Radio Sepiol E TV Sepiol

quinta-feira, setembro 28, 2017

Bolinho de torta capixaba e crepe gourmet em botequim de Laranjeiras


O bar funciona de terça a domingo, das 17h30 às 1h30h e fica na 2ª Avenida s/nº. Foto: Fábio Barcelos
Mestre Álvaro Botequim, este é o nome do mais novo point de lazer e entretenimento de Laranjeiras. Com estilo rústico lembrando os bares britânicos, vem com uma proposta de unir a boa musica com um cardápio bastante diversificado.  
Entre as delícias mais vendidas e preferidas da clientela está o crepe Gourmet R$ 15.90, filé mignon ao molho de gorgonzola ou catupiry R$ 51,90, bolinho de torta capixaba R$ 43,00, bolinho de tilápia R$ 18,90. Quem for ao local vai degustar também porções, caldos, sabores variados de drinks, casquinha de siri, e ainda moquecas de mariscos com peixes.
Para acompanhar as guloseimas oferecidas no botequim, uma boa pedida é o chopp artesanal (Barba Ruiva) e a cerveja que está sempre estupidamente gelada. Para quem não ingere bebida alcóolica tem refrigerantes, água, sucos e coquetéis.Por lá rola música ao vivo de terça a domingo com diversos ritmos, como sertanejo, roda de samba, pop rock e pagode. Na terça rola o ensaio aberto, onde o público pode participar cantando e concorrer ao um consumo de R$ 100,00 na casa para o ganhador que é escolhido pelo público presente.
O bar funciona de terça a domingo, das 17h30 às 1h30h e fica na 2ª Avenida s/nº. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou nos cartões de crédito e débito. Contatos pelo cel 99999-6529

Deputado denuncia risco de morte em muro da BR 101


O muro, segundo o deputado, está fora do prumo e oferecendo riscos aos transeuntes. Foto: Divulgação
 
Por Conceição Nascimento
Preocupado com a segurança dos motoristas que trafegam pela BR 101, na altura da Serra, o deputado estadual Jamir Malini (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a existência de um muro situado às margens da rodovia, na altura da sede do município, no bairro Continental.
“Um loteamento que está sendo feito no bairro Continental, na entrada de Serra sede. Fizeram um muro de contenção em cima do meio-fio, um perigo. O muro está fora de prumo, onde pode se encostar alguma coisa, cair. Uma coisa ridícula, não sei como a Eco permite uma instalação de muro daquele tipo, inadequado e com pessoas que não são capacitadas, encostado na BR. A Eco tem que se posicionar sobre este assunto, que põe vidas em risco”, disse o deputado.
O loteamento Cidade Verde Serra é de responsabilidade da Gran Viver Urbanismo, que tem sede em Belo Horizonte. Por meio de nota enviada à redação, a coordenadoria de marketing da empresa informou que a Gran Viver Urbanismo, loteadora com 42 anos de mercado, sempre se preocupou em cumprir 100% das etapas de licenciamento e aprovação dos seus empreendimentos. 
“A execução do acesso direto, pela BR 101, ao Cidade Verde Serra, cumpre todas as exigências e foi aprovado pelos órgãos competentes: a concessionária e ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres), sendo as obras fiscalizadas regularmente”.
A Eco também se manifestou em nota. Disse que a “Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a construção, realizada pelo empreendimento imobiliário, que está na margem da rodovia. Esclarece, ainda, que foi elaborado um “Memorial Descritivo de Execução” pela empresa responsável pela execução do muro de contenção, demonstrando que a metodologia está em conformidade com os projetos aprovados.
A Prefeitura da Serra também foi procurada para se manifestar sobre o assunto. Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação, informou que a “Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Prefeitura da Serra exigiu, para avaliar o loteamento, que a empresa apresentasse o Projeto de Acesso e de qualquer intervenção, com aprovação da Eco 101, já que é de competência da concessionária aprovar as construções às margens da BR. “A Eco 101 comunicou à Prefeitura que o muro atende a todas as normas exigidas para construções neste local. Além disso, foi feita uma ação fiscal da Sedur cobrando a apresentação de todos os documentos relativos a esta aprovação. Também foi enviado ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que não deu resposta”, finalizou a nota.

