Radio Sepiol E TV Sepiol

sábado, outubro 14, 2017

Consumidor pode economizar até 70% com móveis e eletro usados

Clarice Poltronieri
O mercado de móveis e eletro usados tem ganhado ainda mais espaço nesses tempos de crise. Isso porque, a opção pela compra de um produto de segunda mão pode gerar uma economia de até 70% em relação a um novo.
O proprietário da Segunda Mão Móveis Usados, Gedeon Soares de Oliveira, tem sua loja há 18 anos em Serra Dourada. “Os mais procurados são fogão e geladeira, mas também temos outros móveis da casa. A economia pode chegar a 70%. Tudo depende do estado de conservação e do tipo de produto. É possível suprir os móveis e eletrodomésticos básicos de uma casa com cerca de R$ 1,2 mil”, aponta.
Em Jardim Limoeiro há 18 anos, a loja Shopping das Utilidades Novos e Usadostem móveis usados para casa e escritório. O vendedor Rony Valter aponta que a economia chega a 50% dependendo do produto.
“Percebemos um aumento nas vendas há cerca de 1,5 ano. Para mobiliar um escritório com produtos semi-novos o cliente gasta em torno de R$ 4,5 mil, metade do que gastaria em uma loja de produtos novos. Também trabalhamos com produtos para casa, que incluem eletrodomésticos, e com cerca de R$ 2,5 mil a pessoa consegue montar uma cozinha com armários, mesa, geladeira e fogão, e um quarto com cama, colchão e guarda-roupa”, afirma.
Quem também percebeu aumento nas vendas é o comerciante João José da Silva, da Móveis Usados Silva, em Novo Horizonte. “O movimento melhorou há pouco mais de um mês. Comprar um móvel usado pode dar uma economia de até 70% em relação ao preço do novo. Tenho camas de R$100 que novas chegam a custar mais de R$300. Os móveis mais procurados são cama, colchão e armário de cozinha, junto com eletrodomésticos como geladeira e fogão”, explica.
A loja Assis Móveis, em Jardim Tropical, também tem móveis que custam até 50% menos que novos. O vendedorJúnior Dias diz que com cerca de R$1,2 mil é possível mobiliar uma casa. “Dos móveis, o mais procurados são os armários pequenos de cozinha, que chegam a ser 50% mais barato que os novos, mas os eletrodomésticos como fogão, geladeira e botija de gás ainda são os mais procurados”, frisa.
LEGENDA DA FOTO: Vendedora Joana Moreira, da loja Segunda Mão Móveis Usados.

“Quase 4 mil famílias perderam a Bolsa Família e mais cortes virão”

