Radio Sepiol E TV Sepiol

quarta-feira, março 28, 2018

Mega-Sena acumula pela terceira vez e pode pagar R$ 35 milhões Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/mega-sena-acumula-pela-terceira-vez-pode-pagar-35-milhoes

RIO — Pelo terceiro concurso seguido ninguém acertou as seis dezenas sorteadas na Mega-Sena, no concurso 2.026, realizado nesta quarta-feira. O prêmio previsto acumulou e pode pagar, no próximo sábado, R$ 35 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. As dezenas sortadas foram 10 - 23 - 31 - 33 - 51 - 52.
De acordo com a Caixa 105 apostas que acertaram a quina, e cada uma deve receber R$ 24.755,26. Outras 6365 apostas acertaram a quadra, e cada uma vai receber R$ 583,39.
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Os Anjos Caidos do Diabo, estão Aqui,vejam as PROVAS,,,,!!!

Se você ainda não viu: A derrota do governo no leilão do petróleo

Boa Noite! O governo sofreu uma derrota no Tribunal de Contas da União na véspera do grande leilão de áreas para exploração de petróleo fora do pré-sal. O TCU decidiu retirar dois dos 70 blocos que seriam leiloados nesta quinta-feira, exatamente os mais valiosos, com os quais o governo esperava obter 74% da receita total prevista. E sete candidatos a presidente da República usaram as redes sociais para repudiar o ataque a tiros sofrido pela caravana do ex-presidente Lula no Paraná. A colunista Míriam Leitão alertou para a gravidade do atentado. Boa leitura!

Norma Ayub é empossada como presidente do DEM

A deputada federal Norma Ayub foi empossada pela Executiva Nacional do Democratas, em Brasília, como a nova presidente do partido no Espírito Santo. O anúncio ocorreu na noite da última terça-feira (27).
Norma enfatizou que pretende trabalhar em sintonia com o Diretório Nacional e disse que as ações políticas locais serão tomadas de forma democrática, ouvindo os membros do partido e a sociedade capixaba.
Com relação às coligações, a deputada ressaltou que vai trabalhar dando liberdade aos candidatos, sem impor restrições partidárias, a não ser as que o Diretório Nacional definir.
“Assumo o democratas capixaba para revigorar e fortalecer o nosso partido, e conto com todos os membros. O diálogo e o respeito serão minhas armas” enfatizou ela, explicando que a escolha dos candidatos ao governo e a presidência da República serão feitas em sintonia com o executiva nacional.
Resolução
A mudança na chefia do partido, antes comandado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda, se baseia em uma resolução da sigla que desejava ter todos os diretórios estaduais presididos por deputados federais.
A oficialização de Norma como nova presidente foi o motivo de Roney Miranda ter saído do partido e se filiado ao PRB, partido que terá o deputado estadual Amaro Neto como candidato ao Senado.

Após morte dos irmãos Reis, manifestantes realizam ato contra violência e racismo em Vitória

Um grupo de manifestantes realiza um ato contra a violência e racismo na tarde desta quarta-feira (28) no Centro de Vitória. Entre as reivindicações está o pedido de mais celeridade das autoridades na resolução do assassinato dos irmãos Damião Marcos Reis, 23 anos, e Ruan Reis, 19 anos, ocorrido no último domingo (25), no Morro da Piedade.
De acordo com a Central de Videomonitoramento da Capital, o protesto conta com um grande número de pessoas, contudo, os agentes não souberam precisar a quantidade exata de manifestantes envolvidos no ato. O grupo se reuniu em frente a Casa Porto e, neste momento, segue em direção ao Palácio Anchieta, onde pretendem entregar uma carta com diversas reivindicações ao governador.
Mais de 30 integrantes de movimentos sociais participam do protesto. Em convite para o ato, a organização disse que é inadmissível "que o sangue da juventude negra continue escorrendo por escadarias, becos, ruas e praças e nada seja feito para cessar o projeto genocida em curso. Convidamos você a caminhar conosco vestida/o de preto e trazendo sua indignação, voz, cartaz, vela, faixa, apito, bandeira, batuque e muita disposição para luta" dizia o convite.
Assassinato irmãos Reis
Os irmãos Damião Marcos Reis, 23 anos, e Ruan Reis, 19 anos, foram assassinados na madrugada de domingo, no Morro da Piedade, em Vitória. Segundo testemunhas, o duplo homicídio ocorreu por volta das 1h da madrugada, quando quatro homens armados, com coletes e toucas, invadiram o quintal da casa onde os irmãos moravam.
Após os homens chegarem no local, eles chamaram Ruan para conversar. Ao ver a abordagem, Damião pediu para não levarem o irmão. Foi nesse momento que os jovens foram surpreendidos com vários disparos.
Testemunhas relatam que mais de 50 tiros foram disparados contra os irmãos, que morreram no local. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

