Radio Sepiol E TV Sepiol

sábado, abril 28, 2018

Cavalgada, almoço e forró no domingão em Jacaraípe

Neste domingo (29), às 10h, vai acontecer no Rancho Serra Azul a segunda edição do Encontro de Cavaleiros. O evento vai começar com uma cavalgada que sairá 09h próximo ao Terminal de Jacaraípe.
Serão cerca de oito quilômetros que terá o percurso pela rodovia Audifax Barcelos, seguindo para a lagoa de Jacaraípe, depoispela rua Santa Maria. Os cavaleiros ganham a orla do balneário seguindo logo após pela Avenida Guarani. O destino final é o Rancho Serra Azul, no bairro Magistrado.Lá terá almoço, música ao vivo, sorteio e concurso de marchas. As atrações do evento são os cantores Edinho Luar do Sertão, Dudu Show e Forró Remelexo.
Um dos organizadores do evento Luciano Delfino diz que a expectativa é de que oitenta cavaleiros participem do encontro. “Convidamos pessoas de Cariacica e de Fundão para participar além dos cavaleiros da Serra”, destaca.
A entrada custa apenas R$ 10 e os cavaleiros montados estão isentos de pagar o bilhete. O almoço com churrasco será pago: R$ 10. Tem ainda a promoção de 3 latas de cerveja por R$ 10.
O Rancho Serra Azul fica rua Cinco, 2, Magistrado – região de Jacaraípe.Mais informações no telefone: 27 99615-1544.

Jacaraípe ganha mais um espaço de lazer e gastronomia

Referência quando o assunto é gastronomia de frutos do mar, carnes, massas e petiscos, a Cabana do Luiz em Jacaraípe vai inaugurar sábado (28) uma novidade: o teto retrátil da área externa.  
Segundo o proprietário Ricardo Modenezi, o equipamento vai permitir que os clientes tenham sombra durante o dia e à noite possam ficar curtir o relento na companhia da lua e das estrelas. 
O local foi batizado de Espaço Goumert e na inauguração vai receber o evento ‘Tardezinha na Cabana’, que trará música ao vivo com a banda Som de Brothers a partir das 14h e 30. Não haverá cobrança de Couvert.

Cidade gera 1,6 mil postos de trabalho no trimestre

A Serra parece estar se recuperando na economia em 2018. Pelo menos se levado em consideração o número de novos postos de trabalho formais criados, quando se compara o número de novas admissões contra demissões.
De janeiro a março deste ano foram gerados 1.606 novos postos de trabalho, um número considerável, se comparado ao mesmo período de 2017, onde foram perdidos 1.036 postos.O mês de março foi o terceiro consecutivo que registrou saldo positivo entre admissões e demissões. Foram 4.950 contratações contra 4.294 demissões, uma geração de 656 novos postos. Em fevereiro o saldo positivo foi de 440 – 4.239 admissões e 3.853 demissões. Já em janeiro foram 499 novas vagas – 5.104 contratações contra 4.605 demissões..
O crescimento foi impulsionado pelo setor de serviços que já gerou este ano 940 vagas formais de trabalho, e indústria de transformação, com 665 postos. Já o comércio apresentou queda de -233 postos de trabalho formais.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que registrou nos últimos três anos uma perda de 19.063 postos de trabalho na Serra: -1.981 em 2017; -7.516 em 2016; e -9.566 postos em 2015, ano em que o saldo começou a apresentar déficit.  
Das cidades capixabas com mais de 30 mil habitantes, a Serra se mantém como a segunda que mais gerou postos de trabalho no 1º trimestre de 2018, ficando atrás apenas de Aracruz, que gerou 2.137 postos.