sexta-feira, setembro 15, 2017

“O governo já aprovou quase tudo que tinha necessidade”


Luiz Carlos Moreira diz que quer ser candidato a deputado estadual. Foto: Arquivo TN
Líder do governo Audifax Barcelos na Câmara Municipal desde agosto, o vereador Luiz Carlos Moreira (PMDB) está otimista. Diz que o prefeito aprova quase tudo que quer e que as insatisfações na Casa se dão porque alguns vereadores seriam “sacos sem fundo”, “que gritam, falam”, mas que no final têm que elogiar a atuação do prefeito por sua qualidade. Nesta entrevista, Moreira analisa o futuro da divisão política de grupos na Câmara e diz que pode disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, por onde já passou.
Quais serão os projetos de prioridade do Executivo para este último trimestre do ano?
O governo já aprovou quase tudo que tinha necessidade para este ano. Ficou apenas o orçamento de 2018, acho que não vai ter dificuldade.Os embates na Câmara tem se intensificado. O que tem gerado esse acirramento?
Existe uma divisão de grupos muito forte e cada vez mais vai se esticando. Acho meio complicado, não sei como vai terminar isso. 
E por que há esta divisão tão agressiva?
Há uma ideia de ‘caça as bruxas’, desde aquela eleição do (Rodrigo) Caldeira (à Presidência) e, depois, o retorno da Neidia (Presidente). Neste momento houve uma divisão irreparável de grupos. Acho que não tem harmonia em curto prazo. Isso prossegue até a eleição do próximo presidente. Essa distensão é exatamente objetivando precipitadamente uma eleição de presidente no ano que vem. 
O senhor afirma que existe harmonia entre os poderes, mas temos visto muitas reclamações de vereadores no sentido de que o Executivo vem atropelando o Legislativo. Qual a sua avaliação?
De forma geral, alguns no Legislativo são um saco sem fundo, nunca conseguem encher este saco. Coloca no saco, mas eles pensam que está sempre vazio. Mas o prefeito está tranquilo, pois tem uma gestão de qualidade. E isso o blinda de críticas infundadas. O vereador pode gritar, pode falar, pode estar com o maior rancor da pessoa do prefeito, mas vai para a Tribuna e tem que elogiar as ações do Executivo. 
A base de governo, da qual o senhor é o líder, está trincada ou unida?
Está dividida em dois grupos. Porém, se observar em um dos grupos, que tem o Rodrigo Caldeira, Xambinho (ambos Rede), Aécio Leite (PT), mas todos votam com o prefeito. Todos os projetos do prefeito eles apoiam. Eles formam um grupo de 10. O outro grupo está com a Neidia. Alguns dizem que estão lá só por interesse, mas que depois voltam para o grupo de cá. Tem essa divisão, mas o prefeito não se envolve com isso. Quer tratar da gestão dele.
 Falando sobre eleição. Quais são seus planos para 2018, vai ser candidato?
Tem uma tentativa de reforma política em andamento. Mas trabalho com o projeto de ter uma candidatura a deputado estadual. Porém, eu teria que fazer opção por um outro partido. Aí eu tenho uma dificuldade danada, tenho duas paixões: o PMDB e o Flamengo.
Sabe-se que o senhor foi um dos articuladores do Avante na Serra. Poderia ser sua opção?
É a primeira opção. O Avante já era para ter me recebido de braços abertos, mas é essa a dificuldade que tenho, de trocar de camisa. Mas estou avaliando com muita seriedade. Não tendo reforma eleitoral, há possibilidade de eu entrar no Avante e sair candidato.
 Como avalia os movimentos políticos do prefeito visando às eleições do ano que vem?
No Estado, o prefeito é um nome em ascensão. É o maior nome que tem na Serra, passou por cima de Vidigal. Ele tem atuado muito; tem rodado o interior, conversado com Hartung (governador, PMDB), Rose (senadora, PMDB) e Casagrande (ex-governador, PSB). Acho que todos os grupos trabalham o nome dele como vice-governador. Resta saber se ele topa ser, acredito na coragem do prefeito.