Elcimara Rangel Loureiro é secretária de Assistência Social da Serra e disse que o município tem 100 mil pessoas na linha da pobreza. Foto: Bruno Lyra
Yuri Scardini
O fantasma da fome está de volta e é um dos impactos na Serra diante do corte no repasse dos recursos federais pelo Governo Temer. A constatação é da secretária municipal de Assistência Social Elcimara Rangel, que também é Conselheira Nacional de Assistência Social. Nesta entrevista, avalia que se os cortes se mantiverem – ela informou que pode haver 98% de redução no país – a prefeitura terá que cobrir o rombo com recursos próprios. Ainda segundo Elcimara, que também é presidente estadual do colegiado de gestores da Assistência Social, a Serra tem cerca de 100 mil pessoas na linha da pobreza. Ou seja: 1 pessoa em cada 5, já que a cidade tem meio milhão de habitantes.
Secretária há quantas pessoas na linha da pobreza na Serra?
Na Serra temos na linha da pobreza em torno de cem mil pessoas. Pessoas com renda per capita inferior a R$ 170 por mês. E dentro da linha da pobreza, são 32 mil na condição de extrema pobreza, cuja renda per capita gira em torno de R$ 85. Ao todo estamos falando de um quinto da cidade.
E qual é estrutura e orçamento da Secretaria de Assistência Social?
Temos um quadro de pouco mais de 200 servidores. No orçamento, que inclui pagamento de pessoal, recursos próprios e vinculados, convênios estadual, federais e estamos chegando a R$ 53 milhões.
Esses convênios estão sendo concretizados?
O Estado tem cumprido o que pactuou; mas não houve ampliação. Agora com o Governo Federal estamos tendo grandes dificuldades.
O Governo Federal anunciou cortes na Assistência Social. Neste contexto atual de empobrecimento e desemprego mais esse quadro de 100 mil pessoas na linha da pobreza na Serra, o que pode acontecer no município?
Nos últimos dez anos houve avanços, mas a superação da pobreza está perdendo e a fome voltando. No final de 2015 começamos a sofrer corte. Por exemplo, este ano, o Governo federal pactuou com o município R$ 4.4 milhões, porém até agora só foi transferido R$ 1.7 milhão. Estamos com mais de R$ 3 milhões para receber. O impacto vai além da transferência direta de renda, que também sofre cortes. Interfere diretamente no aparato assistencial do município, como os CRAS, CREAS, Centro POP, serviços de acolhimento a idosos, crianças, pessoas de rua, deficientes, é o desmonte dessas políticas. Na prática, o município perde parte da capacidade de atendimento assistencial.
E para o ano que vem?
Os cortes chegam a 98%. Para 2018 seriam necessários R$ 2.8 bilhões para manter estes serviços em termos de Brasil. O governo mandou apenas R$ 78 milhões. Se efetivar isso, na Serra teremos quase R$ 4 milhões de prejuízo. Significa que não vem recurso e que teremos que tirar de algum lugar, senão pode precarizar toda a estrutura assistencial do município. Para evitar isso, estamos fazendo o planejamento e nos mobilizando.
Esses 98% de corte incluem a transferência direta de renda?
Não. Mas estamos também sofrendo um grande corte nos programas de transferência direta de renda, sobretudo o Bolsa Família. De 2016 pra cá tivemos quase quatro mil famílias que foram cortadas na Serra. Hoje temos 19.200 famílias. Já chegamos a 23 mil em 2015. E para 2018 a previsão é de mais 6% de corte.
Quantas pessoas são beneficiadas com programas sociais na Serra e qual a previsão para o ano que vem?
Ao todo são 51.392 famílias. Temos a previsão de fazer a manutenção desse número. Meu compromisso aqui enquanto secretária não é de corte. Vamos manter o que a gente pactuou. Vamos trabalhar para remanejar recursos e se mobilizar a nível nacional para impedir esses cortes.

Vidigal segue sem previsão de retomar funções de deputado

Segue sem previsão de retorno às atividades legislativas o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), que sofreu um acidente de carro no dia 01 de outubro, em Minas Gerais.
Vidigal ficou internado até o dia 04 de outubro, quando recebeu alta médica e foi transferido para sua casa.
Entretanto, familiares alertam que ele tem sentido fortes dores e que deve ser submetido a cirurgias para corrigir pequenos danos sofridos no ouvido e olhos.  
O filho do deputado, Dudu Vidigal, informou que ele estaria tomando medicamentos fortes para conter as dores e que ainda não havia previsão de autorização médica para que retorne aos trabalhos legislativos, em Brasília.  
Já os adversários políticos do parlamentar comentam que não acreditam que ele retorne às atividades em Brasília tão cedo. Isso porque, além do acidente que o estaria impedindo de fazer grandes deslocamentos, existe o embaraço em função do debate sobre mais uma denúncia contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB), cuja decisão sobre a tramitação ou não da ação caberá aos deputados federais, fato que o ex-prefeito poderia ser poupado.
Sérgio Vidigal sofreu um acidente na BR 262, em Minas Gerais, enquanto conduzia o próprio veículo, ao lado de um assessor. Ele ficou preso às ferragens e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Em princípio ficou internado no hospital César Leite, em Manhuaçu, depois seguiu para o Metropolitano, na Serra, até receber alta.

