Radio Sepiol E TV Sepiol

segunda-feira, fevereiro 26, 2018

Café especial de Venda Nova, no ES, consegue nota mais alta em concurso nacional

café especial produzido pela família Brioschi, em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Espírito Santo, ficou com a nota mais alta no “Programa Destaque Brasil”, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais.
“Tinha muitos cafés bons, de primeira qualidade, talvez até melhor do que o nosso. Acabou sendo essa conquista para a gente e a gente ficou muito feliz”, disse o produtor Phelipe Bruneli Brioschi.
A nota obtida na competição foi de 90,60 pontos. A saca de 60 kg do grão foi vendida por R$ 3.600,00.

Mudança na produção

Há cinco anos, houve mudança na colheita dos grãos produzidos. A família Brioschi queria expandir a produção, mas não havia espaço para isso. Assim, eles decidiram pesquisar e descobriram a colheita seletiva.
“Foi dando mais trabalho. Antes, a gente passava só uma vez na lavoura. Agora, tem lavoura em que a gente passa cinco, seis vezes”, contou Phelipe.

Confira as interdições em ruas de Vitória para eventos do fim de semana

lgumas ruas de Vitória vão sofrer interdições no trânsito, neste sábado (24) e domingo (25). Agentes da prefeitura vão ajudar a organizar o fluxo nas regiões com vias bloqueadas.
Para o desfile do Bloco das Piranhas, em Gurigica, neste sábado, a avenida Des. Otávio Carvalho de Lengruber (saída), a rua Des. Gilson Mendonça, a rua Des. Ernesto da Silva Guimarães, a rua José Barroso e a praça Judith Braz Coutinho (término) estarão temporariamente interditadas das 14h às 19h.
Já para o 4º Encontro de Carros Antigos da Cidade Alta, no Centro, a rua Pedro Palácios, entre a praça João Clímaco e a rua Dionísio Rosendo, estará totalmente interditada das 10h às 17h.
A rua Vitor Finamore, entre as ruas Daniel Abreu Machado e Tenente Setúbal, vai ser totalmente interditada das 17h às 23h para a realização de um evento comunitário em Itararé e São Benedito.

Domingo

Para a X Corrida Rústica do BPTran -PM, neste domingo (25), as vias Dante Michelini, Saturnino de Brito, Nossa Senhora dos Navegantes, Américo Buaiz, Mal. Mascarenhas de Moraes, Alda Mª Lyra Vicentini, Gov. José Sette, Jerônimo Monteiro, República e Bernardino Monteiro (chegada/BPTran) estarão parcialmente interditadas das 7h30 às 9h.
A rua Comissário Octávio Queiroz (largada), no trecho entre a Dante Michelini e a rua Profº Elpídio Pimentel, em Jardim da Penha, estará totalmente interditada das 7h às 9h.
A rua Bernardino Monteiro (chegada/BPtran), no trecho entre a praça Misael Penna e a rua São José, Centro, estará totalmente interditada também das 7h às 9h. O trânsito na rua Soldado Antônio Farias, Centro, deverá fluir em duplo sentido de circulação e nas demais vias seguirão pelas vias adjacentes.
Para a Festa Jubilar da Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, a avenida Francisco Generoso da Fonseca (entre a rua Laurentino Proença Filho e praça Aníbal Anthero Martins), a praça Aníbal Anthero Martins (entre a rua Eugenílio Ramos e a avenida Dr. Pedro Feu Rosa), e a rua Eugenílio Ramos (entre a rua Moacyr Gonçalves e a praça Aníbal Anthero Martins, sentido Sesi) estarão totalmente interditadas das 14h às 22h.Para o desfile do bloco Pindura Aí!, as vias Balbina Santos (saída/chegada), Dr. Gastão Pache de Faria, Marechal Campos, Alberto Lucarelli, Alegre, Adolpho Cassoli, Cel. José Martins de Figueiredo (retornando em frente à rua Francisco de Alvarenga Rabelo) e Antônio Santos, em Santos Dumont, Bonfim e Maruípe, estarão temporariamente interditadas das 12h às 19h.
Para o desfile do bloco da Pelada, as vias Afonso Sarlo (saída), Mal. Masc. de Moraes, Nª Sra dos Navegantes, Oscar Paulo da Silva, Gumercino Gomes da Silva, Belmiro Rodrigues da Silva e estacionamento da Praça do Papa (término), em Jesus de Nazaré/Enseada do Suá, estarão temporariamente interditadas das 14h às 18h deste domingo (25).

sexta-feira, fevereiro 23, 2018

PROGRAMA PROVIDENCIA NOTICIAS 22022018 3

Suspeito de estelionato é preso pela segunda vez em menos de dois meses em Guarapari

