Radio Sepiol E TV Sepiol

terça-feira, setembro 03, 2019

Setembro tem festival gourmet em Manguinhos com pratos exclusivos a R$ 20

Um dos pratos que será servido será a Paella do Tabuleiro da Baiana do Espaço Maria Mariana. Foto: Marcos Scheppa
Setembro é mês de comer muitas delícias no balneário mais charmoso da Serra. É que Manguinhos será palco nos dias 21, 22, 28 e 29, da 14ª edição do Manguinhos Gourmet –  evento gastronômico tradicional da cidade que oferecerá inclusive valor promocional para quem quiser degustar os pratos exclusivos feitos para a agenda: degustação de entrada ou de sobremesa custa R$ 15 e a degustação do prato principal custa R$ 20.
O Manguinhos Gourmet contará com a participação com mais de dez estabelecimentos, entre restaurantes, sorveterias e docerias. Em cada ponto comercial o menu degustação será servido com preços acessíveis.
Entre as delícias que serão oferecidas está o pastelzinho (risole) de carne seca com catupiry no Espaço Enseada de Manguinhos. No Restaurante Recanto das Estrelas, será servido risoto frutos do mar no coco com lagosta. Já o Maria Mariana vai caprichar na Paella do Tabuleiro da Baiana.
Além desses tem muitos outros pratos feitos especialmente para o evento como as sobremesas da Café com Arte que vai preparar o ‘Encanto Crocante’ e a Casa do Sorvete e Açaí, que vai oferecer a taça Kinder Supreme.
O festival acontecerá das 12 às 17 horas. Como opção de lazer, quem for ao local poderá passear pelas ruas bucólicas de Manguinhos, seja a pé, de bicicleta ou utilizando a ‘Jardineira Gourmet’, que estará circulando, de forma gratuita, durante o horário do evento, nos dois finais de semana. A jardineira fará um trajeto com guia que contará a história do festival e da vila, além de falar do que é oferecido por cada restaurante participante.
Este ano, como novidade, o Manguinhos Gourmet terá um espaço voltado para a criançada. Será a D’Manguinhos, no Espaço Chico Bento que oferecerá uma feira de arte e artesanato inédita, além de espaço kid’s com brincadeiras, tendas de doces, artes e exposição, desfiles de moda infantil, gastronomia infantil, lojinhas, congo, capoeira infantil e muito mais.
O evento terá, ainda, uma exposição de artes que contará com trabalhos inéditos de Jorge Solé, Aurea Brandão, Nildete, Laerte, Denise Alvim (mosaicos), entre outros artistas da região.
O Manguinhos Gourmet é uma realização da Associação Comercial do Balneário de Manguinhos, em parceria com o produtor Gil Castelo Branco, também responsável pelo sucesso do Festival Gastronômico de Búzios.
Dá uma olhada nas delícias e confira logo abaixo a descrição de cada prato oferecido:
Fotos: Marcos Scheppa

