Radio Sepiol E TV Sepiol

sábado, dezembro 09, 2017

Vai faltar água na Serra nesta quarta-feira (13)

Vai faltar água na Serra, nesta quarta-feira (13), no horário de 8 às 18horas. Isto porque a Cesan vai interligar redes e realizar manutenção programada para melhorar o abastecimento em diversos bairros da cidade.
A população pode ser afetada caso não tenha reserva adequada de água. O abastecimento será restabelecido de forma gradativa em até 24 horas após a conclusão dos serviços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.
Confira os horários e bairrosQuarta-feira (13), das 8 às 18 horas
Serra
Barro Branco
Caçaroca
Cascata
Centro
Cidade Pomar
Eldorado
Maria Niobe
Nova Carapina I e II
Novo Porto Canoa
Parque Residencial Mestre Álvaro
Pitanga
Porto Dourado
Santa Rita de Cassia
Santo Antônio
São Judas Tadeu
São Lourenço
São Marcos I
Serra Dourada I, II e III
Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. A ligação é gratuita.

Aprovados em concurso há 11 anos para inspetor penitenciário cobram nomeação no ES

José Salucci
Aprovados em concurso da Sejus (Secretaria de Estado da Justiça) ainda aguardam por nomeação ao cargo de inspetor penitenciário (antigo agente penitenciário). O concurso foi feito em 2006, porém, até a data presente, o estado não concluiu a última etapa prevista no edital: o curso de formação, que contém matérias práticas e teóricas. Ao todo, foram 34 aprovados.
Há até entre os aprovados quem tenha conseguido decisão judicial favorável à nomeação, porém ainda não cumprida. Sob a condição de não ter o nome divulgado, uma mulher aprovada no certame mostrou a reportagem a sentença favorável a sua nomeação, datada de 2014, proferida pelo juiz Paulo Cézar, da 1º Vara da Fazenda Pública.  “Eu acho uma falta de respeito. O sistema penitenciário está tão escasso, precisando tanto de gente pra trabalhar”, lamentou a mulher.
Também aprovado no mesmo concurso, Marcos Antônio Carvalho de Oliveira, 46 anos, vive o drama de estar desempregado. Ele diz possuir oito anos de experiência no cargo, trabalhando como profissional em Designação Temporária (DT) e espera a efetivação. “A gente fica indignado, triste ao mesmo tempo, porque somos concursados e estamos querendo um cargo que é nosso por direito liquido e certo”, desabafou.
Os aprovados montaram uma comissão, e, segundo representantes da mesma, eles se teriam se reunido com a cúpula da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em novembro. O órgão é o responsável pelo concurso e pela gestão dos presídios capixabas. No encontro os representantes da Sejus teriam alegado à comissão falta de dinheiro para a realização das etapas finais ainda pendentes do concurso.
O presidente do Sindicato dos Inspetores Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes), Sóstenes Araújo, criticou a demora na efetivação dos profissionais. “Quando há interesse as coisas acontecem”, falou.
A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Sejus. Mas a Secretaria não respondeu aos questionamentos. O salário inicial de um inspetor é de R$2.643,85 + 220 de auxílio alimentação.
ES tem mais de 20 mil presos
De acordo com o Sindaspes, o sistema penitenciário capixaba conta com 20.400 presos, tendo capacidade para 13.784. Ao todo, são 35 unidades prisionais – uma delas na Serra, no Queimado – com 3.200 inspetores no estado, sendo aproximadamente 2.000 efetivados e 1,2 mil restante atuando como DTs. Segundo o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, há quase mil inspetores penitenciários a menos do que o recomendado no ES.
“Está havendo intransigência”, diz deputado
Presidente da comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, Gilsinho Lopes (PR) disse que em outros concursos foram nomeados os inspetores penitenciários, que posteriormente fizeram o curso de formação. “Não é pré-requisito para nomeação do cargo. Está havendo uma intransigência por parte do secretário”, enfatizou, se referindo a Walace Pontes, titular da pasta.
Gilsinho, que também é Policial Civil, recebeu a comissão dos aprovados, diz estar acompanhando o caso e informou que há uma reunião marcada na Casa Civil do Governo nesta sexta-feira (08) para discutir a situação. 

