Radio Sepiol E TV Sepiol

sexta-feira, julho 05, 2019

R$ 30 mil para ONGs promoverem educação ambiental na Serra

Município vai oferecer até R$ 30 mil para ONGs. Foto: Divulgação
Ambientalistas da Serra que possuem uma Organização Não-Governamental atuante e querem desenvolver projetos de educação ambiental podem se inscrever no Chamamento Público da Prefeitura da Serra que vai escolher ONGs para realizar este tipo de atividade no município. Os escolhidos poderão receber até R$ 30 mil para executar os trabalhos.
As inscrições tiveram início nesta sexta-feira (5), vão até o dia 6 de setembro e devem ser feitas na sede da Prefeitura, que fica em Serra Sede.  A iniciativa do município tem o objetivo de promover ações que visem a preservação e a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade ambiental no município.
Os projetos poderão ter as seguintes temáticas: Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Saneamento Básico, Fauna Silvestre, Recursos Florestais, Ecossistemas Costeiros, Mudanças Ambientais Globais e Tecnologias Sociais Sustentáveis.
Os cinco trabalhos selecionados pela comissão organizadora vão receber, cada um, a quantia que pode chegar a R$ 30 mil para a execução das atividades propostas. As ações deverão ser realizadas no município da Serra em até 12 meses.

Assassinatos em queda tiram Serra do topo da violência

Cidade registrou menos mortes este ano. Foto: Divulgação
De 1º de janeiro até o último dia 30 de junho, 76 pessoas perderam a vida para a violência na Serra. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e mostram que, em comparação ao mesmo período do ano passado, o município teve uma queda de quase 32% nos registros de homicídios dolosos nos seis primeiros meses de 2019.
Esta redução fez a cidade sair da liderança de assassinatos no Espírito Santo, que no 1º primeiro semestre ficou com Cariacica, com 80 homicídios. A Serra, agora, é vice-líder deste sangrento ranking, seguida por Vila Velha (68) e São Mateus (42). Na Grande Vitória, em números totais, foram 286 homicídios neste primeiro semestre: Vitória com 36, Guarapari com 15 e Viana com 11. A Sesp não divulgou os números de Fundão. 
Em todo o estado, foram 498 assassinados nos dois primeiros meses deste ano. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesp, o Espírito Santo registrou uma redução histórica nos homicídios. Este é o menor número no 1º semestre desde 1996, quando foram 571 mortes.
O mês de junho também registrou queda histórica. Foram cometidos 59 homicídios dolosos no estado, representando o melhor resultado desde 1996, considerando todos os meses. E na Serra, foram mortas oito pessoas no mês passado.

71 alunos vão receber óculos de graça na Serra

Mais de 400 alunos receberam consulta oftalmológica, os que apresentaram problema na visão, receberão óculos. Foto: Pixabay
Setenta e um alunos da rede municipal de ensino da Serra vão receber óculos de graça. A iniciativa é uma parceria com a Unimed que fez consulta oftalmológica nos alunos das escolas Professora Áurea Maria Andrade, de Novo Horizonte e Irmã Cleusa Rody Coelho, em Cidade Continental.
Os exames foram realizados no dia 11 de junho e mais de 400 crianças foram atendidas pelo projeto ‘De olho no Futuro’. As que apresentaram dificuldades de visão serão contempladas com os óculos. Este é o terceiro ano do projeto.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra.
A assessora pedagógica da Secretaria de Educação municipal, Leidia Lima de Souza da Silva, disse que  os exames mostraram que há alunos com grau elevado de miopia e o uso dos óculos vai beneficiar muito a aprendizagem deles, entre outros segmentos da vida das crianças. “Criança com grau elevado de miopia não enxerga o quadro, não consegue enxergar a atividade e isso atrapalha a alfabetização. Nesse sentido, os óculos são muito importantes no processo de ensino-aprendizagem”, afirmou Leidia.
A entrega dos óculos será na próxima sexta-feira, dia 5, nos turnos matutino e vespertino, na Emef Áurea Maria.