Um homem suspeito de estelionato e falsificação de documentos foi detido no bairro Muquiçaba, em Guarapari. Izac Júnior da Silva, de 38 anos, já havia sido preso em janeiro deste ano, também pelo crime de estelionato. A prisão mais recente aconteceu na última segunda-feira (19), mas a Polícia Civil só a divulgou nesta quarta (21).
De acordo com informações do delegado Marcos Nery, Izac Júnior responde por diversos processos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Da primeira vez em que foi preso, o suspeito foi liberado após pagar fiança de R$ 5 mil.
“Essa é a segunda vez, só neste ano, que ele é preso pelo crime de estelionato. No dia 10 de janeiro ele foi detido, em flagrante, pelo mesmo crime, mas foi solto após pagar fiança de R$ 5 mil. Ele responde por diversos processos criminais em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, porém permanecia solto”, explicou o delegado Marcos Nery.
A prisão foi efetuada na residência de Izac Júnior. No local foram apreendidas várias carteiras de identidade, diversos documentos de veículos, além de Carteiras de Trabalho, Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e Certificados de Registros de Veículos, todos falsificados. Segundo o delegado, em outras abordagens Izac já apresentou várias CNH’s com nomes diferentes.
Ainda durante a abordagem foram encontrados na residência do suspeito um cofre onde havia diversos cartões de crédito e débito em nome de várias pessoas, placas de veículos, selos de placas, cinco aparelhos de televisão novos e diversos objetos de valor elevado, os quais o delegado acredita que tenham sido adquiridos com os frutos do crime. Além disso, foram recuperados quatro carros e uma motocicleta.
“Havia também pen drives, nos quais encontramos diversos arquivos com nomes de autoridades que ele utilizava para fazer documentos e falsificar assinaturas e carimbos”, completou o delegado.
No momento da operação, a esposa dele não foi encontrada na casa. A policia acredita que ela teria fugido após suspeitar que estava sendo procurada. Izac Júnior foi autuado em flagrante delito por estelionato e falsificação de documentos.

Corpo de homem é encontrado com sinais de violência em calçada na Beira-Mar

O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta sexta-feira (23), na Avenida Beira-Mar, em Vitória, com sinais de violência.
A Polícia Militar (PM) foi acionada após pessoas encontrarem o corpo da vítima, que ainda não foi identificada. A região é movimentada, e o homem foi encontrado em uma calçada em frente ao Prédio da Previdência Social. 
Segundo a polícia, homem não identificado foi assassinado com um tiro na parte de trás da cabeça. Ao lado do corpo havia um pedaço de papelão, com um lençol e um cobertor.
A polícia acredita que o homem era morador de rua. Tudo indica que ele caminhava em direção ao Centro de Vitória quando foi atingido. Para efetuar o disparo, o atirador teria chegado bem perto da vítima, que morreu na hora.
Os militares informaram que a perícia da Policia Civil (PC) irá até o local para averiguar o que pode ter acontecido. Tudo indica que o crime aconteceu durante a madrugada.

Padre é ouvido como testemunha de defesa do ex-marido de médica assassinada em Vitória

Duas testemunhas de defesa do réu Hilário Frasson, ex-marido da médica Milena Gottardi, são ouvidas nesta sexta-feira (23) durante mais uma audiência sobre o caso. Uma dessas testemunhas foi o padre José Pedro Luchi, que chegou ao Fórum Criminal da Cidade Alta, em Vitória, por volta de 8h30. 
O padre, que preferiu não falar com a imprensa, foi quem celebrou o casamento entre o policial Civil e a médica. Também deve ser ouvido pela Justiça o dono de uma empresa locadora de veículos. 
Os réus foram levados para o local em três viaturas da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), sob forte esquema de segurança. Além de acompanhar os depoimentos das testemunhas, desta vez, eles também serão interrogados. 
"A gente espera que os trabalhos aconteçam da melhor forma possível. Não há dúvida que eles tramaram e executaram a doutora Milena", disse o advogado da família da médica, Renan Sales.
Dionathas Alves, apontado como executor de Milena, deve continuar colaborando com a Justiça, segundo o advogado. Para garantir um depoimento tranquilo, a defesa vai solicitar que ele seja ouvido sem a presença dos demais réus.
"Ele participou diretamente do crime e ele vai trazer informações preciosas. Queremos que ele possa prestar um depoimento livre", afirmou o advogado de defesa do acusado, Leonardo Rocha.
A médica foi baleada no Hospital das Clínicas, em Vitória, no dia 14 de setembro do ano passado. Um dos tiros atingiu a cabeça dela. Ela chegou a ser internada, mas morreu no dia seguinte, no hospital. Hilário e o pai dele, Esperidião Frasson, são acusados de encomendar o crime. Para isso, eles teriam contado com a ajuda dos intermediários Hermenegildo Palauro Filho e Valcir Dias. O cunhado de Dionathas, Bruno Broetto, teria cedido a moto usada pelo executor no crime.
A defesa de Bruno afirma que durante as investigações não foram produzidas provas contra o cliente. A expectativa é de que, ao final dos depoimentos dessa sexta-feira, as acusações contra Bruno sejam retiradas e que ele seja liberado do processo, mas para a acusação, não restam dúvidas do envolvimento dos réus.

Operação Divisa Segura começa nesta quinta no ES. Veja como vai funcionar!