Rodízio de água mais perto de voltar

As chuvas que caíram acima da média no inverno não foram suficientes para deixar a Grande Vitória confortável de água. Segundo a assessoria de imprensa da Cesan, o retorno do racionamento na Grande Vitória não está descartado. Porém, sem data para acontecer.
Abastecida pelo rio Santa Maria, junto com parte de Vitória, Cariacica e Fundão, a Serra ainda está em relativo conforto. O rio está com 7,7 mil litros por segundo, o dobro do limite crítico, e a represa de Rio Bonito com 67% da capacidade. Mas não há previsão de chuvas expressivas nos próximos dias e a vazão do Santa Maria que já vem caindo deve declinar mais.
Pior é a situação do Jucu, responsável pela ilha de Vitória, Vila Velha inteira e cerca de 90% de Cariacica. Com 5,2 mil litros por segundo, o rio já está quase no limite crítico e não tem represa para reter água.
Dois rios de bom porte já secaram completamente no interior. O Santa Maria do Doce e o Santa Joana. E o rio Doce enfrenta seca histórica, agravada pela lama de rejeitos de minério e com metais pesados da Samarco (Vale+BHP).

Tecnologia e arte marcam mostra UCL em Manguinhos

Nos últimos dias 6 e 7 de outubro a Faculdade do Centro Leste (ULC) apresentou a 7ª Mostra UCL. O evento, que aconteceu no campus de Manguinhos, teve apresentação de coral, grupo de violões das crianças do PROJAEC (Associação Comunitária e Social de Esporte Cultura e Lazer Jardim Limoeiro), banda formada por professores da UCL, grupo de dança rítmica do PROJAEC, workshop de dança promovido pelo professor Jeferson, batalha de bandas e outras atividades.
Os participantes da 7ª Mostra UCL tiveram a oportunidade de visitar todas as cinco arenas. “Tivemos um público ótimo, muita participação de alunos e visitantes, as empresas participaram como o stand da Fortlev que interagiu com os visitantes, a praça de alimentação muito movimentada com vários food trucks e a participação do Coral de Manguinhos e Circolo Trentino de Santa Teresa”, conta o professor responsável pela arena de competições Fransérgio Leite da Cunha,
O evento também recebeu uma competição de robótica – Robotic Race, com participação de outras instituições de ensino.  “As escolas participantes tiveram uma ótima oportunidade de agregar mais experiência para suas equipes de robótica, de uma forma bem lúdica. A equipe vencedora da categoria Médio/Técnico foi a Wall-E do SENAI/CIVIT composta pelos alunos João Vitor G. Rodrigues, Kellen M. Ferreira, Thaynara S. Paganini e Vinícius S. Silva”, detalha Fabíola.
A vencedora pela categoria Ensino Fundamental foi a equipe Mundo Livre da Escola Mundo Livre, composta pelas alunas Alice de Freitas, Rebeca Barreto e Rebeca Pozzato. A competição teve ainda a participação de equipes do Colégio Estadual e também da escola Antônio Engrácio.  “A UCL – convida todas as escolas de ensino fundamental, médio e técnico para a competição do ano que vem”, convida Fabíola.

Exposição sobre Antigo Egito em shopping da Serra

O Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, recebe entre os dias 14 de outubro a 10 de dezembro a exposição Museu Itinerante Antigo Egito à Pompeia. O evento consiste em uma exposição de peças arqueológicas, entre 161 originais e 147 réplicas, pertencentes aos períodos distintos.
A exposição é uma realização da Maisur Musa Produções Culturais, cujo acervo particular é inédito na América Latina e percorre o Brasil em duas exposições distintas: “Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa” e “Pompeia e Seus Mistérios”. Musa é um apaixonado por antiguidades desde os 15 anos de idade, quando fez sua primeira descoberta arqueológica na Palestina, e aos 17 anos fez sua primeira visita ao Egito.
Como se trata de uma exposição histórica acontece visitas guiadas e escolas podem agendar horário, com direito a uma palestra sobre o Antigo Egito e um documentário exclusivo sobre Pompeia. A exposição ficará aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h. O ingresso custa R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).
Informações e agendamento para grupos de estudantes: misteriosdoantigoegito@hotmail.com ou pelo telefone 22-99101-1949, podendo enviar um whatsapp.

