Radio Sepiol E TV Sepiol

quinta-feira, maio 10, 2018

ES recebe festival internacional que reúne cerveja e divulgação científica em bares

Já pensou em misturar ciência e cerveja? Essa é a proposta do Pint of Science, evento mundial de divulgação científica que chegou ao Brasil em 2015 e que nesta 4º edição ocorrerá pela primeira vez em Vitória. O festival acontecerá simultaneamente em 21 países e em mais de 50 cidades do Brasil nos dias 14, 15 e 16 de maio. Em Vitória, o papo sobre ciência vai acontecer nos bares Abertura, em Jardim da Penha, Salsa da Praia, na Praia do Canto e Bar do João, em Santa Martha.
No dia 14 a conversa será sobre Bioindicadores Ambientais Aquáticos (Abertura), Ilha de Trindade e Arquipélago Martins Vaz – Pedaços de Vitória no Azul Atlântico (Bar do João) e O Ciclo das Águas nas Cidades do Futuro (Salsa da Praia).Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público de forma descontraída, respondem perguntas e não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados. Também não é preciso pagar entrada, apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento. Segundo a coordenadora do festival no País, Natalia Pasternak Taschner, o objetivo é criar um canal de comunicação direto entre cientistas e sociedade. “As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”, afirma.
Em Vitória, o Pint of Science 2018 será coordenado por Laércio Ferracioli, professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os professores Werther Krohling e Marcelo Fetz também integram a equipe que comandará o evento na capital capixaba.
"É um evento que começou em 2013 na Inglaterra, se espalhou e chegou ao Brasil em 2015. Esse ano é a primeira vez que acontece aqui em Vitória e convidamos 9 pesquisadores especialistas para fazerem um apresentação. A proposta é que eles conversem com o público, falando de ciência de uma forma bem interativa, de tal forma que eles consigam explicar e promover a comunicação da ciências", explica. 
Uma das metas dos organizadores é esclarecer como a ciência funciona e mostrar a beleza existente em sua capacidade de investigar e explicar o mundo. “É um desafio ensinar conceitos em uma conversa no bar, mas, se conseguirmos encantar as pessoas, despertar sua curiosidade, elas buscarão o conhecimento. É esse encantamento que procuramos despertar no Pint of Science”, afirma a coordenadora.
Para Laércio, o evento ainda é uma forma de levar ao público informações confiáveis e precisas. 
“Nesse momento da atualidade em que falsas informações sobre tratamentos milagrosos ou ideias sem comprovação científica ganham repercussão nas redes sociais, a desinformação se propaga muito rápido e de forma muito fácil. As pessoas tendem a acreditar na primeira coisa que leem. Um evento como o Pint of Science traz uma referência para o público, pois promove o contato com cientistas que trazem informações confiáveis e precisas”, destaca Laércio Ferracioli, ressaltando a importância de um evento de divulgação científica dessa natureza.

Sob forte emoção da mãe, irmãos mortos carbonizados são enterrados em Linhares

Por volta das 09h desta quinta-feira (10), os irmãos Joaquim Alves Sales, de 3 anos, e Kauã Sales Burkovsky, de 6, foram sepultados no cemitério São José, localizado no bairro Interlagos, em Linhares. A pastora Juliana Salles, mãe dos irmãos, chegou ao local por volta de 08h55 em um veículo preto, acompanhada de amigos. 
Durante o sepultamento, que durou aproximadamente cinco minutos, Juliana se emocionou e gritou grande parte do enterro. A pastora chamava pelos filhos e chorou muito durante todo o tempo que ficou próximo ao túmulo. Ao fim, a pastora teve que sair amparada por familiares e amigos do local.A todo o momento, viaturas da Polícia Militar acompanharam a movimentação no cemitério. O pedido de escolta foi feito pela mãe dos irmãos, Juliana Salles, e atendido pela PMES. Familiares, amigos e membros de uma igreja também acompanharam o sepultamento. 
Juliana Salles, mãe dos irmãos, se emocionou e foi amparada por familiaresO incêndio que matou Joaquim e Kauã aconteceu na madrugada do dia 21 de abril, na casa da família. O pastor George Alves, pai e padastro das crianças, era o único que estava na casa no momento e disse ter tentado salvá-los.
Os corpos dos irmãos Joaquim e Kauã chegaram ao município de Linhares ainda na madrugada desta quinta-feira. Por volta de 08h15, os corpos dos irmãos foram encaminhados para os carros da funerária. Às 08h20, os veículos saíram com destino ao cemitério onde será realizado o sepultamento. 
No início da manhã desta quinta-feira, por volta das 07h30 da manhã, a movimentação era pequena em frente a funerária onde os corpos passaram a madrugada. Um grupo de amigos do pastor George Alves, pai e enteado das crianças, foi até o local entregar fotos dos irmãos. 
Ausência do pastor
O pastor George Alves, pai de Joaquim Alves Sales, de 3 anos, e padrasto de Kauã Sales Burkovsky, de 6, não compareceu ao sepultamento em Linhares. 
Nesta quarta-feira (09), a advogada da família Taycê Aksacki Wagmacker. disse, em entrevista, que o pastor tinha o desejo de acompanhar. "Ele também está sofrendo muito, assim como todos nós, que estamos aqui nessa expectativa. A gente nem sabe dizer ainda se o próprio pai vai poder vir e enterrar as crianças. O desejo dele é de vir", revelou a advogada em entrevista ao site Norte Notícia.
Com informações do repórter Arleson Schneider