Bolsonaro se reunirá com empresários capixabas na próxima semana

Pré-candidato a presidente da República, o deputado Jair Bolsonaro se reunirá com empresários capixabas durante a sua visita ao Estado, no início de abril. A agenda acontecerá na Findes no começo da manhã de terça-feira (3), antes do parlamentar retornar a Brasília.
Durante a agenda também serão anunciados os nomes de pré-candidatos do partido a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. Além de Manato, concorrerão a uma vaga de deputado federal pelo partido Marcos Guerra, ex-presidente da Findes, e Dona Arlete, vereadora de Vila Velha.

Justiça cassa liminar que proibia funcionamento da Linha Verde

A Justiça cassou na tarde desta quarta-feira (28) a liminar que proibia o funcionamento da Linha Verde, em Vitória. O efeito suspensivo ativo foi deferido pelo Desembargador substituto Delio José Rocha Sobrinho, da 2ª Câmara Cível do TJES. O pedido de suspensão da liminar foi protocolado pela prefeitura na última segunda-feira (26).
Segundo o magistrado, não ficou demonstrada nenhuma ilegalidade por parte da administração municipal na implantação do projeto. A decisão do Desembargador reforma liminarmente a decisão do Juiz da 3ª Vara Cível de Vitória, que suspendeu o Projeto.
Na decisão, o Desembargador deixou claro que o município realizou as audiências públicas antes da implementação do Projeto Linha Verde, “o qual, diga-se de passagem, ao que parece, permaneceu em discussão junto à comunidade por mais de dez anos”, destacou.
Com relação ao segundo ponto abordado na decisão de 1º grau, no que diz respeito aos congestionamentos decorrentes da implantação da Linha Verde, o Desembargador ressalta que o Município cumpriu o que determina a legislação municipal e federal, “priorizando o transporte PÚBLICO em detrimento do transporte PARTICULAR, não havendo, segundo consta, qualquer ilegalidade em tal procedimento, sendo vedado ao Judiciário, adentrar no mérito do ato administrativo com base em alegações genéricas.”
Ainda segundo o Desembargador, não cabe ao Poder Judiciário avaliar a pertinência da execução do Projeto, “sendo esta função EXCLUSIVA do Poder Executivo local, o qual realizou estudos específicos para tanto.”
A Prefeitura de Vitória informou que assim que A Procuradoria Geral do Município analisar o teor da decisão do desembargador sobre a Linha Verde irá orientar o Poder Executivo como proceder.
Linha Verde
A Linha Verde na Avenida Dante Michelini foi implementada no último dia 12 deste mês. A faixa, destinada exclusivamente a ônibus, táxis e vans, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas, funciona entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a Avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi), numa extensão de 3,8 quilômetros.
Críticas
Em meio a comentários positivos e negativos, a implantação da faixa exclusiva dividiu opiniões. Motoristas reclamam do trânsito mais lento para eles e usuários dos transportes coletivos que passam pela via alegam que as viagens estão mais rápidas.
Incomodados com o trânsito, as associações de três bairros enviaram um ofício à Prefeitura de Vitória, pedindo a suspensão da faixa. Na solicitação, moradores do bairro Jardim Camburi, República e Mata da Praia listaram sete problemas no sistema
Investigação de transtornos
Na tarde da última segunda-feira (19), o Ministério Público de Contas (MPC-ES) anunciou que iria investigar os transtornos causados no trânsito da capital, em razão da implantação da Linha Verde. Segundo a portaria, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, deve apresentar o Plano de Mobilidade Urbana do município, além de documentos que justifiquem a implantação da via. Ele deve comprovar ainda que linha verde está de acordo com as leis de trânsito.
Avaliação positiva
Durante entrevista ao vivo no programa ES no Ar, realizada no último dia 16 deste mês, o secretário da Setran, Tyago Hoffmann, informou que a avaliação nesses cinco dias da implantação da Linha Verde foi positiva. "Observamos o trânsito ao longo dessa semana e nesses pouquíssimos dias, a avaliação que a gente faz é positiva, tirando alguns acidentes que 'embolaram' o trânsito independente da Linha Verde", disse.
Folha Vitória faz trajeto
A reportagem do Folha Vitória realizou, por duas vezes, o trajeto da Linha Verde em Vitória. A primeira viagem foi feita antes de sua implementação. Já a segunda, foi realizada exatamente uma semana após, já com a faixa exclusiva implementada e com cinco dias de vigência