Domingo começa o horário de verão: veja dicas para seu organismo não ser afetado

Na virada deste sábado (14) para domingo (15) de outubro, os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser adiantados em uma hora, pois começa o Horário de Verão. Amado por muitos e odiado por outros, essa pequena alteração de horário na rotina de milhares de brasileiros pode gerar alguma dificuldade de adaptação do relógio biológico, trazendo para algumas pessoas privação de sono, cansaço, desatenção e variação de humor.
Embora a variação do horário seja pequena, algumas recomendações são dadas pelos médicos da Unimed Vitória, para minimizar qualquer incômodo que prejudique a rotina. Entre elas, a organização dos horários, principalmente na primeira semana da mudança. E se o problema é no sono, a dica é verificar se o ambiente em que se dorme está escuro, silencioso e com temperatura agradável.
Confira algumas dicas para seu organismo não se ressentir com o Horário de Verão
  • Fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo;
  • Evite fazer exercícios físicos, ingerir cafeína e comida pesada três horas antes de dormir;
  • Para garantir uma boa noite de sono, verifique se o ambiente está totalmente escuro, silencioso e com temperatura agradável. Vá para a cama no mesmo horário e concentre-se na missão de dormir;
  • Mesmo sem sentir fome nos horários habituais, faça refeições mais leves, mas não deixe de almoçar ou jantar no mesmo horário de costume;
  • No primeiro domingo, deixe todas as coisas organizadas para o dia seguinte, pois a mudança de horário pode gerar correria. Tendo tudo em mãos, a segunda-feira começará tranquila.

Polícia Militar apreende 1 tonelada de maconha na Serra

Cerca de uma tonelada de maconha foi apreendida pela Polícia Militar na tarde deste sábado (14), por volta das 14h30, em uma marmoraria localizada no bairro Serra Dourada I, na Serra, às margens da Rodovia Audifax Barcelos. A apreensão aconteceu depois de uma denúncia anônima.
Segundo a Polícia Militar, foram necessárias três viaturas para transportar a droga do local da apreensão para a Delegacia Regional da Serra, onde será registrada a ocorrência. Os cofres, geralmente destinados para transportar presos, ficaram cheios de tabletes de maconha.Uma pessoa que estava no local foi detida. De acordo com o tenente-coronel Mauro, a suspeita é de que a o material encontrado, cerca de uma tonelada, teria chegado há pouco tempo e seria redistribuída para outros traficantes da Grande Vitoria.

Câmeras de olho em criadouros da dengue na Serra

A Serra recebeu um reforço no combate aos criadouros de Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. É que as câmeras da central de videomonitoramento da prefeitura tem ajudado a identificar quem tem caixas d’água abertas, piscinas e outros reservatórios.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, quando os operadores das câmeras flagram essas situações as imagens são repassadas para o setor de endemias da Secretaria de Saúde do município. Aí uma equipe formada por agentes de Combate a Endemias vai até o local para vedar o ambiente com telas visando impedir os focos de mosquito.
A assessoria acrescentou que durante a visita, caso seja flagrado algum criadouro do mosquito, o mesmo é exterminado e o morador ou responsável pelo estabelecimento é orientado sobre como proceder para evitar que novos criadouros surjam. As visitas dos agentes a este local continuam, e no caso de reincidência, poderá ser aplicada notificação e/ou multa.
Só por conta das imagens fornecidas, o setor de endemias do município faz cerca de 30 abordagens por mês. E somadas as demais formas de fiscalização, só este ano a Prefeitura diz ter exterminadocerca de 55 mil criadouros do Aedes.  
De janeiro para cá foram confirmados 678 casos de dengue, sendo que um resultou em morte; 43 casos de Chikungunya 20 de zika. Não houve caso de microcefalia em bebê registrado na Serra no período.  A contaminação por zika durante a gestação é uma das causas da microcefalia.