Arma illuminati para redução da população mosquitos tão sendo infectados...

sexta-feira, abril 27, 2018

PROGRAMA PROVIDENCIA NOTICIAS 27042018

Casal é detido pela população após assaltar taxista em Vila Velha

Um casal foi contido pela população após assaltar um taxista no bairro Rio Marinho, em Vila Velha. Os dois embarcaram no táxi na Glória e, no meio do caminho, anunciaram o crime. Após o roubo, eles tentaram fugir, mas foram presos pela Polícia.
Wesley Machado dos Santos, 35 anos,  e Rosiane Cecília de Oliveira, de 33, foram presos minutos após o crime. O casal embarcou no táxi em frente à unidade de Saúde da Glória. Rosiane sentou no banco de trás e Wesley ficou ao lado do motorista. 
Durante todo o trajeto, eles estavam calados, mas quando já estavam no bairro de destino, o assalto foi anunciado. O taxista contou em depoimento que foi Wesley quem o rendeu e teria ficado com a mão por baixo da blusa o tempo todo, simulando estar armado.
Além do celular do taxista, os criminosos pegaram todo o dinheiro que estava com ele e desceram do veículo. A vítima seguiu com o carro e assim que encontrou uma viatura da polícia, contou o que havia acontecido.
Os militares foram até o local do crime e quando chegaram, encontraram um aglomerado de pessoas. Eram Moradores que haviam contido os suspeitos. Rosiane e Wesley foram levados para a Delegacia Regional de Vila Velha.
De acordo com a polícia, com eles foi encontrado o dinheiro e o celular pertencente ao taxista. A vítima também os reconheceu e os suspeitos foram autuados pelo roubo.

Unidade da ArcelorMittal Cariacica é vendida para grupo mexicano

A unidade de Cariacica da empresa ArcelorMittal, um dos maiores produtores de aço do Brasil, foi vendida para o grupo mexicano Simec S.A.B. de C.V. A transferência da unidade, bem como a integração de todos os funcionários, já será realizada para o novo proprietário no início do mês de maio.
A venda da unidade localizada no Espírito Santo faz parte das exigências do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que a ArcelorMittal Brasil realize a compra da Votorantim Siderurgia. A ArcelorMittal Tubarão, em Vitória, não fez parte das negociações.
Juntamente com a unidade de Cariacica, a planta industrial de localizada em Itaúna, Minas Gerais, e equipamentos de trefilação compõe um dos pacotes de ativos de venda, definidos pelo Cade. O segundo pacote de ativos é composto por outros equipamentos de trefilação, e foram adquiridos pela siderúrgica Aço Verde do Brasil (MA).
A empresa não divulgou os valores das negociações. Os ativos de trefilação serão transferidos à Simec e à Aço Verde do Brasil ao longo dos meses de maio e junho. "Iniciamos um novo ciclo da ArcelorMittal no mercado brasileiro. A empresa possui uma trajetória marcada por integrações e crescimento contínuo no país e no mundo. A integração com a Votorantim Siderurgia é estratégica, marca a nossa liderança no segmento de aços longos e permitirá a ampliação do nosso portfólio de produtos e soluções, bem como a redução de custos, o aumento da produtividade e a conquista de novos clientes”, afirma Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos Américas do Sul, Central e Caribe.
Segundo informações da empresa, a integração fará com que o segmento de aços longos da ArcelorMittal Brasil tenha a capacidade de produção de, aproximadamente, 5 milhões de toneladas por ano, tornando-se a maior produtora de aços longos do Brasil.
Entre os produtos das unidades adquiridas estão o vergalhão, fio-máquina, produtos transformados para a construção civil, perfis leves e médios. No Brasil, a empresa possui operações de aços longos, aços planos e mineração, com capacidade de produzir em torno de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e 7,1 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. 
Já o Grupo Simec, compradora da ArcelorMittal Cariacica, é um dos principais produtores de aços especiais do mundo e conta com plantas produtoras no México, Brasil, Estados Unidos e Canadá, onde mantém mais de 5.000 postos de trabalho. Somente no Brasil, onde atua de forma independente há três anos por meio da G.V. do Brasil, o Grupo Simec terá capacidade superior a 1,1 milhão de toneladas de aços longos.