O comandante da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Nilton Rodrigues, esteve no Espírito Santo no Ar para explicar como vai acontecer a Operação Divisa Segura, que começa nesta quinta-feira (22), nos municípios que fazem divisa entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ao todo, serão 198 km com 8 pontos de bloqueio e, segundo o comandante, trata-se de uma medida de precaução.
"É uma medida de antecipação e precaução. Queremos avaliar com segurança se haverá qualquer tipo de impacto no Espírito Santo com a Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio, por isso iniciamos hoje a operação. Estamos dedicando 150 policiais para a operação em 8 pontos de bloqueio em nossas divisas com o Rio de Janeiro, utilizando 40 viaturas, um helicóptero e três drones", explicou.
Ainda de acordo com Rodrigues, a operação também conta com o apoio do Serviço de Inteligência, que vai monitorar o Sul do Estado.
"Também temos o Serviço de Inteligência da Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria de Segurança monitorando todo o sul do Estado. Monitorando aluguéis de sítios, residências, ou seja, qualquer anormalidade estamos em condições de atuar. É uma medida de antecipação, não acreditamos que teremos qualquer tipo de consequência aqui no Estado porque o Rio já sofreu com outras intervenções e o ES não teve nenhum tipo de consequência", contou.
O coronel explicou ainda que, para compor o efetivo, serão empregados policiais na folga, que receberão indenização suplementar do serviço. Para isso, o Governo do Estado aportou R$ 2,5 milhões para os dois meses e meio de operação."A PM possui 9.200 policiais e estamos empregando policiais na folga, que estão recebendo indenização suplementar de serviço para que possa trabalhar em sua folga e receber para isso. O Governo do Estado aportou na Polícia Militar R$2,5 milhões para que nesses 2 meses e meio a gente consiga fazer esse pagamento. Depois vamos avaliar a necessidade ou não dessa operação, sendo necessário, a gente vai avaliar mais um outro valor", concluiu. 
Intervenção
Senado aprovou, por 55 votos a 13 e uma abstenção, o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro para a área da segurança pública. Com a aprovação da medida pelos deputados e, agora, pelos senadores, o governo federal foi autorizado a nomear um interventor no estado devido ao “grave comprometimento da ordem pública”, como solicitado pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira (16).
A votação no Senado durou pouco mais de três horas, a metade do tempo utilizado pela Câmara para discutir e aprovar o decreto, por 340 votos a 72, na madrugada de hoje (20). É a primeira vez que a União intervém em um estado desde 1988.

Operação Lama Cirúrgica: enfermeiro detido por vender materiais cirúrgicos usados é solto

O enfermeiro Thiago Waiyn, um dos suspeitos detidos no dia 16 de janeiro durante a Operação Lama Cirúrgica, foi solto por decisão da Justiça. Ele estava preso no Centro de Detenção Provisória de Viana II e foi liberado na última quarta-feira (21). 
Além de Thiago, foram detidos, durante a operação do dia 16, Marcos Roberto Krollin e Gustavo Deriz Chagas Stein. O objetivo da ação foi desarticular uma quadrilha suspeita de aplicar golpe na comercialização de materiais hospitalares.
A empresa utilizada para este tipo de golpe, segundo a polícia, funcionava na Serra e distribuía produtos para planos de saúde e vários hospitais na Grande Vitória. De acordo com as investigações, materiais que deveriam ser usados uma única vez em cirurgias eram reutilizados. Há casos em que quatro instrumentos juntos teriam sido reutilizados mais de 2,5 mil vezes em cirurgias.
A investigação aponta ainda que pelo menos 47 empresas compraram materiais da Golden Hospitalar, estabelecimento que, segundo a polícia, fraudava os produtos.

Bandido manda encerrar atividades em creche de Central Carapina e ameaça: 'o bicho vai pegar'

Uma creche municipal do bairro Central Carapina, na Serra, teve que liberar as crianças mais cedo por causa de uma ameaça feita por telefone nesta quinta-feira (22). Os alunos foram liberados às 15 horas, quando as aulas deveriam prosseguir até às 17 horas.
A decisão de suspender as aulas partiu dos funcionários, depois de um telefonema com uma voz masculina mandando encerrar as atividades no local. "Eu estava aguardando com as crianças na sala normalmente, quando o telefone tocou. Uma pessoa com voz masculina perguntou o que estávamos fazendo lá e disse que deveríamos sair que 'o bicho ia pegar'", disse um funcionário.
As aulas na creche e nas escolas municipais do bairro foram retomadas na tarde desta quinta-feira. Desde terça-feira (20), dia de confronto entre criminosos e policiais, as atividades estavam suspensas para mais de 1,2 mil alunos.
Nesta quinta, a retomada das aulas foi monitorada pela Polícia Militar do Estado (PMES) na porta das unidades. Mesmo assim, boa parte dos alunos não compareceu às aulas. De acordo com a PMES, cerca de 60 alunos compareceram. Muitas famílias decidiram não mandar as crianças para a escola.
Ônibus
Os ônibus da linha 819, que atende o bairro Central Carapina, voltaram para o itinerário normal, mas com escolta da polícia. A Unidade de Saúde reabriu nesta quinta-feira, mas segundo os pacientes, não haviam médicos e enfermeiros.
O secretário municipal de Defesa Social, Jailson Miranda, esteve no bairro. Apesar do cenário de 'cidade fantasma', ele afirma que o bairro está retomando a normalidade. "As escolas estão funcionando, o Centro de Saúde está funcionando dentro das suas possibilidades, alguns médicos ainda não retornaram, mas até amanhã, estará tudo normalizado", afirma.