Restaurantes participantes

Espaço Enseada de Manguinhos  
Pastelzinho (risole) de carne seca com catupiry
Sábado, domingo e feriados 9h as 17h
27 3243-1413
 Espaço Maria Mariana
Paella do Tabuleiro da Baiana.
Arroz, cubos de peixe, camarão, temperos tradicionais e o toque do axé dos deuses. Acompanha farofa crocante de coco.
6ª a domingo 9:30h as 17h
27 98826-2441 3243-2441
Maresia’s Bar e Restaurante
CamarõES
Arroz de Camarão no Coco com camarão VM, acompanhado de purê ao molho de Camarão e farofa de camarão.
3ª a domingo 10h às 18h
27 99901-6448
Moqueca do Geraldo
Creme de camarão e Siri.
Camarão,Siri,aipim,inhame
Diariamente de 10h as 18h
27 3243-1118
Restaurante Enseada de Manguinhos
Camarão da Vila.
Arroz cremoso com camarão, tomate gratinado recheado com camarão pequeno e crispe de carne seca e camarão VM grelhado.
Diariamente de 11h as 00h,e o bar a partir das 10h
27 3243-1413
Restaurante Estação Primeira  de Manguinhos
Bacalhau maestrinho
Lombo de bacalhau em molho de moqueca, coberto com purê de batatas, parmezon, gratinado ao forno. Acompanha arroz de brócolis.
5ª a domingo 10h as 16h
27 3243-2687 3243-4181 99986-2687
Restaurante Recanto das Estrelas
Risoto Frutos do Mar no coco com Lagosta
Diariamente das 09h às 17h
27 3243- 4190/ 99845-8025
 RM Espaço Gourmet
Lagosta Gratinada
Lagosta gratinada, acompanha arroz de tomate.
sábado e domingo 12h as 17h
27  99713-5353 / 99985-4025 
Steak House Gourmet anexo à Casa do Mestre Pizzaria
Espeto Gourmet, preparado com Short Rib Novilha, regado ao molho chimichuri. Acompanhamentos: vinagrete e farofa do chefe.
(27)99818-0047
Sábado e domingo 12h às 17h 
5ª a domingo 19h as 23h
27 99818-0047 / 99941-4441 
CAFÉS /  BISTRÔ /  LANCHES / OUTROS
 Café com Arte
Encanto Crocante
Profiteroles recheados com geleia de laranja ou brigadeiro gourmet de chocolate sobre um creme indiano com a crocância das nozes e vestido por uma calda de chocolate.
Sábado e domingo 12h às 17h 
27 99960-7686
Casa do Sorvete e Açaí – Manguinhos
Taça Kinder Supreme
Brigadeiro 4 leites, brownies, morango, creme ninho, brigadeiro belga, Kinder Bueno e coberto com uma deliciosa bola de sorvete ninho e finalizado com Nutella.
3ª a 6ª das 13:00 às 21:00
Sábado das 13:00 às 22:00
Domingo das 13:00 às 21:00
27 99629-1897
Delícias da Vila
Pão de Ló à moda da casa
3ª a domingo das 13h as 21h
27 99978-0725
TaTu do Bem
Bobó de Manguinhos.
Contando a história da antiga vila, o bobó de Manguinhos é o retorno às origens e o jeito nativo de usar tudo o que o lugar  oferece em abundância.
O camarão fresco, os temperos da horta, o fruta pão tirado na época certa e o gengibre como especiaria.
Colocamos tudo na panela de barro, no calor das boas conversas e nas melhores cias. Está pronto o alimento de sabor dos bons e inesquecível tempo.
Drinks TaTu do Bem. é uma bebida mista, produzida com a melhor cachaça do Brasil .
Refrescantes e deliciosos, nossos drinks combinam frutas, gengibre e limão .
Sábado e domingo 12h às 17h
27 98812-9377 
Vila Tabaco – Tabacaria Charutaria & Café
Torta de Cappuccino
Torta de Cappuccino ao aroma de Canela
Todos os dias das 8h as 20h.
f: vila tabaco Manguinhos /i : vila_tabaco
27 32434609 / 988850172

Audifax derruba projeto que obrigava emendas de R$ 12 milhões para vereadores

Audifax revoga mudança que instituía emenda impositiva. Foto: Gabriel Almeida
Por meio de decreto e sob o argumento da inconstitucionalidade, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) suspendeu uma mudança na Lei Municipal que determinava a instituição de emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOM). Na prática, a mudança barrada por Audifax impactaria o orçamento, uma vez que as indicações dos vereadores gerariam um custo extra de aproximadamente R$ 12 milhões (R$ 520 mil por parlamentar). 
Segundo o Decreto, a emenda viola, dentre outros, os princípios da independência dos Poderes além de mencionar que proposições sobre o orçamento devem ser de iniciativa privativa do Executivo, conforme a LOM.
A briga deve se desdobrar já que vereadores ouvidos pela reportagem questionam a “eficácia” do decreto. Eles alegam que não é possível revogar uma emenda à LOM por meio de decreto.
“Até agora eu não entendi foi nada. É a primeira vez que vejo revogar uma lei por decreto. Protocolei um ofício pedindo à Procuradoria da Câmara que tome as providências. Assim que a Procuradoria se posicionar, vou me posicionar. Sempre soube que lei para ser revogada teria que entrar com uma Adin”, disse o vereador Ailton Rodrigues (PSC). 
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra (Secom) para se pronunciar sobre o assunto. Em nota, disse que os investimentos do município são discutidos com a população.
“Respeitamos o Orçamento Participativo. Nem o prefeito, nem os vereadores definem as obras. Os valores destinados a investimentos no município são decididos pela população.
O Decreto é suficiente para suspender a Emenda, uma vez que o parecer jurídico tem base em decisões do STF e do STJ, que garantem que os chefes dos Poderes Executivos podem deixar de cumprir lei que seja entendida como inconstitucional. A Procuradoria Geral do Município trabalha para adotar outras medidas judiciais cabíveis”.
Entenda:
Vereadores da Serra teriam cerca de R$ 12 milhões em emendas obrigatórias em 2020, após a aprovação de uma emenda na Lei Orgânica Municipal (LOM) determinando o pagamento de emenda impositiva no percentual de 1,2% da Receita Corrente Líquida (RCL). Este percentual seria dividido igualitariamente entre os 23 vereadores. Em 2018, a RCL bateu ligeiramente acima de R$ 1 bilhão; se mantiver o valor como referência, em 2020, cada vereador desfrutará de R$ 520 mil em emendas.