Família é feita refém dentro da própria casa na zona rural de Cariacica

Uma família, que reside no bairro Boca do Mato, zona rural de Cariacica, foi feita refém dentro da própria cada por bandidos. Os criminosos invadiram a residência e ameaçaram os moradores. Entre eles, uma criança de apenas 2 anos de idade.
Na propriedade da família, a cerca baixa e simples indica que a segurança nunca foi uma preocupação para os moradores. A realidade mudou na madrugada da última quinta-feira (26), quando a residência, na beira da estrada principal, foi invadida por criminosos.
Na casa, vivem 4 pessoas. Um vigilante, a mãe acamada, a esposa dele e o filho do casal, de apenas 2 anos. Os moradores não deram entrevista, mas contaram que foram acordados por um forte barulho. Três homens arrombaram a porta da casa com chutes. Dois deles estavam armados. Inicialmente, os bandidos disseram que eram policiais, mas logo depois anunciaram o assalto.
Os bandidos recolheram aparelhos eletrônicos, cerca de R$ 600 e até a roupa de cama. Em seguida, o casal e o filho foram levados até a casa ao lado, onde moram a irmã, o cunhado e o sobrinho do vigilante, de 12 anos. Todos foram obrigados e se deitar no chão, enquanto os criminosos seguiam com o assalto.
De acordo com as vítimas, os bandidos estavam bastante nervosos. Um deles chegou a ameaçar a família de tortura. Toda a ação durou cerca de 30 minutos. Os criminosos colocaram os pertences recolhidos em um carro, que estava parado do lado de fora. Dois deles fugiram no veículo. O terceiro fugiu pilotando a motocicleta do vigilante.
O que as vítimas não imaginavam é que um dos suspeitos seria detido poucas horas depois. Renan Senna Juvêncio, 19 anos, foi encontrado circulando pela região no carro apontado como o mesmo utilizado durante o crime. O rapaz foi encaminhado para a delegacia, onde foi reconhecido pelo vigilante.
A moto levada pelos bandidos, de placa MSU-2652, de Cariacica, ainda não foi localizada pela polícia. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, os suspeitos que fugiram ainda não foram presos. Quem tiver qualquer informação que ajude na investigação, pode ligar para o Disque Denúncia 181.

PM sofre tentativa de assalto, reage e suspeito morre em Cariacica

Dois rapazes foram baleados após tentarem assaltar um policial militar e a mulher dele, em Cariacica Sede. O casal estava fazendo uma caminhada, na rodovia José Sette, na noite da última quinta-feira (26), quando foi abordado pelos criminosos. Mesmo de folga, o soldado reagiu e houve troca de tiros.
De acordo com moradores, o policial estava fazendo uma caminhada pela lateral rodovia. De repente, três homens se aproximaram do casal e anunciaram o assalto. Armado, o militar reagiu e atirou contra os criminosos. Bruce Chaves Leopoldino, de 18 anos, morreu no local.
Houve troca de tiros. Assustada, a mulher do policial saiu correndo. Já os comparsas de Bruce fugiram em direção a um loteamento. A polícia foi acionada. Buscas foram realizada, Mas apenas um dos criminosos foi encontrado. O adolescente, de 16 anos, também foi baleado. Com ele foi apreendida uma arma falsa.

Prazo para regularizar situação eleitoral acaba dia 9 de maio

Os eleitores que desejam alterar dados cadastrais, fazer o cadastramento biométrico ou transferir o domicílio eleitoral tem até o dia 9 de maio para realizar as alterações, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A data-limite também vale para que eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida façam a solicitação de sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade, e para que presos provisórios e adolescentes internados, que não possuam título regular, façam o alistamento eleitoral ou solicitem a regularização de sua situação para votar em outubro.
Para realizar a solicitação de inscrição, transferência e atualização do título de eleitor, o cidadão deve se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência, levando os seguintes documentos: título de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.
Horário especial
Para atender todos os eleitores que desejam regularizar suas situações, os cartórios eleitorais de todo o Espírito Santo funcionarão em horário especial, das 9 às 18 horas, entre os dias 2 a 4 e 7 a 9 de maio.