Câmera que podia ajudar a identificar suspeitos de explodirem banco em VV não funcionava

A agência bancária que sofreu uma explosão na madrugada da última quarta-feira (21), na Avenida Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, foi isolada com tapumes e não está funcionando. Um aviso na porta diz que quem precisar do serviço deve procurar um banco mais próximo. 
Na manhã desta quinta-feira (22) homens autorizados vistoriavam o prédio. Na rua onde tudo aconteceu existe uma câmera de videomonitoramento que deveria registrar cada movimento, mas segundo a Prefeitura de Vila Velha, o aparelho não está funcionando. 
"As imagens seriam muito importantes, pois ela está bem em frente. Além disso, as 100 câmeras do olho digital aqui em Vila Velha não estão funcionando. O Governo do Estado ficou de entregar essas câmeras para a prefeitura em dezembro de 2017. Entregou as de Cariacica e Vitória, mas as nossas não foram entregues", disse o secretário de Defesa Social, Oberacy Emerich.


A câmera que não funciona faz parte do programa Olho Digital, do Governo do Estado. O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com 19 municípios do Estado, mas em Vila Velha, das 100 câmeras instaladas, poucas são as que funcionam.
Todas as imagens que mostram os criminosos foram registradas pelo videomonitoramento de Vila Velha e já foram cedidas à polícia. De acordo com o secretário de Defesa Social do município, as investigações poderiam ser ainda mais detalhadas se a câmera posicionada na avenida tivesse captado a ação criminosa.

Horta em casa tira veneno de mesa e gera economia de R$ 60

Gabriel Almeida
Além de ser uma alternativa para fugir do excesso de agrotóxico e do risco de consumir um alimento cultivado com água e solo contaminados, as hortas caseiras ajudam a economizar nas compras. Essa é uma prática que vem ganhando espaço nas cidades e na Serra não é diferente. A moradora de Capuba, Edmaura Fonseca, cultiva alimentos em casa há cerca de oitos meses. No quintal de casa ela planta alface, couve, almeirão, beterraba, coentro, salsa, cebolinha, pimentão, mamão,manjericão, hortelã, rúcula e quiabo.
“Sempre gostei de plantas em minha casa. Mas de uns oito meses pra cá comecei a investir mais na horta e plantar espécies que são alimentos. Eu e meu esposo consumimos os alimentos naturais, sem veneno. Vizinhos e amigos levam para casa e até meus animais aproveitam da horta”, explica Edmaura, que também é protetora de animais e com a comida produzida, ajuda a alimentar os cerca de 100 bichos entre cães e gatos, além do jabuti e coelho que cuida.
Edmaura ainda disse que é vegetariana e por isso consome muitas verduras e legumes. “Antes eu vivia comprando os alimentos e hoje posso colher em casa. Além da economia gerada pela produção feita em casa,eu agora consumo alimentos sem nenhum tipo de agrotóxico”, afirma.
O esposo de Edmaura, Ivomar Barbosa, ajuda a cuidar da horta. “A horta tem que ter cuidado e limpeza diários para que os alimentos possam crescer em saúde. Hoje já economizamos cerca de R$ 60 por mês”, revela Ivomar.
Outra pessoa que também cultiva alimentos em casa é a Jorgina Santos, moradora de Jardim Tropical. Além dela, a comida produzida é consumida por seu marido e por seu filho, que também moram na casa.
“Não tenho muito espaço no quintal de casa, mas utilizo todo á área disponível para cultivar cebolinha, coentro e outros temperos que aproveito todos os dias na hora de fazer as refeições. Economizo de R$ 30 a R$ 35 por mês”, calcula.