Menina de apenas nove anos lança livro na Serra e em São Paulo

Neste final de semana, sábado (9) e domingo (10), a escritora mirim, Nina Frainer, de apenas nove anos, conhecida por tocar uma sanfona azul melhor do que muita gente grande, estará lançamento seu primeiro livro “A menina da sanfona azul”.
 Nina já morou com sua família na Serra, em Chácara Parreiral e mudaram-se recentemente para a terra da garoa.
No sábado (9), o evento será no Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra, na praça de alimentação, às 16 horas.Já no domingo (10), o lançamento acontece em São Paulo, no Centro de Tradições Nordestinas. 
“Desde muito cedo, a Nina já demonstrou ser uma criança diferenciada, sentou aos 03 meses, andou aos 06 meses, começou a ler e tocar sanfona com 04 anos de idade. A vontade de escrever um livro surgiu de um questionamento inocente e de uma vontade de fazer as crianças poderem ter um conteúdo gerado pela própria criança e nós incentivamos e damos força. Ficou um trabalho muito lindo e cheio de sensibilidade”, conta a mãe Xana Frainer.
O livro “A menina da sanfona azul” é todo ilustrado com desenhos da paulista Luciana Maria.
Nina já participou com sua sanfona azul três vezes do programa Encontro da Fátima Bernardes, da rede Globo, do programa Humoristinhas da Multishow e também do “Bom de papo” da Tribuna e do Hora News na Record News.

Evento em Vitória quer atrair doadores de sangue

Na Serra, é feriado nesta sexta-feira (8), mas em Vitória, tudo funciona e normalmente. Na Praça Costa Pereira, no Centro da cidade, acontecerá um evento promovido por profissionais do Hospital São Lucas, para chamar a atenção da população sobre a importância de doar sangue.
Serão distribuídos folhetos educativos,  e os profissionais também irão conversar com as pessoas e tirar dúvidas sobre o assunto das 8 às 10 horas.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.
O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
Na Serra, quem quiser doar sangue pode se dirigir ao Hospital Dório Silva, em Laranjeiras, onde há uma Unidade de Coleta a Distância. Lá o funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone é o 3218-9429 e o 3218-9242.
Locais para doação de sangue:
– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h.
– Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.
– Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.
– Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2800 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.
– Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7954 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.

quinta-feira, novembro 30, 2017

Descontos de até 70% em feirão do comércio em Feu Rosa

O mês de dezembro promete ser de grandes promoções no comércio para os moradores de Feu Rosa e bairros vizinhos. Isso porque entre os dias 07 e 10 de dezembro acontece a 7ª edição Liquida Feu Rosa, no Ginásio Poliesportivo da comunidade, com a promessa de descontos de até 70% para o consumidor.
O evento, que tem apoio da Associação de Moradores, ocorre no bairro há quase três anos, e tem como proposta reunir lojistas do município em um só local com produtos a preços promocionais, de forma a alavancar as vendas do varejo e aquecer a economia do bairro e município.
De acordo com o organizador do evento, Renato Ribeiro, 40 lojistas participarão da sétima edição da Liquida Feu Rosa, no intuito de movimentar o comércio da região. “Além de dar opção de variedade, preço baixo e conforto ao consumidor, evento tem como objetivo fortalecer o comércio, gerar renda no bairro e fazer girar a economia do município”, explica.
Ainda segundo o organizador, o evento contará com lojas de roupa feminina, masculina, infantil, calçados, acessórios e lingerie. “Essas são os carros chefes dos produtos que estarão à venda. Os descontos devem chegar até a 70% e o consumidor ainda terá praça de alimentação, espaço kids para as crianças e estacionamento.  A expectativa é que passe pelo evento 5 mil pessoas e que movimente R$ 200 mil em vendas”, destaca.  
O horário de funcionamento é de 10h às 22h, e no domingo (10), de 10h às 15h. Mais informações no telefone 99512-9002.

Novo Fórum da Serra será inaugurado na sexta-feira (1/12)

Para abrigar 18 Varas será inaugurado, no próximo dia 01 de dezembro de 2017, o novo Fórum Cível da Serra. O prédio fica localizado na Avenida Carapebus, nº 226, Bairro São Geraldo – Carapina, próximo ao Terminal de Ônibus. o Presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Annibal de Rezende Lima, e o diretor do Foro da Serra, Juiz Alexandre Farina Lopes, vão conduzir a solenidade de inauguração.
O novo espaço terá mais de 6.570 m² e vai abrigar 18 Varas, entre elas todas as Varas Cíveis do Juízo, as Varas da Fazenda Pública Municipal e Estadual, uma Vara de Órfãos e Sucessões, quatro Varas de Família, quatro Juizados Especiais Cíveis, uma Vara da Infância e da Juventude e a Central Multidisciplinar.
Com a transferência das Unidades Judiciárias para o novo prédio, o atual Fórum, localizado em Serra Sede, passará por uma reforma e vai abrigar somente as Varas Criminais e os Juizados Especiais Criminais e de Fazenda Pública
O contrato de locação do imóvel foi assinado no dia 28 de abril de 2017. Na ocasião, o desembargador Annibal destacou que o novo Fórum da Serra atende a um anseio dos magistrados, servidores e jurisdicionados do município.

