carnaval capixaba no Sambão do Povo, em Vitória, na noite da próxima quinta-feira (01). Os desfiles acontecem pelo Grupo de Acesso e os preparativos para fazer bonito na avenida estão a todo vapor.A Império de Fátima, que desfilará pelo segundo ano no sambódromo, vai levar o enredo “O tigre encontra o leão no lugar que eu sempre quis! Na avenida meu irmão, vou abraçar, viver a igualdade e ser feliz!”.
Serão dois carros alegóricos, um tripé e 14 alas.
À frente da bateria está a belíssima rainha Bárbara Falcão, celebridade que é esposa do bombado DJ Dennis. Os foliões entram na avenida sob o comando da voz do intérprete Quinho do Salgueiro.
 E ainda dá tempo para quem quiser fazer parte dos cerca de mil integrantes que a agremiação pretende levar. Para isso é preciso comprar a fantasia que custa em torno de R$ 100. Informações 99783-5391.
Quem também irá desfilar na quinta-feira (1 de fevereiro) é a Mocidade Serrana, uma das escolas de samba mais antigas da Serra, que retorna as atividades depois de 25 anos. À frente da volta da agremiação está Rogério de Yansã.
Para este ano, os serranos levam para o Sambão o tema ‘Com o poder das águas de Oxum, no rufar do meu tambor, com o axé dos orixás, a Mocidade faz a festa do Bonfim”. As fantasias para quem quiser desfilar com a Mocidade  ainda estão sendo vendidas. Custam entre R$ 30 a 40. Informações 99861-0508.
Rogério conta que a intenção é levar 16 alas, 3 carros e de 300 a 400 componentes para avenida. “Porém dependemos de recursos financeiros. Se o dinheiro que estamos aguardando não sair possivelmente levaremos  10 alas com 20 e 30 integrantes e 1 carro alegórico”, revela. 
Os desfiles do Grupo de Acesso acontecem a partir das 19 horas e as escolas Mocidade da Praia, Eucalipto e União Jovem de Itacibá completam o time da quinta (1).
Rosas e Tradição
A Serra participa ainda do desfile no dia 02 de fevereiro com as escolas Rosas de Ouro e Tradição Serrana, também pelo Grupo de Acesso.  A próxima edição do Tempo Novo trará reportagem detalhando a preparação e como planejam desfilar as duas agremiações.

Sábado tem encontro de capoeira em São Diogo

Neste sábado (20) tem encontro de capoeira no Centro Cultural Elizário Rangel, em São Diogo, na Serra. Quem estará no local é o professor Wilckerson Antônio Martins, do projeto Sementes do Café de Feu Rosa.
Mensalmente acontecerá encontros de capoeira no Centro Cultural com o objetivo de difundir o conhecimento da arte de luta que descende dos africanos.
O encontro buscará desenvolver a socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo próximo, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral, mostrando a prática da capoeira como um esporte saudável e propagando a cultura da paz .A entrada é gratuita e livre para todo o público. Este será o primeiro encontro de capoeira aberta do Eliziário e começa às 19 horas.
Serviço
|| Sábado ||
|| 20 de janeiro || 19:00 horas ||
|| Entrada Gratuita ||
|| Centro Cultural Eliziário Rangel ||
|| Rua Gonçalves Dias | 1201 | São Diogo | Serra ||

Serra também tem seu “Bin Laden”, só que do bem

Conhecido no Civit como Bin Laden do Bem, Wilson Oliveira Presta, há 17 anos, serviços às comunidades que compõem a região. Morador de Serra Dourada III, ele faz a intermediação entre moradores e a unidade de saúde local, para evitar que as agendas e procedimentos médicos não sejam cumpridas em função da dificuldade de contato com alguns pacientes.
“Muitas vezes o morador não é localizado para que seja notificado sobre a marcação de uma consulta ou exame. Eu faço o trabalho de notificar essas pessoas. São dez bairros envolvidos, e funcionários da unidade já contavam com meu trabalho”, lembrou Wilson.
“O novo secretário (de Saúde) barrou minhas ações, alegando que somente o titular pode pegar os documentos referentes às consultas, exames e resultados. Estão monitorando minhas ações na policlínica. Secretários anteriores também elogiavam meu trabalho, mas o atual está me impedindo de realizar meu trabalho. Estão perdendo consultas com isso”, acrescentou.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Serra para comentar o assunto. Em nota, a assessoria da pasta informou que a Prefeitura da Serra está reorganizando a rede municipal de saúde e implementando novo sistema de gestão e metodologia de trabalho nas unidades.
“O município não é contra o trabalho voluntário. Contudo, trata-se da vida das pessoas, e é preciso zelar pela segurança e qualidade do trabalho voluntário a ser ofertado. Tal serviço deve ser executado por profissionais da área e por organizações sem fins lucrativos. A Prefeitura orienta a quem deseja realizar o trabalho voluntário, que envie um ofício com apresentação de documentos e capacidade profissional, para ser analisado”.