Procon barra reajuste de passagem de ônibus em Venda Nova do Imigrante

O Procon Municipal de Venda Nova do Imigrante acatou as reclamações dos usuários de transporte coletivo e reduziu o reajuste nas passagens de ônibus que circulam na região que, em janeiro deste ano, teve um aumento de 20% no valor das passagens, passando de R$ 5 para R$ 6.
A solução encontrada pelo Procon foi firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em conjunto com as duas empresas de transporte que atendem o distrito, o documento foi assinado no fim de março e oficializou o compromisso das duas empresas de não aumentar o valor das passagens até dezembro de 2018, caso tentem aumentar, devem apresentar justificativas comprovados por documentos como notas fiscais.
Segundo o Leidiane Fasôlo, responsável pelo Procon no município, é necessário que os moradores da região sejam fiscais desse compromisso firmado com as empresas: “Cabe ao consumidor fiscalizar e nos comunicar caso o acordo não esteja sendo cumprido”, ressaltou Leidiane.
Por conta do acordo feito pelo Procon, a passagem ficou por R$5,50. O Termo está disponível para consulta na Sede do Procon Venda Nova.

Maioria das residências é liderada por mulheres em Vitória

É a vez das mulheres e elas estão, literalmente, no comando. Em Vitória, capital do Espírito Santo, 51% das residências estão sob a responsabilidade delas. O número é maior do que a média nacional, que representa 56,3%. Em todo o Estado, o número é ainda maior: são 59,8% das casas geridas por elas.
Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no ano de 2017.
Entre os dados da pesquisa, estão os da população capixaba, que cresceu 5,9% em cinco anos, passando de 3,788 em 2012 para 4,012 milhões de pessoas em 2017. Os homens representavam 49,0% da população e as mulheres, 51,0%.
Já o grupo das pessoas de 60 anos ou mais de idade no estado, em 2012,  representava 12,5% da população do Estado, passando a 14,0% em 2017. Em números absolutos, havia 473 mil pessoas de 60 anos ou mais de idade no estado naquele ano, aumentando para 561 mil pessoas na pesquisa mais recente. O resultado mostra que há 88 mil idosos a mais no Espírito Santo, correspondendo a um crescimento de 18,6% em cinco anos.
A população que se autodeclara preta também aumentou no Espírito Santo. O crescimento foi de 31,9% entre 2012 e 2017. Em contrapartida, a população declarada branca teve uma redução de 1,5% no mesmo período.
A pesquisa também revelou dados característicos das casas dos brasileiros. No Espírito Santo, do total de 1,382 milhão de domicílios em 2017, cerca de 242 mil eram alugados. O que corresponde a  17,5%. Somente na Região Metropolitana da Grande Vitória, este número passa para 19,9%.
Outro dado que chama a atenção na pesquisa é a quantidade de telefones celulares presentes no Espírito Santo. A pesquisa verificou que, em 95,4% dos domicílios, pelo menos um morador possuía o aparelho, em 2017, enquanto o telefone fixo convencional era encontrado em apenas 26,6%.
A máquina de lavar estava presente, em média, em 63,8% dos domicílios do país. No Espírito Santo, esse item estava presente em 65,5% dos domicílios, enquanto na Grande Vitória esse valor foi de 74,4% e em Vitória chegou a 83,5%.
Em 2017, 97,3% das residências capixabas possuíam televisão. Em 63,1% do total de domicílios do estado, havia apenas TV de tela fina; em 25,1%, apenas TV de tubo; e em 9,2%, TV de tela fina e de tubo.
Quando o assunto é transporte próprio, 48,6% dos domicílios do Espírito Santo possuíam carro; 23,5%, motocicleta e 12,9% dos domicílios possuíam ambos. Na Grande Vitória, 49,0% dos domicílios possuíam veículos e 12,7% possuíam motocicleta. Na capital, o carro estava presente em 59,0% das casas.

