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sexta-feira, novembro 09, 2012

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Comunidade

Trânsito de caminhões leva transtorno a moradores

Vilson Vieira
 
Transporte de madeiras de eucalipto pela Fibria começou em setembro na região e utiliza trecho da ES 010 que passa no centro do balneário. 
 
Quem mora às margens da Avenida Edvaldo Lima, trecho da rodovia ES 010, que corta o centro de Nova Almeida, está vivendo uma situação que é, literalmente, de perder o sono. Desde setembro, a Fibria (antiga Aracruz Celulose) realiza colheita de madeiras de eucalipto na região, e os caminhões que transportam esse material deixam o trânsito na região ainda mais caótico, somando-se ao tráfego pesado de ônibus urbanos e outros veículos de carga.
O fluxo desses caminhões é ininterrupto, 24 horas por dia. “Ninguém consegue dormir. É um tormento, o trânsito ficou horroroso. E tem ainda os caminhões de pedra de granito”, queixou-se o comerciante Antônio Élio Goroci, que mora em frente à movimentada avenida. O asfalto tem rachaduras e buracos em diversos pontos favorecem os ruídos que vêm das carrocerias e atormentam quem tem filhos pequenos. “Como também transitam à noite, minha filha se assusta por causa do barulho. Além disso, causa rachaduras nas casas”, reclamou o morador Alci Barroso Jr. 
Sobre a alta velocidade dos caminhões da Fibria, quem alerta é a dona de uma loja de roupas, Amanda Zanoni. “Eles passam levantando tudo, além de fazer muito barulho. Quando veem o sinal aberto, os motoristas aceleram. Isso pode gerar acidentes”, alertou. O comerciante Sérgio Bermudes destacou a sinalização precária da avenida que deixa o trânsito  caótico e favorece a alta velocidade dos caminhões, e completou. “Quando eles passam vazios, é em alta velocidade, menos quando estão carregados de madeira”. Já o funcionário público Waltidir Marangoni sugeriu que esses veículos transitem  em horários restritos, e não em horário comercial.
 
Escola
Com o trânsito mais perigoso, na Edvaldo Lima, todo o cuidado é pouco quando o assunto são as crianças. Isso porque em frente a essa avenida funciona a Escola Estadual de Ensino Fundamental Virgínio Pereira, que atende a estudantes de 1ª a 4ª série. “A atenção é maior com os alunos na hora da saída, pois não há respeito ao semáforo em frente à escola. E mesmo com as salas um pouco mais afastadas da rua, os caminhões fazem muito barulho”, relatou o coordenador de turma Anderson Rodrigues Teixeira. 
 
Fibria
Quanto à reclamação sobre o grande volume de caminhões durante todo o dia e a alta velocidade, a Fibria, por meio da assessoria de comunicação, informou que o tráfego dos veículos durante 24 horas é para diluir o fluxo e reduzir os riscos, e que seus motoristas são orientados a transitar em baixa velocidade, principalmente nos perímetros urbanos. Tudo é monitorado por satélite. 
Para a empresa, a opção pelo uso da ES 010 visa reduzir o tráfego na BR 101, já que a rodovia tem trânsito mais intenso e oferece maior risco de acidentes. Disse, também, que houve redução de caminhões nos feriados, e os trabalhos serão encerrados em meados de dezembro, antes da temporada de verão. 
 

Comunidade quer fiscalização e mais sinalização

“Já pedimos ao DER-ES [Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo] mais fiscalização quanto ao trânsito pesado de caminhões na Avenida Edvaldo Lima, inclusive os de granito”, disse o presidente da Associação de Moradores de Nova Almeida-Centro, Jackson Gomes, o “Preguinho”. Segundo ele, já ocorreram acidentes fatais nesse trecho da rodovia ES 010, onde há poucos anos uma idosa e um ciclista morreram atropelados por caminhões. 
Jackson frisou, ainda, que o DER-ES também está ciente da falta de sinalização nesse trecho da ES 010. “Não há faixa de pedestres, existe apenas dois quebra-molas não sinalizados e não tem radar. Em março deste ano, enviamos ofício ao órgão estadual para que tome providências e instale um semáforo na esquina da rodovia estadual com a Rua Guilherme Becker, mas até agora não tivemos retorno”, cobrou o líder comunitário.
 