Semana começa com mais de 90 vagas de emprego na Serra

As oportunidades estão sendo oferecidas no Sine da Serra. Foto: Agência Brasil
Quem está procurando emprego deve ficar atento. Isso porque nesta segunda-feira (2), serão abertas mais de 90 vagas de trabalho para moradores da Serra. Há oportunidades para auxiliar administrativo, cabeleireiro, cozinheiro, eletricista, nutricionista, professor de geografia, entre outras. Além disso, há vagas para pessoas com deficiências.
O profissional interessado deve observar a vaga que se encaixa no seu perfil (experiência e escolaridade) e procurar o Pró-Cidadão para se candidatar através do Sine da Serra. É preciso levar os seguintes documentos: carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de residência.
É importante destacar que o Sine não recebe currículos. O candidato vai fazer o cadastro no local e será encaminhado às vagas disponíveis. Mais detalhes sobre as oportunidades podem ser conferidos no ‘Portal + Emprego’ da Prefeitura da Serra. Através deste site, os moradores podem tirar dúvidas sobre as oportunidades de emprego e conferir quantas vagas serão oferecidas.
Os moradores devem comparecer ao Sine, localizado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. O local funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Para tirar qualquer dúvida, ligue para: 3252-7404 / 3252 -7406 / 3252- 7420.
Confira todas as vagas com mais detalhes, clicando aqui.

MP enquadra Ambiental Serra devido podridão no córrego que deságua em Manguinhos

Água imunda do Laripe cai diretamente no mar de Manguinhos. Foto: Reprodução vídeo
As constantes denúncias de lançamento de esgoto no mar de Manguinhos por meio do córrego Laripe que deságua nas praias mais frequentadas da Serra fizeram com que o Ministério Público (MPES), enquadrasse a Ambiental Serra/Cesan para gestão de esgoto no município.
Durante uma reunião, que ocorreu no último dia 27 de agosto, a empresa se comprometeu com o MPES de adiantar seu plano de trabalho de despoluição do córrego até o ano de 2021. No contrato da empresa, o prazo iria até 2023.
A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Serra instaurou procedimento para apurar as causas da poluição do córrego Laripe, em Manguinhos e foi constatado que a principal causa é o lançamento de esgoto sem tratamento, por ligação de residência à rede pluvial ou diretamente no córrego, principalmente, por residências irregulares. A bacia do Laripe é composta pelos bairros de Manguinhos, Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Ourimar e Praia da Baleia.
Estiveram presentes na reunião representantes da empresa concessionária do serviço de esgoto no município, Ambiental Serra, da Secretaria do Meio Ambiente de Serra (Semma), da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Manguinhos.
Guilherme Lima, presidente da Associação de Moradores de Manguinhos disse que a comunidade fez várias denúncias sobre este problema e que as casas do balneário não jogam esgoto no manancial. “A grande maioria dos lançamentos vem dos ribeirinhos de Vila Nova de Colares e Feu Rosa. Nós movimentamos todos os atores, Prefeitura, Ambiental Serra, Cesan e Ministério Público. Essa reunião foi muito produtiva e esperamos que esse problema seja resolvido ansiosamente. Porque as pessoas estão morrendo aqui em Manguinhos, estão indo para o hospital ao ter contato com esta água. Queremos que o poder público e seu poder fiscalizatório e a Serra a Ambiental e a Cesan com sua obrigação de solução de saneamento solucionem este problema porque a população está sofrendo”.
Segundo o MPES, a Semma informou que foi criado um Grupo de Trabalho, no mês de agosto, composto por várias secretarias municipais e a empresa Ambiental Serra, para elaborarem um diagnóstico do córrego Laripe. O objetivo é que, a partir das informações e conclusões obtidas, sejam definidas medidas a serem tomadas para despoluir o manancial. O grupo realizará reuniões mensais e terá o prazo de 6 meses para a entrega do diagnóstico.
Foi informado também pela Semma que alguns moradores dos bairros que formam a bacia do Laripe, resistem em fazer as ligações de suas residências à rede coletora, em razão da cobrança de tarifa. O MPES disse que adotará medidas criminais contra os responsáveis pelas residências que se recusarem a fazer a ligação, pela prática do crime previsto em lei, relativo a causar poluição com danos à saúde das pessoas e à  fauna e à flora.
A reportagem entrou em contato com a Ambiental Serra/Cesan para a empresa se posicionar sobre o assunto. Assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.
Próxima reunião
A próxima reunião está marcada para o  dia 19 de novembro de 2019, onde o Grupo de Trabalho deverá apresentar aos líderes comunitários dos bairros pertencentes à bacia do córrego Laripe e ao MPES os resultados provisórios obtidos.
Briga contra poluição também na Assembleia Legislativa
O deputado Vandinho Leite (PSDB) deve abrir mais um flanco de combate, desta vez contra a taxa de esgoto cobrada pela Cesan, que desde 2015 delegou a gestão desse serviço no município para sua parceira privada, a Ambiental Serra. De acordo com o deputado, “a população tem demandado” que se investigue essa cobrança, uma vez que, nas palavras de Vandinho, “se paga uma taxa caríssima e não se vê resultados. A empresa se transformou na maior poluidora da Serra”, resumiu .
Neste mês a Assembleia instituiu uma Frente Parlamentar para investigar “o elevado valor de cobrança das faturas de água e tratamento de esgoto no ES”. A reportagem do TEMPO NOVO foi convidada para conhecer o trabalho, já que um dos locais que deve receber mais atenção dos deputados é a Serra, haja vista que foi o primeiro município a implantar esse sistema de Parceria Público Privada (PPP).
A Frente Parlamentar deve começar uma rodada de visitas técnicas nas estações de tratamento, além de convocar responsáveis pela Cesan e pela Ambiental Serra para prestar esclarecimentos detalhados do que efetivamente tem sido feito até hoje e o cronograma de investimentos futuros. Além disso, questionar o excesso de multas por poluição e avaliar a qualidade das águas dos principais mananciais da Serra.