Teatro de graça no Centro de Vitória neste sábado e domingo


A peça A Lenda do Reino Partido será apresentada às 19 horas. Foto: Raphael Diniz
Neste sábado tem (16) e domingo (17) tem espetáculo teatral na sede da Folgazões Companhia de Artes Cênicas, no Centro de Vitória.
A peça A Lenda do Reino Partido será apresentada às 19 horas,  tem 75 minutos de duração e é uma tragicomédia. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente na sede da companhia.
A peça fala de uma trupe teatral em crise, em um reino em crise. É um pouco do que se vive no Brasil. Ao mesmo tempo, é um olhar distanciado para o passado, uma trupe com características medievais, vivendo aquele contexto de crise, de Peste Negra – e aí tem a simbologia da peste como doença, a peste que envolve hoje no sentido moral e político, os ratos (fala muito de ratos, tanto no sentido físico quanto uma metáfora dos roedores, das ideias que corroem).O personagem Dionéio (Duílio Kuster) é o líder da trupe. Um sonhador inveterado, mas também aquele que está empreendendo, fazendo a trupe se manter viva. Ele é o grande provedor da trupe toda; a Guiomar (Lorena Lima) é uma personagem que vem do campo, rústica, mais politizada, se apodera da arte para poder fazer o seu discurso chegar às massas; já o Felizberto (Foca Magalhães) é um burguês, criado em boa família, com educação erudita, mas encontrou na arte sua forma de se expressar e acabou largando o conforto para viver as misérias da arte. É o que ele ama de fazer.
Informações: (27) 99891-4620; facebook.com/folgazoes; instagram.com/folgazoes

Serra joga última partida oficial em 2017 no Robertão neste domingo (17)

Neste final de semana vai acontecer a última rodada da fase de grupos da Copa Espírito Santo. E já eliminado, o Serra Futebol Clube vai encerrar sua campanha abaixo do esperado, no estádio do Robertão, às 15h, contra o líder e já classificado Rio Branco. No mesmo horário, o vice líder Espírito Santo, terá o também eliminado Real Noroeste, no estádio Kleber Andrade.
A sexta rodada será de despedida para o Serra e Real Noroeste, e de decisão de quem será o líder da Chave A, o Rio Branco com 11 pontos, ou o Espírito Santo com 10. O Real Noroeste tem três pontos e o Serra apenas dois. Ambos não venceram nenhuma partida até o momento.
Na Chave B, um time liderou com folga o grupo, a Desportiva. O time de Cariacica está invicto e já classificado. A última rodada acontece no sábado (16), com os dois jogos às 15h. A Tiva terá como adversário o Atlético-ES, que briga pela segunda vaga com o Vitória. Ambos com 13 pontos, o Atlético precisa da Vitória nos domínios da Tiva, no Engenheiro Araripe. Já o Vitória, precisa vencer ou empatar, no Salvador Costa, contra o último colocado Linhares, e torcer por uma derrota do Atlético.