Declaração de óbito de irmãos mortos em Linhares aponta causa da morte 'indeterminada'

Quase 20 dias após a morte, os irmãos Joaquim Alves Sales, 3 anos, e Kauã Sales Butkovsky, 6 anos, foram sepultados em Linhares, Norte do Espírito Santo. Na declaração de óbito das crianças, a causa da morte foi apontada como indeterminada.
De acordo com médicos especialistas neste tipo de ocorrência, apontar a causa de morte como indeterminada é comum e acontece na maioria das vezes quando a pessoa tem o corpo carbonizado. O fato ocorre porque há dificuldade do trabalho de necropsia para os médicos legistas identificarem a causa da morte.No caso das crianças, é muito difícil que o trabalho dos médicos legistas apontem se elas foram mortas por causa da fumaça inalada no momento do incêndio ou se elas foram agredidas ou não, por exemplo, antes de morrer.

O enterro

Por volta das 09h desta quinta-feira (10), os irmãos foram sepultados no cemitério São José, localizado no bairro Interlagos, em Linhares. A pastora Juliana Salles, mãe dos irmãos, chegou ao local por volta de 08h55 em um veículo preto, acompanhada de amigos.
Durante o sepultamento, que durou aproximadamente cinco minutos, Juliana se emocionou e gritou grande parte do enterro. A pastora chamava pelos filhos e chorou muito durante todo o tempo que ficou próximo ao túmulo. Ao fim, a pastora teve que sair amparada por familiares e amigos do local.
A todo o momento, viaturas da Polícia Militar acompanharam a movimentação no cemitério. O pedido de escolta foi feito pela mãe dos irmãos, Juliana Salles, e atendido pela PMES. Familiares, amigos e membros de uma igreja também acompanharam o sepultamento.

Ex-vereador de Mimoso do Sul acusado de mandar matar cunhado vai à júri nesta quinta-feira

Em novembro do ano passado, a Justiça deferiu pedido do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e transferiu o júri do vereador para Vila Velha.Nesta quinta-feira (10), vai à júri o ex-vereador de Mimoso do Sul, José Jardel Astolpho, acusado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) de ser o mandante do assassinato do próprio cunhado, Sebastião Carlos de Oliveira Filho. O crime ocorreu em julho de 2008. Jardel será julgado pelo crime de homicídio duplamente qualificado: motivo torpe e sem chance de defesa por parte da vítima.

Sebastião foi morto no interior de seu veículo, quando saía de sua residência, no centro de Mimoso do Sul. O crime foi supostamente motivado por uma dívida de R$ 200 mil envolvendo a prefeitura e o posto de gasolina em que eram sócios. A vítima estaria fazendo constantes cobranças ao vereador, que já teria recebido o pagamento e não havia repassado sua parte.Em novembro do ano passado, a Justiça deferiu pedido do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e transferiu o júri do vereador para Vila Velha. Para o MPES, a transferência foi necessária devido às denúncias de ameaças praticadas pelo vereador contra testemunhas e jurados. O júri terá início às 9h, em Vila Velha. Se condenado, pode pegar mais de 15 anos de prisão. Ele chegou a ser preso temporariamente em 2009, mas responde ao processo em liberdade.