Agitos e delícias da vida noturna de Valparaíso

José Salucci
Final de mais um expediente em Valparaíso e pra quem acha que os moradores do bairro se recolhem paras as suas casas, está enganado. É que a localidade possui uma acolhedora vida noturna, onde as opções vão de bares a hamburguerias, passando por açaiterias, churrasquinhos, pizzarias, entre outros pontos gastronômicos.Como em todo bairro, sempre há um tradicional bar que carrega história e serve de ponto de encontro para os amigos tomar uma cerveja e assistir um jogo de futebol. É o caso do “Pé de Galinha”, localizado na Avenida Iriri, na pracinha do Extrabom, está ativo há 20 anos.
“Nós conquistamos os clientes, porque Valparaíso não tinha nada. Não tinha esse monte de prédio. Nós conquistamos nossos clientes daqui do bairro e de fora”,explicou a dona do estabelecimento, Eugenia Castro Oliveira. Além do entorno da pracinha, há concentração de estabelecimentos na rua Santos Dumont.
“Com o desenvolvimento, o bairro mudou muito. Agora tem alguns barzinhos pra frequentar. A gente pode sair com o filho pra passear”, observa a moradora de Valparaíso há 20 anos e freqüentadora do happy hour local, Keyde Luci Costa.  
Outro ponto de encontro do bairro fica na Avenida Eldes Scherrer Souza, com variedades gastronômicas, uma distribuidora de cerveja e o famoso bar Espetinho do Mário, que nos fins de semana chega a ficar aberto por volta de 02 horas da manha. “Meu sonho era ter um churrasquinho. Eu gosto de mexer com carne e eu achei que seria bom”, disse Mário José, dono do estabelecimento.
Residente há quase dois anos em Valparaíso, Simone Cardoso, também se sente confortável em sair de casa para curtir a noite. “Eu costumo ir aos lugares mais próximos da minha casa. O comércio noturno de Valparaíso é mais voltado pras famílias e isso torna dá mais segurança para a gente frequentar. Gosto de ir aos barzinhos e sempre fui muito bem atendida”, elogia.  

Com a Intervenção no Rio, coronel diz que Serra terá atenção especial

Conceição Nascimento / Yuri Scardini
A intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro vem preocupando capixabas. Apesar de dizer que não acredita em grandes impactos no Espírito Santo, essa semana, o Governo do Estado anunciou medidas para conter possíveis migrações de bandidos e aumento da atividade criminosa em território capixaba. Além disso, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, durante esse processo de intervenção, a Serra vai merecer “atenção especial” por parte do Governo.
Como a Serra é uma cidade muito visada por criminosos, Nylton confirmou que o município receberá mais atenção do poder público e disse que haverá aumento de efetivo policial.“Serra merece uma atenção especial sim. Abrimos curso de formação da Polícia Militar agora, e Serra tem que ser o município que vai receber mais efetivo. Acreditamos que não vai ocorrer migração, mas se ocorrer qualquer deslocamento não tem como saber se vai para a Serra”, finalizou. 
O Secretário Estadual de Segurança Pública, André Garcia, explica que deu início nesta quinta-feira (22) o plano de contingência para o monitoramento das regiões de fronteira. “Vamos monitorar 198 km de fronteiras com o Rio e Minas, com reforço de efetivo das Polícias Militar e Civil, emprego de recursos como helicópteros, viaturas e drones”. Garcia acrescenta ainda que não há nenhum indício de fuga de bandidos para o ES e que essas ações são preventivas.
O mesmo afirmou o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Nylton Rodrigues. “Essa é a nossa leitura, já tivemos outras intervenções no Rio de Janeiro e nunca foi registrado nenhum reflexo em nosso Estado, como migração de bandidos. Estamos monitorando todo o Sul do Estado, atentos a alugueis de imóveis”, adiantou.
Perguntado se o ES poderia se tornar uma rota mais sedutora para o tráfico internacional de drogas e armas, Rodrigues confirma, mas disse que haverá prevenção. “Esse é um dos objetivos do nosso plano, é justamente inibir a possibilidade de o ES se tornar essa rota. Consideramos essa possibilidade e prevenimos dessa forma com o plano de contingência” disse.
Nylton descarta a possibilidade da intervenção se estender ao ES, ele justificou que o “estado está organizado, com contas organizadas, salários em dia, polícias equipadas e na expectativa de uma possível reposição salarial”.
 “Marola ou Tsunami”
Apesar do Governo do Estado não acreditar em migração de bandidos do Rio para o ES, o Ministro da Justiça Torquato Jardim, em entrevista ao jornal Correio Braziliense publicada na última terça-feira (20), o ministro disse que provavelmente os Estados que fazem divisa com o Rio sofrerão o impacto da intervenção federal. “Temos de ver se vai ser marola ou tsunami. Alguma coisa vai acontecer, temos que ser realistas”, afirmou. E completou: “Quanto mais eficaz a ação no Rio de Janeiro, a marola vai crescer. O nosso trabalho é não deixar virar tempestade, jamais um tsunami”, declarou o ministro ao Correio.
Enquete: 81% temem  vinda de criminosos
Nessa semana o Jornal Tempo Novo publicou uma enquete no Facebook, com a pergunta “Com a intervenção federal no Rio de Janeiro, você acredita na possibilidade de fuga de criminosos para o ES?”. Até a manhã da ultima quinta-feira (22), foram contabilizados 114 votos, dos quais 81% dos leitores internautas optaram pelo “sim”.