Vereadores aprovam orçamento municipal 2018

A Câmara da Serra aprovou, em sessão extraordinária na noite desta segunda-feira (27) o Projeto de Lei 254/2017, que dispõe sobre o Orçamento Municipal 2018. A matéria foi aprovada por unanimidade, e o montante é de 1.394.514.000,00 bilhão, corresponde a R$ 116.171 mil ao mês. 
A Comissão de Finanças apreciou e acatou as 25 emendas apresentadas pelos vereadores. O líder do prefeito na Câmara, vereador Luiz Carlos Moreira (PMDB), se pronunciou. 
“Agradeço aos vereadores presentes, especialmente membros da Comissão de Finanças, que se debruçaram sobre o projeto. Cumprimos com a nossa obrigação. Possivelmente é a primeira câmara do Estado que aprova o orçamento 2018”, disse Moreira. 
Segundo a assessoria legislativa da Câmara da Serra, 23 emendas são assinadas individualmente pelos vereadores, no valor de R$ 300 mil cada, enquanto duas são coletiva. São R$ 50 mil para a Assembleia Municipal do Orçamento; R$ 50 mil para o projeto Bom de Bola e R$ 50 mil para a construção da sede da Associação de Moradores de Praia de Carapebus.

Sexta tem evento de dança beneficente em Laranjeiras

Nesta sexta-feira (1) vai acontecer o festival Unidança, evento beneficente que acontecerá em Laranjeiras.
Para participar da ação solidária, a entrada do evento é 1kl de alimento não perecível. Tudo que for arrecadado será doado para instituições de caridade. O festival vai contar com apresentação de ballet, jazz, entre outros ritmos dançantes.
O evento vai acontecer no ginásio poliesportivo de Laranjeiras às 20h. A realização é da Academia Millenium que fica situado no mesmo bairro.

Testes rápidos de HIV e sífilis em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Nesta sexta-feira (01) é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, e a ocasião é utilizada para se falar da infecção pelo vírus HIV/AIDS, e discutir sobre a transmissão e principalmente a prevenção da doença. Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai realizar, das 8h às 11h, testes rápidos de HIV e sífilis, na van do CTA Itinerante.
O veículo estará na avenida Jouberte de Barros (rua ao lado da antiga sede da Sesa, em Bento Ferreira). Já a partir das 20 horas, haverá apresentação do grupo Hair, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), na calçada no Praia Shopping, na Praia do Canto. 
Na Serra preservativos são distribuídos gratuitamente em todas as 40 unidades, seja na recepção ou na farmácia. A pessoa não precisa se identificar para pegar as camisinhas no local. As unidades funcionam das 7 às 17 horas.
O morador também encontra gratuitamente os preservativos no Centro de Testagem a Aconselhamento ( CTA), que fica localizado na Rua Homero Pimentel Lopes, em Rosário de Fátima e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O CTA fica próximo ao Terminal de Carapina. Ainda no CTA  são disponibilizados exames anti-HIV e toda triagem de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
No Espírito Santo, de 1995 até dezembro de 2016, 13.215 pessoas foram diagnosticadas positivamente para a doença, sendo 8.691 homens e 4.524 mulheres, sendo 66% dos casos devido à transmissão sexual.
Somente no ano passado foram registrados 1.193 novos casos de HIV/Aids, sendo a maioria deles (884) em homens. A faixa etária de maior registro foi entre 25 e 29 anos, com 184 casos.
Ainda entre os homens, também foi registrado aumento no número de casos em comparação ao ano de 2015, nas faixas etárias de 50 a 59 anos, passando de 65 para 75, e também nos acima de 60 anos, passando de 29 para 34 casos. Já entre as mulheres, a faixa etária com maior número de casos em 2016 foi entre 40 e 49 anos, que registrou 78 casos.
A taxa de detecção de HIV/Aids no Espírito Santo no ano de 2016 foi de 30,5 casos para cada 100.000 habitantes no Estado. O número de óbitos por HIV/AIDS também aumentou na última década. Em 2006, o Estado registrou 63 mortes, e em 2016 esse número passou para 208.
No entanto, a taxa de mortalidade relacionada ao HIV/AIDS, em 2016, no Espírito Santo foi de 5,2 óbitos por 100 mil habitantes, com um redução de 9% em relação ao ano de 2013.
Para reduzir o número de casos da doença, a coordenadora estadual de DST e Aids da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sandra Fagundes, explicou que a Sesa realiza a distribuição gratuita trimestral de 2.056.764 preservativos masculinos, e 45.864 preservativos femininos, além da realização de campanhas sobre prevenção da doença.
Crianças
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), órgão do Ministério da Saúde),  apontam que  de 1992-2016, 406 casos de crianças menores de 13 anos com Aids por transmissão vertical (a partir da mãe para o seu feto no útero ou recém-nascido durante o parto), sendo que 321 destes são em crianças menores de cinco anos.
 No entanto, a ocorrência de casos de Aids por transmissão vertical, em crianças menores de 5 anos de idade, tem diminuído no Estado, nos últimos quatro anos. Em 2016, foram notificados quatro casos novos de crianças com Aids, por transmissão vertical.

