sábado, novembro 11, 2017
quinta-feira, novembro 09, 2017
Lei permite entrada gratuita para policiais em eventos na Serra
O vereador Cabo Porto (PSB) está causando uma polêmica entre os produtores de eventos da Serra. Isso porque ele é autor do projeto de lei 190/2017 que foi promulgada e virou a lei 4691. Ela estabelece a gratuidade de entrada para Policiais Militares, Civis, Bombeiros, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito em cinema, teatro, shows, feiras, exposições, eventos culturais e esportivos realizados na Serra. E não é só, a lei ainda prevê meia-entrada aos familiares que estiverem acompanhando esses profissionais de segurança.
Cabo Porto justifica a polêmica medida, afirmando que visa “reestabelecer a moral e o prestígio” desses servidores e que sem eles, a sociedade tende a se transformar em “ruínas de barbárie e anarquia”. Além disso, o vereador defende que com a presença destes profissionais nesses ambientes vai acarretar em mais “proteção e segurança”.
O projeto ainda prevê uma severa punição à quem não cumprir a lei. Será cobrado multa ao estabelecimento na quantia de 100 vezes o valor do ingresso, além disso, pode ter interdição do local por 30 dias e até cassação de alvará de funcionamento. O PL foi aprovado pela Câmara, e o prefeito Audifax Barcelos (Rede) perdeu o prazo para vetar ou sancionar a lei, sendo então promulgada. Logo, na prática, a medida está valendo, mas sem a devida regulamentação. Perguntado sobre o assunto, um membro da Procuradoria da Serra afirma que a tendência é o município entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), mas ainda depende de uma posição do prefeito.
Hartung e Pezão se unem para viabilizar ferrovia entre o Espírito Santo e Rio de Janeiro
Os governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, (ambos PMDB) se reuniram nesta terça-feira (8), em Porto de Açu, localizado em São João da Barra, Rio de Janeiro, para discutir a criação de uma ligação ferroviária entre os dois estados. Também participaram do encontro empresários e representantes dos portos de Açu e Central (projeto que será construído em Presidente Kennedy, Região Sul do Espírito Santo).
O grupo assinou uma carta, que foi endereçada ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), em que solicitam prioridade na construção da ligação ferroviária entre Espírito Santo e Rio de Janeiro. O documento solicita também que seja considerado o uso de recursos de prorrogações das concessões ferroviárias.
Paulo Hartung anunciou ainda que, na próxima terça-feira (14), em Brasília, os governadores serão recebidos pelo presidente da República, Michel Temer, para aprofundar os debates sobre o pleito dos capixabas e cariocas.
O governador Paulo Hartung ressaltou que para pensar no futuro do país é necessário ter avanços estruturantes em áreas prioritárias como educação e infraestrutura. “Ninguém fica de pé se não conseguir evoluir na modernização de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e transmissão de dados. Temos que avançar na solução desses problemas. Hoje, o Congresso mudou a lei de concessões e isso abriu uma janela de oportunidades. Acredito que Espírito Santo e Rio de Janeiro atuando juntos podem fazer desta oportunidade uma ação real. Venho propor darmos o primeiro passo. Não podemos perder os recursos da renovação das concessões”, alertou.
Logística
A ferrovia entre Rio de Janeiro e Espírito Santo interligará os principais terminais portuários privados existentes ao longo da costa – com destaque para o Porto do Açu e para o Porto Central –, constituindo uma alternativa logística para o escoamento de cargas originadas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, dentre as quais produtos manufaturados e commodities agrícolas e minerais.
Workshop de dança afro no Centro Cultural Eliziário Rangel
No mês de novembro o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, comemora um ano de existência, e para festejar seu aniversário foi preparado uma programação especial, que dialoga também com o mês da Consciência Negra.
Uma das atrações da agenda é o bailarino Jordan Fernandes, um dos grandes nomes da dança Afro do Estado, que ministrará um Workshop dividido em quatro encontros que acontecerão durante este mês.
A agenda com Jordan começa nesta quinta-feira – dia 9 com estudos iniciais da dança de matrizes africanas, e continua sucessivamente, nos dias 16 (estudos de movimentos de festas); 23 (estudo de movimentos através do elemento aço) e dia 30 (estudo de movimentos do elemento água).A dança afro-brasileira é fruto de práticas trazidas pelos negros africanos para o Brasil que foram reelaboradas e transformadas.