ES registra primeira morte por gripe em 2018

O Espírito Santo registrou a primeira morte por gripe em 2018. O óbito foi causado pelo vírus influenza B. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). 
Uma outra morte que está sob investigação é o caso de uma dona de casa de 34 anos, que morreu na última quarta-feira (25) com suspeita de H1N1. Urinete Moreira morava em Nova Carapina, deu entrada no pronto atendimento com dores, mal estar, dificuldade para respirar e tosse. Na UPA de Serra Sede ficou diagnosticado que ela tinha pneumonia, mas logo em seguida, esse diagnóstico mudou e a suspeita era de H1N1 ou super gripe, como é mais conhecida.
De acordo com a Sesa, foram registrados em 2018 dez casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza no Estado do Espírito Santo, sendo seis casos por influenza A (H3N2), dois casos por influenza A (H1N1) e dois casos por influenza B. 
Campanha de vacinação
Começou na última segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. No Espírito Santo, 963.932 pessoas estão entre o público-alvo da campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (867.538) dessa população, conforme estabelece o Ministério da Saúde.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, enfatiza que todos que fazem parte dos grupos prioritários da campanha devem receber a vacina para obter proteção contra a gripe e evitar possíveis complicações de saúde. Segundo ela, estudos apontam que a gripe provoca hospitalização e morte principalmente entre os grupos de alto risco que não receberam a vacina, ou seja, em idosos; portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais; crianças menores de 5 anos de idade, ainda que previamente saudáveis; e mulheres gestantes ou na fase do puerpério.
Danielle explica que a gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é causada pelos vírus influenza, sendo que o vírus A e B são os que provocam maior impacto na saúde humana. A vacina que será aplicada na campanha deste ano protegerá contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B.
Quem poderá receber a vacina pelo SUS:
- Crianças de 6 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhadores de saúde;
- Gestantes;
- Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);
- Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais;
- Povos indígenas;
- Pessoas com 60 anos ou mais;
-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior;
- População privada de liberdade;
- Adolescentes e jovens sob medida socioeducativas;
- Funcionários do sistema prisional.

Testemunhas no caso de incêndio que matou irmãos em Linhares são ouvidas pela PC

A Polícia Civil ouviu quatro testemunhas sobre o caso dos irmãos que morreram carbonizados em um incêndio dentro de casa, em Linhares.
Entre os ouvidos estão duas mulheres que moram na casa, mas não estariam no momento do incêndio. Também foram ouvidas duas pessoas que teriam ajudado o pastor George Alves, pai de Joaquim e padastro de Kauã, que morreram carbonizados, no incêndio no quarto onde estavam, na madrugada de sábado.
George prestou depoimento na última quinta-feira (26) durante quatro horas. Ele também fez exames no Departamento Médico Legal (DML) de Linhares para comprovar que queimou as mãos na tentativa de socorrer as crianças. 
A Polícia Civil também vai analisar imagens de câmeras de segurança da região perto da casa da família para tentar descobrir as circunstâncias do incêndio. A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) afirma que não divulgará detalhes das investigações para não atrapalhar a polícia.
As crianças morreram durante um incêndio no quarto em que dormiam, durante a madrugada. O pai, que também estava em casa, foi alertado pela babá eletrônica, mas não conseguiu salvar os meninos. No momento do incêndio, a mãe das crianças estava em Minas Gerais, onde participava de um congresso, acompanhada do filho caçula.

Menor é apreendido e assume participação na tentativa de assalto a condomínio de luxo na Serra