Jovem empreendedora faz sucesso com loja de roupas na Serra

A loja faz sucesso nas redes sociais. Foto: Arquivo pessoal
Um sonho de infância se tornou realidade para uma moradora da Serra: a abertura do seu próprio negócio. A jovem serrana, Larissa Dias tem 26 anos e há seis meses abriu uma loja de roupas femininas e tem feito grande sucesso na sua comunidade, assim como nas redes sociais, onde já possui mais de cinco mil seguidores.
Ela conta que desde a infância, sonhava em ter seu próprio negócio e sempre relacionava suas brincadeiras de criança com algum tipo de comércio, como lojas, supermercados e vendas. Neste ano, Larissa decidiu mudar totalmente sua rotina e abrir seu ponto comercial, a Lara Bella Store, que fica em Serra Dourada II.
Segundo Larissa, que agora vive exclusivamente da sua loja, ela trabalhava em uma empresa, mas vendia roupas para algumas clientes – de porta em porta. Com o incentivo de quem comprava com ela, Larissa decidiu juntamente com seu esposo, Danilo Mattos, a criar a loja. “Ter meu próprio negócio sempre foi um sonho e minhas clientes fixas me incentivaram muito, sempre falando para abertura da loja física. E agora tudo se realizou”, conta a proprietária.
E os preços da sua loja têm chamado a atenção da mulherada que passa por lá ou a segue nas redes sociais. O valor máximo de uma peça na Lara Bella Store é R$ 89,99, mas no decorrer do mês tem promoções com o preço máximo de 49,99. “Muitos clientes compram comigo e aprovam o serviço. A loja está sendo um sucesso”, destaca Larissa.
Desafios
E como todo empreendedor, Larissa também teve que enfrentar algumas dificuldades para realizar o seu sonho. Segundo ela, manter uma loja aberta, atualmente, não é tão fácil, mas tudo vai acontecendo e dando certo. “Manter o comércio de portas abertas não é fácil, mas como diz o ditado, estamos “matando um leão por dia”, explica.
A loja
A Lara Bella Store fica na Avenida Brasília, N°: 99, em Serra Dourada II e também faz entregas. Promoções e todas as novidades da loja, são colocadas em seu perfil do Instagram (siga: @larabellastore_).
A loja também faz atendimento pelo WhatsApp, através do número: 27 99657-1654.