DER-ES
Um projeto de reabilitação da ES 010 no trecho de Nova Almeida até Vila do Riacho será concluído no primeiro semestre de 2013. Foi o que disse a diretora geral do DER-ES, Tereza Maria Casotti (DER). Segundo ela, isso inclui pavimentação, sinalização, entre outras obras. “Até o verão, vamos recuperar a sinalização”, disse. 
Sobre o trânsito pesado de caminhões, a diretora do órgão informou que vai programar uma ação de fiscalização em parceria com a Polícia de Trânsito da PM, com a qual possui um convênio. Já a reivindicação da comunidade, enviada ao DER-ES em março deste ano, Tereza Casotti disse que o órgão irá avaliar a demanda e tomar as providências cabíveis junto com a Polícia de Trânsito, mas não deu prazo.
 

Jacaraípe terá trecho fechado para domingo de lazer


No último dia 06, representantes da comunidade de Jacaraípe e regiões vizinhas estiveram reunidos no restaurante do Inter Hotel para discutir e avaliar o projeto Lazer Cidadão (Projeto de Lei 98/2012) de autoria do vereador Bruno Lamas (PSB). O projeto prevê o fechamento de um trecho da orla aos domingos, das 6h às 13h, para que a população o utilize como um lugar de promoção de amizades, encontro de famílias, atividades esportivas e culturais.
Mais de cinquenta pessoas participaram da discussão. Os presentes avaliaram como positiva a proposta do vereador. “Acredito que a orla de Jacaraípe precisa de um projeto deste porte. É a hora das famílias voltarem a se encontrar”, disse a presidente da Associação da Feira Hippie de Jacaraípe, Maria da Penha. Do Instituto de Saúde e Cidadania Vitória Apart Hospital, Odilon Rocha declarou que como representante de uma entidade que visa o bem-estar do cidadão, o projeto deveria ser levado para outras regiões da Serra.
O morador Flávio de Lima Alves disse que desde 2001 vê a orla de Jacaraípe se deteriorar. Lamentou a erosão na região e classificou o projeto como uma iniciativa para a humanização do local. “A partir da 20h30 ninguém sai de casa em Jacaraípe. Vejo uma semente para que o balneário retorne aos seus tempo áureos”.
O vereador Bruno Lamas esclareceu que o projeto Lazer Cidadão segue a tendência das grandes cidades e abrangerá o trecho entre a Praça Encontro das Águas e o antigo Hotel Praia Linda. “O trânsito será interrompido num trecho de 400 metros em apenas um período do dia. Além disso, as vias laterais terão seu fluxo livre para a passagem e estacionamento dos veículos. O espaço será um importante e prazeroso local de integração, relacionamento entre amigos, prática de esportes e interação com o poder público e seus serviços. Os moradores e turistas poderão realizar atividades que promovam o bem-estar e a saúde”, argumentou o vereador.
Do encontro foi formada uma comissão para apontar detalhes do projeto. A proposta já passou pelas comissões da Câmara da Serra e já tem seu parecer de constitucionalidade e deve seguir para aprovação do plenário nas próximas semanas.
 

Ronda Pela Cidade

 
Helton Carvalho
 
Porto Canoa - A falta de pavimentação num trecho entre os bairros Porto Canoa e Planície da Serra tem causado vários problemas aos moradores. Quando chove a lama dificulta a locomoção dos pedestres e prejudica o tráfego de veículos. Sem asfalto o trecho, que está esquecido pela prefeitura, é um verdadeiro tormento para os moradores.
A secretaria de Obras garante que está realizando um estudo para viabilizar a pavimentação da via. Assim que for finalizado dará início às obras.
 
 

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