Radio Sepiol E TV Sepiol

segunda-feira, junho 26, 2017

Vereador quer vacinação domiciliar para idosos e/ou com dificuldades de locomoção

Pessoas com deficiência permanente ou com dificuldade temporária de locomoção terão o direito à vacinação domiciliar na Serra. Projeto de autoria do vereador Fábio Duarte (PDT) com este fim foi aprovado na Câmara da Serra.
 
De acordo com o projeto, a Prefeitura da Serra deve disponibilizar em seu portal os formulários para o cadastramento das pessoas. preferencialmente idosos ou pessoas com dificuldade permanente de locomoção, comprovada via laudo médico. 

Recital de música em Porto Canoa de graça nesta terça


O recital começara às 19h desta terça (27). Foto: Divulgação
Por Thiago Albuquerque
Nesta terça (27) vai acontecer no Auditório do Colégio Iolanda Shineider, em Porto Canoa um recital dos alunos da Escola de Música Notom. Com início às 19h, a entrada é franca e aberta ao público. Os alunos vãos mostrar todo o aprendizado nas aulas que tiveram no semestre para a plateia.
“É uma demonstração de tudo que foi apreendido durante esse tempo, o recital de alunos serve para mostrar aos pais como estão se desenvolvendo durante as aulas, e ajudar os alunos que são um pouco mais tímidos a perder a timidez, se apresentando ao público”, fala a proprietária e professora de técnica vocal, Vivian Martins.A escola de música entrará de recesso no próximo dia 10 de julho e ficará fechada até o dia 17. A secretaria funcionará normalmente neste período para matrícula, rematrícula e pagamentos de mensalidade.
No local são encontrados aulas de sax, violino, flauta transversa, flauta doce, contrabaixo, violão, cavaquinho, guitarra, teclado, teoria musical, canto, trompete, trombone, clarin, harmonia e improvisação, musicalização infantil (a partir de 03 anos) e bateria.
Mais informações no contato 3282-2501 ou no site WWW.escolanotom.com.br

Sábado tem evento em homenagem pelos 50 anos da Banda Estrela dos Artistas

A banda é a mais tradicional da cidade. Foto: Divulgação
Em comemoração aos 50 anos da banda Estrela dos Artistas, no próximo sábado (1), às 9h30, acontece um evento na Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Serra Sede.
Estão confirmadas as presenças da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo; Banda da Faculdade de Música do Espírito Santo; Orquestra Jovem da Faculdade de Música do Espírito Santo; Banda Marcial da Escola Manoel Carlos de Miranda; Banda Marcial da Escola Graciliano Ramos; Banda da Escola Aprendizes de Marinheiro; Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo e Banda de Música do 38º Batalhão de Infantaria.
Apesar de ter sido criada em 1967, por meio da fusão de duas bandas, a história da Estrela dos Artistas vem desde os anos 1800, e está ligada diretamente ao período Imperial do Brasil.
A primeira banda, denominada Recreio dos Artistas surgiu em 1860, quando D. Pedro II veio visitar o Estado e foi recepcionado por uma banda organizada pelo major Antônio Pinto Loureiro, chefe da Guarda Nacional da Vila da Serra.
Um pouco depois, em 1892, surgiria no município a outra importante banda da época, a Lira Estrela do Norte, do maestro Manoel Xavier. O sucesso das duas bandas se estendeu até meados de 1940, quando os dois maestros morreram e as atividades foram encerradas.
Em 1967, após solicitação do prefeito da Serra na época, Naly da Encarnação Miranda, ocorreu a fusão das duas bandas e surgiu então a Estrela dos Artistas, comandada pelo maestro Antísthenes Loureiro.
A realização é da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).

Cantora da Serra faz sucesso com gospel pop pentecostal


A cantora está no mundo gospel desde 2004. Foto: Divulgação
A cantora Elizabeth Silva, moradora da Serra está fazendo sucesso no meio gospel com suas músicas “Pop pentecostal”. Sua trajetória começou em 2004 passando por um ministério de louvor, ainda na cidade de Cariacica.
Em 2014, no Rio de Janeiro, concluiu seu primeiro CD independente intitulado A Perfeição de Deus. Agora em 2017, a cantora lançou seu mais novo trabalho com o título “Olha o que Deus Fez” pela Gravadora Primícias Gospel Music de São Paulo com o produtor Nildo Costa.
Segundo o empresário Itamar Andrade, o repertório do segundo trabalho está muito variado, com ritmos de sertanejo universitário, pop, e muito mais. E acrescentou que o diferencial da cantora são suas interpretações autênticas de todas as canções.             Contatos (27) 99898-9139 ou Pelo Site. 