Espetáculos “O Tempo” e “Embrincando” são as atrações do Centro Cultural da Serra


A peça Embrincando da Cia Urucum será apresentada no domingo (17). Foto: Divulgação
Neste final de semana tem muito teatro no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra.
Neste sábado (16), às 19h30, o palco recebe o espetáculo “O Tempo” da Cia Seres de Artes. Para assistir a peça é baratinho, apenas R$ 10.
O espetáculo “O Tempo” parte da narrativa de Eclesiastes 3, que traz a tona um olhar sobre como utilizamos nosso tempo e como tal atitude influencia em nossas relações cotidianas. O espetáculo propõe um movimento de análise para repensar novos caminhos e nos tornarmos melhores como ser humano.Para mostrar um olhar diferente a companhia convidou o coreógrafo Gil Mendes para construir essa nova perspectiva de tempo, dialogando com diferentes formas de pensar.
Já no domingo (17) é a vez da peça “Embrincando” da Cia Urucum ganhar os tablados do Centro Cultural.
A peça será exibida às 19h30 e o valor do ingresso é R$ 10. A história gira em torno da menina Mariana, que brinca interagindo com os espaços, os objetos, as músicas, transforma-se em personagens, inventa e vive suas próprias histórias e fantasias. Porém, a todo o momento é interrompida por uma voz que imprime regras e coloca de castigo. A cada interrupção tem-se, nitidamente, a quebra do lúdico. Mas, Mariana não se abala e sempre cria novas oportunidades e volta a viver suas histórias e fantasias. É neste vai-e-vem, na persistência e na capacidade de Mariana de inventar, imaginar e materializar suas fantasias que a comunicação e a interação com o público acontecem.
O Centro Cultural que fica na rua Gonçalves Dias, nº 1201, em São Diogo. Telefone: (27) 3065 2647 / (27) 9 9830 8813.

Empresa de limpeza na mira de Nacib Haddad


Vereador Nacib Haddad. Foto: Fábio Barcelos
O vereador Nacib Haddad (PDT) tem feito reintegradas críticas à empresa Especialy. Recentemente esta empresa foi contratada pela Prefeitura em caráter emergencial para prestar serviços de limpeza nas escolas municipais. Segundo o vereador, a empresa tem um histórico de dar calote em outros estados. E recentemente demitiu 50 funcionários, sem pagar benefícios, além de acusar a empresa de adulterar a data de admissão na carteira de trabalho dos funcionários.
Em nota a Especialy destacou que presta serviços para diversos Estados e que possui um quadro com 1.500 colaboradores. Informou que não tem conhecimento das críticas feitas pelo vereador. Destacou que cumpre rigorosamente com as obrigações trabalhistas, pagando salários, benefícios e encargos, bem como as demais obrigações.
Já a prefeitura afirma que a empresa apresentou todas as certidões obrigatórias e ainda ofereceu o menor preço dentre as empresas consultadas. Sobre as denúncias de adulterar a carteira de trabalho, a prefeitura afirma desconhecer o assunto, mas afirmou que se for feita denuncia formal, será averiguado.

Placas que proíbem motocross no Mestre são recolocadas pela Prefeitura


Placa instalada na Pedra da Tartaruga, em Guaranhuns. Foto: Amigos do Mestre Álvaro/Felipe Ramos
Ana Paula Bonelli
Foram recolocadas na tarde desta sexta-feira (15) as placas que proíbem a prática do motocross na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro.
As placas foram reinstaladas pela Secretaria de Meio da Serra (Semma) na Pedra da Tartaruga, em Guaranhuns região da zona rural da Serra e no Vitor no início na trilha principal ou Trilha norte da Serra.A primeira instalação das placas aconteceu no dia 1 de setembro, mas em apenas sete dias uma delas já estava no chão, derrubada. A outra também havia sido retirada a pedido de um comerciante, pois aplaca havia sido instalada em frente ao seu estabelecimento.
Sinalização recolocada no início na trilha principal ou Trilha norte da Serra.Foto: Amigos do Mestre Álvaro/Felipe Ramos
Por meio da Assessoria de Imprensa a Prefeitura disse que instalou as placas com o objetivo de reduzir os impactos ocasionados pela atividade de motocross nos limites da APA do Mestre Álvaro.  Ressaltou ainda que a  atividade estava acontecendo de forma irregular e ocasiona impactos relevantes, como a abertura e utilização de novas trilhas, erosão e compactação do solo, ruído excessivo e atropelamento de fauna.
O município prometeu endurecer a fiscalização junto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Ambiental. Se alguém flagrar motocicletas na região basta denunciar para a Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) pelos telefones 0800-283-9780 e 99951-2321. A equipe tem que ser acionada no momento em que a ocorrência estiver em curso para autuação e multa.
Paralela a medida um projeto de lei tramita na Câmara de Vereadores pedindo a proibição definitiva da prática de trilhas na APA. O autor do projeto que já foi lido e aprovado é o vereador Aecio Leite (PT). Agora o próximo passo é o prefeito Audifax Barcelos sancionar a lei.