Espetáculo para a criançada no teatro de São Diogo

O contador de histórias Ronald Alves estará neste domingo (22) no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, às 19h30, apresentando seu espetáculo “As aventuras de um contador de histórias”.
O enredo reúne os personagens das histórias infantis se revoltando contra o autor de suas histórias. 
Esse é o ponto de partida para a contação de história em que são explorados os aspectos de corpo e voz para a composição de personagens, valorizando o aspecto lúdico da narrativa, proporcionando à criança a possibilidade de imaginar, criar e recriar seu próprio mundo de fantasia. Livremente inspirado na obra “Um homem no sótão”, de Ricardo Azevedo.O Centro Cultural Eliizário Rangel fica na rua Gonçalves Dias, nº 1021. Crianças a partir de 4 anos pagam ingresso. Os bilhetes são vendidos no local a R$ 10. Informações pelo 3065-2820 e o 9 9830 8813.

Domingo tem corrida de rua na rodovia Audifax Barcelos

Durante o verão, o final de semana de muitos é para aproveitar uma boa praia. Neste domingo (21), mais de 400 pessoas vão participar da 2ª Corrida Mestre Álvaro que acontece na Serra. Com início às 08h, e com expectativa de término às 11h, a competição promete muita emoção aos praticantes e ao público que vai prestigiar.
O local da largada será na Rodovia Audifax Barcelos, ao lado do cerimonial Glamour. A corrida será disputada em duas categorias, a de 5 km e de 10 km. Além da corrida, o evento terá pula-pula, pipoca, picolés e frutas para a criançada..
Organizador do evento, Maurilio Junior disse que na primeira edição da competição 200 competidores participaram. “Hoje temos o dobro, esperamos de 600 a 700 pessoas ao todo na corrida”, detalha ele.O Secretário de Defesa Social torna público pelo presente Edital e ALERTA moradores, condutores e pedestres, conforme §2º do artigo 95 da Lei Nº 9.503/97(CTB); Que tendo em vista a realização do evento: “ 2° Corrida Mestre Álvaro”, no dia 21/01/2018, no período de 07:00h às 11:00h, haverá as seguintes interdições de vias:
Interdição parcial, meia pista, da Av Audifax Barcelos (sentido: Serra X Jacaraípe), iniciando ao lado do Cerimonial Glamour no bairro Residencial Centro da Serra – Serra/ES.
JAILSON MIRANDA
Secretário de Defesa Social – SEDES/PMS
MAURILIO SODRE DE ASSIS JUNIOR
Representante ASSISEVENTOS ESPORTIVOS




quinta-feira, janeiro 18, 2018

MUNICIPIO DA SERRA ES FAZ CAMPANHA CONTRA LIXO EM PRAIAS

JOVENS VÃO LAVAR CARROS DE GRAÇA NA SERRA

Serra será palco de feira internacional agrícola e pecuária

Vai acontecer na Serra em agosto, dos dias 22 a 25, uma das feiras agropecuárias mais tradicionais do Mundo, a Feiragricola – Feira Internacional de Inovação Agrícola e Pecuária. O evento que acontece no Pavilhão de Carapina terá seu lançamento no dia 9 de março. A feira é realizada desde 1898 e pela primeira vez será no Brasil.
A informação foi dada na última segunda (15), pelo secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e o diretor da Milanez & Milaneze, realizadora do evento, Alberto Piz. A expectativa do evento é que reúna 25 mil visitantes e 150 empresas expositoras numa área de 100 mil metros quadrados.
O secretário Octaciano Neto destacou que a feira é muito tradicional e ressaltou a importância do Brasil recebê-la. “A Feira é uma exposição muito tradicional para o setor agrícola e da pecuária de todo o mundo. São quase 120 anos de realização na Itália e, na primeira vez de realização no Brasil, será sediada no Espírito Santo. Estarei no final deste mês indo até a Itália para conhecer pessoalmente e, no dia 9 de março, faremos o lançamento aqui no Estado. Receber o evento demonstra a força da agropecuária no nosso Estado. O debate e a busca por inovação e novas tecnologias no agronegócio está em evidência, o que reforça ainda mais a importância do evento que vamos receber em agosto do próximo ano”, pontuou Octaciano.
O objetivo da feira é criar ambiente propício à geração de negócios e à disseminação de tecnologias e conhecimentos que ajudem a aprimorar os resultados do agronegócio, de forma competitiva e sustentável.
Além da exposição de máquinas, equipamentos, produtos e serviços, a Feiragricola também terá programação voltada à valorização da produção animal, com exposição de raças, torneio leiteiro, leilões de gado e equinos, além de seminários e cursos.