Empréstimo de R$ 100 milhões vira cabo de guerra na Câmara da Serra

O PL 74/2018 tem encontrado resistência na Câmara da Serra. Vereadores se dividem entre os que apostam na aprovação da matéria para garantir os investimentos na cidade e os que alegam que a Prefeitura pode comprometer as finanças dos próximos anos caso o empréstimo seja confirmado.
É o que afirma o vereador Pastor Ailton (PSC). Ele diz que não é contra o empréstimo, mas à forma como o prefeito apresentou a proposta. “Temos que ter mais transparência com o uso do dinheiro público. Se somar o que a prefeitura pede são vários projetos pedindo autorização para empréstimo; chega-se ao valor de R$ 560 milhões. É muito dinheiro para se votar de qualquer forma. A Câmara já aprovou dois projetos, mas eles apresentam de forma errada e temos que votar novamente. A culpa não é nossa; o prefeito tem que definir o que ele quer e mandar para a Câmara. Estamos dispostos a votar, mas é claro que temos que também entender onde será gasto todo esse dinheiro e de que forma vai comprometer o futuro da Serra. Não podemos permitir que no futuro falte salário o servidor, falte mais remédios para a população por um erro de gestão com a anuência da Câmara”.
Já o Cabo Porto (PSB) defende a aprovação do projeto. “É um absurdo não ter aprovado ainda. Isso está atrasando o município; em princípio alegavam quebra de quorum para votar, colocar em pauta projetos de suma importância para o desenvolvimento da cidade. Queremos aprovar o projeto que vai beneficiar bairros que precisam de investimentos e os vereadores estão segurando o projeto. A prefeitura tem um limite básico para empréstimo, mas isso não chega nem à metade da capacidade de endividamento. Estão agindo com politicagem, como se as eleições de 2016”, disse.As galerias da Câmara ficaram lotadas de representantes do movimento popular, como Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) e Assembleia Municipal do Orçamento (AMO). Presidente da Fams, Jean Carlo Cassiano disse que a Federação vai continuar tomando as galerias da Câmara, “que é o local onde o povo fiscaliza as ações dos vereadores. Queremos a inserção desse projeto em pauta o mais rápido possível para que os mais de 14 bairros sejam beneficiados, inclusive a Arena Riviera. É importante que alguns vereadores parem de olhar para a eleição da Mesa Diretora e voltem seus olhares para os bairros carentes”, disse Jean.

Prefeitura fará mutirão de 20 dias de limpeza na Grande Jacaraípe

Durante 20 dias, cerca de 100 funcionários da Prefeitura da Serra vão reforçar os principais serviços em 15 bairros, numa região com mais de 60 mil moradores, na Grande Jacaraípe. As atividades terão início nesta quinta (10) segundo a Prefeitura.
No mutirão, serão feitos serviços de limpeza, cata de entulho e capina das áreas públicas. Os moradores dos bairros envolvidos podem procurar a equipe – que vai começar o trabalho se concentrando em Enseada de Jacaraípe, nesta quinta-feira – para sugerir locais que podem ser alvo da ação. A prefeitura dispõe também de um número de WhatsApp – 99976-2595 – para receber fotos de denúncias de despejo irregular de entulho nos bairros.

Inscrições abertas para enfermeiros e técnicos de enfermagem com salário de até 2.813

Terão início nesta segunda-feira (14) as inscrições para dois processos que irão selecionar enfermeiros e técnicos de enfermagem para trabalhar na Prefeitura da Serra.
As inscrições serão realizadas on-line e os candidatos podem se inscrever até o dia 21 de maio.
Segundo a Prefeitura da Serra, para os técnicos de enfermagem, a remuneração é de R$ 1.191,73 (salário base mais 20% de insalubridade) e auxílio-alimentação mensal no valor de R$ 300. A carga horária é de 30 horas semanais.A remuneração dos enfermeiros é de R$ 2.813,33 (salário base mais 20% de insalubridade) e auxílio-alimentação mensal de R$ 300. A carga horária é de 30 horas semanais.
A previsão é de que o resultado final seja divulgado até o dia 28 de maio. Os candidatos devem ficar atentos aos critérios disponíveis nos editais. Os documentos necessários, bem como as regras e o resultado, podem ser acessados no site da prefeitura da Serra (www.serra.es.gov.br), no link Processo Seletivo.
Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Saúde da Serra, pelo telefone (27) 3245-6115.