Inscrições abertas para cursos presenciais e à distância


Das 300 oportunidades, 50 são para o curso de Auxiliar Administrativo. Foto: Divulgação
Estão abertas inscrições para mil vagas de cursos profissionalizantes. A oportunidade está sendo oferecida pelo Projeto Juventude Ativa e as inscrições podem ser realizadas a partir da próxima terça-feira (27). O aluno não paga mensalidade do curso, somente uma taxa única de R$ 79,90 para contribuir com os materiais e despesas do curso.
As inscrições dos cursos no Polo de Laranjeiras começam nesta terça-feira (27) e irão até dia (12). O atendimento podem ser feitas das 09 às 17h com atendimento de segunda à sábado na rua Thomas Edson, Parque Residencial Laranjeiras. Inscrições também pelo site: www.juventudeativa.org.br
Cursos Presenciais    Pólo de Laranjeiras
Aux. Administrativo 50 vagas
Porteiro 50 vagas
Elétrica Predial 50 vagas
Comandos Elétricos 25
Informática básica 25 vagas
Cuidador de Idosos 25 vagas
Cuidador Infantil  25        
Auxiliar de Saúde Bucal 25 vagas
Manicure e Pedicure 25 vagas
Maquiagem 25 vagas
Cursos EAD ( à distância)
Atendente de Farmácia 50 vagas
Técnicas de Vendas 50 vagas
Telemarketing 100 vagas
Gestão Administrativa  50 vagas
Departamento Pessoal 50 vagas
Assistente Contábil 50 vagas
Administrativo Informatizado 50 vagas
Autocad 50 vagas
Gestão de Recursos Humanos 50 vagas
Telefone: 99610-6606 ou 99877-2328 e 99813-3900 (WhatsApp)

Bairros da Serra ganham hortas orgânicas

O projeto “Hortas Orgânicas: Aprender a fazer; e fazer para aprender” contemplará escolas, postos de saúde e creches. Foto: Divulgação / PMS
Dez comunidades do município da Serra irão ganhar hortas orgânicas. O projeto “Hortas Orgânicas: Aprender a fazer; e fazer para aprender” contemplará escolas, postos de saúde e creches.
O período de implantação vai até novembro. A secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma)  vai desenvolver junto às comunidades ações técnicas, por meio de palestras educativas, treinamentos, oficinas e aulas práticas.
Serão contemplados com o projeto o posto médico de Bairro de Fátima; a Associação de Moradores Maria Niobe, em Maria Niobe; a EMEF João Paulo II, em Jardim Carapina; a EMEF Herbert de Souza, em São Marcos II; a EMEF Serrana, em São Judas Tadeu; o CMEI A Pequena Manjedoura, em Solar de Anchieta; o Cras/CAI, em Jardim Carapina; a Associação de Moradores de Jardim Limoeiro; a EEEFM Mestre Álvaro, em Eldorado; e a Associação de Moradores de Vista da Serra I.O secretário adjunto da Semma, Ronaldo Freire, disse que os moradores preparam a horta, desde os canteiros, terra, retirada de erva daninha, plantam e colhem. “A importância do projeto é fazer o resgate da simplicidade de tocar na terra, bem como a integração de vários atores da sociedade, tais como comunidade, alunos, professores, conselheiros escolares e empresas parceiras. Não estamos criando nada, somente fomentando e sendo criativos neste momento de crise econômica, social e ambiental. Todos em prol da sustentabilidade”, afirmou.
O projeto é uma parceria da Semma, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, com associações de moradores envolvidas no projeto, escolas públicas municipais e estaduais.

sexta-feira, junho 23, 2017

Julho tem Campeonato Estadual de Kung Fu em Eldorado


O Ginásio Poliesportivo de Eldorado na Serra vai receber no dia 09 de julho a 16ª Edição do Campeonato Estadual de Kung Fu/Wushu. Com entrada franca, o evento é organizado pela equipe Fábio Aragão e a realização é da Federação de Kung Fu do Estado do Espírito Santo. Esse é o segundo ano seguido que a competição acontece na região. Essa é a principal competição de Kung Fu no ES.
A competição que serve como Seletiva para a Seleção Capixaba que vai disputar posteriormente o Campeonato Brasileiro em Setembro em Cuiabá, Mato Grosso, já tem quase 90 atletas inscritos de São Mateus, Baixo Guandu, Serra, Vitória e Vila Velha.As categorias em disputa são infanto-juvenil, juvenil e adulto masculino e feminino. Elas serão disputadas na modalidades Sandá (luta), Shuai Jião (judô Chinês) e Taolu (Formas). Adalberto Gonçalves e Josué Natan são atletas serranos que vão disputar e que foram convocados para a Seleção Brasileira de Kung Fu.
O evento conta com apoio da Associação de Moradores do Conjunto Residencial Eldorado (AMOCRE); Prefeitura Municipal da Serra através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Confederação Brasileira de Kung Fu/Wushu; NJ Capotaria e Clínica do Amigo.

Grupo quer dar acolhimento psicológico e assistência a terceira idade

O baile será das 13 às 17h na Serra-sede. Foto: Divulgação
Cada fase da vida apresenta diferentes desafios e oportunidades de superação. A terceira idade não foge à regra e apresenta suas questões. O envelhecimento, processo natural do corpo, afeta a saúde emocional e física do indivíduo. A psicóloga do Viver Bem, da Unimed Vitória, Hitala Gomes, avalia que é inevitável sentir essas mudanças com o passar dos anos.
“A maturidade traz muita experiência, mas também algumas limitações. Apesar da melhoria da qualidade de vida da população, é inegável que surgem algumas restrições não só físicas como emocionais. Lidar com a aposentadoria e com a saída dos filhos de casa, por exemplo, são alguns dos desafios enfrentados pelo idoso”, comenta.
Tão importante quanto à assistência em saúde, é ofertar o acolhimento psicológico necessário ao público da terceira idade. Esta é a proposta do Grupo “Os desafios do envelhecimento” desenvolvido pelo Viver Bem. Hitala explica que o Grupo visa oferecer um espaço de escuta e motivação para enfrentar as mudanças desta fase da vida.

