Radio Sepiol E TV Sepiol

quinta-feira, novembro 16, 2017

Em dezembro tem festival de food truck em Barcelona

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, Barcelona será palco do Festival de Verão Food Truck. O evento será no estacionamento da creche Marília Modesto, em frente ao ginásio de esportes do bairromo, sempre a partir das 18 horas.
Na agenda, muita comida gostosa: culinária mexicana, portuguesa, oriental, italiana e brasileira. Além disso, haverá trucks com cerveja artesanal e ainda área kids para as crianças se divertirem.
Para os adultos, muita com artistas locais, dança, literatura e exposição de artesanatos. Entre os músicos que irão se apresentar estão Vanessa Gonçalves, Bero D’França, banda Raiz da Mata, Trio Jatoba e Samba Stylo.A entrada é gratuita e a realização é da JB Produções.

Som do Vinil e cover do Roberto Carlos agitam festa em Morada

Neste sábado (18) o Engenho Cerimonial, em Morada de Laranjeiras será palco da festa “50 anos da Jovem Guarda” a partir das 21 horas.
Para animar a noite o evento contará com apresentações da banda Som do Vinil, tocando sucessos da época. Haverá show também com o cantor Fábio Freitas, cover do rei Roberto Carlos.
Quem quiser curtir canções como ‘Eu sou terrível’, ‘Parei na contramão’, ‘Festa de arromba’ e ‘Estúpido cupido’ terá que desembolsar R$ 15 na compra do ingresso antecipado ou R$ 20 na hora do evento. Informações e reservas de mesa pelo telefone 992417079.

quinta-feira, novembro 09, 2017

PROPAGANDA COMERCIAL EM PARQUE RESIDENCIAL LARANJEIRAS - SERRA-ES 27 999576077


PROPAGANDA COMERCIAL EM PARQUE RESIDENCIAL LARANJEIRAS - SERRA-ES


Lei permite entrada gratuita para policiais em eventos na Serra

O vereador Cabo Porto (PSB) está causando uma polêmica entre os produtores de eventos da Serra. Isso porque ele é autor do projeto de lei 190/2017 que foi promulgada e virou a lei 4691. Ela estabelece a gratuidade de entrada para Policiais Militares, Civis, Bombeiros, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito em cinema, teatro, shows, feiras, exposições, eventos culturais e esportivos realizados na Serra. E não é só, a lei ainda prevê meia-entrada aos familiares que estiverem acompanhando esses profissionais de segurança.
Cabo Porto justifica a polêmica medida, afirmando que visa “reestabelecer a moral e o prestígio” desses servidores e que sem eles, a sociedade tende a se transformar em “ruínas de barbárie e anarquia”. Além disso, o vereador defende que com a presença destes profissionais nesses ambientes vai acarretar em mais “proteção e segurança”.
O projeto ainda prevê uma severa punição à quem não cumprir a lei. Será cobrado multa ao estabelecimento na quantia de 100 vezes o valor do ingresso, além disso, pode ter interdição do local por 30 dias e até cassação de alvará de funcionamento. O PL foi aprovado pela Câmara, e o prefeito Audifax Barcelos (Rede) perdeu o prazo para vetar ou sancionar a lei, sendo então promulgada. Logo, na prática, a medida está valendo, mas sem a devida regulamentação. Perguntado sobre o assunto, um membro da Procuradoria da Serra afirma que a tendência é o município entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), mas ainda depende de uma posição do prefeito.

Hartung e Pezão se unem para viabilizar ferrovia entre o Espírito Santo e Rio de Janeiro