Deputados são favoráveis ao decreto, mas preocupados com desdobramentos

Por 340 votos a favor e 72 contrários, nesta semana a Câmara aprovou o decreto do presidente Michel Temer (MDB) que consolidou a intervenção federal no Rio de Janeiro. A bancada capixaba contribuiu com 7 votos, apenas os dois deputados do PT, Givaldo Viera e Helder Salomão votaram contra.
O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) que apesar de votar favorável a medida, faz críticas ao formato adotado. “A corrupção no Rio é endêmica, e o que falta é autoridade por parte do poder público para enfrentar a criminalidade, porque o poder público faz parte dela. Deveria ter uma intervenção no Governo como um todo”, disse.
Vidigal diz ainda que não acredita em ruptura institucional e acusa que a medida tem fundo midiático. “É para mudar o foco da Reforma da Previdência”.
Sobre os impactos no ES, o ex-prefeito da Serra se disse preocupado. “O Brasil é maior rota de tráfico de drogas do mundo e o ES faz parte dessa rota. A maior causa da violência na Serra é a droga. Com uma possível migração de criminosos, a Região Metropolitana seria impactada, talvez mais a Serra, até pelos números que tem hoje”, apontou,
O deputado federal Carlos Manato (SD) avalia a intervenção como necessária mas questiona a falta de segurança jurídica para atuação do Exercito. “A preocupação é que não tem segurança jurídica, nem poder de polícia. Isso torna o Exército frágil. Não há risco de ruptura institucional, foi aprovado na Câmara e no Senado. Em relação ao Estado, as divisas têm que ser controladas. Colocar mais policiais. O Estado já tem rota para o tráfico, pode intensificar”, disse. 
Já o deputado federal Givaldo Vieira (PT) votou contra a intervenção, avalia que é uma atitude equivocada e afirma que e fala sobre golpe militar.
“O Rio sofre muito com a violência, mas não é exclusivamente o Rio; o próprio Espírito Santo viveu uma situação difícil com a crise provocada pelo Governo de Paulo Hartung em relação às forças de segurança. Então é equivocada. Vivemos uma instabilidade política, grave crise institucional e já se especula o golpe militar. A sociedade tem que ficar vigilante para não ser surpreendida com uma medida ainda mais autoritária”, dispara.

Festival em Parque dará pontos para passageiros e motoristas

Em março vai ter muita comida gostosa, cerveja artesanal, arte e shows musicais no Parque da Cidade, em Laranjeiras. Trata-se do Festival Serra Gourmet, que acontecerá nos dias 15 e 18 de março e vai levar para o local doces, comida mexicana, comida japonesa, pizza, hambúrguer artesanal, cerveja artesanal em bikes e foodtrucks.
Esta será a terceira edição do festival e trará como novidade ações empreendedoras e transporte garantido para público que for ao local.
O organizador Rodrigo Rosa, conta que a parceria com o sistema 4Move deixará veículos disponíveis para transportar os passageiros com segurança e bom atendimento. “Eles serão o transporte oficial do evento”, destaca.Para quem não conhece o 4Move é um aplicativo de mobilidade urbana inaugurado em fevereiro na Grande Vitória. “O passageiro, motorista ou taxista baixa o aplicativo 4Move grátis com o código BRASIL2018. O passageiro solicita a corrida e o motorista ou taxista faz o transporte com bom atendimento e simpatia. O nosso diferencial de outros aplicativos é que ao se deslocar de um ponto a outro, tanto passageiro quanto motorista, acumula quilometragem que vira pontos que podem ser trocados por mais viagens, prêmios como Iphone, viagens internacionais e até dinheiro de volta”, conta o líder de expansão da empresa Doriedson Luiz Romano.
Romano frisa ainda que os valores são muito baratos. “Preços sem tarifa dinâmica para passageiros, para o motorista desconto de apenas 12%, na concorrência se desconta 25% da corrida do motorista. Somos o transporte oficial do evento. Haverá motoristas no local para atender o público via aplicativocom segurança”.
A programação do evento ainda está sendo fechada pela organização, mas a expectativa é receber oito mil pessoas por dia.

Muita reza para afastar as assombrações que rodam na Quaresma

Clarice Poltronieri
Quaresma: período de abstinência e oração, mas também de reviver as histórias dos antepassados relacionadas a assombrações e lendas. E mesmo com todas as mudanças sociais, há ainda quem acredite, pelo menos, se lembre dos relatos dos mais antigos.A moradora de Laranjeiras, IdalinaBonelli, ainda teme alguns casos. “Papai dizia que na quaresma tinha um homem que virava lobisomem e vários animais. Uma vez meu irmão vinha à cavalo para casa e disse que o lobisomem o acompanhou em forma de porco. Nós tínhamos medo e não saíamos à noite neste período. Tenho medo até hoje de lobisomem e de assombração”, conta.
Gessy Ribeiro, de 95 anos, vive há quase 50 anos no entorno da praçada Igreja Reis Magos, em Nova Almeida, lugar cheio de histórias sobrenaturais. “Antigamente a gente via um padre jesuíta em cima do canhão ou na porta da igreja. Aqui era cheio de mata, tinha muito bicho e o tal do lobisomem que aparecia na Quaresma, mas a gente não aceitava essas coisas ruins dentro de casa, só o Divino Espírito Santo. A gente tinha medo. Eu e meu marido ouvíamos os bichos assoviando e eles gostavam de mascar as cascas dos mariscos que as pessoas jogavam fora. Quando tinha uma coisa assim, eu me pego com Deus. Hoje não tem mais, porém continuo rezando”explica.
De Eldorado, Argentina Almeida dos Santos, de 88 anos, também reforça as orações no período. “Minha mãe me ensinou que tem que acreditar em Deus. Nessa época essas coisas ruins ficam soltas, mas ela não deixava a gente ver essas coisas. Quando eu era menina, rezava a missa no rádio às 18h todo dia e o terço, meu pai não deixava a gente fazer nada em dia santo, nem varrer casa, comer carne e ainda defumava a casa, igual na igreja. Hoje eu e meu marido acompanhamos as missas e o terço todos os dias da Quaresma na TV para afastar o mal”, frisa.
Contador de histórias e ativista cultural da Serra, Teodorico Boa Morte, diz que há muitos casos relacionados à Quaresma. “Acredita-se que por conta do jejum de Jesus, que durou 40 dias, o diabo ficou solto, atentando, então as histórias de assombrações, sacis, mula-sem-cabeça, lobisomem e várias outras, acabam sendo relacionadas ao período. Há alguns anos, os santos e imagens eram cobertos por pano roxo em respeito ao período”, lembra.