sexta-feira, setembro 08, 2017

Vereadores avaliam entrar na Justiça contra Prefeitura de Vitória

Catirica, Xambinho, Stefano e Alemão solicitaram à Prefeitura de Vitória informações sobre o valor do ISS recolhido no Porto de Praia Mole. Foto: Arquivo TN/Divulgação Diante do silêncio da Prefeitura de Vitória acerca das informações sobre os valores recolhidos com ISSQN a partir da movimentação no Porto de Praia Mole, na Serra, os vereadores que compõem a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico já pensam em acionar a Justiça para garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Os vereadores Alexandre Xambinho (Rede), Wellington Alemão (DEM), Stefano Andrade e Roberto Catirica (ambos PHS) solicitaram à Prefeitura da Capital informações sobre o recolhimento mensal e anual do ISS gerado no porto de Praia Mole. O pedido de informação foi protocolado no dia 19 de julho, pelo grupo de parlamentares, e a administração de Vitória teria 30 dias para enviar a resposta. “Entramos em contato com a Procuradoria da Prefeitura de Vitória e estamos aguardando o parecer, que deve ficar pronto na semana que vem. Caso a resposta seja negativa vamos acionar a Justiça, com base na Lei de Acesso à Informação que garante a informação no prazo de 30 dias”, disse Alexandre Xambinho, presidente da Frente. Já o vereador Roberto Catirica argumenta que o grupo vai buscar o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Serra, para que ofereça apoio jurídico sobre o caso. “Vamos nos reunir com a OAB para ver outras movimentações jurídicas possíveis. Vamos lutar pelo imposto que deve permanecer na Serra, que sofre com os impactos das atividades realizadas no porto, mas que não é beneficiada economicamente”, explicou. Diante dos questionamentos sobre o Porto de Praia Mole, que paga imposto para Vitória e deixa os impactos na Serra, a ArcelorMittal, uma das operadoras do porto, afirma que não vai se furtar ao debate do rateio fiscal e que faz o pagamento referente ao ISS seguindo a legislação. “É importante deixar claro que nossa empresa não se furtou em nenhum momento a discutir a questão que envolve o recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS) ao município de Serra, não apenas neste, mas em vários outros fóruns de discussão” explica a empresa em nota. A nota ainda argumenta que a discussão sobre o recolhimento do ISS é de responsabilidade dos municípios, com suporte legislativo, cabendo às empresas o cumprimento da legislação vigente. “Fomos a única empresa a comparecer a audiência pública e não furtamo-nos a responder nenhum questionamento, inclusive a todo momento nos colocamos à disposição para receber quem tiver interesse de nos visitar, com presença jurídica para esclarecimentos aprofundados do ISS, mas dentro dos limites que a própria lei nos impõe”, disse.