Vereador quer módulos da Guarda Municipal em bairros da Serra

Preocupado com a insegurança na Serra, registrada em sua maioria nos bairros periféricos, o vereador Cabo Porto (PSB) protocolou na Câmara da Serra um requerimento à prefeitura solicitando a instalação de módulos da Guarda Municipal/Trânsito nas praças dos bairros mais populosos e com algos índices de violência.
De acordo com o vereador, o documento enviado para análise da prefeitura solicita a instalação de base comunitárias de apoio para a Guarda Municipal; de Trânsito e se possível para a Polícia Militar. “Principalmente nas praças de bairros com grande movimentação de pessoas que são locais estratégicos e de fácil mobilidade para atendimento de ocorrências em nossa cidade. Com essa estrutura amplia-se a presença dos órgãos de segurança municipal pela cidade e, com isso, ganharemos mais uma ferramenta de conexão entre a população e os agentes de segurança pública. Praça é lugar de família”, disse Cabo Porto.

Caso de supergripe é confirmado e sábado é dia “D” para vacinação

Gabriel
 Almeida
A Serra confirmou o primeiro caso de supergripe no município em 2018. Um paciente que mora na cidade foi diagnosticado com Influenza A H3N2. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, que disse ainda que há 43 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que estão sob análise. E neste sábado (12) tem dia D de vacinação para os grupos prioritários. 
A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) se o paciente com H3N2 está em algum hospital da cidade e se está em tratamento, mas a assessoria de imprensa do órgão disse que não tem autorização para passar informações sobre a pessoa. Também não informou o sexo e nem o bairro onde mora.Outro caso que estava em análise é da moradora de Nova Carapina, Aurinete Moreira, 34 anos, que morreu no último dia 25 de abril. O resultado divulgado no último dia 3 descartou o óbito por Influenza. O laudo mostrou que a mulher morreu por síndrome respiratória e pneumonia. Aurinete foi internada na UPA da Serra-Sede no último dia 22, após dar entrada com quadro de pneumonia. Como havia suspeita de Influenza, ela ficou em isolamento.
Outra morte que também estava sob investigação era a do morador de Vista da Serra, Edevaldo Santos de Almeida. O resultado saiu na tarde desta quinta-feira (10) e o laudo descartou óbito por H1N1. Edevaldo morreu de pneumonia.
Enquanto isso o município segue vacinando as pessoas do grupo prioritário que é definido pelo Ministério da Saúde. Neste sábado (12) será realizado o Dia D de vacinação em 38 unidades de saúde da cidade.
A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Influenza 2018. Segundo a assessoria da prefeitura da Serra, até a última quinta-feira (10) foram vacinadas contra o vírus Influenza 38.700 pessoas. A campanha de vacinação vai até o dia 1º de junho. A meta é vacinar 100 mil pessoas do grupo prioritário na cidade.
Fazem parte dele crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas; grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias pós-parto); professores das redes pública e privada e trabalhadores da área de saúde.
Neste sábado a vacinação será das 8h às 17h nas unidades regionais e básicas de saúde.