Candidatos ao Conselho Tutelar participam de formação no Cras de Laranjeiras

A formação reúne 74 postulantes ao cargo de conselheiro tutelar. (Fotos: Divulgação/Leitor)
Como parte do processo de escolha dos conselheiros tutelares, os candidatos ao posto participam de um curso de formação, no Cras de Laranjeiras. As aulas, que tiveram início no dia 1º de julho e seguem até o próximo dia 15, são ministradas por membros da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca), de São Paulo.
Uma das integrantes do Neca, a mestre em Psicologia Social Dayse Cesar Franco Bernardi, disse que os serviços de proteção à criança e à adolescência do município fazem um bom trabalho na política de assistência social. “Foi possível ver o empenho dos serviços de acolhimento, dos profissionais da base, o quanto eles precisam ser compreendidos na sua função de proteção da infância e da adolescência”, destaca.  
Ela também enaltece a atuação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, que organiza o evento. “Além do empenho e do compromisso, tem a qualidade desse empenho, o que não vemos em todos os lugares. E esse trabalho é possível quando se tem um Conselho em que a sociedade civil tenha poder efetivo de decisão, de trazer seu conhecimento e dialogar igualmente com o poder público”, completa Dayse, que ministrou aula inaugural no curso de formação dos conselhos tutelares e conduziu reunião do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária.
Esse encontro serviu para contextualizar nacionalmente as ações e políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes no âmbito da convivência familiar e comunitária.
O curso ocorre no Cras Laranjeiras e é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Pelo menos 74 candidatos participam da capacitação, que ocorre todas as noites, das 18h às 22h. Eles também farão prova no dia 17, quando serão avaliados os conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente. Os aprovados poderão concorrer no processo unificado de escolha do Conselho Tutelar no dia 6 de outubro. Os 20 novos conselheiros atuarão no período de 10 de janeiro de 2020 a 09 de janeiro de 2024. 
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, que representa a sociedade na tarefa de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no ECA (Lei 8069/90).

Jovem serrano do atletismo treina forte rumo aos Jogos de Tóquio 2020

Marcos treina no ES e em SP. Na foto, ele foi ouro em torneio estadual adulto de atletismo. (Foto: Divulgação)
Entre São Paulo e Espírito Santo, o sonho da vaga olímpica de um capixaba do atletismo. Sonho que o jovem de 21 anos Marcos Foca de Jesus, que mora em Vista da Serra I, mantém vivo desde que decidiu praticar esporte, em 2012. Ele é atleta do salto em distância, do salto triplo e dos 100 metros rasos.
De olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem no ano que vem, Marcos busca treinar forte após ter sofrido uma lesão na coluna lombar, em 2017. “Mas no final de 2018, voltei a SP para treinar com foco no índice do Pan-Americano, mas infelizmente não consegui a vaga. Meu objetivo agora é conseguir índice olímpico”, explicou.
E a exemplo de vários atletas capixabas, Marcos destaca a carência de patrocínio para uma boa preparação. “Tenho algumas empresas capixabas apoiando, mas não é o suficiente. Preciso de apoio na preparação física e na suplementação. E como treinos dois períodos, eu corro sério risco de lesão”, frisa o atleta olímpico, que treina em dois períodos e ainda estuda à noite.
“De manhã, meus treinos começam às 8h e vão até às 11h; depois, retorno às 13h30 e sigo até às 19h. À noite, ainda faço faculdade de Educação Física à distância”, frisa o atleta.
Quando está na Serra, ele se prepara na Estação Conhecimento, em Cidade Continental, e também no Ifes de Vitória. Mas no começo, os obstáculos eram ainda maiores. “Eu treinava num terreno baldio na Serra Sede. Meu pai é atleta amador, maratonista, e veio minha inspiração para o esporte. Em 2015, surgiu a oportunidade de vir treinar em São Paulo. Hoje, minha rotina de treinos fica entre SP e ES”, conta Marcos.
E são quase 200 medalhas no atletismo, entre competições estaduais e nacionais. “Já fui campeão em diversos torneios, como no Troféu Brasil em Minas Gerais; do estadual e dos Jogos da Juventude em São Paulo; e campeão, como guia paralímpico, de etapa nacional de atletismo e por aí vai”, enumera.
Marcos também é guia de paratleta e foi ouro em circuito regional. (Foto: Divulgação)
Guia de paratleta
Além de correr e saltar em busca do sonho olímpico, Marcos é guia de uma paratleta de São Paulo, Clélia Vitória. “Além de me preparar para os Jogos Regionais – que acontecem em julho, em São Bernardo do Campo -, treino para a 2ª Etapa Nacional do Paralímpico, também em SP, competição em que serei guia da Clélia”, disse.
A paratleta disputa os 100m, 200m e 400m rasos, além do salto em distância. Marcos é guia de Clélia há seis meses. E eles estão pré-convocados rumo ao Parapan, que será disputado em Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro deste ano. O resultado definitivo vai sair no final de julho.
Saiba mais
No salto em distância, os atletas devem percorrer uma raia da pista correndo e saltar, caindo com os dois pés em uma caixa de areia. O vencedor é o que conseguir saltar a maior distância. O atleta tem direito a três tentativas.
salto triplo é composto por três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia. A prova começa com uma corrida de impulso. O salto inicia com o contato da perna de impulsão no solo, seguindo-se uma flexão da perna de impulsão. A marca é medida da ponta da tábua até a primeira marcação do corpo do saltador na caixa de areia.
A corrida dos 100 metros rasos também é uma das muitas provas do atletismo. É de rápida duração e não possui obstáculos aos atletas, que fecham a prova em poucos segundos. (Fonte: Dicionário Olímpico)

sábado, junho 29, 2019

Idosos aderem ao esporte em busca de saúde e convivência

Idosos procuram mais por esporte e exercícios físicos em busca de vida mais saudável. (Foto: Fábio Barcelos)
O casal Zilda Maciel e José Bento Vieira – ela com 66 anos e ele com 74 – há mais de 15 anos decidiram ter uma vida mais saudável na terceira idade. Com problemas de saúde, em 2002 eles deixaram a vida agitada de Belo Horizonte e vieram morar em Jacaraípe em busca de melhor qualidade de vida. Ambos começaram a praticar atividade física. Primeiro, veio à academia e, depois, o vôlei adaptado com um grupo da Melhor Idade, do qual participam há três anos juntos.
Zilda e José Bento fazem partem de uma estatística do IBGE que mostra que uma em cada quatro pessoas com 60 anos ou mais praticam atividades sociais organizadas.
“Nunca participei de nenhum esporte antes. Sou aposentada por invalidez, pois tinha problemas de coluna e era muito nervosa, sempre desmaiava. Já tinha perdido minha coordenação motora. Mas com o vôlei, estou mais tranquila, pois me trouxe saúde e vida. Me sinto muito feliz, pois também interagimos com outras pessoas”, conta dona Zilda Maciel.
Com o esporte, ela diz que as limitações físicas não são mais um obstáculo. “Depende da nossa cabeça. O que envelhece é o corpo, mas a alma, o espírito é jovem. Meu espírito rejuvenesceu 100%, eu e meu esposo”, diz Zilda, referindo-se ao esposo José Bento.
Ele se mudou para o Espírito Santo com a diabete e a pressão muito altas, mas com a prática de esporte a vida mudou. “Minha esposa e eu entramos na academia quando chegamos ao estado. Minha diabete baixou e a minha pressão está ótima”, comemora o aposentado, que também jogo vôlei aos 74 anos e não quer mais parar. “Nunca é tarde para começar. O esporte ajuda muito na saúde. Nunca mais parei de fazer atividade física. Procurem fazer algum esporte, porque é muito bom”, recomenda.
Eles participam do grupo Amigos do Vôlei, que se reúne em Jacaraípe (praça Encontro das Águas) e no Aest, em Manguinhos, e é treinado por Nancy Ibañez. Segundo ela, 35 pessoas costumam participar do vôlei e outras atividades, como alongamento e dança. “O projeto é aberto para quem quiser participar, e os treinos acontecem terças, quintas e sábados”, explica Nancy.
Seguindo os passos saudáveis do casal mineiro, a aposentada Carmosina Soeiro Pinheiro, de Nova Almeida, também decidiu buscar uma qualidade de vida melhor. Com 69 anos, ela faz hidroginástica e alongamento na academia, onde frequenta há dois anos. “Faço atividade física por problemas de saúde, por conta de dores na perna – que eu operei por conta de desgaste do fêmur e do quadril -, e também por causa da depressão”, relata Carmosina.
Ela diz que exercício físico só traz benefícios. “Sem isso, não se vive bem. A musculatura melhora, fico mais animada para fazer as tarefas do dia a dia”, destaca.
Procura por exercícios físicos cresceu
Professora de Educação Física, Verônica da Costa Vieira trabalha com idosos há 17 anos e destaca que é cada vez maior a procura desse público por atividade física, em especial por musculação, e não apenas hidroginástica e alongamento, como era mais comum. “Antes, os idosos tinham uma visão de que vir pra academia era ruim, eles sentiam vergonha, mas hoje são estimulados a procurar academia e notam o benefício em todas as áreas de atividade física”, explica.
Verônica orienta cerca de 50 idosos na academia, onde ela nota a evolução de quem iniciou na atividade física ainda na terceira idade. “Tenho alunas que hoje fazem coisas que nunca imaginariam fazer, como correr na esteira. Saíram da água [hidroginástica], foram para a musculação, conseguem correr até 20 minutos na esteira e saem da aula se sentindo bem”, ilustra a professora, que ainda destaca outros alunos que já passaram dos 60, mas que além das aulas na academia, fazem yoga, alongamento, dança de salão e vôlei em grupos da terceira idade.
Ela conta, ainda, que os idosos não procuram mais academia por estética, mas sim por qualidade de vida. No entanto, a busca por uma mais vida saudável deve começar bem mais cedo. “Se as pessoas não cuidarem agora, vai cuidar da doença no futuro. Tem que cuidar da sua saúde agora, para não ter que gastar com remédio e médico no futuro. Então, se quiser envelhecer com saúde, faça atividade física”, alerta a profissional de Educação Física.