Empresa responsável pelo rotativo da Serra é acusada de corrupção no Paraná

Yuri Scardini
A empresa Serttel, responsável por explorar o estacionamento rotativo na Serra, é alvo de um processo na Justiça do Estado do Paraná, onde é acusada de corrupção passiva e ativa. A ação é movida pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), através de investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que ofereceu denúncia a Justiça no final de 2017. Além dos responsáveis pela empresa, estão implicados no processo o ex-prefeito, que está preso e servidores municipais da cidade de Araucária, localizada na Região Metropolitana do Paraná.
A Serttel que é de origem pernambucana é uma das gigantes no ramo de mobilidade urbana no país, e em 2017 ganhou a licitação para exploração do estacionamento rotativo na Serra. Aqui, estão previstas 2.000 vagas, sendo 1.700 em Laranjeiras, já em operação, e 300 em Serra-Sede, que ainda está sendo implantado. O Processo sob número 0012587-65.2017.8.16.0025, corre sem sigilo de Justiça, portanto, sendo um documento público. O MP-PR acusa a empresa de pagar propinas a servidores públicos da cidade paranaense em contrapartida para obter contratos com o município.
A empresa é alvo de delação premiada do ex-secretário de finanças do município de Araucária, celebrado com o Gaeco, que é o órgão do Ministério Público responsável por investigações, atividades de combate e ações penais relacionadas ao crime organizado.
Os fatos se tornaram públicos no dia 15 de dezembro de 2017, quando foi retirado o sigilo do processo. Ao receber a denúncia contra os responsáveis pela Serttel, o Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Araucária, Sergio Bernardinetti, decretou suas prisões preventivas e o bloqueio de seus bens. Porém, foram soltos através de um Habeas Corpus.
Nos autos do processo, Sergio Bernardinetti menciona que a empresa teria até um setor de propinas: “O modus operandi demonstrado nesse processo evidencia que os fatos não são inéditos na empresa. Ao contrário, autorizam a conclusão de que a citada empresa tem na corrupção uma de suas práticas “comerciais” habituais, plenamente aceita por seu sócio proprietário, que inclusive, mantém funcionários “fantasmas”, especificamente para tais funções, como departamento de propinas”, disse.
Este caso lança dúvidas sobre o processo de licitação ocorrida na Serra, por se tratar de uma empresa denunciada pelo Ministério Público. Algumas lideranças políticas do município, como o vereador Aílton Rodrigues (PSC), já se pronunciaram. O vereador disse que vai pedir uma cópia das documentações enviadas pela empresa para o processo de licitação e cópia do contrato firmado entre a Serttel e a Prefeitura da Serra.
Outra liderança que veio a público através da internet, foi o ex-vereador Gideão Svensson (PR) que se disse preocupado com a idoneidade da empresa e afirma que irá ao Ministério Público da Serra questionar o fato da Serttel, que está envolvida em denúncias, poder participar da licitação no município. 
O que diz a empresa Serttel: segundo a nota, a ação do Ministério Público do Paraná, citada na matéria, apura suposta participação de pessoas físicas, gestores da empresa, não afetando a sociedade e suas operações. 
“Em seus 30 anos de atuação, a empresa não possui histórico de envolvimento em atos ilícitos e repudia veementemente tais práticas. 
Com relação a concessão do estacionamento rotativo com a prefeitura de Serra/ES, a empresa foi vencedora da licitação oferecendo a melhor proposta financeira, além de atender aos requisitos técnicos estabelecidos no edital. O contrato foi assinado em 21 de setembro de 2017 e a sua primeira etapa já se encontra em operação. 
Oferecendo soluções inovadoras para a mobilidade, comodidade e segurança das pessoas nos ambientes urbanos, a Serttel conta com mais de 1.200 colaboradores, atua em todo o Brasil e possui uma política anticorrupção (compliance) devidamente implantada e amplamente divulgada entre todos os seus colaboradores”, finalizou a nota.

O que diz a Prefeitura
Temos que separar de forma concreta e objetiva o processo de contratação do Rotativo no Município da Serra. O processo licitatório ocorreu de forma transparente e bastante benéfica aos cofres públicos, gerando até mesmo uma receita inicial com outorga de R$ 1 milhão. Em termos comparativos talvez tenha sido a melhor negociação feita em todo território nacional. Não existe como retroagir e “contaminar” o processo licitatório.
Nesse momento o que ocorre é o processo operacional com as devidas etapas de implantação. A avaliação de todos os prestadores de serviço da PMS é constante, e é claro que estamos redobrando as atenções no acompanhamento desse processo específico. Caso haja interrupções no atendimento e dentro da forma legal, iremos agir de forma rápida para que a PMS não sofra quaisquer tipos de prejuízo.
A empresa cumpriu todos, sem exceção, os requisitos legais na época para participar do certame licitatório, não cabendo quaisquer atos de anulação. Todas certidões e documentações exigidas em lei foram rigorosamente apresentadas.
A licitação se deu de forma transparente, acompanhada pelo TCE-ES, justa e oportunizada de forma igualitária para todos os interessados. A escolha pela empresa contratada se deu pelo atendimento dos requisitos técnicos estabelecidos no edital e a melhor proposta financeira ofertada para a PMS. No momento da contratação não existia quaisquer impedimentos ou acusações para a empresa ora citada.

Empresa responsável pelo rotativo da Serra se defende de acusações de corrupção

Por Conceição Nascimento:
Diante das informações publicadas pelo portal Tempo Novo nesta terça-feira (16), sobre o suposto envolvimento da administradora do estacionamento rotativo da Serra, Serttel, em esquema de corrupção ativa e passiva, alvo de processo judicial no Estado do Paraná, a assessoria de comunicação da empresa enviou nota à redação onde aponta o posicionamento da empresa sobre os fatos divulgados.
 
Segundo a nota, a ação do Ministério Público do Paraná, citada na matéria, apura suposta participação de pessoas físicas, gestores da empresa, não afetando a sociedade e suas operações.
 
“Em seus 30 anos de atuação, a empresa não possui histórico de envolvimento em atos ilícitos e repudia veementemente tais práticas. 
Com relação a concessão do estacionamento rotativo com a prefeitura de Serra/ES, a empresa foi vencedora da licitação oferecendo a melhor proposta financeira, além de atender aos requisitos técnicos estabelecidos no edital. O contrato foi assinado em 21 de setembro de 2017 e a sua primeira etapa já se encontra em operação. 
Oferecendo soluções inovadoras para a mobilidade, comodidade e segurança das pessoas nos ambientes urbanos, a Serttel conta com mais de 1.200 colaboradores, atua em todo o Brasil e possui uma política anticorrupção (compliance) devidamente implantada e amplamente divulgada entre todos os seus colaboradores”, finalizou a nota.
 
Entenda:
A ação é movida pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), através de investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que ofereceu denúncia a Justiça no final de 2017. Além dos responsáveis pela empresa, estão implicados no processo o ex-prefeito, que está preso e servidores municipais da cidade de Araucária, localizada na Região Metropolitana do Paraná.
A Serttel que é de origem pernambucana é uma das gigantes no ramo de mobilidade urbana no país, e em 2017 ganhou a licitação para exploração do estacionamento rotativo na Serra. Aqui, estão previstas 2.000 vagas, sendo 1.700 em Laranjeiras, já em operação, e 300 em Serra-Sede, que ainda está sendo implantado. O Processo sob número 0012587-65.2017.8.16.0025, corre sem sigilo de Justiça, portanto, sendo um documento público. O MP-PR acusa a empresa de pagar propinas a servidores públicos da cidade paranaense em contrapartida para obter contratos com o município.
A empresa é alvo de delação premiada do ex-secretário de finanças do município de Araucária, celebrado com o Gaeco, que é o órgão do Ministério Público responsável por investigações, atividades de combate e ações penais relacionadas ao crime organizado.
Os fatos se tornaram públicos no dia 15 de dezembro de 2017, quando foi retirado o sigilo do processo. Ao receber a denúncia contra os responsáveis pela Serttel, o Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Araucária, Sergio Bernardinetti, decretou suas prisões preventivas e o bloqueio de seus bens. Porém, foram soltos através de um Habeas Corpus.
Nos autos do processo, Sergio Bernardinetti menciona que a empresa teria até um setor de propinas. Sobre o processo de licitação ocorrido na Serra, algumas lideranças do município já se pronunciaram e prometem solicitar mais informações sobre o assunto.
Já a Prefeitura da Serra disse, por meio da Secretaria de Comunicação que o processo licitatório ocorreu de forma transparente e bastante benéfica aos cofres públicos, gerando até mesmo uma receita inicial com outorga de R$ 1 milhão e que não existe como retroagir e “contaminar” o processo licitatório.
Acrescentou que a empresa cumpriu todos, sem exceção, os requisitos legais na época para participar do certame licitatório, não cabendo quaisquer atos de anulação. Todas certidões e documentações exigidas em lei foram rigorosamente apresentadas e que a licitação se deu de forma transparente, acompanhada pelo TCE-ES. A escolha pela empresa contratada se deu pelo atendimento dos requisitos técnicos estabelecidos no edital e a melhor proposta financeira ofertada para a PMS. No momento da contratação não existia quaisquer impedimentos ou acusações para a empresa ora citada.

Jovens são resgatados após quase 10h perdidos no Mestre Álvaro

Em busca de aventura e diversão cinco jovens decidiram subir no Mestre Álvaro por conta própria na última quarta-feira (17) e se perderam dentro da mata. Os três meninos e as duas meninas foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros e voluntários na madrugada desta quinta-feira (18) e estão bem.
Segundo informações da ong Amigos do Mestre Álvaro, que realiza trilhas monitoradas no monte mensalmente, os jovens subiram pela Trilha de Pitanga com destino ao “Poção” na trilha de Furnas, uma área procurada para recreação, ao retornarem por volta das 17h se perderam.
Na página da ong uma nota foi publicada. O texto diz que os jovens estavam totalmente despreparados sem condutor habilitado, sem água e comida, com trajes de banho, usavam chinelos e contavam apenas com as luzes dos celulares. “Felizmente a área possuía cobertura da rede telefônica, conseguindo acionar o Corpo de Bombeiros. Por volta das 22h de ontem (17) o Sargento Silveira contatou o presidente da Associação Ambientalista Amigos do Mestre Álvaro, Bismarke, que promoveu a conexão do voluntário Asafe Magnago para auxiliar no guiamento da Corporação. Outro grupo de voluntário liderado por outro membro da ong, o Márcio, também saiu à busca, partindo de Pitanga”, destaca a nota.
A equipe de resgate alcançou os jovens por volta das 2h30 da madrugada. “Essa “aventura” teve um desfecho feliz, mas poderia ter sido muito diferente. A APA tem área muito extensa e conta com diversas trilhas, o que confunde facilmente quem não tem experiência. Apenas uma trilha é sinalizada, e as placas encontram- se em péssimo estado de conservação, e muitas foram depredadas e arrancadas. Pedimos a todos que procurem sempre um condutor habilitado para incursões ao Mestre Álvaro, ou qualquer outro ambiente de ecoturismo. Segurança em primeiro lugar depois a aventura”, destaca Jean Robert de S. ferreira, da ong Amigos do Mestre Álvaro.
A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e assim que a resposta sobre o caso for enviada será publicada neste espaço.

Congo em Manguinhos com puxada e fincada do mastro

O final de semana também terá congada em Manguinhos com a Festa de São Sebastião e na sexta (19) e no sábado (20). Os festejos contam com puxada e fincada do mastro em frente a igreja de Sant’Anna.
Na sexta (19), às 19h, acontece a benção dos congueiros  com as bandas de congo Jovens de Manguinhos e Cultura Congo de Bicanga. Na sexta (19) também tem batucada na vila de pescadores.
Já no sábado (20), às 20 horas, acontece a puxada e Fincada do mastro. O cortejo será acompanhado pelas bandas de congo Jovens de Manguinhos e Konschaça.“A Festa de são Sebastião e Nossa Senhora de Sant’Anna é o maior movimento cultural do bairro. Este ano com congo, capoeira, artes plásticas, artesanato, gastronomia e fé. É uma festa promovida pela comunidade em  parceria com o município e com Tempo Novo. Teremos puxada de rede, um grande festival de cultura maratimba. É uma festa comunitária, não turística. Manguinhos é um dos poucos bairros do Estado que ainda existe comunidade. É o maior exemplo de união de uma comunidade pra fortalecimento da fé e da união”, destaca Guilherme Lima, Coordenador Geral da AMO – Assembleia Municipal do Orçamento e ex-presidente e liderança de Manguinhos.
Em Fundão
No domingo (21), o congo da Serra estará participando da Festa de São Sebastião, em Fundão. Por lá, estarão as bandas de congo Santo Expedito e São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga.

Município faz campanha contra lixo em praias

Começou ontem (17) a campanha de conscientização Praia Limpa nos balneários da Serra. A ideia é sensibilizar banhistas e comerciantes em geral sobre a importância de preservar o ambiente da praia e a restinga.
A ação que começou por Carapebus está percorrendo bares, restaurantes e quiosques da orla para afixar cartazes, entregar fôlderes e distribuir sacolas oxibiodegradáveis. Além disso, a equipe está realizando abordagens educativas com os banhistas.
“Durante as abordagens, falamos aos banhistas sobre a restinga, que deve ser preservada para evitar erosão na praia e por abrigar diferentes espécies. Também falamos da importância de recolher o próprio lixo e não jogar sacolas de plástico no mar, porque as tartarugas podem confundir com alimento e morrerem asfixiadas. Enfim, damos várias dicas de preservação”, afirmou o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Vitor Rosa.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Serra.
Confira o calendário do Praia Limpa:
Dia 17/1 – Carapebus
Dia 18/1 – Bicanga e Manguinhos
Dia 19/1 – Jacaraípe
Dia 20/1 – Jacaraípe
Dia 26/1 – Nova Almeida
Dia 27/1 – Manguinhos