Queimado pode ser tombado como patrimônio histórico nacional

Quando for revitalizada as ruínas devem ficar como o projeto divulgado pelo município. Foto: Divulgação
O sítio histórico do Queimado, palco de uma das maiores revoltas de escravos do Brasil, a Insurreição do Queimado poderá ser tombado como patrimônio histórico nacional. A proposta foi divulgada no último dia 31 quando representantes do governo Federal, Estadual e Municipal estiveram visitando as ruínas.
Estiveram presentes o secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, Erivaldo Oliveira da Silva, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, além do prefeito Audifax Barcelos e gestores de Promoção da Igualdade Racial representantes do Governo Federal por meio do Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Juventude/ Segov-PR, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Secretaria de Assuntos Federativos/Segov, entre outros.A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lourência Riani, conta que o Queimado é uma prioridade para o Governo Audifax em 2018. “Em 2015 nós apresentamos o projeto de revitalização das ruínas em Brasília, junto a ministros, Fundação Palmares e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ao mesmo tempo solicitamos o tombamento nacional do Sítio Histórico do Queimado. A partir deste momento o Iphan faz projetos para dois estudos. Um deles é o estudo e a prospecção arqueológica no sítio histórico, este será realizado e assumido pelo município e deve custar cerca de R$ 130 mil. A revitalização só pode ser feita depois deste estudo. Temos tido reuniões sistemáticas com Iphan que vem nos orientando e já estamos em processo licitatório para este estudo”, destaca.
Autoridades durante visita ao sítio histórico no último dia 31. Foto: Divulgação
Lourência disse também que a maior preocupação da Prefeitura da Serra são as ruínas. “O estudo que estamos fazendo em cima deste projeto de revitalização é separar, fazer por etapa, a primeira é separar o que é obra e o que necessita para manter erguidas as ruínas. O entorno e sua envolta pode ser numa segunda e numa terceira etapa. O que nós temos que fazer é a manutenção das ruínas para elas não caírem”.
A cargo do Iphan ficará o estudo INRC (Inventário Nacional de Referência Nacional) que será bancado pela Fundação Palmares que deve custar R$ 150 mil. “Ao final deste inventário é que se toma a decisão de dar o tombamento nacional ou o registro histórico nacional”.
Seminário
Neste final de semana acontece o Seminário Queimado que irá tratar das perspectivas da legalidade territorial e do projeto arqueológico de restauração e de revitalização das ruínas.
O evento será na sexta-feira (23) a partir das 18h30 e no sábado (24) das 8h30 às 18h30 na  paróquia São José Operário, em Carapina (ao lado do colégio Rômulo Castelo). A realização é do Fórum Chico Prego.

Quarteto canino da Polícia apreende maconha, cocaína e crack na Serra

Quatro cães foram responsáveis pelas apreensões. Foto: Polícia Militar
Na última quarta (21), quatro cães ajudaram a Polícia Militar com apreensão de drogas na Serra. Integrantes da Companhia Especializada de Operações (Ceoc) com os cães Isaac, Kênia, Iron e Jhoy estiveram na Serra, nas ruas da cidade realizando treinamento externo e acabaram detectando entorpecentes e armas.
Os militares da Ceoc estiveram pela parta da tarde, em Chácara Parreiral e lá o quarteto canino achou seis tabletes de maconha, com aproximadamente um quilo. Foi encontrado também 112 buchas de maconha, 13 pinos de cocaína e 39 pedras de crack.
Após a abordagem policial, todo o material ilícito encontrado foi encaminhado para a 3º Delegacia Regional da Serra. Ninguém foi preso. O subcomandante, tenente Soares, destaca que esse tipo de ação fortalece o crescimento do serviço policial militar e que a Ceoc esta a disposição para auxílio nas ocorrências policiais em que haja a necessidade do emprego dos cães. 

Delícias das festas juninas e seus benefícios nutricionais

Pé de Moleque, canjica, bolo de milho, arroz doce, caldos e outros, são delícias que fazem parte das festas juninas. Nessa época do ano acontecem estes tipos de festejos em muitas escolas e comunidades e são uma boa oportunidade para os pais se divertirem com as crianças, que se encantam com tantas guloseimas. Mas, as comidas típicas servidas nas festas são saudáveis e estão liberadas para a garotada?
As nutricionistas do Viver Bem, programa de promoção à saúde da Unimed Vitória, explicam que algumas dessas guloseimas se sobressaem quando se fala de benefícios nutricionais. Destaque para o milho, que, cozido ou em forma de pipoca ou pamonha, oferece carboidratos – nossa principal fonte de energia –  vitaminas do complexo B, minerais, fibras e antioxidantes.
Para as festas juninas, o conselho das nutricionistas é que a criança faça sua alimentação saudável normalmente durante todo o tempo, para que ela não desconte a fome nas comidas gostosas do evento, principalmente nos doces. “O doce não está proibido, mas deve ser consumido sem exageros”, diz Aline Sarmento, nutricionista do Grupo de Reeducação Alimentar, do Viver Bem.