Porto Canoa encara crise e movimenta até R$ 4 milhões mensais no comércio e serviços

Os comerciantes Gilvan e João Antônio disseram que a crise não reduziu movimento no polo comercial e de serviços que atende o bairro e a região. Foto: Fábio Barcelos Em meio à crise, o comércio em Porto Canoa, que se tornou referência para os bairros do entorno, está se mantendo como polo. O bairro, criado há 33 anos exclusivamente para residências, tem na Avenida Brasília lojas de diversos setores, banco privado e público, correspondente bancário, supermercados, onde circulam cerca de 2,3 mil pessoas por dia. Raul Gomes da Fonseca Júnior, dono de loja e corretor de imóveis há mais de 20 anos, é também um dos responsáveis pela militância empresarial na região, afirma que houve uma queda de 30% no movimento, mas que o comércio se mantém ativo. “Mesmo com a crise, continuamos com cerca de 150 estabelecimentos, mas hoje com alguns impactos. Uma loja pequena de 40 m² que era alugada por R$2,5 mil hoje pode ser negociada por até R$1,6 mil, senão fica fechada. Mas o bairro continua gerando entre R$ 3,5 a R$ 4 milhões por mês”, frisa. Ele reitera que a associação comercial está em fase de formação, mas aguarda o fim da crise para se consolidar e destaca que os quiosques da praça fortalecem o comércio, sendo responsáveis pela vida noturna da região. Comerciante há 26 anos na região, João Antônio de Almeida, tem uma padaria, uma farmácia e um restaurante e garante que a crise não o afetou. “Nosso movimento se manteve, não caiu, mas também não aumentou”, afirma. Gilvan da Silva, administrador de uma barbearia que está há 22 anos no local também não reclama. “Nosso movimento é constante e recebo clientes de diversos lugares, até de Serra -Sede”, diz. O polo atende moradores do bairro e de outros do entorno como Maringá, Mata da Serra, Serra Dourada I, II, III, Planalto Serrano, Planície da Serra, Solar do Porto, Tubarão.

Projeto defende cobrança fracionada nos estacionamentos

Cobrança por tempo fracionado de 15 em 15 minutos em estacionamentos pagos da Serra é o que o projeto do vereador Catirica propõe. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos Cobrança por tempo fracionado de 15 em 15 minutos em estacionamentos pagos da Serra. Está é a proposta do vereador Roberto Catirica (PHS). O projeto de Lei 129/2017 está tramitando na Câmara e deve ser apreciado pelos parlamentares nos próximos dias. O sistema de cobrança fracionada terá como base parcelas de 15 minutos, sendo o valor de cada parcela estipulado pela divisão do preço atual cobrado pelo período de 1 horas divido em 4 partes. A lei ainda proíbe os estabelecimentos de aumentarem o valor da tarifa de estacionamento em um período de um ano, a partir da publicação da lei. Em caso de descumprimento haverá multa de R$ 5.000,00 e se o estabelecimento for reincidente no descumprimento da regra, poderá ter o alvará de funcionamento cassado. O vereador Roberto Catirica justifica o projeto afirmando que serve para inibir abusos na cobrança de estacionamento. “Os estacionamentos que ofertam vaga ao público mediante pagamento tem desrespeitado os preceitos do código de defesa do consumidor. Esses estabelecimentos cobram um valor correspondente à uma hora, mesmo quando o consumidor se utiliza do serviço por apenas uns minutos” avalia. Catirica diz ainda que o sistema fracionado de cobrança é mais justo e está de acordo com a legislação federal. “Com certeza adotando o sistema fracionado de tempo de permanência do veículo estacionado mais usuários irão utilizar o serviço, aumentando a rotatividade e consequentemente o número de vagas nos estacionamentos, facilitando a vida dos usuários do serviço em todo o município” disse.