As oficinas que acontecem das 18h30 às 20h, têm a proposta de disseminar a cultura afro brasileira a todos interessados, abordando questões de valorização, compreensão da beleza e da diversidade da cultura negra.
Jordan Fernandes Santos é bailarino, professor e coreógrafo. Possui reconhecida trajetória em formação de bailarinos e grupos de dança, conquistando o lugar de referência em Dança Afro e Dança Contemporânea no Espírito Santo.
Serviço:
Workshop Dança Afro com Jordan Fernandes
Data, 9, 16, 23 e 30 de noevembro
Horário | 18h30 às 20h00
Local | Teatro Eliziário, primeiro piso
Rua Gonçalves Dias, 1201
São Diogo – Serra | ES
Telefone: (27) 3065 2647 / (27) 9 9830 8813.
Investimento | Aulas avulsas R$25,00 | Pacote R$ 80,00
ATENÇÃO: O(s) valor(es) deverá(ão) ser pago(s) no dia da atividade.
Para realizar inscrição envie e-mail para formacao@ccer.art.br com dados pessoais e o(s) curso(s) que deseja realizar.
Água do rio Doce piora dois anos após lama da Samarco
O prognóstico feito por pesquisadores e ambientalistas à época do rompimento da barragem da Samarco (Vale + BHP Billiton) de que o desastre/crime ambiental teria efeitos prolongados sobre o rio Doce está confirmado. Prova disso é o estudo divulgado pela ONG SOS Mata Atlântica que aponta piora nas condições das águas do rio e seus afluentes quase dois anos após o desastre em Mariana – MG, ocorrido em 05 de novembro de 2015. Igualmente grave é o fato de que o rio Doce segue lançando a sujeira da mineração de ferro no mar no Espírito Santo.
Segundo a assessoria de imprensa da ONG, de 18 pontos do rio monitorados em municípios mineiros e capixabas, 16 tem as águas com qualidade ruim ou péssima. Foram constatadas concentrações elevadas de material em suspensão e metais pesados, como manganês, cobre, alumínio e ferro. Substâncias cuja ingestão pode levar a graves problemas de saúde.
Em todos os 18 pontos a água está imprópria para consumo humano, pesca, irrigação e produção de alimentos. E em sete pontos, não havia sequer vida aquática como peixes, sapos e girinos.
“Nesses locais, o espelho d’água estava repleto de insetos e pernilongos, vetor de graves problemas de saúde pública, como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, observa Malu Ribeiro, especialista em Água da Fundação SOS Mata Atlântica. A coleta das amostras aconteceu entre os últimos dias 11 e 20 de outubro.
A equipe da Fundação percorreu o rastro da lama por 733 km ao longo de todo o rio Doce, desde os seus formadores – os rios Gualaxo do Norte, Piranga e Carmo em Minas até a foz em Regência, no ES. “A seca extrema e o baixo volume das águas causaram uma concentração dos poluentes, o que fez com que a poluição, apesar de imperceptível a olho nu, esteja em concentração bem maior do que no ano passado”, disse Malu.
Colatina
Apesar das condições ruins, o rio Doce segue sendo a única fonte de abastecimento para a população de Colatina, cidade do noroeste capixaba com

A desertificação em Colatina ganhou contornos mais dramáticos com a lama e metais pesados no rio. Foto: Prefeitura de Colatina
cerca de 120 mil habitantes. A Samarco até construiu duas adutoras, uma no rio Pancas (na margem esquerda do Doce), outra no rio Santa Maria (na margem direita do Doce). Mas os dois afluentes do rio Doce estão sem água por conta da seca extrema que castiga o ES há três anos.
Por isso muitos moradores de Colatina que tem condições econômicas compram água mineral ou buscam o líquido em poços e nascentes distantes do rio Doce para beber e cozinhar. Aos mais pobres, resta usar a água do rio Doce para beber e cozinhar.
Samarco diz que monitora rio e que fez melhorias no abastecimento
Quem respondeu os questionamentos feitos pela reportagem foi a Fundação Renova, criada e mantida pela Samarco para gerir as reparações ambientais e indenizações aos atingidos. Através da assessoria de imprensa a Renova disse que monitora a bacia do rio Doce sob a supervisão dos órgãos ambientais.
Os dados são repassados em tempo real e em relatórios trimestrais a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (IEMA), Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A Renova disse também que o último relatório feito em setembro o índice de turbidez se manteve, na maioria dos pontos, abaixo do limite legal. E que em Colatina a água está própria para consumo humano, desde que tratada pela concessionária de saneamento que atende a cidade.