Os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, (ambos PMDB) se reuniram nesta terça-feira (8), em Porto de Açu, localizado em São João da Barra, Rio de Janeiro, para discutir a criação de uma ligação ferroviária entre os dois estados. Também participaram do encontro empresários e representantes dos portos de Açu e Central (projeto que será construído em Presidente Kennedy, Região Sul do Espírito Santo).
O grupo assinou uma carta, que foi endereçada ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), em que solicitam prioridade na construção da ligação ferroviária entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. O documento solicita também que seja considerado o uso de recursos de prorrogações das concessões ferroviárias.
Paulo Hartung anunciou ainda que, na próxima terça-feira (14), em Brasília, os governadores serão recebidos pelo presidente da República, Michel Temer, para aprofundar os debates sobre o pleito dos capixabas e cariocas.
O governador Paulo Hartung ressaltou que para pensar no futuro do país é necessário ter avanços estruturantes em áreas prioritárias como educação e infraestrutura. “Ninguém fica de pé se não conseguir evoluir na modernização de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e transmissão de dados. Temos que avançar na solução desses problemas. Hoje, o Congresso mudou a lei de concessões e isso abriu uma janela de oportunidades. Acredito que Espírito Santo e Rio de Janeiro atuando juntos podem fazer desta oportunidade uma ação real. Venho propor darmos o primeiro passo. Não podemos perder os recursos da renovação das concessões”, alertou.
Logística
A ferrovia entre Rio de Janeiro e Espírito Santo interligará os principais terminais portuários privados existentes ao longo da costa – com destaque para o Porto do Açu e para o Porto Central –, constituindo uma alternativa logística para o escoamento de cargas originadas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, dentre as quais produtos manufaturados e commodities agrícolas e minerais.

Workshop de dança afro no Centro Cultural Eliziário Rangel

No mês de novembro o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo,  comemora um ano de existência, e para festejar seu aniversário foi preparado uma programação especial, que dialoga também com o mês da Consciência Negra.
Uma das atrações da agenda é o bailarino Jordan Fernandes, um dos grandes nomes da dança Afro do Estado, que ministrará um Workshop dividido em quatro encontros que acontecerão durante este mês.
A agenda com Jordan começa nesta quinta-feira – dia 9 com estudos iniciais da dança de matrizes africanas, e continua sucessivamente, nos dias 16 (estudos de movimentos de festas); 23 (estudo de movimentos através do elemento aço) e dia 30 (estudo de movimentos do elemento água).A dança afro-brasileira é fruto de práticas trazidas pelos negros africanos para o Brasil que foram reelaboradas e transformadas.
As oficinas que acontecem das 18h30 às 20h, têm a proposta de disseminar a cultura afro brasileira a todos interessados, abordando questões de valorização, compreensão da beleza e da diversidade da cultura negra.
Jordan Fernandes Santos é bailarino, professor e coreógrafo. Possui reconhecida trajetória em formação de bailarinos e grupos de dança, conquistando o lugar de referência em Dança Afro e Dança Contemporânea no Espírito Santo.
Serviço:
Workshop Dança Afro com Jordan Fernandes
Data, 9, 16, 23 e 30 de noevembro
Horário | 18h30 às 20h00
Local | Teatro Eliziário, primeiro piso
Rua Gonçalves Dias, 1201
São Diogo – Serra | ES
Telefone: (27) 3065 2647 / (27) 9 9830 8813.
Investimento | Aulas avulsas R$25,00 | Pacote R$ 80,00
ATENÇÃO:  O(s) valor(es) deverá(ão) ser pago(s) no dia da atividade.
 Para realizar inscrição envie e-mail para formacao@ccer.art.br com dados pessoais e o(s) curso(s) que deseja realizar.