terça-feira, outubro 10, 2017

Temer dá mais 30 anos para as concessões

Governo lança hoje Movimento de Combate à Violência contra a Mulher

Tem início às 10h desta terça-feira (10) o lançamento do Movimento de Combate à Violência contra a Mulher. O evento ocorrerá no Salão São Tiago do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.
O Movimento de Combate à Violência contra a Mulher é uma ação do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Direitos Humanos e de Segurança Pública.
Após a solenidade, o governador Paulo Hartung (PMDB) concederá entrevista coletiva para detalhar o plano.

Justiça determina retorno de quatro servidores à Secretaria de Saúde

Wellington Nanall (à esquerda) e os agentes de saúde e endemias da Serra. Foto: Reporudução/arquivo pessoal
A Justiça do Trabalho expediu mais uma liminar favorável aos agentes comunitários de saúde e agentes de comunitários de combate às endemias demitidos pela Prefeitura da Serra.
Conforme decisão da juíza Fátima Gomes Ferreira, titular da 5° Vara da Justiça do Trabalho, a Prefeitura da Serra deve reintegrar aos seus quadros 04 agentes de saúde e de endemias da cidade. A magistrada justificou que a Prefeitura não comprovou a legalidade na dispensa, nos termos das leis federal e estadual. 
A decisão beneficia os servidores Luciana Viana Costa, Farney Gama Banhos,Wesley Oliveira Pinto e Vagton Luiz Rangel. As ações foram movidas de forma individual. 
No dia 16 de agosto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura da Serra demitiu 50 agentes de endemias. A ação foi precedida por uma série de exames médicos aos quais os agentes foram submetidos, sem justificativa da Sesa.
Após as demissões, alguns profissionais procuraram o Sindicato Estadual dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias (Sindacse-ES), conforme o presidente, Welington Nanall. 
“Oferecemos assistência jurídica e foi interposta a ação de n.° 0001349-34.2017.5.17.0005. Os agentes foram representados pelo advogado Marco Aurélio R. Goubett. O SINDACSE está vigilante aos abusos cometidos pelo gestores municipais da Secretaria Municipal de Saúde”, disse Nanall.
Ele acrescentou que oito agentes já ganharam na Justiça o direito a voltar aos postos de trabalho.  “O julgamento final será na primeira quinzena de dezembro. De 50 já foram reintegrados quatro, agora mais quatro. Estamos entrando com ações individuais e, além da reintegração, estamos pedindo indenização para os agentes demitidos”, apontou o sindicalista. 
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra foi procurada, mas até o momento não se posicionou sobre o retorno dos agentes.

Programação especial para as crianças em shopping de Laranjeiras

Quinta-feira (12) é Dia das Crianças e em Laranjeiras terá programação especial para os pequenos. Na quarta-feira ( 11) o local contará com um parquinho na área externa com brinquedos infláveis para a criançada se divertir bastante.
Já no sabado (14), o evento Príncipe e Princesas, parceria com o estúdio Estrela de Luz, vai realizar uma série de atividades com as crianças, além do concurso para escolher o príncipe e a princesa do shopping. O evento será no segundo piso.Parquinho
Data: até 11 de outubro
Horário: 16h às 20h
Local: área externa do shopping Laranjeiras – Entrada 02 – Av. Primeira Avenida, 231 – Laranjeiras, Serra – ES
Telefone para informações: 3398-4800
Entrada no local gratuita nos dias 7, 9, 10 e 11 de outubro
Príncipe e Princesas
Data: 14 de outubro
Horário: 16h
Local: segundo piso do shopping Laranjeiras – Av. Primeira Avenida, 231 – Laranjeiras, Serra – ES
Telefone para informações: 3398-4800
Entrada no local gratuita