Prefeitura abre seleção para cuidador com salário de R$ 1.250

A partir da próxima segunda (22) a Prefeitura da Serra abre processo seletivo para candidatos de nível médio para o cargo de cuidador, com ganhos de R$ 1.250. O edital visa o cadastro de reserva.
Para os candidatos interessados no edital nº 001/2018 de cuidador, as inscrições abrem a partir das 8 horas no endereço eletrônico: processoseletivo.serra.es.gov.br/sedu. O cadastro poderá ser feito até o dia 24 deste mês.
A remuneração do cargo é de R$ 1.250, sendo o salário no valor de R$ 950 e o auxílio-alimentação de R$ 300, creditado em cartão alimentação. A jornada de trabalho dos contratados é de 40 horas semanais.
Para concorrer ao cargo é necessário ter nível médio, acrescido de curso específico concluído na área de cuidador para estudante com deficiência, com carga horária mínima de 80 horas.
A seleção compreenderá as seguintes etapas: inscrição, classificação, convocação, conferência/análise de documentos, escolha de vagas e contratação dos profissionais.
O resultado do processo seletivo terá validade até o dia 31 de dezembro de 2018, ou até que se encerre o quantitativo de candidatos do cadastro reserva.
De acordo com a secretária de Educação, Márcia Lamas, a seleção tem por objetivo atender os estudantes com deficiência da rede municipal de ensino da Serra.
Márcia lembrou que o período de novas matrículas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) da Serra começa a partir da próxima terça-feira, dia 23, e alguns Centros de Educação Infantil (CMEI) continuam com matrículas abertas, por isso, não é possível dizer a quantidade de vagas que serão abertas na seleção.
“A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) vai contratar os profissionais de acordo com o fluxo de demandas: à medida que as matrículas são efetivadas, e a equipe pedagógica constata a necessidade de cuidador para as crianças, os profissionais são chamados. Ao todo foram criados 150 cargos para a função”, explicou Márcia Lamas.
Atribuição
Os aprovados e convocados para o cargo vão desenvolver as seguintes atribuições: acompanhar e auxiliar o estudante com deficiência, severamente comprometida no desenvolvimento das atividades rotineiras, cuidando para que ele tenha suas necessidades básicas  (fisiológicas  e  afetivas) satisfeitas; auxiliar nos cuidados e hábitos de higiene; auxiliar na locomoção de estudantes cadeirantes; acompanhar  os estudantes nas atividades  recreativas, entre outras funções.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra.

Mais de 300 vagas para aula de música de graça na Serra

Estão abertas 360 vagas para a Serra para aulas de violão, de canto e de percussão do projeto Ocupação Social do Governo do Estado. Os bairros atendidos são Central Carapina e Novo Horizonte, cada um com 180 vagas.
As inscrições já estão abertas e seguem até dia 04 de fevereiro, no link bit.ly/FamesNasComunidades.
Em Central Carapina, as aulas acontecerão no espaço cedido pelo Projeto Shalom. Já em Novo Horizonte, serão realizadas no espaço cedido pelo Centro Comunitário.
O projeto Fames nas Comunidades é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e faz parte das ações do Programa Ocupação Social.
O projeto tem como objetivo facilitar o acesso à educação musical para crianças, adolescentes e jovens de baixa renda. Para participar basta ter de 10 a 24 anos de idade e, ao menos, morar no município onde será realizado o curso. Cada oficina terá um limite de 60 vagas disponíveis, e não será possível participar de mais de uma.
A divulgação do resultado está prevista para o dia 09 de fevereiro, no site onde foram feitas as inscrições, com o início das aulas previsto para o final do mês, no dia 26.
 É importante que os selecionados compareçam aos locais de realização dos cursos no primeiro dia de aula portando um documento com foto para realizar a matrícula. Os alunos com menos de 18 anos de idade deverão estar acompanhados de um adulto. Caso não seja possível ir ao local, a matrícula poderá ser realizada depois, enquanto restarem vagas.
Locais das aulas
Serra
Núcleo de Central Carapina – Serra
Local: Projeto Shalom
Endereço: Avenida Vitória, n° 21
Núcleo de Novo Horizonte – Serra
Local: Centro Comunitário de Novo Horizonte
Endereço: Rua Maitaca, n° 14