Deputado enquadra EDP para explicar acusações de “fraude” na conta de luz

Vandinho está a frente dos trabalhos da Assembleia Legislativa que investigam irregularidades/fraudes na conta de luz. Foto: Divulgação
A reunião Ordinária da Comissão de Defesa do Consumidor, que será realizada no dia 03 de setembro, vai discutir um tema já conhecido: “O relatório da Policia Civil apresentado pelo Deputado Vandinho Leite, sobre as irregularidades nas contas de energia”. E mais uma vez o Diretor Executivo da EDP, João Brito Martins, foi convocado para esclarecer sobre o assunto.
A Polícia Civil, através de laudos técnicos feitos por engenheiros elétricos e peritos, confirmaram as irregularidades/fraudes da EDP-Escelsa. As trocas de cabos de cobre por cabos de alumínio, que são mais baratos para concessionária, faz com os mesmos aqueçam e isso traz perdas, essas perdas resultam no aumento nas contas de energia. O tamanho dos cabos também foi alterado, de vinte e cinco milímetros para dezesseis milímetros. O cabo de alumínio mais fino, esquenta mais e pode causar incêndio em áreas populosas, pode ser considerado uma bomba relógio instalada nas casas dos capixabas. 
“O que a EDP deveria fazer é corrigir os problemas e essas fraudes. Eles não se davam ao respeito nem de responder às denúncias falando que eu estava falando mentira. Agora que a Polícia Civil constatou eles estão respondendo. Eles estão respondendo, pelo menos isso, mas acho que ele tem que vir aqui em público e responder porque o que tem a EDP feito contra os capixabas e principalmente os mais pobres é uma vergonha.  E nós precisamos combater!” Destacou o Vandinho.
 Outra reclamação é o Sistema BTZero. Os relógios são colocados em  poste, ou seja, não fica mais nas residências, o que gera vários problemas. Esse é um sistema de telemedição, que se deferência do sistema tradicional, pois quanto mais distante a casa for do poste, mais perda e mais se paga. Mais denúncias serão abordadas na reunião Ordinária. 
Vandinho alerta: “Aconselhando os moradores a encaminhar as denuncias para a Delegacia de Defesa do Consumidor e não ficar somente no Procon. Eu estou terminando um relatório técnico para encaminhar para a Polícia Federal nos próximos dias e vou marcar uma ida à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), juntando todos os laudos e irregularidades, porque a Aneel precisa tomar uma providência.” Disse. 
EDP se defende
Por meio de sua assessoria a EDP disse que o sistema de medição centralizada, que é chamado de BTZero pela empresa, é um sistema regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e utilizado por diversas concessionárias do Brasil. A EDP esclarece que os cabos e materiais utilizados tem diversas espessuras consoante as necessidades técnicas e são dimensionados para atender adequadamente cada unidade consumidora, conforme padrões e normas técnicas. Esclarece ainda que as medições instaladas são devidamente homologadas e que o faturamento de energia elétrica atende ao disposto pela regulamentação específica, que prevê a redução dos valores medidos de energia elétrica devido ao fato dos medidores estarem instalados nos postes, não onerando o consumidor final.
A EDP destaca que cumpre detidamente com toda regulamentação do setor elétrico e por se tratar de uma concessionária de serviço público, segue todas as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e demais normas aplicáveis, bem como somente utiliza medidores e sistemas de medição homologados pelo Inmetro, atendendo o que prevê o seu Contrato de Concessão e o que rege a própria União, prezando sempre pela excelência na prestação do serviço de distribuição de energia elétrica para os consumidores da área de concessão.
A EDP reitera que se manifestará, quando solicitada, junto  autoridades policiais competentes para prestar os esclarecimentos que se façam necessários.
No entanto, a empresa não respondeu se o Diretor Executivo da EDP, João Brito Martins, que foi convocado para esclarecer sobre o assunto na reunião da Assembleia Legislativa hoje (3) estará presente.

Dudu, filho de Vidigal, critica “infiéis” e confirma intenção de ser candidato em 2020

Dudu, filho de Sérgio Vidigal. Foto: divulgar
Sérgio Eduardo Corrêa Vidigal, popularmente conhecido como Dudu Vidigal se movimenta para construir uma candidatura a vereador em 2020. Ele é filho do ex-prefeito e atual deputado, Sérgio Vidigal (PDT). Quem confirma é o próprio Dudu, que defende um “novo momento” para o PDT e crava: chega de “infiéis”.
As especulações de que Dudu estaria se articulando para ser candidato já estavam tomando corpo no bastidor da Serra. Para a reportagem do TEMPO NOVO, ele abriu o jogo. “Estou tentando construir sim!”, disse. A informação do métier político é de que ele vem procurando lideranças comunitárias já em ritmo de pré-campanha.
“Tenho que ter o aval do partido que pertenço há 19 anos que é o PDT. Depois procurarei novas lideranças” e completa: vamos “oxigenar o partido!”.
Perguntado se sua candidatura não poderia acarretar em uma dificuldade para montagem de chapa, ele diz que não, e sem citar nomes, justifica sua candidatura como uma espécie de compensação por no passado o partido ter apoiado o que ele classificou como infiéis. “Estou construindo (uma candidatura), até hoje apoiamos pessoas que foram infiéis! O PDT está vivendo um novo momento”.
O presidente estadual do PDT, Sérgio Vidigal foi procurado pela reportagem mais ainda não respondeu. Já Alessandro Comper, presidente do PDT da Serra, e o responsável formal pela montagem de chapa de vereador em 2020, disse que “só quem pode informar se tem interesse de ser candidato ou não é o próprio Eduardo”.