Funcionário de hospital é preso por desviar medicamentos e repassar a traficantes no ES

Um funcionário terceirizado do Hospital Jayme Dos Santos Neves, na Serra, foi preso nesta quarta-feira (28) por desviar medicamentos e repassar para traficantes. Segundo a polícia, na residência do suspeito, foram apreendidas diversas medicações.
A prisão foi efetuada pela equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, sob responsabilidade do delegado Alberto Roque. De acordo com os policiais, durante as buscas, um traficante foi à casa do suspeito para buscar os medicamentos e, em confronto com a polícia, acabou sendo baleado e socorrido.

Toffoli concede prisão domiciliar para Maluf

BRASÍLIA — O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar ao deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP). Preso desde dezembro na Papuda, em Brasília, Maluf foi internado nesta quarta-feira num hospital particular da capital. A defesa pedia ao Supremo a libertação ou que o deputado, de 86 anos, ficasse preso em casa devido às condições de saúdeA ação penal que levou à condenação e prisão de Maluf é relatada pelo ministro Edson Fachin. Toffoli, que é relator do habeas corpus, destacou que não é praxe revogar decisões de outros ministros, mas ressaltou que, nesse caso, seria perigoso demorar em tomar uma decisão. Toffoli determinou que sua decisão seja submetida posteriormente ao plenário do STF."À luz desses fundamentos, destaco haver documentos juntados pela defesa que demonstram que o paciente (de 86 anos de idade), passa por graves problemas relacionados à sua saúde no cárcere, em face de inúmeras e graves patologias que o afligem", escreveu Toffoli.Na madrugada desta quarta-feira, Maluf foi internado em Brasília com fortes dores nas costas em função da pressão na coluna vertebral. Ele não estaria conseguindo andar nem ficar em pé. O hospital informou que a ressonância mostrou que o parlamentar tem estenose de canal (pressão sobre a medula espinhal e os nervos da coluna), com compressão das estruturas nervosas na região das vértebras L3/L4 e L4/L5. Segundo a unidade de saúde, não há previsão de alta.
"Aliás, a notícia divulgada na manhã desta quarta-feira, em respeitados veículos de comunicação da imprensa brasileira, de que ele foi internado as pressas em hospital no fim da noite passada, por complicações no seu estado de saúde, corroboram os argumentos trazidos à colação pela defesa, bem como reforçam, pelo menos neste juízo de cognição sumária, a demonstração satisfatória, considerando os documentos que instruem este feito, da situação extraordinária autorizadora da sua prisão domiciliar humanitária", acrescentou o minsitro em sua decisão.
Toffoli citou ainda o caso do presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro Jorge Picciani (PMDB), que obteve prisão domiciliar na última terça-feira por questões de saúde. Na sessão da Segunda Turma do STF, Toffoli e o minsitro Celso de Mello foram favoráveis ao pedido da defesa, e apenas Fachin foi contra.Defesa disse que deputado poderia ficar cego
No pedido de habeas corpus, os advogados alegaram riscos de Maluf ficar cego. Segundo a defesa, um relatório oftalmológico "aponta a possibilidade de perda total da visão do único olho funcional, caso não seja feito o devido tratamento que, encarcerado, o paciente não tem à sua disposição". Também apontaram problemas cardíacos, câncer de próstata, diabetes e hérnia de disco.
Além da saúde, os advogados mencionam uma razão processual para defender a liberdade de Maluf. Dizem que não houve trânsito em julgado, ou seja, ainda há um recurso para ser analisado. Até lá Maluf não poderia continuar atrás das grades. A defesa destacou ainda que ele passou incólume pelos escândalos do mensalão e da Lava-Jato.
Maluf foi condenado pelo Supremo a 7 anos e 9 meses de prisão, em maio de 2017, pelo crime de lavagem de dinheiro referente a atos praticados durante sua gestão à frente da prefeitura de São Paulo, entre 1993 e 1996. A condenação do deputado diz respeito à tentativa de ocultar dinheiro proveniente de um desvio de US$ 15 milhões na construção da avenida Água Espraiada na capital paulista.