Em sete meses 370 pessoas desaparecem na Grande Vitória

Pessoas desaparecidas com residência na Serra: site da Câmara de Vereadores ajuda a divulgar casos e contato das famílias. Foto: Divulgação Gabriel Almeida Moradora de um bairro da Serra, Natiele Lopes das Neves, de 19 anos, saiu de casa no dia 14 de janeiro deste ano e nunca mais voltou. Desde então seu pai procura a jovem, que possui problemas mentais. E esse não é o único caso de famílias que estão à procura de parentes desaparecidos. Até o mês de julho deste ano, a Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD)já registrou 370 casos de desaparecimentos na Grande Vitória. Boa parte dos casos são de meninas adolescentes. Tanto que dentro da faixa etária de 12 a 17 anos, foram 109 meninas e 34 meninos que desapareceram no período. De acordo com a Polícia Civil, os dados de desaparecimentos não são contabilizados por municípios. Na Grande Vitória quem cuida desses casos é a DPD e nos outros municípios as investigações ficam a cargo das respectivas delegacias locais Para ajudar a divulgar os casos de desaparecimentos, o site da Câmara da Serra está divulgando fotos e informações sobre pessoas que desapareceram no município da Serra e no Estado. Para a divulgação, a Câmara firmou uma parceria com a DPD, através da qual a delegacia encaminha à ouvidoria da Casa os dados das pessoas que entram em seu sistema como desaparecidas. A divulgação começou através do Projeto de Resolução 08/2015 e está acontecendo desde o dia 22 de julho de 2015. Para divulgar alguma pessoa desparecida, a família pode entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara para fazer sua divulgação através do telefone 0800 280 25 25. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso esperar 24 horas para registrar o desaparecimento de alguém. Segundo a Polícia Civil, as famílias podem registrar o desaparecimento imediatamente ao fato. Qualquer denúncia ou informação, que contribuam com o trabalho da polícia, podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia 181, o sigilo e anonimato são garantidos.

UCL cria brinquedos terapêuticos para ajudar na educação de crianças

Está em curso na Faculdade UCL a construção de ferramentas que prometem auxiliar o desenvolvimento intelectual de crianças, além de ajudar na identificação de problemas de aprendizagem. Trata-se dos chamados brinquedos terapêuticos. “A ideia é que possam ser utilizados em qualquer criança que faça terapia e com isso, ajudar a descobrir através dos brinquedos um possível problema que a criança possa ter. Os brinquedos vão auxiliar os terapeutas infantis em seu trabalho, funcionando como um facilitador e coletor de dados”, explica a professora Zirlene Effgen, que ao lado do professor Vitor Jurtlero está coordena o desenvolvimento dos brinquedos. Os brinquedos estão expostos e poderão ser utilizados pelas crianças que visitarem a 7ª Mostra UCL, marcada para os próximos dias 06 e 07 de outubro. Eles farão parte da Arena Kids que será montada no evento. Além dos brinquedos, na Arena as crianças poderão explorar o mundo da leitura através de livros infantis, resgatar a criatividade na oficina dos Pequenos Arquitetos e explorar a cognição no workshop de Robótica Kids. E também poderão exercitar a responsabilidade social no cantinho do Projeto Siri Cascudo, iniciativa que visa o reaproveitamento de resíduos da indústria pesqueira e também de bares e restaurantes que servem mariscos. “O projeto consiste na criação de quitosana a partir de carapaças de siri, caranguejo, camarão e lagosta, para ser aplicado em fins diversos: tratamento de efluentes industriais; diminuição da emissão dos particulados; desenvolvimento de curativos cirúrgico”, conta a professora responsável pelo Siri Cascudo, Lorena Alves Figueiredo.

quinta-feira, setembro 07, 2017

Sábado tem festival com muita música em Manguinhos

A banda Big Beatles é uma das atrações do Festival de Inverno de Manguinhos. Foto: Divulgação Neste sábado (9) tem muito rock and roll em Manguinhos. Isto porque o bucólico balneário será palco do Festival de Inverno de Manguinhos. A festa será no restaurante Chico Bento a partir das 18 horas. No repertório muito rock and roll, com as bandas Máquina do Tempo, Club Big Beatles e Stones Cover. Os ingressos custam R$ 25 (lote promocional), R$ 30 (2º lote) e R$ 40 (3º lote) e podem ser comprados na Bilheteria Digital.com ou na Prenda Multishop (Laranjeiras e Jacaraípe), Lua Cheia (Bar do Marquinhos, em Manguinhos), Churrasquinho da Carol e Chico Bento (Manguinhos) e Local Surf (Shopping Vitória).