Assembleia Legislativa analisa fim do foro privilegiado no Espírito Santo

Tramita na Assembleia Legislativa o Proposta de Emenda Constityucional (PEC) 2/2018, que pretende por fim ao foro privilegiado no Espírito Santo. Caso seja aprovada a matéria, todas as ações contra autoridades e mandatários de órgãos públicos do Espírito Santo quando réus em processos serão julgados por um só juiz na primeira instância. A iniciativa é do deputado Enivaldo dos Anjos (PSD). 
No Espírito Santo, continuam sendo beneficiados pelo foro especial (julgamento em tribunal) o governador e o vice; deputados estaduais, juízes, promotores, defensores públicos e secretários de Estado. Os deputados federais e os senadores eleitos pelo Estado já perderam parte dessa regalia com a decisão do STF tomada no último dia 3 de maio. Eles agora só serão julgados na Corte Suprema, caso cometam crimes, se as infrações penais ocorrerem em razão da função parlamentar e durante o mandato.
A PEC elaborada por Enivaldo é mais rigorosa, e não prevê, em nenhuma hipótese, no caso de agentes políticos estaduais, possibilidade de tramitação e julgamento do processo em esfera de tribunal, ainda que a infração tenha sido cometida em razão do mandato e no período de sua vigência.A PEC altera a redação do parágrafo 1º do artigo 51 da Constituição Estadual, que trata do foro, e foi assinada por mais 10 deputados: Marcelo Santos (PDT), Amaro Neto (PRB), José Esmeraldo (MDB), Freitas (PSB), Theodorico Ferraço (DEM), Almir Vieira (PRP), Eliana Dadalto (PTC), Bruno Lamas (PSB), Marcos Bruno (Rede) e Sandro Locutor (Pros).
De acordo com a PEC, o parágrafo 1º do artigo 51 da Constituição Estadual passará a ter a seguinte redação: “Não haverá no Estado do Espírito Santo foro especial por prerrogativa de função, devendo as ações em face de todas as autoridades e/ou mandatários e órgãos públicos, sem exceção, serem impetradas e julgadas em 1ª instância, sem prejuízo dos recursos legais e constitucionais cabíveis após o julgamento”.
A PEC tem prioridade sobre outros projetos em tramitação no Legislativo e precisa ser aprovada em dois turnos por 3/5 dos deputados (18 votos). O artigo 21 do Regimento Interno da Casa prevê intervalo mínimo de duas sessões ordinárias entre as duas votações.

quarta-feira, maio 09, 2018

Rotatória de Vista da Serra I vai virar praça

A rotatória, que fica em Vista da Serra I, na avenida Argentina, que hoje, tem apenas um trailer e agora vai se transformar em um praça, com playground, bancos, podendo se transformar num ponto de encontro e de lazer para pessoas de todas as idades no bairro.
Isto porque, a Prefeitura da Serra, vai dar a largada para as obras da reforma da rotatória nesta quinta-feira, 10 de maio.
A rotatória de Vista da Serra 1 ocupa um espaço de 2,9 mil metros quadrados e tem um raio de 31,5 quilômetros. A expectativa é de que a obra seja concluída ainda neste semestre.A Ordem de Serviço será assinada na avenida Argentina, sem número, na entrada do bairro, nesta quinta-feira, 10 de maio, às 19 horas.

“Essas denúncias são de cunho político”, diz Vidigal sobre acusação de nepotismo

“Essas denúncias são de cunho político e confio na Justiça, que serão arquivadas”. A afirmação é do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), que teve adiado o julgamento do recurso sobre uma ação no Tribunal de Justiça para o próximo dia 15. A acusação é de nepotismo e,caso seja condenado, Vidigal pode ficar inelegível.
Em 2016, Vidigal foi condenado pelo juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Vitória, em uma ação de improbidade, quando era prefeito da Serra. O processo está sob pedido de vista do desembargador Samuel Meira Brasil Júnior.
Segundo informações do processo 0050088-20.2013.8.08.0024, a irmã do prefeito, Maria Emília Alves Vidigal, foi nomeada para o cargo de assessora especial, prática que poderia ser classificada como nepotismo. Além da nomeação, o então prefeito enviou um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para dar status de secretário ao cargo ocupado por Maria Emília.