Orientação para donos de animais e educação ambiental na lagoa Juara domingo


A última edição do evento aconteceu na praça Encontro das Águas, também em Jacaraípe. Foto: Divulgação/Claudiney Rocha
Clarice Poltronieri
Neste domingo (25) acontece no bairro Lagoa em Jacaraípe a 3ª Blitz Veterinária com Conscientização Ambiental, das 10h às 13h, próximo aos restaurantes da Juara. Orientações sobre pets, animais silvestres e proteção ambiental serão os temas trabalhados no evento que é gratuito e aberto a toda comunidade. Pode levar inclusive os bichos de estimação.
No local haverá uma tenda onde o Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) vai falar sobre questões ambientais relacionadas à Jacaraípe, em especial sobre a lagoa Juara, que vem sofrendo com lançamento de esgoto e com a salinização após a dragagem do rio que a liga ao mar.“O Ibraff foi convidado para falar sobre as questões ambientais relacionadas ao bairro. Vamos abordar questões hídricas, a situação da lagoa Juara, a importância da mata ciliar. Enfim, falaremos sobre os impactos negativos que a lagoa vem sofrendo e vamos orientar as pessoas a como cuidar melhor do meio ambiente” disse o ativista do Ibraff, Claudiney Rocha.
Também haverá um veterinário à disposição para esclarecer dúvidas à população sobre como cuidar bem do pet, vacinação, doenças mais comuns e outros pontos. Serão ainda distribuídas amostras de ração.
Claudiney explica que esta é a 3ª edição da blitz. “No último evento, na Praça de Jacaraípe, teve adoção de pets, exibição de taxidermia (animais empalhados), vídeos e fotos. O evento é uma realização da Animale Pet Store, com apoio do Ibraff, da Clínica Veterinária Continental Pet e patrocínio da Mundo Animal, Nutriave e Ouro Fino.
Mais informações no tel 99691-0714.

quarta-feira, junho 21, 2017

Trabalhadores têm até 30 de junho para sacar abono salarial 2015

Os trabalhadores com direito ao abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2015 têm 15 dias para ir a uma agência bancária e sacarem o benefício. O prazo final é 30 de junho, e  o valor varia de R$ 78 a R$ 937, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2015. Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa e servidores públicos, no Banco do Brasil. Basta apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.
A orientação do Ministério do Trabalho é de que os trabalhadores não deixem para a última hora e corram o risco de perder o dinheiro. Até 31 de maio, 1,83 milhão de trabalhadores ainda não tinham sacado o abono, o que corresponde a 7,56% do total de pessoas com direito ao benefício. O valor disponível para saque é R$ 1,28 bilhão. 
Encerrado o período de saques, o dinheiro que não foi sacado voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Ele será usado para o pagamento de benefícios como o Seguro-Desemprego e o abono salarial do próximo ano.
Tem direito ao abono salarial ano-base 2015 quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. O valor do abono vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano base. Se ela trabalhou durante os 12 meses, vai receber o valor integral do benefício, que é de um salário mínimo (R$937). Se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 78) e assim sucessivamente.
O Ministério do Trabalho disponibiliza uma ferramenta de consulta para os trabalhadores saberem se têm direito ao abono salarial Ano-Base 2015. Basta acessar http://verificasd.mtb.gov.br/abono/, digitar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento e consultar.
A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/Pasep.