Sábado tem feirinha em Morada de Laranjeiras com venda de comida, moda e cosméticos



A segunda edição da feira contará com mais de 70 expositoras. Foto: Arquivo TN
No dia 31 de agosto (sábado), das 14h às 19h, acontece a segunda edição da feira Erga-se: Mulher Empreendedora, na quadra poliesportiva de Morada de Laranjeiras. No local estarão reunidas pequenas empreendedoras do bairro que atuam no comércio ou prestação de serviços.
A participação no evento cresceu em mais de 200%. Nesta segunda edição haverá 74 expositoras com vendas de cosméticos, moda, acessórios, alimentação, oferta de tratamentos estéticos e outros. Na primeira edição foram 23 expositoras.
Nos stands haverá sorteio de brindes para os consumidores que realizarem compras.
Uma das organizadoras do evento, Káritas Pimenta, conta que esta é a segunda edição do projeto, que vai além das vendas.
“Antes de abrirmos ao público acontece um momento com as empreendedoras, o Papo da Empreendedora, com orientações sobre gestão de negócios. Na primeira edição foi oferecido um serviço de suporte contábil gratuito para a regularização do negócio, para sair da informalidade e se tornar um MEI (Micro Empreendedor Individual). Nesta, teremos duas profissionais que abordarão assuntos relacionados a metas e resultados com alta performance através de um negócio lucrativo”, explica.
Káritas aponta que a Erga-se Bem é um projeto que objetiva formar uma rede de negócios entre as participantes e impulsionar seus negócios. Para o futuro, almeja-se tornar a feira itinerante e levar a outros bairros da Serra.
A empreendedora Maira Persi, que trabalha com confecções de artigos decorativos para casa, participou da primeira edição e também estará na segunda.
“Na primeira feira tivemos um bom público, muitos do bairro, ou seja tivemos o apoio dos moradores. O resultado positivo me fez querer participar da segunda. Vendi em cinco horas o que levo uma semana para conseguir.  É um evento importante para o desenvolvimento e crescimento do empreendedor, do bairro e da cidade”, opina.
A primeira edição da feira foi no dia 29 de junho de 2019, no Espaço Morada, em Morada de Laranjeiras e de acordo com a organização cerca de 300 pessoas circularam no local.
A organização é de Brenda Bolsoni Life Coach e Devillart Produções. Para maiores informações, entrar em contato pelos 99204-7829 ou 99262-1464.

Véspera de feriado ao som de Paulo Ricardo e Blitz em Limoeiro

Paulo Ricardo traz sua turnê ‘Sex On The Beach’, com sua Nova Banda, comemorando os trinta anos de carreira e cantando todos os seus grandes sucessos, tanto do solo, quanto do RPM. Foto: Divulgação
A véspera do feriado da Independência do Brasil será dedicada ao rock nacional na Serra. Nesta sexta-feira (6), o Steffen Centro de Eventos, em Jardim Limoeiro,  promove uma nova edição da noite exclusiva da casa que une trilha sonora nacional ao serviço all inclusive, com comida e bebidas liberadas. A partir das 22h, o espaço vai receber o cantor Paulo Ricardo e a banda Blitz, dois dos maiores fenômenos do gênero musical nos anos 80.
Os ingressos já estão à venda através do site Blueticket, na Farmácia Alquimia da Praia da Costa e Mata da Praia, no Steffen Locações, em Bairro República, e também no Steffen Centro de Eventos.
Em sua turnê ‘Sex On The Beach’, Paulo Ricardo traz para os palcos uma nova fase em sua carreira e em sua vida. Canções atuais como “Anjo e Serpente” se misturam a rocks modernos como “Novo Single”, “Raios-X” e a dançante “Juntos”, produzida pelo DJ FTampa. Os grandes sucessos de sua carreira solo também estão presentes, como “Dois”, “Tudo por Nada” e sua versão – a única autorizada por Yoko Ono – de “Imagine”.
Em seu show, Paulo se permite incluir alguns dos grandes sucessos do RPM, como “Rádio Pirata” e “Olhar 43”. Tudo isso embalado por ousados telões, lasers, infláveis e toda a tecnologia que se tornou uma de suas marcas nesses trinta anos de carreira.
Já a banda Blitz traz seu maior sucesso do compacto ‘Você não soube me amar’, nascida em 1982 no espaço multicultural e democrático conhecido como Circo Voador. Em três meses o compacto vende 100 mil cópias e atinge a marca de um milhão de cópias vendidas em plena crise da indústria fonográfica. Na sequência, o conjunto carioca lança o primeiro LP ‘As Aventuras da Blitz’, com venda mais impressionante que a do compacto.
A formação atual da Blitz é Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy Forghieri (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Cláudia Niemeyer (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal).
Serviço
Show de Paulo Ricardo e banda Blitz com buffet exclusivo e open bar
Dia 6 de setembro – sexta-feira – 22 horas.
Ingressos: Lote único – R$ 170.
Pontos de venda: Steffen Centro de Eventos, Farmácia Alquimia (Praia da Costa e Mata da Praia), Steffen Locações (Bairro República) e site do blueticket. Horário: 22h – Local: Steffen Centro de Eventos – Rodovia ES 010, km 4 – Jardim Limoeiro, Serra.
Informações: (27) 3338-3009 / 98132-3232. Classificação: 18 anos.