Câmara convoca equipe para apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias

A LDO traça as diretrizes para a elaboração da peça orçamentária municipal. Foto: Divulgação
Se depender do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara da Serra, Basílio da Saúde (Pros), o Projeto de Lei contendo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020 não será votado a toque de caixa no plenário da Casa.
Após solicitar a presença da secretária de Planejamento Estratégico da Prefeitura, Lauriete Caneva, para esclarecer dúvidas sobre a matéria aos vereadores, Basílio convocou uma equipe técnica para apreciar a proposta antes de elaborar o seu parecer. O projeto deve ser votado antes do recesso parlamentar de julho, marcado para o dia 15 do próximo mês.
“Estou com um especialista me dando instruções, para evitar surpresas”, justificou Basílio. 
Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra (Secom), o valor previsto para o orçamento 2020, conforme a LDO: o orçamento consolidado é de R$ 1.495.596.000,00. A receita própria estimada é de R$ 1.038.015.341,00. A prefeitura estima ainda R$ R$288.364.584,00, referente a convênios e empréstimos; R$169.216.078, referente ao Instituto de Previdência dos Servidores e tem perspectiva de R$196,2 milhões para investimentos na cidade.
 O orçamento atual 1.703.393.778, já incluídos os repasses à Câmara e do Instituto de Previdência dos Servidores.
LDO:
A LDO traça as diretrizes para a elaboração da peça orçamentária municipal. Para esclarecer detalhes sobre a proposta que tramita na Câmara, a secretária Lauriete Caneva participou de uma reunião, juntamente com o secretário da Fazenda, Pedro Firme. Emendas parlamentares também estiveram na pauta do encontro. 
Outros vereadores participaram da reunião: Pastor Ailton (PSC), Roberto Catirica (PHS), Wellington Alemão (DEM), Aecio Leite (PT), Ericson Duarte (Rede), Fábio Duarte (PDT), Fabão da Habitação e Cleusa Paixão (PMN).