Porto de Praia Mole deixa trânsito para Serra e imposto para Vitória


Carreta transporta bobina de aço em área residencial do bairro Cidade Continental: cena cotidiana no entorno do porto. Foto: Bruno Lyra
Clarice Poltronieri
Apesar de não receber os impostos das operações de Praia Mole, direcionados todo para a capital Vitória, os impactos da logística do porto atingem diretamente o serrano. Isto porque os acessos rodoviários ao porto, administrado pela ArcelorMittal Tubarão em parceria com Gerdau e Usiminas ficam todos na Serra.
Cidade Continental e Novo Horizonte são os bairros que mais sofrem com a passagem das carretas com bobinas de aço, que saem do portão Norte, em Cidade Continental. Por lá também passam os ônibus de funcionários, carretas e outros veículos pesados que dão suporte às atividades do porto.
O presidente da Associação de Moradores de Cidade Continental, setor Europa, Victor Hugo de Mattos, diz que os maiores problemas são com o transporte de bobinas de aço, cujas matérias primas entram por Praia Mole.
“Saem de lá caminhões com mais de 75 toneladas. Cada bobina pesa 25 ton, há veículos que saem com duas ou três bobinas. Tem também muitos caminhões. Recentemente a prefeitura recapeou a Avenida Ártica, por onde passam os veículos. E a portaria ficou muito perto da entrada do bairro deixando o trânsito confuso. Sempre dá acidente. As carretas não têm dia e horário, rodam o tempo todo”, diz. 
Um das líderes comunitários de Novo Horizonte, Sebastião Pinheiro de Lacerda, diz que os impactos na Avenida Brasil, principal do bairro, são imensos, mesmo com a Avenida Industrial, que foi construída para esse tráfego e que, segundo ele, não é sempre usada.
“Além dos caminhões com carga, a Avenida Brasil sofre com o excesso de ônibus e outros caminhões que seguem para o Porto. Quando fizeram a Avenida Industrial o objetivo era que o fluxo passasse por lá, mas eles continuam passando pela Brasil. Sempre há trânsito no local, atropelamentos, porque o excesso de veículos atrapalha a visão dos motoristas que estão atrás. Nos horários da manhã, entre 6 e 8h e à tarde, das 17h às 19h, fica impossível de trânsito. O tráfego de peso danifica a pista e causa esses transtornos na comunidade”, protesta.
Município já acionou Justiça por redistribuição
O secretário de Fazenda da Serra, Cláudio Melo, reconhece os impactos rodoviários na Serra e lamenta não haver contrapartida para o município.
“Na verdade o município perdeu a ação na Justiça onde reivindicava a tributação dentro do Porto de Praia Mole. Um dos argumentos foi exatamente o fato da entrada e saída ficarem dentro no território da Serra. A Justiça entendeu que os serviços eram prestados dentro do porto e o porto está dentro do território de Vitória”, conta.  
Cláudio diz que mesmo os impactos desse transporte rodoviário sendo muito maiores na Serra, a transportadora pega a carga dentro do Porto, que fica em Vitória. “Só se a entrega for na Serra que temos a ponta de alguma coisa, mas não é especificamente pela carga ter saído ou chegado no porto. Assim como o serviço de carga e descarga dos vagões, todo ele ocorre dentro do território de Vitória, ou seja a Serra não alcança esse serviço tributário. É uma pena”, lamenta.

Deputados analisam fim das ausências justificadas nesta segunda-feira


Deputado Sergio Majeski Foto: Divulgação Ales/Reinaldo Carvalho
Tramitam na Assembleia Legislativa dois projetos que propõem mudanças nas regras de funcionamento das sessões plenárias, em regime de urgência. O Projeto de Resolução 27/2016 revoga dispositivos do Regimento Interno que permitem aos deputados até três ausências justificadas e o PR 19/2017 prevê quórum menor para manutenção das sessões ordinárias. A sessão desta segunda-feira (19) tem início às 15 horas. 
O PR 27/2016 tem autoria do deputado estadual Sergio Majeski (PSDB) e recebeu parecer de inconstitucionalidade pela Comissão de Justiça e deve receber nova análise no Plenário. O objetivo é por fim à prerrogativa dos parlamentares de até três ausências justificadas para atendimento de atividades parlamentares fora da Assembleia Legislativa. 
Já o PR 19/2017 fixa em até três deputados o quórum para manutenção das sessões plenárias e receberá parecer oral da Comissão de Justiça e da Mesa Diretora. A matéria é de autoria do deputado Enivaldo dos Anjos (PSD). Atualmente o quórum exigido para manutenção da sessão é variável.

Rede quer reforçar militância e já sonha com cadeira de prefeito em 2020 na Serra

O prefeito da Serra,Audifax Barcelos, ao lado do porta-voz da Rede, Gustavo De Biase. Foto: Divulgação: Arquivo pesssoal
Por Conceição Nascimento:
 
Diante da necessidade de ampliar o número de mandatários no Espírito Santo, a cúpula da Rede Sustentabilidade vem buscando atrair lideranças de peso para reforçar o time que disputará os cargos eletivos em 2018. Nas próximas eleições serão escolhidos novos deputados federais, estaduais, senadores e governador do Estado, juntamente com o vice. 
 
Entre os nomes cotados para ingressar na Rede estão os deputados estaduais Bruno Lamas (PSB), Euclério Sampaio e Da Vitória (ambos PDT) e Sérgio Majeski (PSDB). É o que afirma o porta-voz da legenda no Estado, Gustavo De Biase.  Também estão na mira do partido o ex-deputado estadual Roberto Carlos, a ex-vereadora Sandra Gomes (PMB) e a vice-prefeita da Serra, Márcia Lamas (PSB).
 
“Temos aproximação com Majeski, Euclério e Da Vitória, mas como não tem janela (para troca de partido) são só conversas. Só é possível efetivar a filiação quando puderem mudar de legenda sem prejuízo para os mandatos. Sobre o Guto (Lorenzoni-vereador da Serra) é uma questão tratada com Audifax, mas as conversas estavam adiantadas. Bruno Lamas também pode ir para uma disputa a federal, onde poderia pavimentar uma futura eleição para Prefeitura da Serra. Não pode pensar apenas em 2018, mas 2020 também”.
O deputado estadual Bruno Lamas. Foto: Divulgação
Procurado pela reportagem, o deputado Bruno Lamas, que atualmente preside o PSB na Serra, disse que “existem conversas”, mas ponderou que tem 19 anos de relação com o PSB.
“Audifax é o líder do processo e está conduzindo bem as conversas”. 
O deputado confirmou ainda o convite para a Rede, onde disputaria uma das vagas de deputado federal, mas que não tem posicionamento sobre a proposta. 
 