A assessoria da Renova citou também as adutoras de água nos rio Santa Maria e Pancas, além de construir poços artesianos e bancar melhorias na estação de tratamento de água de Colatina. E que também está investindo em captação alternativa em Linhares e reformando a estação de tratamento de água em Regência.
No entanto a assessoria da Renova não comentou o problema dos metais pesados citados pela fundação SOS Mata Atlântica.
Vereador quer instituir “Escola sem Partido” na Serra
Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 272/2017, que deve instituir no sistema municipal de ensino o “Programa Escola sem Partido”, que, em tese, ofereceria um ensino baseado na neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado. Na prática, o projeto lista uma série de direitos e deveres do professor em sala de aula; dos pais na educação dos filhos e estabelece regras para a escolha de livros didáticos.
Segundo o autor do projeto, Pastor Ailton (PSC), “a liberdade de ensinar não confere ao professor o direito de se aproveitar do seu cargo e da audiência cativa dos alunos, para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias”.
O vereador afirma ainda que o professor “não tem o direito de favorecer, prejudicar ou constranger os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, morais ou religiosas; nem de desfazer propaganda político-partidária em sala de aula e incitar seus alunos a participarem de manifestações, atos públicos e passeatas; manipular o conteúdo da sua disciplina com o objetivo de obter a adesão dos alunos a determinada corrente política ou ideológica; nem, finalmente, o direito de dizer aos filhos dos outros o que é a verdade em matéria de religião ou moral”.
O parlamentar insinua que os estudantes que se encontram em tal situação estão sendo manipulados e explorados politicamente, o que vai de encontro ao art. 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), segundo o qual “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de exploração”.
Pastor Ailton argumenta que um Estado que se define como laico – e que, portanto, deve manter uma posição de neutralidade em relação a todas as religiões – não pode usar o sistema de ensino para promover uma determinada moralidade, já que a moral é muitas vezes inseparável da religião.
Mais de 55 vagas de emprego na Serra
Está procurando emprego? Nesta quinta-feira (09) o Sine da Serra vai oferecer 57 vagas de emprego. Somente para empregada doméstica diarista, são 30 oportunidades.
Também há chances para chefe de cozinha, enfermeiro, chapeiro, auxiliar de costura, entre outras.
Para Pessoas com Deficiência (PCD), há chance para auxiliar de limpeza. Ficou interessado em uma das vagas? É só ir até o Sine, que fica localizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, entre 8 e 17 horas, levando os seguintes documentos: carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de residência.É importante destacar que o Sine não recebe currículos. O candidato vai fazer o cadastro no local e será encaminhado às vagas disponíveis.
Os detalhes das oportunidades podem ser conferidos, clicando aqui.
Sine da Serra
Vagas abertas: 57
Endereço: Pró-Cidadão, avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe (antigo Shopping Norte)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Extrabom abre 72 vagas para contratação de verão
A Rede Extrabom já está se preparando para a chegada do verão, quando aumenta o volume de atendimento nas lojas localizadas nos balneários da Região Metropolitana da Grande Vitória. A empresa abriu processo seletivo para a ampliação do quadro de funcionários das unidades situadas em Jacaraípe, na Serra; em Itaparica; Vila Velha, e em Muquiçaba, Guarapari.
Serão contratados 16 colaboradores para os cargos de auxiliar de padaria, embalador, operador de carnes, operador de frios, recepcionista de atendimento e repositor para a loja de Jacaraípe.
Para o supermercado de Muquiçaba, o Extrabom recrutará 50 profissionais para as funções de auxiliar de cozinha, embalador, auxiliar de padaria, repositor, auxiliar de serviços gerais, operador de carnes, recepcionista de atendimento, operador de frios e repositor de depósito.Já no Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica, haverá 6 chances de emprego para os cargos de embalador e recepcionista de atendimento. Para concorrer a uma das oportunidades é necessário que o candidato tenha pelo menos 18 anos. O currículo deve ser cadastrado no site www.extrabom.com.br, na opção “Trabalhe Conosco”. As contratações irão acontecer no mês de novembro e, após o fim do verão, há chances de efetivação.
Ruas de Laranjeiras e Colina sem energia neste domingo (12)
Neste domingo (12) vai faltar energia em algumas ruas de Parque Residencial Laranjeiras e Colina de Laranjeiras. Isto porque a EDP Escelsa fará manutenção programada para ampliação das redes elétricas.