Câmeras para vigiar (e multar) motoristas infratores na BR 101

.
A partir desta quinta-feira (30) a rodovia BR 101 passará a ter videomonitoramento. As câmeras, estão instaladas em postes de 15 metros de altura e permitem filmar a rodovia em um ângulo de 360 graus e zoom de aproximação, podendo visualizar a placa de veículos com até 1,5 km de distância.
A instalação dos equipamentos é uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Concessionária Eco 101. As câmeras já estão em funcionamento e contam com uma central instalada na Delegacia da Serra e outra em Guarapari.
A intenção é estender o videomonitoramento para todas as rodovias federais do Espírito Santo em 2018, criando, inclusive, uma Central de Monitoramento, que irá reunir todas as informações dos pontos de monitoramento ao longo de todo o Espírito Santo.
A nova ferramenta, além de multar motoristas que andam com velocidade acima da permitida na via, também vai ajudar a pegar os que fazem manobras arriscadas ou trafegam pelo acostamento. Os policiais poderão monitorar a rodovia usando as imagens captadas pelas câmeras da Eco 101 e cedidas à PRF.
A ECO 101 possui um convênio com a polícia que prevê um repasse anual de cerca de R$ 1 milhão, podendo ser aplicado na compra de materiais e equipamentos que apoiem a fiscalização do tráfego da rodovia.
Pela parceria firmada com a concessionária, a PRF consegue também visualizar as 289 câmeras de monitoramento espalhadas nas pistas das 7 praças de pedágio.
Com o repasse de R$ 1 milhão a PRF montou centrais de monitoramento em suas delegacias assim como aquisição de materiais e equipamentos para a ação de fiscalização da BR-101. Com esse recurso, a polícia já adquiriu 12 viaturas, monitores para vídeo monitoramento, computadores, assim como equipamentos individuais para todos policiais tais quais: capacetes, botas, lanternas, capas de chuva, bandoleiras, entre outros.

IPTU, ITBI e ISS em 8 vezes no cartão de crédito na Serra

Na Serra, pagamentos de tributos como IPTU, ITBI e ISS, agora poderão ser pagos em oito vezes no cartão crédito. Também poderão ser pagos desta forma taxas como alvarás de fiscalização e de funcionamento, além de multas. A previsão é que o pagamento com cartão comece a funcionar no próximo ano. Para isso, um projeto de lei está tramitando na Câmara Municipal.
O próximo passo será o credenciamento das empresas prestadoras de cartão de crédito que aceitem todas as bandeiras. O secretário da Fazenda da Serra, Cláudio Mello, destacou que a medida vai facilitar a vida dos cidadãos. “É mais uma facilidade que o contribuinte terá para realizar o pagamento”, destacou.
As informações da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra que disse que no caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), os valores poderão ser divididos no cartão de crédito em até oito vezes, como já é permitido no carnê. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) poderá ser parcelado em até seis vezes, como também já ocorre no parcelamento comum. Multas de trânsito não entram, pois a arrecadação fica por conta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O pagamento vai funcionar de duas maneiras: no site da prefeitura, ao pegar a guia do tributo, o contribuinte vai selecionar a opção de pagar com cartão e digitar os números. Outra maneira será vir pessoalmente a uma das regionais fiscais (no Pró-Cidadão, em Laranjeiras ou na prefeitura, em Serra-Sede) ou no setor de dívida ativa da prefeitura, e passar o cartão em uma maquininha.