Ônibus sem cobrador vai eliminar 4 mil empregos, diz sindicato

Os novos coletivos foram entregues na tarde da última quarta-feira (26). Foto: Divulgação / Governo do Estado
Os coletivos do Transcol com ar-condicionado, lançados na última quarta-feira (26), não terão cobradores. Com isso, somente passageiros que tiverem o cartão de bilhetagem eletrônica poderão viajar, já que não será permitido o pagamento da tarifa em dinheiro. Em nota divulgada ontem (27), o Sindicato dos rodoviários disse que cerca de quatro mil empregos serão extintos até 2022 por conta da medida.
Os 20 novos coletivos começarão a circular na próxima semana e o Governo do Estado planeja ter 600 ônibus com esse formato até 2022. O novo sistema vai permitir a integração do Transcol com ônibus municipais, como os de Vitória e Vila Velha. Masa mudança está gerando polêmica nas redes sociais e os rodoviários prometem greve contra a medida por conta do fim da função de trocador.  O presidente do Sindirodoviários, José Carlos Salles, afirmou, na última quarta-feira (26), que a categoria não concorda com a retirada dos cobradores. 
O documento diz, ainda, que o salário dos cobradores já é coberto com a tarifa; por isso, a manutenção desses trabalhadores na função não representa mais custo para as empresas do sistema. Por fim, acrescenta que vai lutar pelos empregos, inclusive com greve geral. No entanto, não adiantou a data em que isso pode ocorrer.  A nota afirma ainda que o “Governo do Estado vai colocar no olho da rua mais de 4 mil trabalhadores”
O secretário dos Transportes e Obras Públicas do ES (Setop), Fábio Damasceno, disse que o novo sistema vai tornar o Transcol mais seguro e que os trocadores poderão atuar em outras funções. “O bilhete eletrônico é a ferramenta que torna a integração possível. Então, é muito importante que quem ainda não utiliza nenhum tipo de cartão, passe a utilizar. Para isso, também vamos pulverizar pontos de venda de bilhetagem eletrônica, inclusive com plataforma online para compra de créditos”, explica.
Fábio acrescenta que profissionais que atuam como cobradores dentro coletivos passam a exercer novas funções, até mesmo fora dos coletivos. “As empresas operadoras vão incentivar os funcionários para que participem de cursos de requalificação, por meio de parcerias com o Sest/Senat, para aprimoramento profissional e aperfeiçoamento para novas atividades como motorista, mecânico, eletricista, entre outros”, afirma.
Os ônibus com ar-condicionado, assim como a implantação de wi-fi nos coletivos, faz parte do pacote de medidas que Casagrande prometeu no início do ano como a “recuperação do sistema” Transcol, que é alvo de muitas reclamações por parte dos capixabas que precisam utilizar o transporte público para se locomoverem: calor, insegurança e superlotação são algumas das queixas dos usuários.
Medida gera polêmica nas redes sociais
Nas postagens do Tempo Novo no Facebook, internautas reagiram à notícia de que a função de trocador irá desaparecer em parte da frota do Transcol. Niuzette Liberato disse que só vê “com isso mais desemprego” e que “só a população que sofre”. Sérgio Oliveira demonstrou apoio a uma eventual greve dos rodoviários. “Isso mesmo, para tudo! Governador não pode desempregar esse povo”.
Há também quem aprove o fim da função ou considere isso inevitável.Gilmar Christ disse que “não adianta reclamar, o desemprego está acontecendo em todos os setores e em todas as funções e podem esperar que daqui a uns anos os ônibusvão circular sem o motorista”.
Por sua vez, Daisy Guimarães achou boa a mudança. “Achei muito legal. Infelizmente ou felizmente, a modernização tem seus prós e contras. Temos que nos habituar…”