Maior circuito de corridas de rua da América Latina em Vitória

No dia 19 de novembro, o Shopping Vitória recebe mais uma etapa do Track&Field Run Series. Esta será a sétima vez que o circuito chega à capital do Espírito Santo. Nesta edição estarão disponíveis os percursos de 5km e 10km.
As inscrições online estão abertas até dia 18/11, após essa data será possível se inscrever na loja da Track&Field do Shopping Vitória.
O Track&Field Run Series é o maior circuito de corridas de rua da América Latina. São mais de 60 etapas em 20 estados, espalhadas por mais de 40 cidades.
Cronograma dia 19 de novembro
05h – Abertura do estacionamento
05h30 – 06h30 – Entrega de Chip
05h00 às 08h30 – Bloqueio do percurso
06h30 – Alongamento
07h00 – Largada 5 Km e 10 km
08h30 – Premiação

Livros de graça para quem for ao terminal de Jacaraípe nesta quarta

Nesta quarta-feira (11) vai ter distribuição de mais de mil livros no terminal Jacaraípe. A iniciativa é da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra e faz parte das comemorações do Dia Nacional do Livro, celebrado no próximo dia 29. 
A distribuição de livros será das 7 às 15h, ou até o final do estoque. Na última quarta-feira (4), o Dia D doou mais de mil exemplares no terminal Laranjeiras. A ação também teve a presença dos escritores que lançaram obras contempladas pela lei de incentivo Chico Prego: Valdemir Ribeiro, Teodorico Boa Morte e Clério Borges. 
E no próximo dia 18 será a vez do terminal Carapina.“O mês de outubro é voltado para o incentivo à leitura, pois comemoramos o Dia do Livro. Portanto, a ação do Dia D de doação de livros nos terminais de ônibus tem como objetivo incentivar à prática da leitura entre trabalhadores, jovens e adultos que utilizam os terminais de ônibus da Serra como meio de transporte. Queremos que todos embarquem nesta leitura”, explicou a secretária de Turismo Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Sandra Gomes.

Confira:
11/10 das 7 às 15h no Terminal Jacaraípe
18/10 das 7 às 15h no Terminal Carapina

Atlético-ES e Espírito Santo: quem vencer é o campeão da Copa ES

Por Thiago Albuquerque
Decisão em aberto. Neste sábado (14) o último jogo da Copa Espírito Santo vai decidir o campeão. Após o empate por 0x0 no primeiro jogo, no último sábado (07), Atlético-ES e Espírito Santo jogarão cada um por uma vitória às 15h, no estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim. Quem vencer é o campeão.  O confronto deste sábado marca o fim do calendário oficial do futebol capixaba em 2017.
O primeiro jogo que foi realizado no estádio Kleber Andrade não teve a rede sendo balançada por ninguém e foi visto por 550 pagantes, e teve uma renda de R$ 6.315. E por isso, em caso de novo empate, a decisão será levada para os pênaltis.
Vale recapitular que a competição teve seu início dia 29 de julho e de lá até aqui foram 37 partidas disputadas e com 98 bolas no fundo das redes. A competição que está na sua 15ª edição pode ser o bicampeonato do Espírito Santo, ou o primeiro para o Atlético-ES.
Os maiores vencedores da Copa ES são: Águia Branca e Cachoeiro de Itapemirim com três títulos cada; Desportiva e Vitória, dois cada; Rio Branco, Jaguaré, Vilavelhense e Espírito Santo um cada. O time com mais vices na competição é o Rio Branco com quatro.