As ruas de Laranjeiras que serão afetadas são: das 09h às 11h são parte da Rua Coelho Neto e adjacências e das 9h às 16h parte das Ruas Olegário Mariano, Raul de Leoni, Euclides da Cunha e adjacências.
Já em Colina de Laranjeiras, a rua que ficará sem energia das 09h às 11h será a Coelho Neto (parte dela e adjacências).A manutenção é para melhoria de atendimento aos consumidores. Qualquer dúvida o consumidor pode entrar em contato com a Central de Atendimento EDP Escelsa 24 horas. 0800 721 0707.
sábado, novembro 04, 2017
quinta-feira, novembro 02, 2017
Ferro velho pode ser obrigado a emitir nota fiscal
Com o objetivo de combater o comércio ilegal de autopeças usadas, deputados estaduais aprovaram durante a sessão ordinária nesta terça-feira (31) o Projeto de Lei (PL) 77/2017, do deputado Gilsinho Lopes (PR), que obriga a emissão de nota fiscal para o comércio de autopeças usadas, sucatas e partes de veículos automotores terrestres. A matéria seguiu para análise do Executivo.
Se sancionado pelo governador, estabelecimentos que praticam o corte, desmonte, recuperação, reparação e revenda de peças ou partes de veículos deverão garantir documento fiscal para compra e venda (entrada e saída) de fios, arames, peças, tubos, tampos, baterias, transformadores, entre outros materiais. Será necessário ainda apontar diferença entre fornecedores (pessoa física ou jurídica). A medida altera o artigo 12 da Lei 10.031/2013, que disciplina o cadastro destes estabelecimentos.
Exposição com três artista no Centro Cultural em São Diogo
No mês de novembro a galeria de Artes Benedita Torreão, que fica no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, apresenta a exposição coletiva “Elos e distinções”. A partir do dia 3 de novembro (sexta-feira) estarão expostos trabalhos de três artistas: Glaucio Buhr, Lara Cremasco e Paloma Tauffer.
“Elos e distinções” é diversidade. Criar sempre foi o objetivo comum, mas com olhares, vivências e experiências diferentes, os artistas conseguiram se integrar e criar laços, elos entre a arte como um todo, bem expressados em pintura, desenho, fotografia e colagem. O objetivo é não só contemplar a beleza da arte, mas sentir e enxergar com os olhos da alma aquilo que se expressa no papel e na tela.
A mostra também é marcada por traços minimalistas, coloridos, empaste e preto e branco. As diferenças abundam, mas em si chegam a um denominador comum. O ser individual, único, subjetivo. O ser que anseia liberdade para realizar o que lhe convém. O ser cansado de uma sociedade opressora e impositora.“Elos e distinções” faz pensar. Deseja a expressão do ser sem compromisso com o que é imposto por padrões sociais. Deseja criar elos entre o diferente e chegar a uma resultante livre, desprovida do óbvio, que desperte aquilo que às vezes escondemos. Humanidade.
O Centro Cultural fica na rua Gonçalves Dias, nº 1201, em São Diogo. Telefone: (27) 3065 2647 / (27) 9 9830 8813. As visitas estarão abertas no sábado e domingo das 18h30 às 21h.
Serviço:
Exposição Coletiva “ELOS E DISTINÇÕES”.
Obras dos Artistas Plásticos Glaucio Buhr, Lara Cremasco e Paloma Tauffer.
Vernissage | 03 de novembro, às 19h30.
Exposição | 03 a 25, sempre aos sábados e domingos do mês.
Horário aberto ao público de 18h30 às 21h00.
Classificação | 12 anos.
Ingressos | “pague quanto quiser”.
Local | Galeria Benedita Torreão, primeiro piso do CCER.
Disputa de corrida e cavalo de pau podem causar cassação da CNH
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publica hoje (1º) no Diário Oficial da União resolução que estabelece os procedimentos administrativos relativos à aplicação das penalidades de suspensão e cassação da carteira de motorista nos casos de infrações cometidas a partir de 1º de novembro de 2016.
De acordo com a deliberação, a suspensão do direito de dirigir ocorrerá nos casos em que o infrator somar, no período de 12 meses, 20 pontos em decorrência de transgressões às leis de trânsito. A suspensão terá duração mínima de seis meses. Se houver reincidência, a suspensão mínima será de oito meses, podendo chegar a 2 anos. Nos casos em que as infrações já preveem, de forma específica, a suspensão, ela será aplicada mesmo que o motorista não tenha atingido os 20 pontos.