Governo Bolsonaro ainda não enviou inseticida para combater dengue na Serra

Ministério da Saúde afirma que não conseguiu comprar o inseticida. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Mesmo com uma epidemia de dengue na Serra, o município segue sem receber do Ministério da Saúde o inseticida malathion, usado para combater o mosquito transmissor da doença através de pulverização com bombas costais. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) confirmou que fez a solicitação de reposição do malathion, mas o pedido foi ignorado e, desde abril, não houve abastecimento de estoque.
Enquanto isso, os casos de dengue na cidade não param de crescer. Para se ter uma ideia, já foram mais de 12 mil pessoas infectadas pela dengue em 2019, sendo que seis desses casos evoluíram para óbito. Segundo informações da Sesa, o aumento dos casos neste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, é de quase 2.770%. Em 2019, já foram 12.391, enquanto que no ano passado foram apenas 524.
TEMPO NOVO conversou com o subsecretário de Saúde da Serra, Aldo Lugão, que afirmou que o município está focando em outras formas de combate. “A gente teve que lançar mão de alternativas. Intensificamos o combate à larva do mosquito e a conscientização das pessoas, pois os maiores números de foco estão nas casas. Continuamos com o fumacê, apesar não ter a mesma efetividade da aplicação do malathion com bombas costais”, pondera.
Lugão destacou, ainda, que a Prefeitura já comprou outro tipo de inseticida para aplicar com bombas costais em valões, ferros-velhos, lixões e terrenos baldios, mas não tem a mesma eficácia.
Vale destacar que esse inseticida não é utilizado nos carros fumacês. É usado apenas no UBV, que é bloqueio feito com bombas costais. Esse veneno é essencial, pois mata o Aedes. “O combate ao mosquito continua com a circulação do carro fumacê, pois esta ação utiliza outro tipo de inseticida e este nunca esteve em falta”, disse a Prefeitura da Serra, em nota. Assim como na Serra, o problema também acontece em diversas cidades e estados brasileiros. 
A Secretaria Estadual da Saúde também confirmou a falta do inseticida Malathion para o TEMPO NOVO e disse que já alertou os municípios capixabas, inclusive a Serra, sobre o desabastecimento. “Imediatamente, a Vigilância Estadual notificou os municípios sobre o desabastecimento e orientou sobre a intensificação de outras ações de combate ao vetor que vão além do controle químico”, disse, por meio de nota.
O que diz o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde divulgou uma nota no final de maio, na qual diz que está trabalhando na tentativa de minimizar os problemas causados pela falta do inseticida. Segundo a nota, devido ao desabastecimento, que atingiu vários estados, houve a tentativa de empréstimo do inseticida com outros países da América do Sul, mas não havia disponibilidade do produto. O Ministério ainda não tem uma previsão para solucionar o problema.
“Dessa forma, devido o desabastecimento, reforça-se a necessidade da intensificação das ações de rotina visando diminuir a transmissão de casos, com a realização de visita casa a casa, resgate de imóveis pendentes, mobilização da população e mutirões de limpeza. As ações de controle vetorial devem ser planejadas para serem executadas de forma permanente, promovendo a articulação sistemática com todos os setores do município”, disse na nota.

Fim de semana com muito Frescobol na praia de Jacaraípe

Etapa de Frescobol acontece em arena de esportes na praia de Jacaraípe. (Foto: Divulgação)
Neste sábado e domingo, acontece a 2ª Etapa do Circuito Estadual de Frescobol, na arena de esportes montada na praia de Jacaraípe, no Espaço 10, próximo ao quiosque Rei do Kibe. As partidas começam a partir das 8h30.
A competição está dividida em quatro categorias: Iniciante, Mista, A e B. A realização é da Associação de Frescobol do Espírito Santo (Afres).
O local é conhecido pela galera que curte o esporte, pois sedia diversos torneios e campeonatos e também reúne praticantes de outras atividades esportivas, como futevôlei.

IRINY AFIRMA QUE NÃO DISPUTARA A PREFEITURA DA SERRA

A deputada estadual pelo PT, Iriny Lopes, procurou a redação do Jornal Tempo Novo para explicar que não é pré-candidata à Prefeitura da Serra em 2020. A parlamentar teve seu nome citado em matérias publicadas pelo jornal, onde parte da militância do partido defende seu nome para a disputa.
Confira a nota enviada à redação. 
“Vários militantes da Serra convidaram a deputada Estadual Iriny Lopes a mudar seu domicílio eleitoral e candidatar-se à prefeitura municipal. Em reunião com esses companheiros e companheiras, Iriny explicou que assumiu com seus eleitores o compromisso de exercer o mandato de deputada integralmente.
A parlamentar se sente honrada e grata pelo reconhecimento de sua capacidade e seus compromissos com a população e o Partido dos Trabalhadores. Estará à disposição dos militantes para ajudar a refletir e tecer os melhores caminhos para 2020”.
Entenda:
Enquanto parte da militância defende a candidatura de Iriny a Prefeitura da Serra, outros querem que o PT aponte um candidato entre os filiados da cidade. Uma outra ala do partido, porém, pressiona para que seja firmada uma costura com o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT, cotado para a disputa. Neste acordo, petistas participariam da chapa encabeçada pelo pedetista.