Um adolescente de 16 anos, que teria participação na tentativa de assalto dentro de condomínio de luxo na Serra, foi apreendido 8 horas depois do crime. Com ele a polícia encontrou uma roupa camuflada e um capacete.
“O fato ocorreu por volta das 2h30. A Divisão Patrimonial foi acionada e os policiais foram até o local. Eles entrevistaram alguns familiares e tiveram acesso a pessoas que tem um certo convívio com Leandro, que foi morto no local. Chegando ao menor, ele confessou o crime, ele falou da participação de outros dois indivíduos”, disse o chefe da Divisão Patrimonial, o delegado Fabiano Rosa.
O adolescente, segundo a polícia, invadiu a casa junto com Leandro da Conceição Victor, de 33 anos, que morreu no local. Ele assumiu ter participação no crime. “Segundo o menor, eles chegaram no local e fizeram o uso de uma pá para fazer um buraco e ter acesso ao condomínio. O menor e o Leandro entraram. O adolescente teve acesso a residência por uma báscula da cozinha e abriu a porta para que o outro entrasse. Depois renderam o casal”, explicou o delegado.
De acordo com policiais da Divisão Patrimonial, outros dois jovens participaram do crime e estão foragidos. São os irmãos Willian Mariano da Silva, de 23 anos, e Breno Mariano da Silva, de 22 anos. Uma espingarda calibre 12 de fabricação caseira foi encontrada na casa deles.
A polícia acredita que os suspeitos escolheram a casa invadida de forma aleatória, pelo simples fato de ser a mais perto do matagal, por onde acessaram o condomínio. Leandro, que morreu no local, foi quem teria arquitetado todo o crime. “Segundo informações do menor, o Leandro que planejou todo o crime e que ele e os irmãos teriam sido convidados na noite anterior”, afirmou Rosa.
Leandro morreu após a dona da residência, que é uma policial civil, reagir e atirar contra ele. Na ocasião, leandro estava junto com o adolescente apreendido, que tinha conseguido fugiu a pé. Leandro e os irmãos que estão foragidos. Segundo a polícia, possuem várias passagens pela Justiça. A investigação continua.

quinta-feira, abril 26, 2018

Mais de 130 vagas de emprego na Serra

Está procurando emprego? Nesta quinta são 135 chances de conseguir uma vaga de emprego no Sine da Serra. Dentre as oportunidades estão chances para trabalhar de vendedor porta a porta e atendente de telemarketing.
Tem também para auxiliar de estoque, auxiliar de higienização, cuidador de idosos, lavadeira, operador de telemarketing, entre outras. Todas as opções na área de telemarketing são para pessoas com deficiência.
Para saber todos os requisitos para se candidatar às vagas, basta olhar o material em anexo. O candidato que enquadrar-se no perfil, deve procurar o Sine, localizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, no horário de 8h às 17 horas.É preciso levar Carteira de Trabalho, CPF, RG e comprovante de residência. Não precisa levar currículo.
Sine da Serra
Endereço: Pró-Cidadão, avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe (antigo Shopping Norte)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Para tirar qualquer dúvida, ligue para: 3252-7404 / 3252 -7406 / 3252- 7420.

Protesto contra má condições da estrada fecha acesso ao Queimado

Um protesto contra as condições precárias da estrada que liga a Serra Sede ao Queimado fechou a via nesta quinta-feira (26) entre 7h e 11h.  O ato foi promovido por lideranças de bairros da cidade e contou com adesão de pessoas que trabalham na região e até familiares de presos, uma vez que a estrada dá acesso ao Centro de Detenção Provisória (CDP) da Serra.  
A estrada é pavimentada, foi construída pelo governo do Estado na época da implantação do CDP e liga ao sítio histórico de São José do Queimado. Também dá acesso a propriedades rurais e ainda serve de atalho para moradores da região da Serra Sede que vão rumo à Rodovia do Contorno e Cariacica.“A estrada está completamente esburacada, praticamente intransitável. Familiares dos presos sofrem. A empresa de ônibus Serramar, que mantém linha para esta demanda, leva prejuízo. Aumenta os risco para o transporte de presos, pois as viaturas tem que passar devagar nos buracos. Atrapalha a vida dos profissionais de segurança pública e prestadores de serviços ao CDP. E ainda de moradores que usam a via, além dos funcionários da pedreira Ibrata”, enumera o presidente da Associação de Moradores de Jardim Bela Vista, Oracy de Jesus.
Oracy foi um dos organizadores do ato, que também teve participação de lideranças da Serra Sede, Barcelona e Belvedere.
Embora a estrada tenha sido feita pelo estado, a responsabilidade pela manutenção é com o município. Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura da Serra informou que está fazendo os reparos na pista e que está em fase de captação de recursos junto ao estado para realizar a recuperação do asfalto da região de uma obra feita pelo estado.