Jovens vão lavar carros de graça na Serra

Eles são estudantes, estão de férias, mas decidiram dedicar o tempo de folga para fazer o bem ao próximo. Só no Espírito Santo, mais de 750 jovens participam do projeto Missão Calebe, organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que promove ações sociais e serviço voluntário em várias partes da América do Sul. Na Serra, várias ações estão acontecendo, entre elas uma lavagem de carros gratuita.
A ação para os motoristas acontecerá em frente à praça central do bairro Mestre Álvaro, no próximo domingo (21), a partir das 16h. Um grupo de 12 jovens estará à postos para lavar os veículos gratuitamente.
Antes disso, nesta quinta-feira (18), das 17h às 19h30, o mesmo grupo realizará um varal solidário no local onde acontece a tradicional feira de produtos orgânicos do bairro. Roupas estarão penduradas em cabides e calçados expostos para quem quiser levar para casa. As peças foram arrecadadas durante a semana.
Outras ações voluntárias acontecem em várias partes do Espírito Santo. Os ”calebes” desenvolvem atividades como reformas de praças, revitalização de rotatórias, melhorias em asilos e parquinhos, limpeza de quintais e doação de alimentos. Na cidade de Águia Branca, na região de Córrego das Estrelas, jovens ajudaram uma família que teve sua casa destelhada pelas chuvas. Eles colocaram uma nova cobertura e ajudaram na limpeza do local.
 “ É uma experiência única para esses jovens que tem a oportunidade de passar um tempo ajudando ao próximo, praticando a solidariedade. Eles abrem mão de um descanso ou viagem, para servir pessoas”, explicou o líder de Jovens da IASD para as regiões central e norte do ES.
Sobre o projeto
O Projeto Missão Calebe desafia os jovens adventistas a dedicarem suas férias, em janeiro e julho, prestando serviços voluntários à comunidades e pessoas que necessitam de ajuda material, física e emocional. Em 2018, o projeto envolve mais de 190 mil estudantes na América do Sul, sendo 64 mil só no Brasil e mais de 750 no Espírito Santo.

domingo, janeiro 14, 2018

Rotativo agrada consumidor e comércio espera mais vendas

Em vigor desde o dia 27 de novembro de 2017, o estacionamento rotativo em Laranjeiras tem deixado os comerciantes com expectativa de melhora nas vendas. Isso porque, apesar de ainda não terem feito uma balanço, os donos de lojas dizem que seus clientes vêm elogiando a facilidade de encontrar vagas para estacionar o carro.  
A gerente da loja Di Ragazza, Alessandra Ferro, percebeu que a mudança agradou aos clientes. “Nosso movimento não mudou, mas os clientes chegam e elogiam por acharem vaga”, aponta.
O gerente da Nonato Calçados, Fabrício Moura, também ouve elogios dos consumidores. “Ainda não tenho um parâmetro para avaliar aumento ou diminuição nas vendas. Mas vemos os clientes mais satisfeitos por encontrarem vagas, só reclamam da dificuldade em pagar. Acho que deveriam investir em mais pontos de venda dos bilhetes e reduzir o preço”, opina.
O proprietário da Doce Saber, Luiz Maiolli, também não avaliou as vendas, mas reconhece que é bom para o cliente. “Não sentimos piora, pode até ter melhorado, mas tenho observado que as pessoas têm encontrado vagas e é indiscutível que é bom para o cliente”, frisa.
Para o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas, Samuel Valle, a implantação do rotativo é um ganho para o comércio. “O rotativo é apenas uma fase do projeto para tornar Laranjeiras uma referência como centro comercial. E os comerciantes têm visto com bons olhos, pois o cliente encontra vagas. A prefeitura conseguiu criar um espaço para os ambulantes e ‘devolver’ a rua para o cliente”, avalia.
O rotativo tem 1,7 mil vagas distribuídas em 38 ruas e avenidas. Funciona das 8 às 18 h, de segunda a sexta e das 8 às 14 h aos sábados, com períodos de 30 min (R$1) há 3 horas (R$3,50).  Pode ser pago em dinheiro nas lojas credenciadas ou por meio do aplicativo ‘Serra – Estacionamento Rotativo’.