Agroturismo, praias e shows para curtir feriadão na cidade

Festival de música, culinária com frutos do mar nas praias e delícias da roça entre as opções de lazer no município da Serra. Foto: Divulgação, Fábio Barcelos e Edson Reis Para este restante de fim de semana prolongado com feriadão de Independência, há boas opções de passeio e diversão no município da Serra. Da tranquilidade das propriedades do agroturismo, passando por shows até o agito das praias, está tudo ali a poucos quilômetros de distância. Na região rural da cidade, a pedida são os Circuitos de Agroturismo. Começando pela região de Guaranhuns, que oferece visão privilegiada do Mestre Álvaro e ainda tem o restaurante Recanto Mestre Álvaro que na sexta, no sábado e no domingo, abre das 10 às 17 horas com almoço servido no fogão a lenha, com delícias como a polenta de milho verde e a galinha caipira, além de linguiça da roça. O sítio tem ainda área de lazer com piscina natural, passeio a cavalo, charrete e banho de bica. O local fica na Estrada de Itaiobaia há 3 km da Serra-Sede. O telefone é o 3074-7445 e o 99839-5484. No Circuito Pitanga, a opção é o sítio Ouro Velho, que também possui uma vista espetacular para o monte Mestre Álvaro e oferece aconchego com um redário para descanso pós-almoço. A comida é servida no forno a lenha com destaque para o carro-chefe da casa que preparado aos domingos: o pato ao molho pardo com arroz de pato, costelinha de porco e o torresmo. O local vai funcionar de quinta a domingo, das 10 às 17 horas. O Ouro Velho tem ainda como atrativo área de lazer, tirolesa, parquinho para crianças e adultos brincarem. O telefone é o 3101-1476. Já nos 24 km de litoral, destaque para as praias de Jacaraípe, Manguinhos, Nova Almeida, Bicanga e Carapebus. Além do banho de mar, os balneários contam com restaurantes que oferecem a famosa moqueca capixaba e o peroá com fritas. Já para quem quiser curtir a noite, no sábado (9), tem Festival de Inverno em Manguinhos, no restaurante Chico Bento. A festa começa às 18 horas e terá como atração as bandas Máquina do Tempo, Club Big Beatles e Stones Cover. Os ingressos custam R$ 25 (lote promocional), R$ 30 (2º lote) e R$ 40 (3º lote) e podem ser comprados na Bilheteria Digital.com ou na Prenda Multishop (Laranjeiras e Jacaraípe), Lua Cheia (Bar do Marquinhos, em Manguinhos), Churrasquinho da Carol e Chico Bento (Manguinhos) e Local Surf (Shopping Vitória).

Prefeitura da Serra decreta ponto facultativo na sexta-feira

Na próxima sexta (8), a Prefeitura da Serra decretou ponto facultativo. O expediente será retomado na segunda, dia 11. Neste período, os serviços essenciais vão funcionar. Por exemplo, os serviços de urgência e emergência (UPA de Carapina, UPA de Serra-Sede e Maternidade de Carapina) trabalharão normalmente com plantão 24 horas. O serviço de coleta de lixo está mantido, de acordo com os horários de cada bairro, e o funcionamento dos cemitérios também, das 8 às 17 horas. O Serviço Especializado em Abordagem Social vai realizar rondas das 8 às 20 horas e pode ser acionado pelo telefone 9 9517-7869. Disque-Silêncio e Denúncia Ambiental estarão de plantão de 8 à meia-noite, pelos telefones 0800-283-9780 e 99951-2321. Defesa Civil, serviço de guarda-vidas, agentes de trânsito e guarda civil municipal também vão atuar.