Mancha de poluição na praia de Jacaraípe gera revolta

Bruno Lyra
Um vídeo feito por drone na semana passada mostrando a mancha escura levada pelas águas do rio Jacaraípe para a praia do Barrote está dando o que falar e gerando indignação nas redes sociais. A praia é uma das mais frequentadas da cidade e nesta época do ano usada por surfistas por conta da boa ondulação.
O vídeo foi feito pelo morador de Jacaraípe William Andrade no último dia 29 de abril. E no início desta semana acabou viralizando. E para moradores, surfistas e comerciantes da região mancha é esgoto, pois além do cheiro característico que fica na praia, o rio Jacaraípe é formado pelas águas das poluídas lagoas Juara e Jacuném.“Galera, se não nos mobilizarmos, o surf no Barrote, em Jacaraípe, virará lenda. Sem condições de surf e banho no local”, lamenta o surfista e morador de Laranjeiras, Gustavo Baioco.
Para o morador de Jacaraípe e Presidente do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha, duas intervenções ocorridas nos últimos 10 anos no rio Jacaraípe agravaram o problema, além da deficiência no saneamento.
“Em 2009 a prefeitura mexeu no píer da Praça Encontro das Águas para melhorar a entrada dos barcos no canal no rio, virando a saída para o norte. Então a água suja passou a ficar represada na praia do Barrote, que é mais frequentada. Quando a abertura do píer era voltada para o sul, a água ia para a praia de Castelândia, que por ser menos frequentada, acabava dando menos visibilidade ao problema”, explica o ativista.
Claudiney lembrou também a dragagem e aprofundamento do canal do rio Jacaraípe, obra iniciada pelo município em 2014. “Essa obra acabou com os manguezais e matas ciliares, que ajudavam a filtrar um pouco a sujeira.  E deixou o fluxo do rio mais rápido”, pontua.
O presidente da Conselho de Segurança de Jacaraípe, Thiago Menezes Carneiro, concorda com Claudiney a respeito dos problemas gerados pela dragagem. “A obra nem está pronta ainda e é importante para reduzir os alagamentos.  Mas está gerando efeitos colaterais, como esse do excesso de esgoto no mar e a salinização da lagoa Juara, que nem tilápia produz mais. É preciso  corrigir esse efeito colateral”, avalia.
Thiago também falou que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Jacaraípe já não suporta o crescimento populacional. “É visível que a água que sai da ETE não está em boas condições. A Serra Ambiental/Cesan precisam acelerar a construção de uma nova Estação”, lembra.
Por fim, Thiago lembra que ainda há esgoto sem tratamento jogado no rio. “A fiscalização vem aqui, fotografa, mas não dá em nada. Essa situação da praia afeta  o turismo, qualidade de vida e auto estima do morador. Tem relato de surfistas que saíram com frieira no corpo depois de entrar no Barrote”, relata.
Concessionária acumula multas e esgoto já deu até CPI
A dificuldade da Cesan em investir em coleta e tratamento de esgoto frente a forte expansão imobiliária que a Serra vivia até recentemente, foram usados como justificativa para a implantação da primeira Parceria Público Privada (PPP) do setor no ES.
Desde janeiro de 2015 a gestão do esgoto na Serra é feita pela Cesan em PPP com a Serra Ambiental.  O objetivo é ter recursos privados para expandir a coleta e tratamento de esgoto, incluindo aí a melhora qualitativa desse tratamento, outra demanda antiga.
Mas até hoje a PPP não fez nenhuma nova ETE. Novas redes de coleta seguem sendo implantadas e a Serra Ambiental tem sido alvo de polêmicas. Uma delas envolve o Meio Ambiente do município, que emitiu seis multas à empresa totalizando R$ 360 mil por conta do descarte de esgoto sem tratamento. Inclusive as penalidades foram mantidas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condemas) no último dia 11 de abril, negando os recursos impetrados pela Serra Ambiental.
Uma dessas multas foi justamente o descarte de esgoto sem tratar no córrego Dr Róbson, um dos formadores da lagoa Juara e do rio Jacaraípe. Só nesta infração, lavrada em 04 de abril de 2017, a multa foi de R$ 120 mil.
 Outra polêmica foi a CPI do Esgoto em 2016 na Câmara de Vereadores. O relatório final apontou problemas, dentre eles casos de cobrança da taxa de esgoto a morador, que custa 80% da conta de água, sem a devida prestação do serviço.
Na última segunda-feira (07) um grupo de vereadores protocolou no Tribunal de Contas do ES um pedido de auditoria do contrato entre Cesan e Serra Ambiental.   
A reportagem acionou a Prefeitura da Serra, Cesan e Serra Ambiental a respeito da poluição do rio Jacaraípe. E assim que tiver retorno publicará neste espaço. 