Caso o infrator seja flagrado dirigindo após ter sua habilitação suspensa, a penalidade aplicada será de cassação da carteira de motorista. Também está prevista a cassação da carteira em situações como dirigir ou permitir que dirijam veículos em categorias diferentes daquela para a qual o motorista foi habilitado; disputa de corrida ou promoção, em vias públicas, de competição, eventos, exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo sem permissão da autoridade de trânsito; ou quando o motorista fizer uso de veículos para demonstrar ou exibir manobra perigosa, ou fizer arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus (os chamados cavalos de pau).O Contran detalhou também as situações em que será necessário aos condutores o curso de reciclagem. No caso dos condutores de veículos como caminhões, ônibus e carretas (categorias C, D ou E), foram regulamentadas as regras sobre a possibilidade de eles optarem por participar do Curso Preventivo de Reciclagem, quando atingirem 14 pontos no período de um ano.
Fonte: Agência Brasil
Buffet diferenciado e requinte para realizar festa dos sonhos
Quem nunca quis ter uma festa dos sonhos? Foi pensando em realizar os desejos das pessoas que há seis anos Fabiana Meira e Helder Ávila planejaram construir uma casa de festas com requinte, sofisticação e muito verde.
Segundo Fabiana a escolha da Serra e do bairro Jardim Limoeiro, se deu por ela perceber logo que se casou a falta de um espaço construído e projetado. “A maioria desses espaços são adaptações. A pessoa compra uma casa, faz um puxadinho,quebra uma parede daqui e dali e denomina como cerimonial. Fica espaço dividido, as fotos não ficam boas, algo que não foi construído para ser, foram adaptados”.
Para construir o Cerimonial e Buffet Dei Fiori foram comprados dois grandes terrenos. “Pegamos ideias de vários estados, São Paulo, Rio e principalmente Fortaleza de grandes cerimoniais. É um projeto de mais de sete anos incluindo a obra e arquiteto. A Serra foi escolhida devido o crescimento econômico e espaço para crescer, pois Vitória não possui esse espaço. Chegamos a cogitar Jardim Camburi, mas o sonho era uma casa de referência com espaço de primeira com valor acessível para as noivas na Serra”, destaca.O Dei Fiori possui salão amplo, sem divisórias e colunas; ambiente todo refrigerado; entradas independentes para convidados e anfitriões; suitevip- ambiente aconchegante para a noiva/anfitrião para a realização das refeições. O projeto tem ainda acesso para portadores de necessidades especiais, deck na área externa que dá acesso ao jardim, espaço para banda e DJ muito verde e espaço para cerimônia de casamento ao ar livre, além de estacionamento interno.
Além disso, quem escolher o local para festejar uma data especial terá no cardápio das delícias do buffet que vão desde entradas finas frias com canapés, folhados e assados, mini porções servidas em panelinhas de porcelana, salgados fritos e cantinho mineiro com muito torresmo, ovo de codorna e outras guloseimas. As bebidas também é variada: água mineral, refrigerantes, cervejas, coquetel de frutas sem álcool e vinho branco ou tinto.
“Desenvolvemos projetos personalizados, únicos e exclusivos, com dedicação a cada evento e de acordo com as singularidades e gostos pessoais”, detalha Fabiana.
O cerimonial Dei Fiori fica em Jardim Limoeiro, na rua Gustavo Barroso, 802. O telefone de contato para orçamento e visitas são os 99954-2379 (vivo) 98121-2494 (tim). Tem ainda o email: cerimonial@deifiori.com.br.
Troca de informações e uso de lápis podem levar à eliminação no Enem
A maioria dos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já sabe que não pode fazer qualquer consulta ou receber e repassar informações sobre o conteúdo das provas durante o exame. Essa é uma das ações que pode levar à eliminação do candidato, mas outras atitudes também podem provocar a exclusão do participante.
A eliminação pode ocorrer, por exemplo, se o candidato começar a prova antes das 13h30 ou sair da sala sem acompanhamento de um fiscal depois das 13h. Também não é permitido deixar o local da prova em definitivo antes de completar duas horas depois do início das provas.
De acordo com o edital, a eliminação do participante poderá ainda ocorrer durante a realização das provas, caso ele utilize lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações. Também não é permitido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.O uso de dispositivos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens também estão proibidos e resultam na exclusão do participante.