Federação Sul Americana de Krav Maga abre espaço na Serra

A arte marcial foi criado em Israel, na década de 40. Foto: Divulgação
A Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga em território brasilero, está aumentando a quantidade de academias e de instrutores habilitados no Espírito Santo. E na Serra a unidade fica em Bairro de Fátima.
O objetivo é atender à crescente demanda pela defesa pessoal israelense, com a mesma qualidade do Krav Maga praticado em Israel e com total segurança para os praticantes.
Hoje, a FSAKM conta com 5 instrutores habilitados no Estado, que atendem em diferentes endereços em Vitória, Vila Velha, Serra e Colatina.
Segundo Mardelo Farineli, instrutor-chefe da FSAKM no Espírito Santo, esse crescimento vem acontecendo de forma planejada e com as mesmas exigências e a responsabilidade com que a FSAKM atua no país e fora dele.
Na Serra, o instrutor é Vitor Lima, na Workout – Centro De Treinamento (treinamento Funcional, Circo, Artes Marciais, Yoga e Danças), na Rua Rui Barbosa, 173 – Bairro de Fátima, toda segunda e quarta, de 17h às 18h.
 “A formação de instrutores e a divulgação do Krav Maga requer extrema responsabilidade, por se tratar de uma atuação profissional que atua com a segurança e a vida das pessoas e, por isso, a Federação Sul Americana de Krav Maga usa, ainda hoje, o método utilizado em Israel”, explica Farineli.
O que é Krav Maga – Criado em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, o Krav Maga é o método de defesa pessoal que permite que qualquer pessoa – independentemente de força física, idade ou sexo – consiga se defender de um agressor ou de mais agressores, de maior porte ou mais fortes, armados ou não.
Para saber quais outras cidades e seus locais acesse: www.kravmaga.com.br
Ou pelo facebook: www.facebook.com/mestrekobikravmaga

domingo, outubro 08, 2017

Em 5 anos, nº de brasileiros com graduação nos EUA aumenta 65,8%

O total de brasileiros cursando a graduação nos Estados Unidos cresceu 65,8% entre 2011 e 2016. Coordenadores de escolas particulares de São Paulo dizem que o aumento na procura pelo ensino superior fora do País se deve ao currículo mais flexível e voltado ao mercado de trabalho e à crise nas instituições públicas brasileiras, que têm sofrido com cortes de verba.No ano letivo americano de 2015-2016, último dado do Instituto de Educação Internacional, dos Estados Unidos, o Brasil tinha 6.990 alunos em graduações - cinco anos antes eram 4.215. Com a crise econômica no País, não houve queda de calouros brasileiros, mas ritmo menor de crescimento. Entre 2014-2015 e o período seguinte, a alta foi de 1,7%.No 3º ano do ensino médio do Colégio Bandeirantes, na zona sul, Adriely Costa, de 16 anos, espera entrar nesse grupo. Desde o 9.º ano do ensino fundamental ela se prepara para fazer um curso na área de negócios. "Não me identifico muito com as instituições públicas brasileiras. A USP (Universidade de São Paulo) nunca me atraiu porque é muito focada em pesquisa e não é tão voltada para o mercado."
Ela vai tentar a Fuvest, vestibular da USP, mas essa é a última opção. Segundo professores de escolas privadas, os alunos temem enfrentar longas greves ou graduações com pouco investimento no ensino público. Se ficar no País, Adriely diz preferir uma escola privada de ponta, como Insper ou Fundação Getulio Vargas (FGV)."É um movimento que tem crescido com muita força. Antes, era muito mais comum o aluno fazer só um intercâmbio enquanto cursava a faculdade aqui no Brasil ou ia fazer uma pós no exterior. Agora, eles estão se adiantando e querem fazer toda a graduação nos EUA", diz José Olavo de Amorim, coordenador de assuntos internacionais do Bandeirantes. Em 2014, o colégio teve 17 alunos aprovados em universidades estrangeiras. No ano passado, foram 28.
"Lá, há liberdade maior para montar a grade de disciplinas. Em algumas instituições, o aluno só vai escolher a especialização no fim do 2.º ano e pode trocar de opção até três vezes. Aqui, se mudar de ideia, tem de abandonar a faculdade e fazer cursinho", explica Amorim, que também aponta a baixa internacionalização das faculdades brasileiras como problema.O fato de as instituições de lá considerarem aspectos além da nota na seleção também conta a favor. "Nos Estados Unidos há os exames que o aluno deve fazer, mas ele passa por um processo que pesquisa histórico escolar, tem cartas de recomendação e as atividades dentro e fora da escola são avaliadas - como esportes ou se toca um instrumento", diz Mateus Benarrós, fundador da Apply Brasil, empresa que auxilia alunos no processo de admissão no exterior.
A graduação no exterior custa caro. Por ano, estima Benarrós, fica entre US$ 40 e US$ 60 mil (entre R$ 125 mil e R$ 190 mil), sem contar outras despesas, como de moradia.Perfil - No Colégio Dante Alighieri, na região central de São Paulo, cerca de 10% dos alunos que fazem o high school - a escola oferece o ensino médio no modelo americano - querem fazer a graduação nos Estados Unidos. Em 2009, quando o colégio passou a ter o programa, o porcentual não chegava a 5%.
Os alunos que mais procuram a graduação no exterior são aqueles que querem cursos nas áreas de Artes, Comunicação e Economia. Eduardo Rubini, de 21 anos, se formou no Dante em 2012 e foi aceito na Universidade de Chicago, onde cursou Economia. "Lá há uma liberdade para escolher o que e como estudar, o que faz você tomar decisões mais cedo e desenvolver uma trajetória profissional logo no início do curso."Procurado para comentar a queda de interesse de alunos de escolas particulares de elite pelas universidades federais, o Ministério da Educação (MEC) disse que não faltam verbas para a rede. Já a USP destacou medidas para reequilibrar as finanças e sua boa posição em rankings internacionais.
Para quem não tem dinheiro suficiente para pagar todo o curso, pesam contra o câmbio desfavorável e as poucas opções de bolsas para a graduação. Mas o sonho do intercâmbio não deve ser descartado. "Boas universidades brasileiras têm área de intercâmbio e os alunos podem aguardar para fazer uma pós (no exterior)", diz Andrea Tissenbaum, consultora em carreiras internacionais e autora do Blog da Tissen. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Temer concede homenagem à professora morta em tragédia na creche de Janaúba