Serra pode ter nomes de consenso
Na Serra, lideranças próximas ao prefeito Audifax Barcelos (Rede) planejam formar um grupo para discutir questões de interesse coletivo e apontar dois nomes de consenso, que representariam o Excecutivo  e a Rede Sustentabilidade na corrida pela Câmara Federal e Assembleia Legislativa. O grupo seria formado por vereadores da Serra e lideranças da cidade. 
O vereador Guto Lorenzoni (PP) acredita em nome de consenso nas disputas proporcionais de 2018. Foto: Arquivo TN
“Esta será a primeira vez que haverá a união em torno de um nome. Aqueles que toparem o agrupamento podem ajudar a eleger dois nomes da Serra. Estes nomes sendo colocados na Rede se transformam em fortes candidatos a estadual ou federal. O grupo do Executivo precisa de lideranças”, disse o vereador Guto Lorenzoni (PP).

Concerto Latinoamericano no Teatro Carlos Gomes

O CD “Outras Sonoridades” será apresentado pelo grupo América 4 no dia 30 (sexta-feira) de junho, às 20h30. Foto: Divulgação
Inspirado em ritmos e canções da América Latina, o Grupo América 4 apresenta o CD “Outras Sonoridades” no  Teatro Carlos Gomes, na próxima sexta-feira – dia 30, às 20h30. O álbum, que contém faixas regionais, mistura instrumentos andinos com tambores de congo e maracatu.
O Grupo América 4, fundado pelo boliviano Tobi Gil em 1980, é formado por artistas de diferentes países da América, e foi criado com objetivo de pesquisar e divulgar a diversidade de ritmos existente nessas regiões. Suas melodias têm influência da música andina, latinoamericana e da cultura do Vale Jequitinhonha e capixaba. O grupo utiliza instrumentos como a Quena (flauta de cana ou osso), a Tarka (flauta ortoédrica de madeira de uma só peça com seis furos), o Bombo Leguero (feito de couro de ovelha ou guanaco), e muitos outros para fazer uma síntese desses sons do folclore andino e brasileiro.
O Grupo América 4 divulga músicas autorais e de outros compositores, e são sinônimos de resistência cultural.  Já participaram de shows de abertura de cantores como Zé Ramalho, Fagner, Beto Guedes, Sérgio Reis e entre outros. Atualmente o grupo é composto por Tobi Gil – Bolivia (flautas andinas), César Rebechi – Argentina (guitarra, violão e voz), Aguilar Alves – Brasil (baixo), Renato Pablo – Chile (percussão andina e tambores).Serviço:
Local: Teatro Carlos Gomes
Data: 30 de junho
Horário: 20h30min
Classificação: Livre
Duração: 80 minutosa
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia entrada)
 Ingresso antecipado R$ 10,00 até o dia 20/06

Autor serrano faz palestras gratuitas em escolas públicas

O escritor Pedro Paulo é escritor entre outras obras do livro A Corda Bamba na feira. Foto: Arquivo TN
Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, o escritor Pedro Paulo de Souza Nunes realiza palestras em escolas públicas e centros comunitários. O projeto leva o título “Conversa com o escritor”. Além de falar sobre os vários gêneros literários e da leitura como forma de empoderamento social, o autor pretende dialogar em estilo roda de leitura, possibilitando maior participação dos presentes.
Na próxima segunda, dia 26 de junho, às 10 horas, ele estará com alunos da Escola Estadual Jacaraípe (Escola Adélia, como é conhecida), bairro Jardim Atlântico. Além de falar sobre o processo criativo utilizado em suas obras, o autor fará esquetes teatrais com alunos, utilizando trechos de seu último livro, o ainda inédito romance O Estranho Visitante. O evento ainda terá um debate intitulado “ O estranho em cada um de nós”.
“O índice de leitura no Brasil é muito baixo, em torno de 3 a 4 livros por ano e apenas metade da população cultiva o hábito. Noruega, França e Espanha, têm respectivas médias de 16, 12 e 10. Perdemos também para nossos vizinhos da América do Sul: Argentina tem média 6 e Chile, 5. Ou seja, estamos em situação bastante incômoda para não dizer constrangedora e é papel de todos atuar para minimizar o quadro. Para o escritor, então, vejo como uma obrigação.”, pontua Nunes.
Pedro Paulo de Souza Nunes, romancista, contista e cronista é membro da Academia de Letras e Artes da Serra, e autor, das obras O Laboratório do Professor Louquinho da Silva (teatro); O Grande Dia (contos); A Corda Bamba (romance); O Estranho Visitante (romance).
Contato: 27 99816-6107 / 3065-2908 / 3291-8313.

Mais de 2 mil vagas para cursos técnicos a distância de graça


As vagas são para quatro cursos técnicos: Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. Foto: Divulgação Agência Brasil
Mais 2.100 novas vagas serão abertas para cursos técnicos, agora na modalidade a distância, por meio Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na ação Mediotec, que é destinado a estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou a abertura das vagas e as inscrições terão início na quinta-feira (22), por meio do site www.selecaoaluno.es.gov.br.
As vagas são para quatro cursos técnicos: Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. Os cursos possuem carga horária entre 1.000 e 1.200 horas, com duração de três semestres.
Os cursos serão ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Rede e-Tec Brasil, com polos de apoio presencial localizados em 24 municípios do Estado: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.As inscrições para o processo seletivo terão início a partir das 10 horas desta quinta-feira (22) e serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.selecaoaluno.es.gov.br, no ícone inscrições Pronatec-Mediotec – 2017, até o dia 03 de julho.
Poderão concorrer a uma das vagas os estudantes que estiverem cursando a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio regular em 2017 nas escolas da rede pública estadual ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.
Para a seleção será considerada a média anual do último ano letivo de 2016 cursado pelo candidato, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, sendo observado até duas casas decimais, em número de pontos, sem arredondamentos.
Serão classificados para matrícula os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente. A relação dos candidatos classificados será divulgada e disponibilizada no site www.selecaoaluno.es.gov.br e também no www.educacao.es.gov.br, a partir das 16 horas, do dia 05 de julho. O edital com todas as informações da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (22).
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como finalidade a ampliação da oferta de Educação Profissional e Tecnológica, atendendo às demandas do mundo do trabalho. O objetivo é a expansão da oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e a melhoria da qualidade do Ensino Médio público.

Elizabeth Savalla apresenta peça A.M.A.D.A.S em Vitória

A peça será apresentada no Teatro da Ufes, no sábado e no domingo. Foto: Divulgação
A atriz Elizabeth Savalla aterrissa em Vitória neste final de semana trazendo a peça A.M.A.D.A.S – Associação de Mulheres que Acordam Despencadas.
A apresentação será no Teatro Universitário da Ufes, em Vitória, no sábado (24), às 21h e domingo (25), às 19 horas.
A comédia tem duração de 80 minutos  e mostra um humor histriônico e contagiante, o espetáculo coloca em discussão algumas das questões mais importantes sobre a condição da mulher moderna: o texto enfoca a via crucis de uma mulher que chega à meia-idade pressionada pelas demandas de uma sociedade cada vez mais fútil e superficial.
A protagonista expõe em uma reunião da A.M.A.D.A.S, suas inseguranças e angústias geradas pela impossibilidade de conservar o visual e o comportamento típicos da juventude a essa altura da vida.
O texto da peça é de Regiana Antonini e direção de Luiz Arthur Nunes.
Os valores dos ingressos são Térreo Setor A R$ 120,00 e R$ 60,00/ Térreo Setor B R$ 120,00 e R$ 60 ,00/ Mezanino R$ 100,00 e R$ 50,00. Vendas na bilheteria do Teatro (de 15 às 20h) ou no site www.tudus.com.br. Informações: (27) 3335 2953 / (27)3029-2765 wbproducoes.com.

Sine da Serra divulga relação de documentos perdidos

Perder os documentos pessoais quase sempre traz problemas ao cidadão. Seja por desatenção, esquecimento ou até mesmo pela pressa do dia a dia, muitas pessoas esquecem documentos por ondem passam.
Essa situação não é diferente no Sine da Serra. Lá, todos os dias, são esquecidos carteira de trabalho, RG, CPF e título eleitoral. Todos esses objetos são recolhidos e guardados, e agora é possível conferir os nomes de todas as pessoas, cujos documentos estão à espera do dono no Sine.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra que disse ainda que para retirar o documento, basta procurar atendimento na recepção do Sine, localizado no Pró-Cidadão, de segunda a sexta-feira, no horário de meio dia às 16 horas, apresentando algum outro documento.Vale ressaltar que o Sine não é local de coleta de documentos achados. “Esses documentos foram esquecidos aqui”, destacou a diretora da Intermediação de Mão de Obra, Alexsandra Vertuani.
ACHADOS E PERDIDOS SINE SERRA ESPIRITO SANTO
CTPSRGCPFTITULO ELEITORAL
nome completonome completonome completonome completo
ADEVALDO ALVES DE SOUZAADAO ANTUNES DE ASABILIO DOS SANTOS COSTAANDREZA DOS SANTOS
ADILSON BISPO DOS SANTOSARIADNA BRAGA NASCIMENTOADEMAR FERRARIDIOGO BLUNCK PANCERI VALENTIM
ALECSANDRO OLIVEIRA SILVAARILTON GOMES DA CRUZ (OUTROS)ADILIO NICOLINO DE JESUSCASSIANE DOS SANTOS SOARES DE FIGUEIREDO
ALEX DE SOUZACAMILA DOS SANTOS HERINGERALMIR DE MOURA SANTOSGELIANE CARVALHO DOS SANTOS
ALEX GOMES DE OLIVEIRADAIANA MARCIA DOS SANTOS DA SILVAANA CAROLINE LEAL PAGANOJOAO GILBERTO DUTRA DA SILVA
ANDRE SOARES GRAENERDANIELLE DE JESUS ARAUJOANGELA FERREIRA PEREIRAKIMBERLY OLIVEIRA ZAMBELLI
ARGEVANIS CORREADORIVAL ROSA BRITOANNA LUIZA LIRA MARQUESLUANA ALVES OLIVEIRA
AURENICE FERREIRA DOS SANTOSELENICE DE JESUS CARLOSCASSIO HENRIQUE NAZARE DIASMARCIO COUTINHO NASCIMENTO (OUTROS)
Bruno Oliveira CardosoELIZETE RODRIGUES FIRMINOCLEONICE FRANCISCA FERREIRA FONSECARHAYNER RANGEL RODRIGUES
CARLOS ALBERTO DAL MORAELLEN TAVARES MOREIRADEUMI PAULINO DE OLIVEIRASEBASTIAO FELIPE DA ROCHA
CHARLISON DOS SANTOS BARBOSAFABIANA DETTMANN PEROVANODIOGO HENRIQUE ABREU DE ALMEIDAVANDERLEIA RIBEIRO SANTOS
CRISTIANE CARLOS DA ROCHAFRANCIANE OLEGÁRIO RODRIGUESERONDINA ALVARENGA RADAVELLI
DAVI AREDES FORTUNATOGLEISON GONÇALVES SILVAESTER NUNES DE OLIVEIRA
Edilson de Jesus GonçalvesILDA DA PENHA DELACENTAFABIANA DETTMANN PEROVANO
EDWALDO VIERIA MACHADOIRINEIA DA PENHA BORGES BASTOSFERNANDA VIEIRA DE SOUZA
ELIANE MARGUARTISABELA BONELLE PEREIRAFRANCISCO ANTONIO BRITO
ELISANDRA PEREIRAIZAUTINO FERREIRA DE ALMEIDAFRANCISCO DA SILVA
ERIDIVALDO BATISTA ROCHAJOCIEL SANTOS CABRALGILMAR DA SILVA
Gelcimar PagungJOICE SANTOS CAMPOISRAEL SALES DE ALMEIDA SANTOS
GILCIMAR BARBOSA BASTOSJUNIOR FABIO RIBEIRO DOS SANTOSJAQUELINE LOPES JACO
GILSON DE SOUZA MENDESKIRA CHRISTINA RODRIGUES AMORIM SOTOJHONATAN MACHADO DE OLIVEIRA
IVANES DE JESUS LINSLUCAS AMARAL MARTINELLIJOSIMAR ALVES
IVANILDO SILVA DA VITORIALUCILEA DA SILVAKELLY CABRAL BOTELHO
JEAN CARLOS WENDELERMAICON DOS SANTOS DA SILVAKETRELLE DA CRUZ MATIAS
JOSSIARA SANTANA ANTONIOMANOEL FRANCISCO DO ROSARIOKIOKO FUNABASHI
KYSSILA NAYARA DE OLIVEIRA MARQUESMATEUS PEREIRA DA SILVALUANA DE JESUS OLIVEIRA
LUCAS GOMES DE CARVALHOMICHELLINE LUCIA BARCELLOSLUCIANO MARTINS
LUIZ HENRIQUE ALMEIDA ROSSIMIQUEIAS MARTINS SANTOSLUCIMARA SOARES DA SILVA
MARIA DAS GRAÇASNATANAEL ANGELO PEREIRAMARCIO COUTINHO DO NASCIMENTO
MARLI ALVESPAULO JEFFERSON DO NASCIMENTO SOUZAMARCOS ROBERTO OLIVEIRA SANTOS BALDAIA
ODILON DA FONSECAPRISCILA LOPES DOS SANTOSMARIA LUCIA ROSA
RICARDO BRANCO FERREIRARAFAEL MARTINS SCARPINIMICHELE FRANCISCO VIEIRA
ROBERTO LUCAS DOS SANTOSRENATA RIBEIRO DE SIQUEIRAMICHELLINE LUCIA BARCELOS 
Rosemere Maria de Oliveira RibeiroSOSTENES DO NASCIMENTO (OUTROS)NICOLY AYROLDES MARTINS
SANDRA RODRIGUES DOS SANTOSSUAEDE GOMES GÊJANILSON PEREIRA
VALSIDIO CONCEICAO NASCIMENTOTARCISIO DE LIMA JUNIORPAULO HENRIQUE MONTARROYOS GOMES AMORIM
VANDA GONÇALVES DA SILVATARLYS VIEIRA MACHADOPEDRO HENRIQUE BORBOREMA ROCHA
WAGNER BARBOSA DE OLIVEIRATHIAGO BARBOZA DE GOUVEIARAZIEL ARAGAO FARIA
Wesley Vitor Mota BraseliWANDERSON VIEIRA GOMES MENDESSEBASTIANA MOREIRA COSTA
SERGIO POSSATI NETTO
TEREZA GOMES DA FONSECA
VANDER CLEISSON DOS SANTOS
VANUSA CIRINO PEREIRA CASOTTO
WALACE LOPES DE OLIVEIRA (OUTROS)
WANDERSON SANTOS DE OLIVEIRA