Encontro em São Diogo vai debater políticas de extermínio

Sábado (28) é dia de discussões políticas durante o evento Tablado Queimado, no Centro Cultural Elizário Rangel, em São Diogo, na Serra.
O tema o encontro que está marcado para às 19h30 será ‘Políticas de Extermínio’. O debate contará com a presença de João Victor, discente de Ciências Sociais e militante do Coletivo Negrada junto com a psicóloga Keli Lopes, presidenta da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia do ES. A mediação será feita pelo economista e filósofo Igor Nunes.
O Tablado Queimado de abril discutirá as políticas de extermínio das populações minoritárias do Brasil e, sobretudo, do Espírito Santo.A entrada é gratuita. O Centro Cultural Eliziário Rangel fica na rua Gonçalves Dias, 1201, em São Diogo. O telefone é o 3065 2647 / (27) 9 9830 8813.

Mais de 3 mil metros de rede de pesca são apreendidos na Juara

Três mil e quinhentos metros de redes para pesca foram apreendidos na lagoa Juara, na manhã da última quarta (25).A operação apreendeu também três tarrafas e uma armadilha para caça.
Durante a fiscalização foram utilizadas embarcações para patrulhar a lagoa e também entradas nas trilhas no entorno.
Numa dessas trilhas foi encontrado um acampamento utilizado por como base de caçadores e pescadores, com barracas e até mesmo panelas e mantimentos. As barracas foram desmontadas e os equipamentos encontrados foram apreendidos. Ninguém foi detido no local.A operação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com participação da Guarda Civil Municipal e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental  e teve como objetivo inibir a prática da pesca e caça ilegais na lagoa e na região de mata ao redor.

No dia do combate a hipertensão arterial, cardiologista dá dicas de prevenção

Um estudo conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York, revela que, até 2025, o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80%.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), um em cada quatro brasileiros sofre de hipertensão. Cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são causados por essa disfunção metabólica.
A hipertensão arterial, também conhecida popularmente como pressão alta, é considerada como uma doença silenciosa por, muitas vezes, não manifestar os sintomas e atrasar, assim, o diagnóstico por parte do médico. Por isso, ela tem uma data especial para lembrar o quanto é importante ficar atento aos sintomas que sugerem a doença: 26 de abril.O coordenador médico da Unimed Coração, José Aid Soares Sad, explica que a hipertensão se manifesta de várias maneiras no organismo. Dor de cabeça, taquicardia, dificuldades respiratórias, confusão, náuseas e cansaço são alguns dos sintomas da doença. Devido aos riscos que oferece à saúde é necessário estar atento e modificar hábitos diários como deixar de fumar, realizar uma dieta balanceada, evitar o uso excessivo de sal nos alimentos, diminuir o consumo de álcool e evitar o estresse.
Hoje (26) é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e na Serra o diagnóstico pode ser feito  em uma as 38 unidades de saúde do município.
Para a descoberta precoce da doença, o morador da Serra pode recorrer à unidade de saúde mais próxima de sua casa para aferir a pressão. Contudo, para ter o diagnóstico, é importante que ele continue realizando as medições. Ele deve comparecer ao local novamente por mais três vezes, em dias alternados.
No caso de diagnóstico positivo, o paciente recebe diversas orientações médicas e de cuidados, tais como controle da alimentação, redução de gordura e sal, iniciar atividades físicas, entre outras. E também passa a receber assistência continuada, com prescrição de medicação, se for necessário.
Todas as unidades de saúde contam com grupos de Hiperdia. A quantidade de encontros varia conforme a condição médica dos pacientes. São realizadas aferição de pressão, consultas médicas, medição de glicose, entre outros serviços. Nas reuniões, as equipes formadas por enfermeiros, médicos e agentes de saúde realizam o monitoramento da condição de saúde das pessoas com diabetes e hipertensão.
Dicas de cuidado e prevenção
  1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
  2. Pratique atividades físicas todos os dias.
  3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
  4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
  5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
  6. Abandone o cigarro.
  7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
  8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
  9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.