Água do rio Doce piora dois anos após lama da Samarco

O prognóstico feito por pesquisadores e ambientalistas à época do rompimento da barragem da Samarco (Vale + BHP Billiton) de que o desastre/crime ambiental teria efeitos prolongados sobre o rio Doce está confirmado. Prova disso é o estudo divulgado pela ONG SOS Mata Atlântica que aponta piora nas condições das águas do rio e seus afluentes quase dois anos após o desastre em Mariana – MG, ocorrido em 05 de novembro de 2015.  Igualmente grave é o fato de que o rio Doce segue lançando a sujeira da mineração de ferro no mar no Espírito Santo. 
Segundo a assessoria de imprensa da ONG, de 18 pontos do rio monitorados em municípios mineiros e capixabas, 16 tem as águas com qualidade ruim ou péssima. Foram constatadas concentrações elevadas de material em suspensão e metais pesados, como manganês, cobre, alumínio e ferro.  Substâncias cuja ingestão pode levar a graves problemas de saúde.
Em todos os 18 pontos a água está imprópria para consumo humano, pesca, irrigação e produção de alimentos. E em sete pontos, não havia sequer vida aquática como peixes, sapos e girinos.
“Nesses locais, o espelho d’água estava repleto de insetos e pernilongos, vetor de graves problemas de saúde pública, como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, observa Malu Ribeiro, especialista em Água da Fundação SOS Mata Atlântica. A coleta das amostras aconteceu entre os últimos dias 11 e 20 de outubro.      
 A equipe da Fundação percorreu o rastro da lama por 733 km ao longo de todo o rio Doce, desde os seus formadores – os rios Gualaxo do Norte, Piranga e Carmo  em Minas até a foz em Regência, no ES.   “A seca extrema e o baixo volume das águas causaram uma concentração dos poluentes, o que fez com que a poluição, apesar de imperceptível a olho nu, esteja em concentração bem maior do que no ano passado”, disse Malu.
Colatina
Apesar das condições ruins, o rio Doce segue sendo a única fonte de abastecimento para a população de Colatina, cidade do noroeste capixaba com 
A desertificação em Colatina ganhou contornos mais dramáticos com a lama e metais pesados no rio. Foto: Prefeitura de Colatina
cerca de 120 mil habitantes. A Samarco até construiu duas adutoras, uma no rio Pancas (na margem esquerda do Doce), outra no rio Santa Maria (na margem direita do Doce).  Mas os dois afluentes do rio Doce estão sem água por conta da seca extrema que castiga o ES há três anos.
Por isso muitos moradores de Colatina que tem condições econômicas compram água mineral ou buscam o líquido em poços e nascentes distantes do rio Doce para beber e cozinhar. Aos mais pobres, resta usar a água do rio Doce para beber e cozinhar.     
Samarco diz que monitora rio e que fez melhorias no abastecimento
Quem respondeu os questionamentos feitos pela reportagem foi a Fundação Renova, criada e mantida pela Samarco para gerir as reparações ambientais e indenizações aos atingidos. Através da assessoria de imprensa a Renova disse que monitora a bacia do rio Doce sob a supervisão dos órgãos ambientais.
Os dados são repassados em tempo real e em relatórios trimestrais  a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (IEMA), Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Renova disse também que o último relatório feito em setembro o índice de turbidez se manteve, na maioria dos pontos, abaixo do limite legal. E que em Colatina a água está própria para consumo humano, desde que tratada pela concessionária de saneamento que atende a cidade.
A assessoria da Renova citou também as adutoras de água nos rio Santa Maria e Pancas, além de construir poços artesianos e bancar melhorias na estação de tratamento de água de Colatina. E que também está investindo em captação alternativa em Linhares e reformando a estação de tratamento de água em Regência.
No entanto a assessoria da Renova não comentou o problema dos metais pesados citados pela fundação SOS Mata Atlântica.

Vereador quer instituir “Escola sem Partido” na Serra

Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 272/2017, que deve instituir no sistema municipal de ensino o “Programa Escola sem Partido”, que, em tese, ofereceria um ensino baseado na neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado. Na prática, o projeto lista uma série de direitos e deveres do professor em sala de aula; dos pais na educação dos filhos e estabelece regras para a escolha de livros didáticos. 
Segundo o autor do projeto, Pastor Ailton (PSC), “a liberdade de ensinar não confere ao professor o direito de se aproveitar do seu cargo e da audiência cativa dos alunos, para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias”.
O vereador afirma ainda que o professor “não tem o direito de favorecer, prejudicar ou constranger os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, morais ou religiosas; nem de desfazer propaganda político-partidária em sala de aula e incitar seus alunos a participarem de manifestações, atos públicos e passeatas; manipular o conteúdo da sua disciplina com o objetivo de obter a adesão dos alunos a determinada corrente política ou ideológica; nem, finalmente, o direito de dizer aos filhos dos outros o que é a verdade em matéria de religião ou moral”.
O parlamentar insinua que os estudantes que se encontram em tal situação estão sendo manipulados e explorados politicamente, o que vai de encontro ao art. 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), segundo o qual “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de exploração”.
Pastor Ailton argumenta que um Estado que se define como laico – e que, portanto, deve manter uma posição de neutralidade em relação a todas as religiões – não pode usar o sistema de ensino para promover uma determinada moralidade, já que a moral é muitas vezes inseparável da religião.

Mais de 55 vagas de emprego na Serra

Está procurando emprego? Nesta quinta-feira (09) o Sine da Serra vai oferecer 57 vagas de emprego. Somente para empregada doméstica diarista, são 30 oportunidades.
Também há chances para chefe de cozinha, enfermeiro, chapeiro, auxiliar de costura, entre outras.
Para Pessoas com Deficiência (PCD), há chance para auxiliar de limpeza. Ficou interessado em uma das vagas? É só ir até o Sine, que fica localizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, entre 8 e 17 horas, levando os seguintes documentos: carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de residência.É importante destacar que o Sine não recebe currículos. O candidato vai fazer o cadastro no local e será encaminhado às vagas disponíveis.
Os detalhes das oportunidades podem ser conferidos, clicando aqui.
Sine da Serra
Vagas abertas: 57
Endereço: Pró-Cidadão, avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe (antigo Shopping Norte)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Extrabom abre 72 vagas para contratação de verão

A Rede Extrabom já está se preparando para a chegada do verão, quando aumenta o volume de atendimento nas lojas localizadas nos balneários da Região Metropolitana da Grande Vitória. A empresa abriu processo seletivo para a ampliação do quadro de funcionários das unidades situadas em Jacaraípe, na Serra; em Itaparica; Vila Velha, e em Muquiçaba, Guarapari.
Serão contratados 16 colaboradores para os cargos de auxiliar de padaria, embalador, operador de carnes, operador de frios, recepcionista de atendimento e repositor para a loja de Jacaraípe.
Para o supermercado de Muquiçaba, o Extrabom recrutará 50 profissionais para as funções de auxiliar de cozinha, embalador, auxiliar de padaria, repositor, auxiliar de serviços gerais, operador de carnes, recepcionista de atendimento, operador de frios e repositor de depósito.Já no Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica, haverá 6 chances de emprego para os cargos de embalador e recepcionista de atendimento. Para concorrer a uma das oportunidades é necessário que o candidato tenha pelo menos 18 anos. O currículo deve ser cadastrado no site www.extrabom.com.br, na opção “Trabalhe Conosco”. As contratações irão acontecer no mês de novembro e, após o fim do verão, há chances de efetivação.

Ruas de Laranjeiras e Colina sem energia neste domingo (12)

Neste domingo (12) vai faltar energia em algumas ruas de Parque Residencial Laranjeiras e Colina de Laranjeiras. Isto porque a EDP Escelsa fará manutenção programada para ampliação das redes elétricas.
As ruas de Laranjeiras que serão afetadas são: das 09h às 11h são parte da Rua Coelho Neto e adjacências e das 9h às 16h parte das Ruas Olegário Mariano, Raul de Leoni, Euclides da Cunha e adjacências.
Já em Colina de Laranjeiras, a rua que ficará sem energia das 09h às 11h será  a Coelho Neto (parte dela e adjacências).A manutenção é para melhoria de atendimento aos consumidores. Qualquer dúvida o consumidor pode entrar em contato com a Central de Atendimento EDP Escelsa 24 horas. 0800 721 0707.

quinta-feira, novembro 02, 2017

Ferro velho pode ser obrigado a emitir nota fiscal

Com o objetivo de combater o comércio ilegal de autopeças usadas, deputados estaduais aprovaram durante a sessão ordinária nesta terça-feira (31) o Projeto de Lei (PL) 77/2017, do deputado Gilsinho Lopes (PR), que obriga a emissão de nota fiscal para o comércio de autopeças usadas, sucatas e partes de veículos automotores terrestres. A matéria seguiu para análise do Executivo. 
Se sancionado pelo governador, estabelecimentos que praticam o corte, desmonte, recuperação, reparação e revenda de peças ou partes de veículos deverão garantir documento fiscal para compra e venda (entrada e saída) de fios, arames, peças, tubos, tampos, baterias, transformadores, entre outros materiais. Será necessário ainda apontar diferença entre fornecedores (pessoa física ou jurídica). A medida altera o artigo 12 da Lei 10.031/2013, que disciplina o cadastro destes estabelecimentos.