Em 2016, 8,7 mil candidatos foram eliminados durante a aplicação das provas. A maioria das eliminações (44,3%) ocorreu porque os candidatos não marcaram o tipo de prova recebida. Neste ano, será usada a prova personalizada, com os Cadernos de Questões identificados com nome e número de inscrição do participante.
Mais 19,77% das eliminações foram por porte de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações. A ausência da sala de prova sem acompanhamento resultou em 9,1% das eliminações e 7,41% foram por portar equipamentos eletrônicos.
Fuja da eliminação no Enem:
Não comece as provas antes das 13h30
Atenda às orientações da equipe de aplicação durante o exame
Não saia, em definitivo, antes de duas horas do início das provas
Após 13h, não saia da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal
Aguarde em sua sala entre as 13h e as 13h30 e siga as instruções do aplicador
Não receba qualquer informação referente ao conteúdo das provas de qualquer pessoa
Aguarde o aplicador fazer a coleta de seu dado biométrico durante a realização das provas
Se terminar a prova antes dos 30 minutos finais, entregue seu Caderno de Questões ao aplicador
Não faça anotações em qualquer documento que não seja o Cartão-Resposta, o Caderno de Questões, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho
Entregue ao aplicador, quando terminar as provas, o Cartão-Resposta, a Folha de Redação, a Ficha para Coleta de Dado Biométrico e a Folha de Rascunho
Não se recuse, sem justificativa, a passar pela revista eletrônica e pela coleta de dado biométrico, assim como a ter seus objetos revistados eletronicamente
Fonte: Agência Brasil
Uma criança morre a cada 7 minutos no mundo
A cada 7 minutos uma criança ou um adolescente, entre 10 e 19 anos de idade, morre em algum lugar do mundo, vítima de homicídio ou de alguma forma de conflito armado ou violência coletiva. Somente em 2015, a violência vitimou mais de 82 mil meninos e meninas nessa faixa etária. Os dados são do relatório Um Rosto Familiar: A Violência na Vida de Crianças e Adolescentes, lançado hoje (1) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A América Latina e o Caribe têm os mais altos índices de homicídios. Em 2015, dos 51,3 mil homicídios de meninas e meninos de 10 a 19 anos – não relacionados a conflitos armados –, mais da metade, 24,5 mil, aconteceram nessa região. “Esses números se mostram desproporcionais considerando que tal conjunto de países abriga pouco menos de 10% da população nessa faixa etária”, diz o Unicef.
A região da América Latina e do Caribe tem uma taxa de homicídios de adolescentes entre 10 e 19 anos (22,1 homicídios para cada 100 mil adolescentes) quatro vezes maior do que a média global. Os cinco países com as maiores taxas estão todos na América Latina: Venezuela, com uma taxa de 96,7 mortes para cada 100 mil, seguida pela Colômbia (70,7), por El Salvador (65,5), por Honduras (64,9) e pelo Brasil (59).Vários fatores individuais são vinculados a um aumento do risco de homicídio, incluindo a raça. No Brasil, em 2014, a taxa de homicídios entre adolescentes homens negros foi quase três vezes maior que entre os brancos. Segundo o relatório, entretanto, esses adolescentes tendem a viver em comunidades com níveis mais elevados de homicídio, com desigualdade social e de renda, disponibilidade de armas, presença de tráfico de drogas, uso generalizado de drogas e álcool, falta de oportunidades de emprego e com desorganização e segregação urbana.
A região mais segura do mundo para um adolescente é a Europa Ocidental com 0,4 morte para cada 100 mil.
O documento do Unicef traz uma análise detalhada das mais diversas formas de violência sofridas por crianças e adolescentes em todo o mundo: violência disciplinar e violência doméstica na primeira infância; violência na escola – incluindo bullying; violência sexual; e mortes violentas de crianças e adolescentes.
Segundo o relatório, todas as formas de violência vivenciadas por meninas e meninos, independentemente da natureza ou gravidade do ato, são prejudiciais. “Além da dor e do sofrimento que causa, a violência mina o senso de autoestima das crianças e dos adolescentes e impede seu desenvolvimento. A impunidade dos autores e a exposição prolongada à violência podem fazer com que as vítimas acreditem que a violência é normal. Dessa forma, a violência é velada, dificultando sua prevenção e sua superação”, diz.