Vai casar? Setembro tem Expo Noivas em shopping da Serra

A terceira edição do evento acontece no Shopping MontSerrat, em Colina de Laranjeiras. Foto: Alexandre Bizinoto
Se você está com casamento marcado não pode perder as novidades da terceira edição da Expo Noivas Serra. O evento acontece nos dias 11 e 12 de setembro, das 14 às 22h, no segundo piso do Shopping MontSerrat, que fica em Colina de Laranjeiras.
A cerimonialista e organizadora da 3ª Expo Noivas Serra, Juliana Meireles afirma que essa será uma edição muito especial, pois terão muitas novidades e descontos para quem já marcou a data ou ainda está avaliando as melhores ofertas. “Essa edição terá muita coisa bacana e novidades. Teremos lançamentos de coleção de vestidos de noivas que irão tirar suspiro das noivas. Esse também os noivos terão novos modelos de ternos para o tão sonhado dia do “sim” e ficarão cada vez mais elegantes”, informa.
Com 30 fornecedores presentes, a 3ª Expo Noivas Serra também irá dar brindes aos visitantes, noivos ou não, em várias das empresas participantes. “Serão sorteios de buquês, sorteios de descontos em decoração, sorteios de assessoria para o dia do casamento e muito mais”.
A 3ª Expo Noivas Serra acontece no Shopping MontSerrat, que fica na Avenida Eldes Scherrer de Souza, 2162 – Bairro Colina de Laranjeiras – Serra – ES.
Serviço:
3ª Expo Noivas Serra
Data: 11 e 12 de setembro de 2019.
Hora: das 14:00 às 22:00 horas.
Onde: Shopping MontSerrat – Segundo piso – Avenida Eldes Scherrer de Souza, 2162 – Bairro Colina de Laranjeiras – Serra – ES.
Entrada franca

Tradicional padaria Natália reabrirá as portas em setembro em Laranjeiras

A padaria Natália funcionou durante 23 anos no local onde hoje fica a farmácia Pacheco Foto: Arquivo TN
Quem nunca comeu o pão quentinho e as delícias servidas pela padaria Natália, em Parque Residencial Laranjeiras? Pois quem comeu e tem saudades dessa época, pode comemorar, ela irá reabrir em setembro e vai funcionar em frente a Dalla Bernardina, na avenida Civit, 653.
A Natália funcionou de junho de 1986 a 2009. Foram 23 anos funcionando no local onde hoje está a Drogaria Pacheco.
A reinauguração da padaria está marcada para o dia 12 de setembro. E vai ter tudo e mais um pouco do que antes era servido no estabelecimento.
Quem conta é Renata Tessarolo, uma das empresárias que esta à frente do negócio. Ela disse que a padaria retornará trazendo almoço e a tarde pizza. “Também vamos servir caldos todas as quartas e sextas. Sem contar com as tradicionais baguetes recheadas de frango e presunto e ainda cachorro quente e sanduiches que iremos montar na hora”, destaca.
Renata também falou que uma das novidades do novo empreendimento é que será servido macarrão feito na hora com diversos molhos, conforme o paladar do cliente. “Montaremos na hora e o cliente escolherá o que quer de acompanhamento”. A logomarca antiga também ganhará uma roupagem mais moderna.
A Padaria Natália vai funcionar na Avenida Civit, 653, Parque Residencial Laranjeiras de segunda a sábado das 6 às 21h e domingo, das 06 as 12h. Telefone de contato 2141-3023.