Barro na água provoca redução de abastecimento de água na Serra

As chuvas que caíram na região serrana do Estado nos últimos dias podem prejudicar o abastecimento de água nos municípios da Serra, Cariacica, Vitória e Fundão.
Isto porque a quantidade de água trouxe muito barro e a Cesan está pedindo que a população reduza o consumo de água.  
O comunicado lançado pela empresa diz: “As fortes chuvas que caem sobre os municípios da Região Serrana provocaram grande aumento da turbidez (barro) na água do rio Santa Maria da Vitória, o que dificulta o tratamento da água e a distribuição para a população”.A vazão de água tratada está reduzida para os municípios de Cariacica, Serra, Fundão e Vitória. A Cesan disse ainda que o abastecimento será normalizado gradativamente assim que a água dos rios permitir melhores condições para tratamento.
Confira a lista de bairros que podem ter o abastecimento prejudicado:
Serra
Alterosas
Andre Carloni
Balneário Carapebus
Barcelona
Bicanga
Boa Vista I
Boa Vista II
Boulevard Lagoa
Câmara
Cantinho Do Céu
Carapina Grande
Castelândia
Central Carapina
Chácara Parreiral
Cidade Continental
Civit I
Civit II
Colina Laranjeiras
Conj Carapina I
Conjunto Jacaraípe
Costa Azul
Costa Dourada
Costabela
Das Laranjeiras
De Fátima
Diamantina
Direção
Eldorado
Enseada Das Garças
Enseada Jacaraípe
Estância Monazítica
Eurico Sales
Feu Rosa
Guaraciaba
Hélio Ferraz
Jacuhy
Jardim Atlântico
Jardim Carapina
Jardim Limoeiro
Jardim Tropical
Jose De Anchieta
Jose De Anchieta II
Jose De Anchieta III
Lagoa De Carapebus
Lagoa Jacaraípe
Laranjeiras Velha
Manguinhos
Manoel Plaza
Marbella
Maringa
Mata Da Serra
Mirante Da Praia
Morada Laranjeiras
Nova Almeida
Nova Zelândia
Novo
Novo Horizonte
Novo Porto Canoa
Ourimar
Parque Das Gaivotas
Parque Jacaraípe
Parque Res Laranjeiras
Parque Residencial Nova Almeida
Parque Residencial Tubarão
Parque Santa Fe
Planalto De Carapina
Planicie Da Serra
Portal De Jacaraípe
Porto Canoa
Porto Dourado
Praia Da Baleia
Praia De Capuba
Praia De Carapebus
Praia Grande
Praiamar
Reis Magos
Residencial Jacaraípe
Residencial Vista Do Mestre
Rio Preto
Rosário De Fátima
Santa Luzia
Santa Rita De Cassia
São Diogo I
São Diogo II
São Francisco
São Geraldo
São Patrício
São Pedro
Serra Dourada I
Serra Dourada II
Serra Dourada III
Serramar
Solar De Anchieta
Taquara I
Taquara II
Tims
Valparaíso
Vila Nova De Colares
Vila Tongo
Vista Da Serra I
Vista Da Serra II
Vitória
Aeroporto
Antônio Honório
Boa Vista
Goiabeiras
Jabour
Jardim Camburi
Jardim Da Penha
Maria Ortiz
Mata Da Praia
Morada De Camburi
Pontal De Camburi
República
Seguranca Do Lar
Solon Borges
Cariacica
Cariacica Sede
Nova Esperanca
Nova Rosa Da Penha
Padre Mathias
Porto De Cariacica
São João Batista
Santa Luzia
Vila Cajueiro
Vila Merlo
Porto Engenho
Fundão
Praia Grande
Mirante Da Praia

Laranjeiras recebe recital de música sacra

Neste sábado (12), em Laranjeiras, vai ter um evento diferente. Trata-se do “Laudate Dominum”, um recital de música sacra que acontecerá na Igreja católica São Francisco de Assis, às 19 horas.
A apresentação tem como protagonistas os tenores Márcio Neiva e Robson Schneider que contará com a participação do soprano Gislene Santiago e do tecladista Daniel Frank.
No repertório músicas dos compositores Mascagni, Cesar Frank, Bach, Schubert, Gounod, Fauré, Lloyd Webber, entre outros.
O evento irá arrecadar alimentos não perecíveis para obras assistenciais da igreja.