Exposição com três artista no Centro Cultural em São Diogo

No mês de novembro a galeria de Artes Benedita Torreão, que fica no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, apresenta a exposição coletiva “Elos e distinções”. A partir do dia 3 de novembro (sexta-feira) estarão expostos trabalhos de três artistas: Glaucio Buhr, Lara Cremasco e Paloma Tauffer.
“Elos e distinções” é diversidade. Criar sempre foi o objetivo comum, mas com olhares, vivências e experiências diferentes, os artistas conseguiram se integrar e criar laços, elos entre a arte como um todo, bem expressados em pintura, desenho, fotografia e colagem. O objetivo é não só contemplar a beleza da arte, mas sentir e enxergar com os olhos da alma aquilo que se expressa no papel e na tela.
A mostra também é marcada por traços minimalistas, coloridos, empaste e preto e branco. As diferenças abundam, mas em si chegam a um denominador comum. O ser individual, único, subjetivo. O ser que anseia liberdade para realizar o que lhe convém. O ser cansado de uma sociedade opressora e impositora.“Elos e distinções” faz pensar. Deseja a expressão do ser sem compromisso com o que é imposto por padrões sociais. Deseja criar elos entre o diferente e chegar a uma resultante livre, desprovida do óbvio, que desperte aquilo que às vezes escondemos. Humanidade.
O Centro Cultural fica na rua Gonçalves Dias, nº 1201, em São Diogo. Telefone: (27) 3065 2647 / (27) 9 9830 8813. As visitas estarão abertas no sábado e domingo das 18h30 às 21h.
Serviço:
Exposição Coletiva “ELOS E DISTINÇÕES”.
Obras dos Artistas Plásticos Glaucio Buhr, Lara Cremasco e Paloma Tauffer.
Vernissage | 03 de novembro, às 19h30.
Exposição | 03 a 25, sempre aos sábados e domingos do mês.
Horário aberto ao público de 18h30 às 21h00.
Classificação | 12 anos.
Ingressos | “pague quanto quiser”.
Local | Galeria Benedita Torreão, primeiro piso do CCER.

Disputa de corrida e cavalo de pau podem causar cassação da CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publica hoje (1º) no Diário Oficial da União resolução que estabelece os procedimentos administrativos relativos à aplicação das penalidades de suspensão e cassação da carteira de motorista nos casos de infrações cometidas a partir de 1º de novembro de 2016.
De acordo com a deliberação, a suspensão do direito de dirigir ocorrerá nos casos em que o infrator somar, no período de 12 meses, 20 pontos em decorrência de transgressões às leis de trânsito. A suspensão terá duração mínima de seis meses. Se houver reincidência, a suspensão mínima será de oito meses, podendo chegar a 2 anos. Nos casos em que as infrações já preveem, de forma específica, a suspensão, ela será aplicada mesmo que o motorista não tenha atingido os 20 pontos.
Caso o infrator seja flagrado dirigindo após ter sua habilitação suspensa, a penalidade aplicada será de cassação da carteira de motorista. Também está prevista a cassação da carteira em situações como dirigir ou permitir que dirijam veículos em categorias diferentes daquela para a qual o motorista foi habilitado; disputa de corrida ou promoção, em vias públicas, de competição, eventos, exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo sem permissão da autoridade de trânsito; ou quando o motorista fizer uso de veículos para demonstrar ou exibir manobra perigosa, ou fizer arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus (os chamados cavalos de pau).O Contran detalhou também as situações em que será necessário aos condutores o curso de reciclagem. No caso dos condutores de veículos como caminhões, ônibus e carretas (categorias C, D ou E), foram regulamentadas as regras sobre a possibilidade de eles optarem por participar do Curso Preventivo de Reciclagem, quando atingirem 14 pontos no período de um ano.
Fonte: Agência Brasil