Projeto oferece 500 vagas para cursos profissionalizantes na Serra

O Projeto Juventude Ativa abriu novas inscrições para 500 vagas da etapa Cursos de Férias de dezembro e janeiro. São cursos profissionalizantes sem mensalidades e presenciais. O aluno não paga mensalidade doa 2kg de alimentos não perecíveis e paga uma taxa única que varia de  R$ 79.90 a 89.90 para contribuir com os materiais e despesas do curso.
Os cursos disponíveis são para o polo de Laranjeiras são auxiliar administrativo (50 vagas), porteiro (50 vagas), elétrica predial (50 vagas), comandos elétricos (25 vagas), informática básica (50 vagas), cuidador de idosos (50 vagas), cuidador infantil (25 vagas), auxiliar de saúde bucal (50 vagas), manicure e pedicure (25 vagas), maquiagem  (25 vagas), designer de sobrancelha (25 vagas), corte de cabelo (25 vagas), educação especial (25 vagas) e depilação (25 vagas).
As inscrições podem ser feitas até o dia 10/12 das 09 às 17h com atendimento de segunda à sábado na rua Thomas Edson, 80- Parque Residencial Laranjeiras, atrás do Extrabom da Avenida Central em Frente a quadra de Esportes.Também podem ser feitas on line pelo site: www.juventudeativa.org.br. Contato: 3064-3136-  99877-2328 e 99610-6606 Whatsapp.

Escola de Continental é premiada por criar painel solar

Alunos de uma escola municipal da Serra foram premiados por se destacar num projeto de inovação. Os estudantes dos 6º anos da escola Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho, em Cidade Continental, criaram um painel solar para o projeto O Sol nasce pra tod@s: energia solar acessível e sustentável da ArcelorMittal neste mês de novembro.
A iniciativa teve início em maio, e foi dividida em cinco partes, abordagem dos conteúdos associados; trabalhos em grupo com temas relacionados à energia e ciência – Exemplificando o que foi aprendido; construção do painel solar de garrafa pet e caixas de leite; oficinas de montagem e funcionamento do painel solar e mostra para apresentação dos trabalhos e resultados.
Para os alunos colocarem em prática tudo o que debatiam na teoria em sala de aula, foi dada a largada para a construção de um painel solar. Para isso, alunos, professores e funcionários da escola se mobilizaram para arrecadar os materiais recicláveis necessários.
Após esse período a escola ofereceu oficinas para montagem e aula expositiva sobre o funcionamento do painel solar. Durante a montagem foram relembrados os conteúdos estudados nas aulas de Ciências.
Ao todo 92 alunos confeccionaram o painel, junto com a professora responsável pelo projeto Natália Sant’Anna.
Segundo a diretora da escola, Rosilene Araújo cerca de 480 alunos participaram do projeto – todos do período matutino, além dos 6º anos.
Prêmio
O projeto ganhador do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2017, na categoria Cientista Jovem I e II, recebeu R$ 4 mil para ser distribuído entre os professores envolvidos com a atividade e um passeio para todos os alunos participantes do projeto para a Estância Vale do Moxuara.

sexta-feira, novembro 24, 2017

ORQUESTRA

MESTRE ALVARO

HEMOES

EMPREGO

DEFESA DA MULHER

Confira as vagas de emprego do Sine da Serra para esta sexta

Cinquenta e duas. Este é o número de vagas para várias áreas de atuação no Sine da Serra nesta sexta (24). Entre elas, o cargo de empregada doméstica diarista que tem disponível 30 oportunidades de trabalho. Tem ainda vaga para cozinheiro, mecânico de automóveis, ajudante de obras e repositor de mercadorias.
No Sine também está disponível vaga para PCD – Pessoas com Deficiência. As oportunidades são para instrutor de informática, auxiliar de estoque, motorista de caminhão, recepcionista, entre outras.
Para saber mais informações o Sine da Serra fica localizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. O horário de funcionamento é de 8h às 17h e os documentos necessários são: carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de residência.O Sine alerta que não recebe currículos, assim que cadastrado, o candidato será encaminhado para as possíveis vagas. Para conferir o anexo das vagas abaixo: