Radio Sepiol E TV Sepiol

sexta-feira, julho 05, 2019

Sindirodoviários promete novo protesto contra Transcol sem cobrador

Nesta semana, já foram realizados dois protestos contra o novo Transcol. Foto: Divulgação
Por conta da implantação dos novos coletivos com ar-condicionado e sem cobradores, o Sindicato dos Rodoviários está prometendo uma nova manifestação para a próxima quarta-feira (10). No mês passado, o Governo do Estado apresentou como será os novos ônibus e a retirada da cabine dos cobradores causou polêmica nas redes sociais.
Logo após a entrega de 20 novos veículos sem a cabine dos cobradores, o Sindirodoviários já tinha prometido uma greve contra a mudança, o que até agora não se concretizou. De acordo com o sindicato, a mudança do Governo do Estado irá desempregar cerca de quatro mil trabalhadores.
As duas manifestações realizadas nesta semana (segunda, 1º e quarta-feira, 3) foram feitas em Vitória e a circulação dos coletivos não foi afetada, já que aconteceu apenas uma passeata e interdição da Avenida Vitória.  O TEMPO NOVOconversou com o presidente do Sindirodoviários, José Carlos de Salles, que prometeu uma nova manifestação para a próxima quarta-feira (10).
“Após as duas manifestações feitas, iniciamos uma conversa com o Governo do Estado. Mas já está prevista um novo protesto para a próxima quarta. A situação pode mudar até lá”, disse José que não descartou uma possível paralisação da circulação dos ônibus.  Pelo perfil oficial no Facebook do Sindirodoviários, o sindicato afirmou mais uma vez em uma postagem que “sem cobrador (os ônibus) não irão rodar”.
Novos ônibus
Os coletivos com ar-condicionado que foram lançados no mês passado não terão a cabine para os cobradores. Com isso, somente passageiros que tiverem o cartão de bilhetagem eletrônica poderão utilizar os novos ônibus, já que não será permitido o pagamento da tarifa em dinheiro.
No dia 26 de junho, o governador Renato Casagrande, juntamente com o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e o diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, apresentaram os novos coletivos e entregaram 20 ônibus que serão colocados em circulação na próxima semana. A previsão é que até o final do ano seja 100 ônibus com ar-condicionado.
Os coletivos iniciais irão operar nas linhas troncais – que fazem a viagem de terminal a terminal – e a meta é que até 2022 sejam 600 ônibus com ar-condicionado. O Governo do Estado ainda não divulgou quais a linhas serão contempladas com a novidade.
Os ônibus com ar-condicionado, assim como a implantação de wi-fi nos coletivos, faz parte do pacote de medidas que Casagrande prometeu no início do ano como a “recuperação do sistema” Transcol, que é alvo de muitas reclamações por parte dos capixabas que precisam utilizar o transporte público para se locomoverem: calor, insegurança e superlotação são algumas das queixas dos usuários.
Governo diz que mudança trará mais segurança para os coletivos
A reportagem também acionou a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas que informou por meio de nota que a cobrança exclusivamente por meio do Bilhete Único (cartão) visa trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que retira o dinheiro do ônibus, além da possibilidade de integração. “Em razão da implantação do Bilhete Único, haverá maior oferta de emprego no Sistema. Isso vai permitir que os profissionais que atuam como cobradores atualmente dentro coletivos passem a exercer novas funções, até mesmo fora dos coletivos”, disse na nota.
A secretaria ainda informou que as empresas operadoras vão incentivar os funcionários para que participem de cursos de requalificação, por meio de parcerias com o Sest Senat, para aprimoramento profissional e aperfeiçoamento para novas atividades como motorista, mecânico, eletricista, entre outros.

Epidemia: 13 mil doentes e seis mortes por dengue na Serra

Município está enfrentando uma epidemia da doença. Foto: Agência Brasil
Enfrentando uma epidemia de dengue, a Serra já confirmou mais de 13 mil casos e seis mortes pela doença na cidade. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), que diz que está lutando para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da zika e chikungunya. Entre as cidades da Grande Vitória, a Serra é a que mais tem casos de dengue confirmados.
Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO na semana passada, o subsecretário de saúde, Aldo Lugão, confirmou que o município, assim como outras cidades brasileiras, está passando por uma epidemia de dengue.
“Se fizermos uma análise fria dos números de dengue, podemos classificar o município com alerta máximo para epidemia; mas quando você coloca a extensão do problema, que abrange vários municípios e estados, então a gente pode afirmar que é uma epidemia. Mas a expectativa para os próximos meses é de declínio nos casos”, avalia.
No total, este ano foram 13.427 casos confirmados da doença, enquanto no mesmo período em 2018, eram apenas 580. O aumento é de quase 2.220%. Zika e chikungunya tiveram, respectivamente, 83 e 31 casos na cidade em 2019. Foram seis pessoas mortas por dengue na cidade. De acordo com a Sesa, não foram registradas mortes por cika e chikungunya.
A Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que continua intensificando o combate ao mosquito. Entre as atividades de combate ao Aedes aegypti estão a passagem dos carros fumacê, visita em domicílios e a ferros-velhos, floriculturas, borracharias e terrenos baldios, além de ações de educação. Desde a última terça-feira (25), a prefeitura está realizando a Semana de Combate à dengue em Nova Almeida, onde acontecem ações educativas.

Faculdade abre 36 vagas para bolsistas do Projeto Banda Sinfônica Jovem Música na Rede

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), abriu processo seletivo para vagas de bolsistas no Projeto Banda Sinfônica Jovem Música na Rede, que atende a escolas da Rede Estadual de Ensino.
São 32 vagas para alunos bolsistas e quatro vagas para monitores, com remuneração de R$ 200,00 e R$ 400,00, respectivamente. A carga horária é de 20 horas semanais.
Os candidatos serão avaliados através de entrevista e prova prática em um dos instrumentos a saber: clarineta, flauta transversa, oboé, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trombone, bombardino, tuba, trompa e percussão.
As inscrições vão até o dia 10 de julho e serão feitas on-line. O link para inscrição está no edital publicado no site da Fames, no endereço: https://fames.es.gov.br/editais.

Moradores se unem e fazem caminhada de conscientização contra dengue

Em março, escolas e moradores se uniram em uma caminhada que aconteceu na região de Jacaraípe. Foto: Divulgação
Para conscientizar e alertar a população sobre a epidemia de dengue que a Serra está enfrentando, neste sábado (6), moradores, estudantes e comerciantes estarão se unindo em uma caminhada de conscientização ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da zika e chikungunya. O ato vai acontecer em Nova Almeida.
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), confirmou que a Serra, assim como outros municípios brasileiros, está passando por uma epidemia de dengue. No total, este ano foram 13.427 casos confirmados da doença, enquanto no mesmo período em 2018, eram apenas 580. O aumento é de quase 2.220%. Zika e chikungunya tiveram, respectivamente, 83 e 31 casos na cidade em 2019.
O ponto de encontro da caminhada deste sábado será na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida. O ato deve acontecer às 8h30 e qualquer pessoa pode participar. A ideia da caminhada, segundo a Prefeitura da Serra, é incluir ainda mais a população no combate ao mosquito. Ainda segundo a prefeitura, a ação se repetirá em outras regiões do município.
A prefeitura ainda acrescentou que continua intensificando o combate ao mosquito. Entre as atividades de combate ao Aedes aegypti estão a passagem dos carros fumacê, visita em domicílios e a ferros-velhos, floriculturas, borracharias e terrenos baldios, além de ações de educação.

“Harmonia política garante crescimento de Fundão”, diz subsecretário

Everaldo destaca as potencialidades de Fundão e o equilíbrio político como aliados do desenvolvimento local. (Foto: Divulgação)
“Depois de longos anos vivendo sob sucessivas crises políticas, Fundão vem passando por uma calmaria na administração municipal, o que vem permitindo avanços e conquistas para o município e sua população”. A avaliação é de Everaldo Vieira de Melo, que há dois anos desenvolve a função de subsecretário de Finanças e Planejamento da Prefeitura.
Ele destaca que “mesmo em um cenário de crise, de queda de receita e de repasses, a gestão do prefeito Joilson Rocha Nunes, o “Pretinho” (PDT), está ampliando investimentos, implantando novos serviços e obras, que estão em fase de construção e reformas”.
Everaldo Mello afirma, também, que “isso só é possível graças ao empenho, profissionalismo e comprometimento com a causa pública demonstrada pelo prefeito e sua equipe, que mantêm as contas municipais equilibradas e em dia; inclusive os salários, que deixam os servidores mais motivados”.
Para garantir o crescimento continuado de Fundão e propiciar aos moradores mais qualidade de vida, Everaldo destaca que devem ser aproveitadas as vocações do município, que tem potencial turístico, agropecuário, logístico, industrial e de prestação de serviços. Ele destaca Praia Grande como alavanca do turismo de verão; e as montanhas, para o desenvolvimento do turismo rural e de aventura.
No setor agropecuário, o subsecretário destaca o frigorífico e os laticínios instalados em Fundão, bem como a hortifruticultura, afirmando que são atividades com grande potencial de crescimento no município. E por ser cortado pela BR 101 e pela rodovia ES 010, além de estar localizado entre Serra e Aracruz, Everaldo vê muito futuro em Fundão para abrigar plantas empresariais nos setores industrial, de logística/transportes e de prestação de serviços para as grandes empresas instaladas nas duas cidades vizinhas.
Na opinião de Everaldo, “a população, pelas suas reações e manifestações, tem aprovado a gestão do prefeito Pretinho, e isso dá tranquilidade e estabilidade política para governar; destacando, ainda, o importante apoio da Câmara de Vereadores, que, por muitos anos, manteve uma relação conflituosa com o poder Executivo”.

Deputado denuncia pressão de “agentes públicos” para abafar casos de assédio em escola

Deputados Lorenzo Pazolini e Vandinho Leite estão na frente das apurações da denúncias na Ales. Foto: Ellen Campanharo
“Agentes públicos estão tentando parar as investigações das denúncias de assédio sexual em uma escola da Serra”. A afirmação é do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) que durante uma sessão da Assembleia Legislativa (Ales), afirmou que estão sendo feitas articulações para colocar pressão sobre as apurações que estão sendo feitas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos da Ales, que recebeu denúncias de mães dos estudantes supostamente assediados.
Já foram três professores afastados da escola estadual Clóvis Borges Miguel, que fica em Serra Sede. A denúncia é a mesma: assédio sexual praticado pelos profissionais com atuais e ex-estudantes da unidade escolar. Além disso, após um pedido dos deputados, a Sedu pode afastar a diretora da escola nos próximos dias. Ela é acusada de omissão – já que não teria levado as denúncias de assédio para a Secretaria Estadual de Educação (Sedu).
Mas de acordo com Vandinho, agentes públicos estão tentando parar a investigação. Em um duro discurso, o deputado afirmou que irá expor os nomes (desses agentes) na próxima semana. “Não tem pressão a ser feita nessa Casa que fará com que a gente pare com as investigações. Porque bandido tem que ser punido. E quem faz articulações para tentar com que essas investigações parem, se pronuncie. Seja homem, não seja frouxo. Vou trazer aqui na segunda quem são os agentes públicos que estão tentando brindar os assediadores”, afirmou Vandinho.
O deputado ainda convocou as pessoas que estariam tentando impedir as investigações para o debate. “Eu quero ver as pessoas que estão articulando para impedir as investigações de assédio sexual, virem para o debate, me enfrentar cara a cara e defender gente omissa e abusadores! Pode fazer a pressão que for, irei denunciar e acompanhar as investigações até o fim. Se pronunciem, não fiquem na escuridão fazendo articulação”, disse.
Denúncias
As denúncias de assédio sexual foram feitas pelas estudantes, inicialmente, através de cartas que foram espalhadas pela escola. Mas ganhou forte repercussão pelas redes sociais no último dia 25. Ainda na internet, as estudantes dizem que a direção da escola foi omissa quando recebeu as denúncias. Após a repercussão do caso, o primeiro professor foi afastado das suas funções. Mas logo depois, outros dois também foram retirados de suas funções.
As mães dos estudantes procuraram a Ales para denunciar os assédios.  Segundo os depoimentos feitos pelas alunas e suas mães, o professor teria pedido para encontrar as vítimas fora da escola, além de fazer elogios e pedir beijo. Ainda há relato de um outro professor que teria assediado um aluno que sofre com deficiência intelectual.
Diretora pode ser afastada
A diretora da Escola Estadual Clóvis Borges Miguel, que fica em Serra Sede, pode ser afastada do cargo por “omissão” na apuração das denúncias de assédio sexual supostamente praticado por um professor da unidade escolar. O pedido de afastamento foi feito pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos da Assembleia Legislativa (Ales).
Em sessão realizada na manhã desta terça-feira (2), o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), que é o presidente da CPI, acusou a escola de omissão. “Hoje, tive o desprazer, de constatar total falta de sensibilidade da direção da escola, ao receber as graves acusações que os pais dos alunos relataram para a escola. Tem acusações feitas há mais de 60 dias e a escola não fez nada”, disse o parlamentar. Participaram da sessão, o superintendente regional de Educação de Carapina e a diretora da escola.
Vandinho ainda pediu que a Secretaria Estadual de Educação afaste todos os envolvidos no caso, inclusive a diretora da unidade escolar. “Como presidente da CPI, deliberamos a indicação do afastamento imediato da diretora e dos professores acusados. Espero que o Secretário de Educação, faça o correto e acate o nosso pedido”, declarou o deputado.
Diretora diz que apurou denúncias
Durante a reunião, a diretora da escola afirmou que tratou o caso com seriedade e deu início aos procedimentos administrativos. “Ao tomar conhecimento, iniciamos um processo interno para apurar a situação. Chamamos os pais e as alunas para compreender a situação. E em seguida falamos com o professor. Ele confirmou os atos, mas disse que era uma brincadeira e se desculpou. Avisamos a superintendência que afastou preventivamente o professor”, afirmou a profissional que pode ser afastada do cargo.
O que diz a Sedu
No dia 25 de junho, por nota, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), informou que “A Superintendência Regional (SRE) de Carapina esclarece que assim que a Direção da Escola tomou conhecimento da situação pela rede social, conversou com as alunas e seus responsáveis e que já está dialogando também com os profissionais citados, no intuito de apurar o suposto assédio.
A Sedu enfatiza que não compactua com este tipo de conduta, por isso que está apurando o fato e que, se for comprovado algum comportamento inadequado de servidor, as medidas cabíveis serão adotadas. A SRE informa, ainda, que em momento nenhum exigiu a retirada dos posts”.
TEMPO NOVO acionou novamente a Sedu nesta terça-feira (2) que através de nota disse que a “secretaria lamenta a denúncia e ratifica que não compactua com a suposta conduta do servidor e que ele será afastado a partir desta quarta-feira (03)”.
Sobre o pedido de afastamento da diretora, a Sedu disse que irá ouvi-la para dar encaminhamento aos “procedimentos necessários”.

Conta mais barata faz procura por energia solar crescer 200%

Dinaldo é dono de empresa que instala sistemas de energia solar. Foto: Fábio Barcelos
Com o alto preço na conta de luz, muitos serranos têm buscado a energia solar para diminuir os gastos. Na Serra, a procura aumentou em mais de 200%, segundo empresário que atua no segmento.
Segundo Dinaldo Rosário dos Santos, sócio-proprietário da Iuno Energia Solar, de Colina de Laranjeiras, a procura na loja aumentou mais de 200%, e cerca de 60% dos clientes são para residência. “De 2018 para cá, a busca por orçamentos aumentou mais de 200%. Já instalamos 65 projetos na Serra”, diz.
Dinaldo exemplifica que uma família de quatro pessoas com uma conta média de luz de R$ 450 mensais precisa instalar sistema solar de R$ 17 mil para gerar a energia correspondente ao consumo. “Com isso, o valor da conta pode cair até 95%, caso ele mantenha o mesmo padrão de consumo. A conta não zera, pois o consumidor precisa pagar imposto sobre a geração da energia e iluminação pública”, explica.
Vale lembrar que a energia excedente gerada durante o dia é disponibilizada para o sistema público e volta em crédito à noite, quando as placas não produzem. Também é possível transferir crédito para a conta de outro imóvel do mesmo consumidor. 
Mas para ter clareza da viabilidade econômica de um projeto de energia solar, é preciso considerar a vida útil e a manutenção das placas. “Como elas duram cerca de 25 anos, o custo anual do investimento de um projeto de R$ 17 mil seria de pouco mais de R$ 1 mil por ano. São R$ 680 do valor das placas e R$ 350 de limpeza/manutenção anuais”, detalha. 
O morador de São Francisco, Rider Rocha de Souza, fez as contas e concluiu que investir no sistema era melhor do que deixar o dinheiro na poupança. “Tinha R$ 20 mil na poupança, que me renderiam menos de R$200 por mês. Há oito meses, instalei as placas fotovoltaicas e minha conta caiu de R$550 para uns R$200, em média. E, antes, usávamos tudo com muito controle: tinha um ar-condicionado que ligava por 6 horas à noite, tomava banho correndo. Agora,faço isso com mais calma, uso o ar a noite toda e instalei mais dois em casa”, explica.
Também morador de São Francisco,DelugesCavassani teve uma redução de 70% na conta. “A conta de energia é uma que pagamos e nunca dá retorno, então entendi que instalar energia solar seria um investimento. Gastei R$27,6 mil para colocar e, desde então, só pago os impostos. A conta caiu de R$400 para R$120, e a energia que é gerada está sobrando; então, posso transferir esses créditos para meu outro imóvel, o que está em processo na EDP”, aponta.

“Reduzimos em 15% o consumo de minério e pelotas da Vale”

Obras contra pó preto e para dessalinizar água do mar terão investimento de R$ 1 bi e vão gerar 2,3 mil empregos. (Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra)
O Gerente de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arcelor Mittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, diz que a produção reduziu por conta da queda de oferta de minério da Vale após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG). Mas independente disso, o início das obras para redução do pó preto começam neste 2º semestre, vão gerar investimento de mais R$ 1 bilhão, 2.320 empregos temporários e negócios para fornecedoras e prestadoras de serviços. Fala, também, que as obras vão ajudar a preparar a planta para o Laminador de Tiras a Frio (LTF), projeto anunciado pelo presidente do grupo Arcelor no Brasil.
Quando começam as obras para redução do pó preto?
Estão previstas para o segundo semestre a reforma do alto-forno 2, da máquina de lingotamento contínuo 2 e a de despoeiramento. A bateria de coqueria também, assim que sair o licenciamento ambiental; a usina de dessalinização da água do mar, em 2020, se a licença sair até o fim do ano. Se saírem as licenças nos prazos, as obras serão concluídas em 2022.
Quantos empregos serão gerados e qual o valor investido?
Cerca de 2.320 empregos temporários nos próximos três ou quatro anos, com as obras previstas. A usina de dessalinização terá oito empregos permanentes após o início da operação. Serão investidos mais R$1 bilhão no total.
Quais fornecedores e prestadores de serviços terão negócios? E quantos são da Serra?
Temos algumas empresas que já trabalham aqui atuando na área de limpeza, construção civil, pavimentação, logística, alimentação. Com as obras, têm aumentado seu pessoal, e outras empresas que vão prestar serviços nas obras. Já são 14 empresas locais (estado), e destas, seis estão na Serra.
Das contratações para as obras, quantas serão na Serra? Como os interessados podem se candidatar?
Temos trabalhado com o Sine Serra, mas também de Vitória e Vila Velha e com a Setades (Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do ES) para priorizar a mão de obra local, criar condições para que as pessoas possam se inscrever a essas vagas. Não posso privilegiar o fornecedor local, mas temos feito um trabalho junto a Ases e Findes para que ele tenha condições de competir de igual para a igual com empresas de fora daqui.
Quantos empregos diretos a empresa gera? E indiretos?
Em Tubarão, são 5,5 mil funcionários próprios e 4 mil terceirizados. Cerca de 45% dos empregados da Arcelor e 63% dos terceirizados moram na Serra. O Instituto Aço Brasil estima que são gerados 12,85 empregos na economia (indiretos e induzidos) na cadeia do aço. Em 2016, a empresa representava quase 13% do PIB do ES.
O que a Arcelor produz atualmente e quais são os mercados consumidores?
Placas e bobinas a quente que seguem para o mercado doméstico, grande parte vai para a unidade de Laminados de Tiras a Frio (LTF) no sul, em Santa Catarina. Pelo menos 46% são para consumo interno e 54%, exportados para Europa, Américas e Ásia.
Em reunião com empresários da Serra, o presidente da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Baptista, anunciou LTF em Tubarão…
Não tem nenhuma decisão na companhia aprovada de implantação do LTF. Mas o que o Benjamim falou está correto. O crescimento desse site (planta de Tubarão) vai se dar nessa linha. Nossa capacidade instalada é de 7,5 mi/ton ano e podemos chegar a 8mi/ton com melhoria da produtividade, agregar mais valor. Mas essa decisão depende da conjuntura da economia e do que conseguimos atrair de investimentos para o estado. Se atrairmos indústrias – como a da linha branca – para consumir nosso produto, o projeto se viabiliza.
As obras que estão acontecendo agora vão ajudar a empresa a implantar o LTF?
Com certeza.
Como a empresa está fazendo para driblar os impactos da redução da produção de minério da Vale?
A questão de Brumadinho trouxe um impacto direto para a siderurgia: o preço da matéria-prima. A Vale tem buscado suprir a quantidade no fornecimento de minério. Em termos de volume, não foi afetado, mas em termos de preço existe um impacto. Essa foi uma das razões por termos antecipado em dois meses a parada do alto-forno 2, que está parado desde junho e cuja previsão de início das obras é agosto. A isso, somaram-se as condições de mercado internacional e a não retomada da economia brasileira. Por isso, reduzimos em 15% o consumo de minério e pelotas da Vale. A produção reduziu, pois a capacidade do alto-forno é de 1,2 mi toneladas ao ano.

Famílias notificadas a deixar suas casas perto de lagoa

De acordo com a liderança de Praia de Carapebus, pelo menos 15 famílias já foram notificadas a deixar e demolir suas casas. Foto: Fábio Barcelos
Pelo menos 15 famílias foram notificadas esta semana pela Prefeitura deixar suas casas e demolir os imóveis erguidos em área de preservação no entorno da lagoa de Carapebus. A notificação é para cumprir decisão da Juíza da Vara da Fazenda Pública Municipal, Telmelita Guimarães, que por sua vez acatou ação movida pelo Ministério Público Estadual para a remoção das edificações.
Se por um lado a ação pode gerar ganho ambiental, por outro pode gerar drama social. É que as pessoas que residem no local são de baixa renda. “São pessoas carentes que não tem outro local para morar. Tem gente que vive ali há 30 anos. Estamos com advogado dialogando com as pessoas notificadas para definir o que será feito. A primeira opção étentar recorrer da decisão judicial. Mas também há o caminho de tentar indenizações”, pondera o presidente da Associação de Moradores de Praia de Carapebus, Anderson Soares.
As casas notificadas ficam numa região do bairro conhecida como “Buraca”. Uma das moradoras que recebeu o documento na última terça-feira (02) é Eny Mendes. Segundo ela, até agora, 15 famílias já receberam a notificação, o que dá pelo menos 60 pessoas afetadas.
“Fomos pegos de surpresa. Doeu muito, pois aqui está o esforço de muitos anos de nosso trabalho. As pessoas não têm para onde ir nem como pagar aluguel. Têm idosos acamados, crianças. Eu mesmo tenho um neto especial que mora comigo”, desabafa.
Eny acrescenta que a notificação dá prazo de 30 dias para recorrer e 60 para que o morador saia e banque, com recursos próprios, a demolição do imóvel. “Estamos naquela sensação de que a ficha ainda não caiu. Vamos para onde? Para o meio da rua?”, questiona.
A lagoa de Carapebus faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Praia Mole.A região é vizinha ao Complexo de Tubarão (Vale e Arcelor) e, nas últimas décadas, enfrenta crescimento desordenado, incluindo construções em locais definidos como zonas de proteção ambiental.
O que diz a Prefeitura da Serra 
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) da Serra disse que está cumprindo a decisão judicial quanto à notificação das famílias desocuparem a área no prazo de 60 dias, garantido o prazo de ampla defesa. A decisão foi da juíza de direito Telmelita Guimarães Alves.
Quanto ao suporte aos moradores, caso a desocupação se consolide, aassessoria informou que o Município está à disposição para atender as famílias, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h, na Secretaria de Habitação, na sede da Prefeitura. As famílias podem abrir processos para cadastros em programas habitacionais.

Campeões de volta e juventude para o Cobra Coral voltar a brilhar

O artilheiro Rael e o treinador Charles de Almeida, campeões capixabas com o Serra em 2018, estão de volta. (Foto: Divulgação/Serra FC)
Os campeões voltaram. Destaques do time hexacampeão capixaba em 2018 voltaram ao clube nesta semana. São eles os atacantes Rael e Diego Alves, os zagueiros Alex e Marquinhos, o goleiro Walter e o técnico Charles de Almeida. Também volta ao clube o atacante Diego Neves, que teve passagens pelo tricolor entre 2005 e 2010. O time disputa a Copa ES em agosto, torneio que dá vaga à Série D de 2020 ao campeão.  
Na última quarta-feira (3), o treinador Charles disse que a aposta do clube para essa competição é mesclar experiência com garotada da base. “Acompanhei o último jogo do Serra contra o Vitória, no Salvador Costa, pelo Estadual Sub 20. Vamos tentar aproveitar alguns jogadores”, disse, destacando atletas como Kelvin e Tales.
Segundo Charles, devem ser incorporados ao grupo profissional até sete jogadores que hoje estão na base do Serra e disputam o Sub 20. E os treinos no clube devem começar no próximo dia 15, com foco na Copa ES. Para o Cobra Coral, a competição começa no dia 10 de agosto, quando recebe a visita do Vilavelhense, às 15h, no Estádio Robertão.
Vale lembrar que o Serra, após ser eliminado da Série D do Brasileirão, dispensou todo o elenco do futebol profissional e voltou atrás na decisão de não disputar a Copa ES. 
Garotada “pocando” no Capixabão sub 20
Após vencerem mais um clássico na última segunda-feira (1º), quando bateram a equipe do Vitória por 2 a 0 – um gol contra e outro de Maycon -, na casa do alvianil, a garotada do Serra encara mais um desafio. Desta vez, é contra o Sport Clube Brasil Capixaba, de Colatina.
O líder da Chave Centro do Capixabão Sub 20 2019 entra em campo neste sábado (6), às 15h, no Estádio Robertão, em Serra Sede. No primeiro encontro com a equipe colatinense, no dia 12 de junho, o Cobra Coral conseguiu um empate sem gols fora de casa.
O tricolor serrano vem de quatro vitórias consecutivas: contra o Tupy, a Desportiva, o Rio Branco e, na última rodada, o Vitória. O Serra soma 21 pontos até o momento e está oito à frente do segundo colocado na sua chave, a Desportiva, que tem 13 pontos.
Feijoada de Aniversário
Para comemorar seus 89 anos, vai rolar neste domingo (7) a Feijoada de Aniversário do Serra. Será a partir das 12h e acontece no espaço de eventos Casa Mágica, em Serra Sede. A festa do Cobra Coral ainda terá a apresentação da cantora Dalzy Sales. O ingresso individual custa R$ 30 e o de casal é R$ 50.

Assembleia debate agrotóxicos na água e na comida do capixaba

No próximo dia 12 de julho, a Assembleia Legislativa do ES irá receber uma sessão especial para debater a presença de agrotóxicos na água e nos alimentos. O evento está marcado para o plenário da Casa a partir das 10h e é uma inciativa da deputada Iriny Lopes (PT).
De acordo com a assessoria da parlamentar, o motivo é a liberação recorde de agrotóxicos no país nos seis primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Foram convidados para debater o tema o pesquisador da Fiocruz e membro do grupo de trabalho sobre agrotóxico da instituição, Luiz Cláudio Meireles, e o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores no ES, Leomar Onório Lírio.

R$ 30 mil para ONGs promoverem educação ambiental na Serra

Município vai oferecer até R$ 30 mil para ONGs. Foto: Divulgação
Ambientalistas da Serra que possuem uma Organização Não-Governamental atuante e querem desenvolver projetos de educação ambiental podem se inscrever no Chamamento Público da Prefeitura da Serra que vai escolher ONGs para realizar este tipo de atividade no município. Os escolhidos poderão receber até R$ 30 mil para executar os trabalhos.
As inscrições tiveram início nesta sexta-feira (5), vão até o dia 6 de setembro e devem ser feitas na sede da Prefeitura, que fica em Serra Sede.  A iniciativa do município tem o objetivo de promover ações que visem a preservação e a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade ambiental no município.
Os projetos poderão ter as seguintes temáticas: Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Saneamento Básico, Fauna Silvestre, Recursos Florestais, Ecossistemas Costeiros, Mudanças Ambientais Globais e Tecnologias Sociais Sustentáveis.
Os cinco trabalhos selecionados pela comissão organizadora vão receber, cada um, a quantia que pode chegar a R$ 30 mil para a execução das atividades propostas. As ações deverão ser realizadas no município da Serra em até 12 meses.

Assassinatos em queda tiram Serra do topo da violência

Cidade registrou menos mortes este ano. Foto: Divulgação
De 1º de janeiro até o último dia 30 de junho, 76 pessoas perderam a vida para a violência na Serra. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e mostram que, em comparação ao mesmo período do ano passado, o município teve uma queda de quase 32% nos registros de homicídios dolosos nos seis primeiros meses de 2019.
Esta redução fez a cidade sair da liderança de assassinatos no Espírito Santo, que no 1º primeiro semestre ficou com Cariacica, com 80 homicídios. A Serra, agora, é vice-líder deste sangrento ranking, seguida por Vila Velha (68) e São Mateus (42). Na Grande Vitória, em números totais, foram 286 homicídios neste primeiro semestre: Vitória com 36, Guarapari com 15 e Viana com 11. A Sesp não divulgou os números de Fundão. 
Em todo o estado, foram 498 assassinados nos dois primeiros meses deste ano. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesp, o Espírito Santo registrou uma redução histórica nos homicídios. Este é o menor número no 1º semestre desde 1996, quando foram 571 mortes.
O mês de junho também registrou queda histórica. Foram cometidos 59 homicídios dolosos no estado, representando o melhor resultado desde 1996, considerando todos os meses. E na Serra, foram mortas oito pessoas no mês passado.

71 alunos vão receber óculos de graça na Serra

Mais de 400 alunos receberam consulta oftalmológica, os que apresentaram problema na visão, receberão óculos. Foto: Pixabay
Setenta e um alunos da rede municipal de ensino da Serra vão receber óculos de graça. A iniciativa é uma parceria com a Unimed que fez consulta oftalmológica nos alunos das escolas Professora Áurea Maria Andrade, de Novo Horizonte e Irmã Cleusa Rody Coelho, em Cidade Continental.
Os exames foram realizados no dia 11 de junho e mais de 400 crianças foram atendidas pelo projeto ‘De olho no Futuro’. As que apresentaram dificuldades de visão serão contempladas com os óculos. Este é o terceiro ano do projeto.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra.
A assessora pedagógica da Secretaria de Educação municipal, Leidia Lima de Souza da Silva, disse que  os exames mostraram que há alunos com grau elevado de miopia e o uso dos óculos vai beneficiar muito a aprendizagem deles, entre outros segmentos da vida das crianças. “Criança com grau elevado de miopia não enxerga o quadro, não consegue enxergar a atividade e isso atrapalha a alfabetização. Nesse sentido, os óculos são muito importantes no processo de ensino-aprendizagem”, afirmou Leidia.
A entrega dos óculos será na próxima sexta-feira, dia 5, nos turnos matutino e vespertino, na Emef Áurea Maria.

Candidatos ao Conselho Tutelar participam de formação no Cras de Laranjeiras

A formação reúne 74 postulantes ao cargo de conselheiro tutelar. (Fotos: Divulgação/Leitor)
Como parte do processo de escolha dos conselheiros tutelares, os candidatos ao posto participam de um curso de formação, no Cras de Laranjeiras. As aulas, que tiveram início no dia 1º de julho e seguem até o próximo dia 15, são ministradas por membros da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca), de São Paulo.
Uma das integrantes do Neca, a mestre em Psicologia Social Dayse Cesar Franco Bernardi, disse que os serviços de proteção à criança e à adolescência do município fazem um bom trabalho na política de assistência social. “Foi possível ver o empenho dos serviços de acolhimento, dos profissionais da base, o quanto eles precisam ser compreendidos na sua função de proteção da infância e da adolescência”, destaca.  
Ela também enaltece a atuação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, que organiza o evento. “Além do empenho e do compromisso, tem a qualidade desse empenho, o que não vemos em todos os lugares. E esse trabalho é possível quando se tem um Conselho em que a sociedade civil tenha poder efetivo de decisão, de trazer seu conhecimento e dialogar igualmente com o poder público”, completa Dayse, que ministrou aula inaugural no curso de formação dos conselhos tutelares e conduziu reunião do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária.
Esse encontro serviu para contextualizar nacionalmente as ações e políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes no âmbito da convivência familiar e comunitária.
O curso ocorre no Cras Laranjeiras e é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Pelo menos 74 candidatos participam da capacitação, que ocorre todas as noites, das 18h às 22h. Eles também farão prova no dia 17, quando serão avaliados os conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente. Os aprovados poderão concorrer no processo unificado de escolha do Conselho Tutelar no dia 6 de outubro. Os 20 novos conselheiros atuarão no período de 10 de janeiro de 2020 a 09 de janeiro de 2024. 
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, que representa a sociedade na tarefa de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no ECA (Lei 8069/90).

Jovem serrano do atletismo treina forte rumo aos Jogos de Tóquio 2020

Marcos treina no ES e em SP. Na foto, ele foi ouro em torneio estadual adulto de atletismo. (Foto: Divulgação)
Entre São Paulo e Espírito Santo, o sonho da vaga olímpica de um capixaba do atletismo. Sonho que o jovem de 21 anos Marcos Foca de Jesus, que mora em Vista da Serra I, mantém vivo desde que decidiu praticar esporte, em 2012. Ele é atleta do salto em distância, do salto triplo e dos 100 metros rasos.
De olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem no ano que vem, Marcos busca treinar forte após ter sofrido uma lesão na coluna lombar, em 2017. “Mas no final de 2018, voltei a SP para treinar com foco no índice do Pan-Americano, mas infelizmente não consegui a vaga. Meu objetivo agora é conseguir índice olímpico”, explicou.
E a exemplo de vários atletas capixabas, Marcos destaca a carência de patrocínio para uma boa preparação. “Tenho algumas empresas capixabas apoiando, mas não é o suficiente. Preciso de apoio na preparação física e na suplementação. E como treinos dois períodos, eu corro sério risco de lesão”, frisa o atleta olímpico, que treina em dois períodos e ainda estuda à noite.
“De manhã, meus treinos começam às 8h e vão até às 11h; depois, retorno às 13h30 e sigo até às 19h. À noite, ainda faço faculdade de Educação Física à distância”, frisa o atleta.
Quando está na Serra, ele se prepara na Estação Conhecimento, em Cidade Continental, e também no Ifes de Vitória. Mas no começo, os obstáculos eram ainda maiores. “Eu treinava num terreno baldio na Serra Sede. Meu pai é atleta amador, maratonista, e veio minha inspiração para o esporte. Em 2015, surgiu a oportunidade de vir treinar em São Paulo. Hoje, minha rotina de treinos fica entre SP e ES”, conta Marcos.
E são quase 200 medalhas no atletismo, entre competições estaduais e nacionais. “Já fui campeão em diversos torneios, como no Troféu Brasil em Minas Gerais; do estadual e dos Jogos da Juventude em São Paulo; e campeão, como guia paralímpico, de etapa nacional de atletismo e por aí vai”, enumera.
Marcos também é guia de paratleta e foi ouro em circuito regional. (Foto: Divulgação)
Guia de paratleta
Além de correr e saltar em busca do sonho olímpico, Marcos é guia de uma paratleta de São Paulo, Clélia Vitória. “Além de me preparar para os Jogos Regionais – que acontecem em julho, em São Bernardo do Campo -, treino para a 2ª Etapa Nacional do Paralímpico, também em SP, competição em que serei guia da Clélia”, disse.
A paratleta disputa os 100m, 200m e 400m rasos, além do salto em distância. Marcos é guia de Clélia há seis meses. E eles estão pré-convocados rumo ao Parapan, que será disputado em Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro deste ano. O resultado definitivo vai sair no final de julho.
Saiba mais
No salto em distância, os atletas devem percorrer uma raia da pista correndo e saltar, caindo com os dois pés em uma caixa de areia. O vencedor é o que conseguir saltar a maior distância. O atleta tem direito a três tentativas.
salto triplo é composto por três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia. A prova começa com uma corrida de impulso. O salto inicia com o contato da perna de impulsão no solo, seguindo-se uma flexão da perna de impulsão. A marca é medida da ponta da tábua até a primeira marcação do corpo do saltador na caixa de areia.
A corrida dos 100 metros rasos também é uma das muitas provas do atletismo. É de rápida duração e não possui obstáculos aos atletas, que fecham a prova em poucos segundos. (Fonte: Dicionário Olímpico)