No último dia eleitores enfrentam fila gigantesca para regularizar título

Hoje (09) é o último dia para quem precisa regularizar sua situação eleitoral e votar nas eleições de 2018. E quem deixou para a última hora está enfrentando uma fila gigantesca no Cartório Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, em Jardim Limoeiro.
Uma das pessoas que está na fila é Leidiane Souza Santos que chegou ao local às 08h e até as 14h30 não tinha sido atendida. “Eu vim tentar fazer a biometria e alguns amigos vieram fazer transferência do titulo. Quando eu cheguei a fila estava imensa e até agora nem consegui almoçar”, explica.
Samuel Santana, de 18 anos, também chegou ao local as 08h. “Se as pessoas, incluindo eu, tivessem vindo antes não estariam nessa fila desse tamanho. O prazo foi realmente grande para eles atenderem. É o meu primeiro título e já aprendi que não posso deixar nunca pra última hora”, afirma.Os serviços que só podem ser realizado até esta quarta-feira (09) são:mudança do local de votação, cadastramento biométrico, emissão do título de eleitor e a solicitação de atendimento especial para deficientes e a inclusão do nome social no título de eleitor.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e assim que a demanda for respondia será publicada neste espaço.

Alerta de chuvas intensas para o Espírito Santo

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um aviso de atenção, na manhã desta quarta-feira (09), por causa da possibilidade de chuvas intensas, grande acumulado de chuva e vendaval para as próximas 24 horas. O alerta é válido para nove cidades do Estado.
O alerta, segundo o Inpe, iniciou às 08h03 desta quarta e é válido até 23h59 de hoje.

Cobra é encontrada em meio a alagamento em Cariacica

Uma cobra foi encontrada no meio de uma rua alagada, no bairro Vista Mar, em Cariacica. O animal estava na água quando foi visto por quem passava pelo local.
As ruas do bairro ficaram alagadas após a chuva que atingiu o Estado na madrugada desta quarta-feira (9). No mesmo bairro, por conta da chuva, parte de uma casa desabou.Uma mulher chegou a ficar presa nos escombros e quatro pessoas estavam na residência no momento
A Prefeitura de Cariacica foi procurada, mas informou que que não tem informação sobre o caso.

Chuva: famílias de Iguape, em Guarapari, perdem tudo e voluntários buscam ajuda



A chuva da última terça-feira (08), que se estendeu durante toda madrugada desta quarta, fez as famílias da comunidade de Iguape, zona rural de Guarapari, perderem praticamente tudo. Alimentos, móveis, colchões, eletrodomésticos, roupas e calçados, nada escapou do forte temporal que elevou rapidamente o nível do rio que corta a região.
Os prejuízos ainda não foram calculados, mas as informações são de que a maioria das casas foi alagada, houve queda de muro, vegetação arrancada, calçamento destruído e mercadorias perdidas por parte dos comerciantes.“Os moradores disseram que a água subiu muito rápido e invadiu as casas sem dar tempo para a tentativa de salvar alguma coisa. Eles acreditam em uma tromba d’água pela rapidez da enchente e porque quase toda comunidade foi atingida, não só aqueles que moram próximos ao rio”, contou Eliene Lima, voluntária da ONG Atitude.A organização está arrecadando todo tipo de doação – alimentos não perecíveis, água potável, leite, móveis, eletrodomésticos, colchões, itens de higiene, limpeza, roupas de adultos, crianças e bebês, agasalhos e cobertores – a ação está sendo feita em parceria com a Igreja Assembleia de Deus presente na região e todo material arrecadado será levado ao local para que a distribuição seja feita conforme a necessidade de cada família. 
“Nós estamos mobilizados e todo tipo de ajuda é bem-vinda. Quem quiser ajudar é só ligar que vamos buscar ou explicamos o local de concentração dessas doações no bairro Lagoa Funda. Já conseguimos um caminhão para levar tudo conseguirmos”, explicou Eliene.
Para ajudar, basta entrar em contato pelo telefone (27) 99919-1053.Previsão do tempo
O mau tempo continua em Guarapari e toda região litoral sul. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, a quarta-feira será de mais chuva ao longo do dia e a instabilidade permanece até o fim de semana.
Hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta LARANJA, que indica situação meteorológica perigosa, devido ao acumulado de chuva previsto de até 60 mm por hora.
Colabore!
Participe enviando informações à nossa redação. Registre a situação das chuvas em sua localidade e envie para o nosso WhatsApp (27) 99780-1213.