Aeroporto de Vitória será entregue nesta quinta-feira (29)

Com presença do presidente da República, Michel Temer (MDB), o novo Aeroporto de Vitória será inaugurado nesta quinta-feira (29), às 11h. Diversas autoridades devem participar da solenidade. 
A pista do aeroporto, com 2.058 metros de extensão, foi liberada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no último dia 26 para pouso e decolagem. O novo aeroporto de Vitória recebeu investimentos de R$ 523,5 milhões.
O novo terminal será aberto aos passageiros à zero hora do dia 30 de março, quando todas as atividades relacionadas a voos comerciais serão realizadas nas novas instalações. O acesso se dará pela Avenida Adalberto Simão Nader.A partir da inauguração, o antigo terminal deixará de receber embarques e desembarques das companhias aéreas, que também desativarão seus postos de atendimento. A Infraero informou que não vai oferecer transporte entre o antigo e o novo terminal.

Mais de 120 vagas de emprego na Serra

Está procurando emprego? Nesta quarta-feira (28) são 121 vagas oportunidades no Sine da Serra. Para se cadastrar, basta comparecer ao Sine, no Pró-Cidadão, das 8 às 17 horas. É preciso levar carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de residência.
Ainda estão abertas 90 vagas para técnico de enfermagem. Não é preciso ter experiência na função, entretanto o registro no Coren deve estar ativo. Também há oportunidades para auxiliar de limpeza, cozinheiro geral, encarregado de estoque e pintor industrial, entre outras.
Pessoas com deficiência podem concorrer para os cargos de auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo e recepcionista atendente.É importante destacar que o Sine não recebe currículos, apenas faz o cadastro do profissional e o encaminha às vagas disponíveis.
Sine da Serra
Endereço: Pró-Cidadão, avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe (antigo Shopping Norte)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Para tirar qualquer dúvida, ligue para: 3252-7404 / 3252 -7406 / 3252- 7420.

Serrana é prata no Mundial de Tiro Esportivo nos Emirados Árabes

Por Thiago Albuquerque
A paratleta serrana do tiro esportivo Eloisa Miranda Fernandes, de Jacaraípe, se destacou e brilhou nos Emirados Árabes Unidos, no Mundial de Al Ain. Representando o Brasil através da Seleção Brasileira, a atleta faturou a medalha de prata na prova da pistola standard P5, por equipe. A competição começou no último dia 22 e terminou nesta terça (27).
Ao lado da serrana, na conquista da medalha de prata estava o carioca Ricardo Costa e o gaúcho Geraldo Rosenthal.Está foi a primeira competição internacional da atleta. No Mundial, a atleta disputou também as provas do P2 – Feminino Individual/Ar comprimido;  P3 – Prova Mista 25m Cal.22 e P5 Prova Mista Tiro Rápido –Ar Comprimido 10m.
“Estou muito feliz. A experiência é muito boa, primeira vez em prova internacional, entreguei tudo que eu podia dar, fiz a pontuação que fazia em treino, então consegui executar todo o processo sem afobação”, conta Eloisa, que é paraplégica desde que nasceu.