Primeira infância
Para o representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, é preciso interromper a violência, começando pelo castigo corporal na primeira infância, que atinge todas as classes sociais. Aproximadamente 300 milhões de crianças de 2 a 4 anos de idade em todo o mundo (três em cada quatro) sofrem, regularmente, disciplina violenta por parte de seus cuidadores; 250 milhões (cerca de seis em cada dez) são punidas com castigos físicos.
“Os homicídios muitas vezes são só a última etapa em um ciclo de violência a que crianças e adolescentes estão expostos desde a primeira infância. O relatório nos diz que a maioria dos homicídios contra adolescentes não acontece em países que estão em conflito, como Síria, mas nos países da América Latina e do Caribe, e o Brasil encontra-se entre aqueles com as taxas mais alta de homicídios de adolescentes do mundo”, aponta o representante da Unicef em nota.
O Brasil é citado no relatório como um dos 60 países que têm uma legislação que proíbe o castigo físico. A Lei da Palmada (Lei nº 13.010/2014), também conhecida como Lei Menino Bernardo, foi aprovada em 2014 no país. Apenas 9% das crianças com menos de 5 anos em todo o mundo vivem nesses países, o que deixa outros 607 milhões sem uma proteção legal contra esse tipo de violência.
Em todo o mundo, 1,5 bilhão de cuidadores (mais de um em cada quatro) dizem que o castigo físico é necessário para criar ou educar adequadamente as crianças. Uma em cada quatro crianças menores de 5 anos – 177 milhões – vive com uma mãe vítima de violência doméstica.
Conflitos armados
O relatório também faz uma análise sobre mortes de adolescentes em decorrência de violência coletiva ou conflitos armados. Além de morrer no fogo cruzado, os adolescentes desses locais vivem o risco de trauma psicológico ou emocional de ser recrutado ou usado por forças ou grupos armados.
Em 2015, foram cerca de 31 mil mortes de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos nesse tipo de contexto de violência. Enquanto 6% das crianças e adolescentes de 10 a 19 anos do mundo vivem no Oriente Médio e Norte da África, as duas regiões concentram 70% das mortes nessa faixa etária.
Violência nas escolas
Uma vez que as crianças entram na escola, amizades e interações com colegas assumem um papel cada vez mais importante em suas vidas. Esses relacionamentos têm o potencial de contribuir para o bem-estar e capacidade de socialização de uma criança mas também estão associados à exposição a novas formas de vitimização.
A metade da população de crianças em idade escolar – 732 milhões – vive em países onde o castigo corporal na escola não está totalmente proibido. Além disso, em todo o mundo, cerca de 130 milhões (mais de um em cada três) estudantes entre 13 e 15 anos sofrem bullying regularmente. No Brasil, 43% de meninos e meninas do 6º ano (11 e 12 anos) disseram que sofreram bullying nos últimos meses. Segundo relatório, e eles foram roubados, insultados, ameaçados, agredidos fisicamente ou maltratados.
Os ataques armados às escolas estão incluídos como uma das seis violações graves condenadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em 2016, foram registrados aproximadamente 500 ataques ou ameaças de violência contra escolas em 18 países ou áreas ao redor do mundo. Nos últimos 25 anos, 59 tiroteios, que deixaram pelo menos uma pessoa morta, foram registrados em 14 países. A maioria desses incidentes, 43 deles, aconteceram nos Estados Unidos.
Violência sexual
A violência sexual contra crianças ocorre em países de todos os níveis de desenvolvimento e renda e pode afetar crianças de todas as idades e em diferentes contextos. Ambos, os meninos e as meninas, podem ser alvo de violência sexual, mas as meninas, geralmente, estão em maior risco.
De acordo com o relatório do Unicef, em todo o mundo, cerca de 15 milhões de adolescentes meninas, de 15 a 19 anos, foram vítimas de relações sexuais ou outros atos sexuais forçados; 9 milhões delas foram vítimas no último ano.
Dados de 28 países indicam que 90% das adolescentes vítimas disseram que o autor da primeira violação era alguém próximo ou conhecido. E apenas 1% das que sofreram violência sexual disseram que buscaram ajuda profissional.
Recomendações
De acordo com o relatório, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável reconhece a erradicação da violência contra crianças e adolescentes como componente-chave do desenvolvimento sustentável. Os principais fatores que contribuem para que essa violência aconteça incluem desigualdades econômicas e sociais agudas, normas sociais e culturais que toleram a violência, falta de políticas e legislação adequadas, serviços insuficientes para as vítimas e investimentos limitados para prevenir e responder à violência.