Secretário prevê Encolhimento da Vale e necessidade do ES diversificar economia

Eci Scardini
Economista, de origem no Bandes, em gerências e diretorias, Luiz Fernando Lorenzoni ocupou também diretorias no Banestes; foi secretário de Desenvolvimento Econômico em São Mateus, e hoje é secretário em Linhares. Visto como um vetor de desenvolvimento no norte do ES, nesta entrevista Lorenzoni comenta a vinda de empresas com Marcopolo, Gam e Oxford e faz um alerta: – o ES tem que dinamizar sua economia em vista de um possível desinvestimento da Vale. Lorenzoni chama a atenção ainda para a falta de engajamento de municípios na atração de investimentos.
Secretário, quais são as bases da economia do ES?
A mineração, formado pela Vale e Samarco, que está paralisada em virtude daquele problema. Temos a ArcelorMittal, com aço e laminação a quente que serve parte da indústria nacional. Estamos discutindo para que essas indústrias possam vir para o ES. Temos também a celulose com a Fibria. Na questão logística, estamos estrategicamente localizados. Num raio de mil km do ES temos de 60 a 70% do PIB nacional. Isso facilita acesso ao consumidor final. Temos ambiente para receber cargas, armazenar e distribuir. O Estado é maior exportador de rochas ornamentais do país. Além disso, o setor metalmecânico vem crescendo e na cadeia de petróleo e gás somos o segundo maior produtor do país. No café somos grandes produtores, entre outros.
É possível mais dinamismo no que já temos?
Sim. Por exemplo, precisamos aproveitar melhor o potencial de gás. Temos muitos produtos derivados do gás como insumo de diversos setores de produção. Isso ajudaria a tornar vários tipos de indústrias mais competitivas. Como o setor metalomecânica, que cresceu em cima da mineração, siderurgia e celulose; e agora pode expandir para essa cadeia de petróleo e gás.
Os investimentos da Vale na extração mineral no Pará e exportação pelo Maranhão pode gerar desinvestimento na planta capixaba?
 À medida que for se exaurindo o minério da região de Minas vejo a possibilidade de transferências de atividades para o Para e o Maranhão. Na planta capixaba cabe uma base de exportação de grãos, um porto de cargas gerais. O ES deve fazer um trabalho forte de diversificação da economia do para os próximos anos, é o que a gente vem fazendo. Essa possibilidade da Vale transferir parte das suas atividades para o Maranhão, daqui a 10 a 20 anos, existe. E o ES precisa se preparar.  
Há desigualdade de investimentos entre o Norte e o Sul do ES por conta da Sudene?
O norte do Estado hoje está disputando com o Nordeste brasileiro. A primeira coisa é trazer empreendimentos para o ES. Mas não são todas as empresas que podem ter o beneficio da Sudene, tem que ser lucro real e muitos setores não são. Tem ainda empresas, por exemplo, que tem foco na distribuição, e não é o lógico se instalar no Norte. Tivemos um caso recente da GAM Medicamentos, que trouxemos para o ES. Porém, ela não “coube” no norte. O local estratégico foi a Grande Vitória.
O que fazer para competir com outros Estados?
Ninguém vem fazer um investimento de R$ 200, 300 milhões do nada. Essas empresas contratam consultorias, e após 3 ou 4 anos eles fazem a opção pelo local. Você não consegue entrar só no final do processo. Tem que estar acompanhando, ter informação qualificada, relacionamento, conhecimento profundo e credibilidade senão nem te chamam para discutir. 
Como foi a vinda da empresa Marcopolo para o ES?
Começamos a atrair a Marcopolo em 2009. Estive diversas vezes com a diretoria e acompanhamos todos os estudos, concorrendo com outros estados, e tivemos êxito, implantamos em São Mateus. Outro caso foi a Oxford que é a maior planta das Américas de porcelana de mesa. Tinha um ambiente pouco favorável no ES, e ela já estava optando pela Paraíba. Fizemos um trabalho grande, adequamos várias coisas, como a oferta de gás. E atraímos a Oxford.
A região norte vai seguir crescendo?
No norte, posso dizer que 80% do caminho está andado. Mas falta um porto e/ou um aeroporto. Aí fecha o ciclo. Vamos ter a nossa matriz energética resolvida para ser competitivo internacionalmente. Em 2018 a Marcopolo vai duplicar suas atividades. Já é a maior fabricante de carrocerias de ônibus do mundo. Vai chegar entre 3 e 4,5 mil empregos diretos. Vai trazer novas atividades, como a fabricação de ônibus urbano. Até agora a empresa investiu R$ 200 a 250 milhões. Aqui é a maior planta mundial da empresa que está em oito países como China e EUA. Sem contar a imensidão de peças que ela precisa, criando uma cadeia muito grande na região.
Há espaço para novas indústrias de base no ES?
Não queremos mais qualquer tipo de empresa, como poluidoras. Queremos as que tragam conhecimento, oportunidades e conhecimento. Temos feito isso em Linhares. Existem exceções, mas você chega a alguns municípios e pergunta quem é o secretário de Desenvolvimento Econômico; às vezes é um secretário que acumulou o cargo. A gente não vê o foco. É preciso separar política da politicagem e isso temos feito.

Mineradora volta a se negar a pagar multa

Na tarde da última quarta-feira (09) a Vale informou, através de sua assessoria, que entrou com recurso pedindo a anulação da multa de R$ 1,62 milhão aplicada pelo Iema, por conta do descarte de resíduos em Praia Mole entre os últimos dias 1 e 5 de dezembro.
O órgão estadual disse que a assessoria jurídica do Iema vai analisar o recurso. Se após análise, a decisão for pela manutenção da multa, a empresa ainda pode recorrer do recurso junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).
Nos últimos 15 anos a Vale recebeu pelo menos 25 multas aplicadas por Iema, Prefeituras da Serra e Vitória por danos ambientais provocados pelas operações em Tubarão, mas não pagou nenhuma. Mesmo assim a empresa segue sem dificuldade para renovar sua licença.
Inclusive o Iema está renovando a licença de operação da Vale. Para isto o órgão capixaba contratou a Cetesb, órgão ambiental paulista, ao custo de R$ 550 mil, para fazer um estudo sobre a poluição gerada pela Vale. Desse estudo sairá um acordo chamado Termo de Compromisso Ambiental (TCA), que deve ser assinado também pelos Ministérios Públicos Estaduais e Federal.