Gráficos e técnicas de coaching para ajudar alunos a passar no Ifes

A vida estudantil exige muita dedicação e disciplina para se alcançar metas. De olho nisto, o Centro de Apoio Estudantil Laranjeiras (CAEL) aposta na técnica de coaching para preparar o processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O CAEL tem como público alvo alunos do Ensino Fundamental II dos 8ºs e 9ºs anos.
O professor coaching auxilia o aluno, de forma individual, a fim de melhorar o desenvolvimento estudantil. O docente monitora o aluno por meio de gráficos, que revelam o desempenho do estudante durante os exercícios on line e simulados, mostrando percentuais de aprovação nos testes.
-“A gente faz um mapa do desempenho do aluno e seu perfil de estudo pra saber o que ele precisa. Ensinamos o controle emocional de se comportar durante a prova. Trabalhamos com estratégias de gestão de tempo para o aluno aprender a não ficar sobrecarregado”, explica a Diretora de Ensino do CAEL, Sâmia de Oliveira.Sâmia destaca que o Centro de Apoio Estudantil teve êxito com essa metodologia de desenvolvimento humano no processo seletivo do Ifes de 2018. “Foram aprovados 49% dos alunos treinados por professores coaching. Nós acertamos todas as estatísticas com o monitoramento pelo gráfico permitindo uma realidade do aluno, onde ele vai ser aprovado e quais são as dificuldades”, enfatizou Sâmia.
O CAEL conta com 9 professores, ambos formados na área da educação, sendo um doutor, quatro mestres e quatro pós-graduados.
Para mais informações nos telefones (27) 98180-0579.

Prefeitura de São Mateus exonera 275 servidores aposentados, no ES

Prefeitura de São Mateus, município do Norte do Espírito Santo, exonerou todos os 275 servidores aposentados que ainda cumpriam funções municipais. O caso foi parar na Justiça, que cobrou explicações sobre o decreto do prefeito Daniel da Açaí em um prazo de 48 horas.
Quem entrou com a ação na Justiça foi o Sindicato dos Servidores Públicos de São Mateus, que pediu a nulidade do decreto e que os servidores permaneçam nos cargos até uma decisão judicial.
Os vereadores da cidade também votaram, nesta terça-feira (20), um decreto para anular o decreto de exoneração da Prefeitura de São Mateus.
A Secretaria de Gabinete da prefeitura informou que até a tarde desta quarta-feira (21) não havia recebido nenhuma notificação, nem da Câmara de Vereadores e nem da Justiça, e que portanto permanecia valendo o decreto de exoneração.
A prefeitura ainda explicou que as exonerações aconteceram porque os servidores aposentados ainda trabalhando contrariam uma lei municipal de 1992.

Praia própria ou imprópria? Veja a lista de onde ir neste verão em Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari

m que praia eu posso ir neste verão?". Para te ajudar a responder esta pergunta e informar quais são os pontos próprios e impróprios para banho na Grande Vitória, o G1 atualiza a balneabilidade das praias, semanalmente, em Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari. Então, antes de se arriscar em um mar duvidoso, dê sempre uma passadinha aqui, olhe o guia e divirta-se!Impróprios
  1. Praia Enseada do Suá (praia do meio, embaixo da Terceira Ponte)
  2. Enseada do Suá (Praia do Suá, ao lado da Capitania dos Portos)
  3. Praia de Santa Helena (100 metros à direita da Ponte da Ilha do Frade)
  4. Praia do Canto (próxima à Praça dos Desejos, em frente à Escola de Velas)
  5. Praia de Camburi (Av. Dante Michelini, 150 metros antes do segundo píer)
Próprios
  1. Praia de Camburi (Av. Dante Micheline, em frente à entrada da antiga feira dos municípios)
  2. Mata da Praia (Av. Dante Michelini, esquina com a Av. Adalberto Simão Nader)
  3. Jardim da Penha (Av. Dante Michelini, esquina com a Av. Nicolau Von Shilgen)
  4. Jardim da Penha (Av. Dante Michelini, esquina com a Rua Comissário Otávio Queiroz)
  5. Jardim da Penha (Av. Dante Michelini, esquina com a Rua Eugenilio Ramos)
  6. Jardim Camburi (Av. Dante Michelini, 150 metros antes do primeiro píer)
  7. Praia do Canto (80 metros após do Iate Clube)
  8. Praia do Canto (80 metros antes da Ilha do Frade)
  9. Ilha do Frade (primeira praia à direita)
  10. Ilha do Frade (Rua Desembargador Alfredo Cabral, m frente ao número 1255)
  11. Ilha do Frade (Praia de Castanheira)
  12. Ilha do Boi (Praia da Direita)
  13. Ilha do Boi (Praia Grande)
  14. Praia de Santa Helena (200 metros antes das barracas da Curva da Jurema)
  15. Praia de Santa Helena (em frente às barracas da Curva da Jurema)
  16. Jardim Camburi (Av. Dante Michelini, próximo ao viaduto Araceli Cabrera Crespo)
  17. Jardim Camburi (Av. Dante Michelini, esquerda com a Rua Silvino Grecco)