Para superar esse quadro, o Unicef insta os governos a que tomem medidas urgentes, como fortalecer os marcos legais e políticos, melhorar os serviços de atenção às vítimas e estabelecer planos nacionais para reduzir a violência contra as crianças e os adolescentes.
“Também é preciso mudar os padrões que perpetuam a violência e reduzir comportamentos violentos, isso inclui desenvolver a capacidade de pais e cuidadores para resolver conflitos familiares sem o uso de violência, e promover a não violência entre crianças e adolescentes”, diz o Unicef.
O fundo também ressalta a importância de se limitar o acesso a armas de fogo e outras armas.
Um resumo do relatório está disponível em português na página do Unicef, clique aquipara acessar.
Fonte: Agência Brasil
Água do Reis Magos já está chegando para morador
Entrou em operação na última quinta-feira (26), o sistema de abastecimento do rio Reis Magos, que está reforçando o fornecimento de água para a Serra. A inauguração do sistema, localizado em Putiri, zona rural entre Nova Almeida e Serra-Sede, contou com a presença de lideranças políticas locais e estaduais, dentre elas o governador Paulo Hartung (PMDB) e o prefeito Audifax Barcelos (PDT).
Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, o sistema produz 500 litros de água por segundo e atende diretamente cerca de 150 pessoas nas regiões da Serra-Sede e Civit I. O volume equivale a 25% do que a Cesan capta no rio Santa Maria, manancial que já atende a cidade, a parte continental de Vitória, Vale e Arcelor em Tubarão, e que já vem dando sinais de esgotamento.
Tanto que o sistema Reis Magos, previsto anteriormente para 2020, acabou antecipado para 2017. Formado pelos rios Timbuí e Fundão, que descem das montanhas de Santa Teresa, o Reis Magos é um rio de menor vazão que o Santa Maria e o Jucu, os principais fornecedores de água da região Metropolitana.
Os dados semanais da vazão dos Reis Magos ainda não estão sendo divulgados pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), diferente do que acontece com Jucu e Santa Maria. E segundo a assessoria de imprensa da Agerh, a cúpula do órgão ainda não decidiu se adotará o procedimento.
Outra questão importante sobre o Reis Magos é a salinização. Em 2016 Tempo Novo fez reportagem exclusiva mostrando que o sal vindo dos mangues de Nova Almeida sobe mais de 10 km rio acima, chegando próximo onde foi montada a captação. Para conter o problema, a Cesan disse que faria no rio uma barreira de pedra semelhante às que já existem junto as captações do Jucu, em Vila Velha e no Santa Maria na Serra para evitar o mesmo problema.
quinta-feira, outubro 26, 2017
Taxa extra na conta de energia pode ficar 43% mais alta em novembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira (24) uma proposta de reajuste de quase 43% sobre o atual valor da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, cobrada sempre que as usinas térmicas mais onerosas precisam ser mantidas ativas para suprir a alta demanda de consumo de energia.
A proposta será submetida à consulta pública, podendo sofrer mudanças. Se o reajuste for aprovado, quando a bandeira vermelha patamar 2 for acionada, os consumidores deixarão de pagar os atuais R$ 3,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) e passarão a pagar R$ 5 de taxa extra, já a partir de novembro.
A agência também sugeriu alteração da bandeira tarifária amarela, que poderá ficar 50% mais barata, passando de R$ 2 para R$ 1 de cobrança extra a cada 100 kWh. A bandeira amarela é a primeira da escala de cobrança adicional na conta de luz.
Segundo a Aneel, o objetivo da medida é reajustar os valores que as distribuidoras cobram dos consumidores para custear a compra de energia elétrica – custos que aumentam sempre que as usinas térmicas precisam ser acionadas para suprir o mercado consumidor, devido ao baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, que são a principal fonte de abastecimento no setor elétrico brasileiro.
A bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, foi acionada no início deste mês pela primeira vez desde que a bandeira vermelha foi desmembrada em duas, em janeiro de 2016. No mês passado, estava em vigor a bandeira amarela.
O acionamento da bandeira vermelha 2 foi adotado devido à baixa vazão das usinas hidrelétricas, já que as chuvas em setembro ficaram abaixo da média.
Nesta sexta-feira (27), a Aneel divulgará a bandeira tarifária que estará em vigor em novembro.
Fonte: Agência Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)