Mais duas linhas do Transcol para atender passageiros do Aeroporto

A partir da próxima sexta-feira (30), os usuários Transcol passam a contar com duas novas linhas de ônibus para atender trabalhadores e passageiros do novo terminal do Aeroporto de Vitória. A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) criou a linha 541 (Terminal Vila Velha, Terminal Carapina, via Aeroporto) e a linha 539 (T. Carapina / T. Jardim América, via Aeroporto), dando, assim, a opção de deslocamento, por meio de integração, para moradores de Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Vitória.
A linha 541 sairá do Terminal Vila Velha, passando pela Terceira Ponte e pelas Avenidas Nossa Senhora da Penha, Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader, onde entra no aeroporto. De lá, a linha segue pela Avenida Norte Sul até o Terminal Carapina. Inicialmente, a linha terá partidas dos terminais a cada 35 minutos, nos horários de pico, e a cada 50 minutos nos outros horários, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, as partidas acontecerão a cada 50 minutos.
Já a linha 539 partirá do T. Carapina, passando pelas Avenidas Norte Sul e Adalberto Simão Nader, com destino ao aeroporto. De lá, o ônibus segue pelas Avenidas Fernando Ferrari, Nossa Senhora da Penha, Vitória, Jerônimo Monteiro, até o Terminal Jardim América. A linha também terá partidas dos terminais a cada 35 minutos no horário de pico, e a casa 50 minutos nos outros horários, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, o intervalo será de 50 minutos.As duas linhas, juntas, vão passar por aproximadamente 230 pontos de parada, nos dois sentidos de seus trajetos. A Avenida Adalberto Simão Nader ganhará seis pontos de parada por sentido. Os novos itinerários do Transcol vão permitir a ligação entre os bairros de Goiabeiras e Camburi e vão beneficiar diretamente 18 bairros, sendo 13 desses atendidos pela linha 541 e 14 bairros atendidos pela linha 539. Além disso, vai possibilitar o deslocamento dos cerca de dois mil trabalhadores do Aeroporto de Vitória.
A criação das duas novas linhas também atende a uma solicitação da população, para que a Ceturb-ES disponibilize mais opções de ônibus na região da Avenida Norte Sul. “Estamos garantindo esse reforço, uma vez que as linhas vão passar por essa importante via da Capital”, frisou Alex Mariano.
 Partidas
Além das linhas 541 e 539, a Infraero vai disponibilizar espaço para que veículos de outras quatro linhas do Sistema Transcol tenham partidas, saindo do Aeroporto Eurico Salles, no pico da tarde, nos dias úteis. Ao todo, serão 49 partidas. São elas:
505 – T. Laranjeiras, / T. Itacibá, viaCamburi / Beira-Mar, a partir das 15h até as 18h30;
515 – T. Laranjeiras / T. Campo Grande, via Beira-Mar, a partir das 15h50 até as 17h12
523 – T. Jacaraípe / T. Jardim América, via Beira-Mar, a partir das 15h45 até as 16h50
572 -T. Laranjeiras / T. São Torquato, via Camburi / Beira-Mar, partir das 15h45 até as 18h30

Congo e derrubada do mastro em três bairros

Encerrando o ciclo folclórico e religioso, neste Sábado de Aleluia (31) e no Domingo de Páscoa (1) acontecem as derrubadas do mastro de São Benedito e São Sebastião. As festividades serão em três bairros da Serra. As informações são da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra).
No sábado, a partir das 18h, a derrubada do mastro de São Sebastião e São Benedito será em Nova Almeida em frente à Igreja Reis Magos. O evento terá ainda bandas de congo locais animando os participantes.
Mais tarde no mesmo dia, às 20h, é a vez de Manguinhos realizar a derrubada do mastro de São Sebastião com banda de congo.No domingo de Páscoa, como já é tradicional, acontece a última etapa da Festa de São Benedito com a derrubada do mastro na Serra-sede, em frente à Igreja Matriz, a partir das 19h. Também contará com participação de bandas de congo e da banda de música Estrela dos Artistas.