Brasília - O Presidente Michel Temer concedeu à professora Helley de Abreu Silva Batista, que morreu no incêndio na creche de Janaúba, em Minas Gerais, a Ordem Nacional do Mérito. "A homenagem é concedida a pessoas que deram exemplos de dedicação e serviço ao País e à sociedade brasileira", escreveu em nota a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. "Este é o caso da Professora Helley Batista, que sacrificou sua própria vida para salvar a vida de seus alunos, em um gesto de coragem e de heroísmo que emocionou a todos", completou.No sábado, 7, Temer já havia tuitado sobre a professora afirmando que Helley impediu que a tragédia na creche fosse ainda maior. "Meus sentimentos pelo falecimento da professora Helley de Abreu, que pôs sua própria vida em risco para ajudar as crianças em Janaúba (MG)", escreveu Temer em sua conta no Twiter. "Sua coragem impediu que a tragédia fosse ainda maior. Um ato que não será esquecido pelos brasileiros. Meus pêsames à família de Helley."A professora ficou conhecida por ter conseguido salvar boa parte das crianças que estavam na creche Gente Inocente e também lutado contra o vigilante Damião Soares dos Santos, de 50 anos, homem que provocou o incêndio responsável pela morte de 10 pessoas.

Corpo de Bombeiros é acionado para controlar incêndio em Morada de Laranjeiras

Um incêndio de grandes proporções assustou moradores e destruiu boa parte da vegetação de um loteamento localizado no bairro Morada de Laranjeiras, na Serra, na tarde deste domingo (8). O espaço atingido fica em frente ao Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves.
As chamas invadiram o quintal de casas próximas e alguns moradores tiveram roupas que secavam no varal queimadas. Além disso, por causa da fumaça, 15 idosos que ficam em um abrigo próximo ao local do incêndio precisaram ser retirados às pressas.O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local para controlar as chamas que estavam se alastrando. O helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) também foi acionado, mas não precisou ser utilizado. Antes da chegada desses profissionais, moradores da região também tentavam conter as chamas utilizando mangueiras e baldes.
A causa do incêndio não foi identifica pelo Corpo de Bombeiros, que informou ainda que ninguém ficou ferido.