Bairros da Serra vão ficar sem energia neste sábado

Nesta sábado (25) vai faltar energia em diversos bairros da Serra. Isto porque a EDP Escelsa fará manutenção programada para ampliação das redes elétricas.
A manutenção é para melhoria de atendimento aos consumidores. Qualquer dúvida o consumidor pode entrar em contato com a Central de Atendimento EDP Escelsa 24 horas. 0800 721 0707.
Confira as ruas que serão afetadas;    Das 09h00 às 15h30
Bairro: Centro da Serra parte das Ruas Betibil, Breu Vermelho, Baquerubu, Bengue, Bogari, Arapue, Muriaquatiara, Seringa, Seringa Itauba, Barauna, Angelim Rajado, Azaleia e adjacências. Parte da Avenida Pau Brasil e adjacências. Parte da Rodovia Serra – Jacaraípe e adjacências. Bairro: Jardim Carapina parte da Rua Itaguaçu e adjacências.
Bairro:Macafe parte da Rua Barauna e adjacências. Bairro: Residencial Vista do Mestre parte da Rua Muriaquatiara e adjacências.
Bairro: Centro da Serra parte das Ruas Andireva, Alecrim do Campo, Angelim Rajado, Angelim da Mata, Lírio, Tatajuba, Arapari, Castanheiro, Arapue, Pau Dalho do Campo I, Aboridan, Aca Pora, Alecrim, Acariquara, Pau Dalho do Campo, Aguano e adjacências. Parte das Avenidas Pau Brasil, Jacarandá e adjacências.
Bairro: Residencial Vista do Mestre parte da Rua Aboridan e adjacências. Bairro: Macafe parte das Ruas Pau Dalho do Campo I, Pau Dalho do Campo e adjacências.
Bairro: Centro da Serra parte da Avenida Jacarandá e adjacências. Parte das Ruas Arapue, Tatajuba, Baquerubu, Arapari, Angelim Rajado e adjacências.
Bairro: Centro da Serra parte da Avenida Jacarandá e adjacências. Parte das Ruas Baga, Acariuba e adjacências.

Mais de 3.800 vagas para cursos de inglês e espanhol

Foi aberto o processo seletivo para o preenchimento de 3.820 vagas e composição de cadastro de reserva nos cursos de Inglês e de Espanhol, oferecidos pelos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs).
O processo seletivo é destinado aos estudantes que estejam regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. As vagas são para ingresso em 2018, nos cursos de Inglês e Espanhol oferecidos nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI), em oito municípios capixabas.
Além dos seis Centros Estaduais de Idiomas (CEI), localizados em Serra, Vitória Cariacica, Vila Velha, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, neste ano, mais duas novas unidades estarão em funcionamento nos municípios de Linhares e São Mateus, ofertando 510 vagas cada, totalizando mais 1.020 estudantes que vão aprender um segundo idioma.As aulas terão início no dia 05 de março e serão desenvolvidas nos níveis Iniciante, Básico, Intermediário e Avançado, conforme o nível do estudante, com duração de, no máximo, três anos, e ministradas por instituição especializada no ensino da Língua Inglesa e Espanhola, contratada pela Sedu.
O edital com todas as informações foi divulgado, nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Estado e também está disponível clicando aqui.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas, exclusivamente, pela internet, a partir desta quinta-feira (22) até as 23h59 do dia 25 de fevereiro. Clique aqui para a inscrição.
A classificação dos estudantes será realizada pelo CEI de interesse do estudante, em ordem decrescente de pontuação, considerando a soma da nota de Língua Portuguesa de 2017, da nota de Língua Estrangeira referente ao último ano cursado e da frequência geral de 2017.
A relação dos estudantes inscritos com a classificação geral e a convocação para as matrículas será divulgada a partir do dia 28 de fevereiro no site da Sedu e nas escolas.
Quem pode participar?
Podem participar da seleção estudantes que estejam regularmente matriculados na 1ª e ou 2ª série do Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual e que obtiveram aprovação em todas as disciplinas no ano letivo de 2017.
Para efetuar a inscrição no processo seletivo, o estudante deverá apresentar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).