Muay Thai, Jiu Jitsu, Kickboxer e MMA em Laranjeiras neste sábado

Por Thiago Albuquerque
A emoção vai tomar conta do Ginásio de Laranjeiras, neste sábado (31), a partir das 10h. E o motivo é o 1º Open Interestilos de Artes Marciais, organizado pela LBMTT – Liga Brasileira de Muay Thai Tradicional e da LMTC – Liga Muay Thai Tradicional Capixaba. Ao todo serão 90 atletas disputando entre várias modalidades.
Muay Thai, Jiu Jitsu, Kickboxer e MMA são os tipos de luta da competição, que serão disputadas dentro de um ringue. “As duas entidades que realizam o evento estão vindo com essa nova ideia de evento misto, como não se vê normalmente, e as lutas vão ser feitas no ringue, como antigamente”, conta Washington Kru da Academia Titans, um dos organizadores.“A nossa ideia é fazer três eventos deste em 2018, sendo os outros dois em julho e dezembro. Nosso objetivo é chamar atletas do Espírito santo e de outros estados. O evento terá lutas amadoras, semiprofissionais e profissionais”,  explica o outro organizador Wanderson Fernando.

Serranos conquistam dez medalhas no estadual de judô

Atletas serranos do judô fizeram bonito na 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Judô, no Tancredão, em Vitória. A competição contou com mais de 300 atletas inscritos e desses 12 serranos representaram a cidade através da Associação de Judô Bushido, de Cidade Continental, do Sensei Hugo Souza.
Ao todo foram dez medalhas: duas de bronze, nas categorias Sub-13 e Dangai; quatro de prata nas categorias Sub-13, 15 e 18; e as de ouro, também quatro, nas categorias Sub-13 e Dangai.A equipe ficou em 5º lugar no quadro geral de medalhas, entre os 24 clubes participantes. Com o resultado cinco atletas se classificaram para disputar o Campeonato Brasileiro Regional de Judô, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca entre os dias 13 a 15 de abril.
Os atletas classificação são: Harthur Santos, do Sub-13 Leve; Pedro Henrique Santos, na mesma categoria; João Victor Santos, do Sub-13 Meio Médio; Luís Fellipr Pagun, Sub-18 Leve e Lucas Miranda, Sub-18 Meio Médio. Os lutadores vão representar a Serra e o Estado na competição.
A 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Judô aconteceu no último 24 e a Associação de Judô Bushido fica na Avenida Ártica, em Cidade Continental.

Correta nutrição das plantas contribui para o incremento da produtividade nas lavouras de soja

Investimento em perfil de solo, tratamento de sementes e a escolha correta das variedades nas principais regiões de produção auxiliam na elevação do rendimento das lavouras. Dessa forma, plantas conseguem expressar o máximo potencial produtivo.

Chuvas beneficiam lavouras de soja e expectativa é de boa produtividade em Paragominas (PA)

Perspectiva é de um rendimento próximo de 53 a 55 scs/ha, acima do registrado no ano passado. Colheita deve ter início a partir do 15 de abril na região. Preços giram em torno de R$ 75,00 a saca e em torno de 75% da safra já foi negociada na localidade. Consolidação da segunda safra ainda é um dos desafios dos produtores em Paragominas.

Produtor de tourinhos desconhecia recolhimento de Funrural no mercado de reposição e teme quebrar se tiver que aderir ao Refis

Em negócio com produtores de recria e engorda, nunca teria sido informado da necessidade de recolhimento, sobre o boi magro, que serve de parâmetro fiscal. Já no negócio do boi gordo, naturalmente que era de seu conhecimento. Em 2018 ainda não vendeu animais, mas só o 1,5% já comerá sua margem, diante dos custos de 60/70% por cabeça, mais as despesas com descarte e seleção. Ele calcula 150 tourinhos prontos a partir de julho.O pecuarista Orivaldo Mello, de Campo Grande (MS), está enfrentando um problema em relação ao Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural): ele, que trabalha no mercado de boi magro, não sabia que deveria fazer a contribuição referente a esse tipo de negociação, por não se tratar de um animal terminado. Em 2017, a operação passou a ser cobrada e, até então, o produtor vem enfrentando esse caso.
Nem Mello e nem o comprador descontavam a contribuição por desconhecimento dessa necessidade neste tipo de operação. Ele comenta ao Notícias Agrícolas que, se tiver de pagar o Funrural em cima do boi magro, ele quebra.
Ele explica que "gado magro é uma coisa que você vende para várias pessoas, para recria". Até março de 2017, as vendas foram realizadas "na confiança", mas sempre com a emissão de nota fiscal.
No caso do boi gordo, Mello sabia que existia a cobrança, não tendo recolhido anteriormente por conta do dispositivo que a agropecuária possuia a seu favor nessa questão. Agora, ele passou a recolher legalmente. Em 2018, o pecuarista ainda não vendeu boi magro.
Ele diz esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) volte atrás na cobrança a ser feita aos produtores, já que acredita ser "impossível pagar". "A gente pagar em cima de prejuízo é impossível", destaca.
Hoje, Mello possui o boi magro comercializado de 8 a 12 mil reais, com um custo de 60% a 70% do valor para que este animal possa entrar no mercado.
Por: Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Guarapuava fez forte manifestação contra caravana de Lula