Confeiteira da Serra faz sucesso com bolos e conquista quase 100 mil seguidores

A loja fica em Serra Sede e diariamente os clientes fazem filas para comprar os produtos vendidos por Paôla. Foto: Arquivo pessoal
Uma história de sucesso. É com essas palavras que se pode descrever a trajetória e a carreira da moradora de Serra Sede, Paôla Binow, que é proprietária de uma confeitaria que virou referência no ramo de doces e bolos de pote. Atualmente, a jovem empreendedora já conta com mais de 94 mil seguidores nas redes sociais e atende aproximadamente 1.500 clientes por semana na sua loja física.
Paôla sempre gostou de fazer doces e sobremesas, mas tudo começou quando sua cunhada, que sempre comia as delícias feitas por ela, deu a ideia, na época que estava desempregada, de fazer um curso de confeitaria e se especializar na área. Após receber a sugestão, a empresária ficou com aquela “pulguinha atrás da orelha” e começou a pesquisar sobre o assunto.
E não deu outra, a serrana começou o curso e fazia os doces que aprendia na sua casa, para que sua família provasse e aprovasse as verdadeiras obras de arte. Pouco tempo depois, em 2015, Paôla recebeu outra sugestão, dessa vez da sua irmã, que apresentou os famosos bolos de pote, que na época ainda era novidade. Após isso, a confeiteira começou a vender esses produtos de porta em porta e o sucesso de seu trabalho começou a surgir.
“Comecei a vender os bolos de porta em porta, começamos a levar em outros bairros as caixas de isopor com os potes e tudo foi fluindo naturalmente. Algum tempo depois comprei o meu primeiro freezer e logo em seguida uma moto 50 cilindradas, pois eu não tinha habilitação e então comecei a fazer entregas. Com isso, os produtos ficaram ainda mais conhecidos”, explica Paôla que teve a ajuda de sua mãe para fabricar os doces.
Fila de clientes esperando a abertura da loja. Foto: Divulgação
A primeira loja…
Com o sucesso de seu trabalho, Paola teve que contratar um motoboy para fazer entregas, pois tinha que dar conta da produção. Na casa de sua mãe, ela então começou a usar a varanda da residência para receber os clientes. “Usamos a varanda da mamãe pra recebermos as pessoas, colocamos uma barraca na frente da casa, umas mesas e cadeiras, e algumas pessoas já saiam de longe pra vir. Inclusive morri de alegria quando um cliente saiu de Cariacica pra ir até Vista da Serra I”, conta. 
Após isso, a serrana alugou o primeiro ponto comercial, em Serra Sede. “Alugamos o espaço, fizemos a inauguração e foi um sucesso. “Logo já começaram a se formar filas e as pessoas reclamavam que queriam sentar e a loja mal cabia quatro pessoas. Foi aí que, depois de um ano, decidimos passar para o atual ponto, onde fizemos a confeitaria, que é a nossa cara, nossa identidade”, destaca a empreendedora.
Reconhecimento…
Atualmente, a confeiteira conta com mais de 94 mil seguidores em seus perfis do Facebook e do Instagram. Além disso, sua loja, principalmente aos domingos, tem filas de clientes que querem entrar e comprar um de seus produtos. “Pessoas de outras cidades vem nos visitar. Não consigo nem mensurar o prazer que é ver as filas. Trabalhamos tanto que as vezes nem temos tempo de beber água, pra dar conta de um atendimento rápido. É gratificante, resultado de tanto amor que depositamos no preparo de cada doce”, afirma.
Paôla e sua mãe na loja que fica no Centro da Serra. Foto: Arquivo pessoal
Loja será ampliada
A empreendedora adiantou para o TEMPO NOVO, que em breve, pretende ampliar a loja para que caibam mais pessoas acomodadas. “Ainda não consigo pensar em filiais ou franquias. Pois estamos em processo de organização da empresa. Estamos ampliando a cozinha, pois ainda não damos conta da demanda, tanto que em vários dias da semana estamos encerrando o expediente antes do horário previsto para fechar”, destaca a serrana.
A Paôla Cakes fica na Avenida Jones dos Santos Neves, N° 66, no Centro da Serra. Informações e preços podem ser conferidos pelo Instagram oficial da loja (siga: @paolacakesconfeitaria) ou pelo WhatsApp (27 99789-6724).
De terça-feira a sábado, a loja funciona das 14h às 21h e aos domingos, a confeitaria fica aberta das 14h às 18h. Mas os clientes devem ficam atentos, pois como a procura é grande, muitas vezes o estoque da loja acaba antes do horário de fechamento. Por isso, é importante sempre acompanhar a movimentação da loja pelas redes sociais de Paola.
Veja mais fotos dos produtos e da loja: 

Morte de estudante da Serra por meningite causa temor em escola

A estudante era de uma escola de Barro Branco. Foto: Divulgação
Uma aluna da rede municipal de educação da Serra morreu de meningite bacteriana na manhã desta quarta-feira (28). A estudante cursava o ensino fundamental na Escola Governador Carlos Lindemberg, que fica em Barro Branco. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a doença que matou a adolescente não é contagiosa.
Boatos espalhados pela escola e também nas redes sociais, que diziam que a doença seria contagiosa, causaram grande preocupação nos pais de alunos e, com isso, muitos estudantes acabaram não indo para as aulas desta quinta. Apesar da preocupação dos pais, a Sesa garante que não há nenhum risco de contaminação no local.
Segundo a pasta, a direção da unidade escolar já realizou uma reunião com as famílias e esclareceu todas as dúvidas e desmentiu os boatos. A estudante veio a óbito por conta de uma meningite bacteriana causada por um estreptococo não comum que, neste caso, se manifestou agressivamente. A Secretaria de Saúde, explicou que a doença é infecciosa e não é transmissível, sendo assim, não teria como nenhum outro aluno da escola ser contaminado.
Por meio de nota enviada para o TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra disse que lamenta a fatalidade e afirma novamente que esteve na escola por mais de uma vez para orientar e tranquilizar pais e professores.