Mais de 5 mil pessoas se reuniram no centro da cidade mesmo após ida de Lula ter sido cancelada pelo ex-presidente e membros da comitiva. Além da campanha antecipada, sociedade também indignada com as declarações do ex-presidente sobre "agricultores serem caloteiros".Foi cancelada a passagem da caravana de Lula pela cidade de Guarapuava, no sul do Paraná, prevista para a manhã desta quarta-feira.. Após alegar que ônibus da caravana teriam sido atingidos por tiros em Laranjeiras do Sul, a coordenação da caravana petista resolveu suspender o comício, justificando não ter segurança para o encontro.
De outro lado, mesmo sem a ida de Lula, o Sindicato Rural de Guarapuava manteve as manifestações  planejadas contra a passagem da comitiva petista. Produtores rurais com tratores portando faixas contra Lula e cavalarianos cobertos com a bandeira do Brasil, se concentraram na Praça Cleves. Guarapuava é uma das cidades mais produtivas do Sul do Paíis, onde também o MST faz constantes ameaças de invasão de terras. 
“Nós não estamos protestando apenas contra a presença dele em nosso Estado, mas também por conta de uma pessoa já condenada estar fazendo campanha eleitoral com dinheiro de recursos públicos”, explicou Rodolpho Botelho, presidente do sindicato de Guarapuava.Em relação à comitiva ter sido alvo de ataques de tiros, Rodolpho Botelho desconfia dessa informação. Explica que existe uma grande rejeição contra o petista, com produtores jogando ovos nos onibus, em protesto pela passagem por várias cidades do Sul. Mas que, com relação os tiros, eles teriam acontecido em uma região de concentração do movimento sem terras, aliado do PT.. “Pelas fotos que nós vimos, as informações não condizem com um exame de balística. Por isso, precisa ser feito uma perícia”, acrescentou.
Nas redes sociais circula a contestação de que os furos na lataria dos onibus teriam sido feitos em consequencia de um atentado. Uma análise mais cuidadosa dos furos nas latarias pode comprovar que os tiros podem ter sido disparados com veículos estacionados, e com o atirador também parado e a pouca distância. Veja a imagem abaixo que está circulando nas redes sociaisDe acordo com informações da Polícia Militar,  o protesto no centro de Guarapuava contou com  produtores de vindos de 20 municípios  da região, formando aproximadamente cinco mil pessoas no ato, além de máquinas agrícolas, carros e cavalarias. 
Rodolpho Botelho  reforça  ainda que a declaração do ex-presidente sobre os produtores rurais serem caloteiros não condiz com os dados do Banco Central. “Os agricultores não aceitam ser chamados de caloteiros, pois nós corremos muitos riscos nas nossas lavouras”, ressalta.Manifestação contra Lula em Guarapuava - Março/18Assim como em Guarapuava, novas manifestações estão prevista para ocorrer em Curitiba, onde o petista pretende fazer um comício na Praça Santos Andrade, a partir das 17h00 (do horário de Brasília). 

Os produtores estão organizando manifestações nas próximas semanas, quando vai ser retomado o julgamento do habeas corpus do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal. “Nós estamos mobilizando para o próximo dia 3 de abril, muitos estão indo para Brasília no dia 4. Eu acho que a população não pode perder o foco, pois a lei deve ser para todos”, aponta.