Radio Sepiol E TV Sepiol

quinta-feira, maio 03, 2018

Os 10 Benefícios das Folhas de Mamão Para Saúde

beneficios das folhas de mamao

Valor Nutricional das Folhas de Mamão:

As Folhas de Mamão contém mais de 50 nutrientes excelentes, como Vitamina E, cálcio, flavonoides, taninos, betacaroteno, folato, antioxidantes e fibras alimentares vitamina A, Vitaminas B, vitamina Cvitamina D. Então confira agora Os 10 Benefícios das Folhas de Mamão Para Saúde:

1. Retarda o Envelhecimento:

Muitos produtos cosméticos oferecem benefícios antienvelhecimento. Agora você pode usar a Folhas de Mamão como alternativa. Contém muitos compostos antienvelhecimento e mais de 50 aminoácidos diferentes, como treonina, ácido glutamato, glicina, alanina, prolina e muito mais.

2. Auxilia a Digerir o Glúten do Trigo:

As Folhas de Mamão têm grande capacidade de auxiliar o corpo a digerir o glúten do trigo, quebrando-o. É por isso que apoia na prevenção do corpo de algumas doenças.

3. Aumenta a Imunidade:

Muitos antioxidantes poderosos estão contidos nas Folhas. Uma citocina, chamada “Th1”, está contida nas Folhas. Essas coisas podem aumentar significativamente o sistema imunológico e prevenir doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e câncer.

4. Alivia a Indigestão e Azia:

As Folhas de Mamão contêm a carpaína, que pode eliminar as bactérias causadoras da indigestão no estômago. As folhas também contêm muita enzima papaína. Essas são as enzimas que podem ajudar o corpo na quebra de prótons e carboidratos. Também pode ajudá-lo com trato gastrointestinal e refluxo ácido.

5. Previne o Enfisema:

O enfisema pode tornar a respiração mais curta. Nas Folhas de Mamão, a vitamina contém vitamina D, cujo pode evitar o aparecimento de tal problema.folhas de mamao

8. Reduz a Próstata:

Como eu mencionei, as Folhas podem atuar como agentes anticancerígenos, como o aumento da próstata. Você pode beber chá de Folhas quando quiser.

9. Elimina a Febre da Dengue:

Os benefícios das Folhas de Mamão também possui a capacidade de diminuir a temperatura quando estiver com febre alta, incluindo a febre de dengue. A folha também funciona para o combate da malária.

10. Reduz a Dor Menstrual:

Para algumas meninas hoje em dia, quando se trata de seu primeiro período de menstruação, elas sentirão dor desnecessária. Para aliviar essa dor, tire 6 folhas e coloque em um litro de água. Em seguida, ferva por cerca de 15 minutos. Você pode misturá-lo com qualquer suco para fazer bom gosto. Ou você pode misturá-lo com tamarindo e sal. Beba 3 vezes ao dia.

10. Reduz a Dor Menstrual:

Os 10 Benefícios da Banana Para Saúde

A Banana ainda tem muitas vitaminas e nutrientes, tais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, zinco, sódio, potássio e açúcares naturais, como sacarose, frutose e glicose. Então, confira com mais detalhes os Benefícios da Banana Para Saúde

Benefícios da Banana Para Melhorar o Sistema Digestivo:

Banana contém uma grande quantidade de fibra insolúvel que ajuda a melhorar seu sistema digestivo, mas não coma tanto porque, em excesso, podem causar constipação.

Benefícios da Banana Para Fornecer Energia:

Banana possui uma mistura única de vitaminas, minerais e carboidratos que fornecem um suprimento rápido de energia natural. Além disso, ela têm glicose, sacarose e frutose, três açúcares naturais que lhe dão muita energia.

Benefícios da Banana Para Aliviar Úlceras no Estômago:

Banana ajuda na produção de um revestimento de muco protetor mais espesso no estômago que serve como uma barreira contra os ácidos.
Ela também ajuda na neutralização da acidez presente nos alimentos, o que pode contribuir para a formação de úlceras.

Benefícios da Banana Para Melhorar a Saúde do Coração: 

As bananas são ricas em potássio, um eletrólito mineral que é essencial para o coração. O potássio ajuda o sistema circulatório no transporte de oxigênio para o cérebro. Isso mantém uma frequência cardíaca e um equilíbrio adequado de água no corpo.

Benefícios da Banana Para Ajudar na Perda de Peso:

Banana tem baixa quantidade de gorduras e altas em fibras e vitaminas. A fibra dietética presente nas bananas absorvem água e ocupa muito espaço no estômago, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, seu sabor doce satisfaz a necessidade de comer sobremesa.

Benefício da Banana Para Tratar Anemia:

Banana é uma boa fonte de ferro para as pessoas que sofrem de anemia. O consumo de Banana juntamente com outros alimentos ricos em ferro pode reduzir gradualmente os sintomas de fadiga, tonturas, dor de cabeça e falta de ar.

Benefícios da Banana Para Saúde Gestacional:

Ao comer Banana, o nível de glicose saudável no sangue é restaurado e isso combate a náusea durante a gravidez. Além disso, as bananas têm muitos nutrientes que melhoram o desenvolvimento físico do bebê.

Benefícios da Banana Para Melhorar a Saúde dos Olhos:

As bananas contêm vitamina A, que é essencial para a saúde dos olhos. Consuma bananas para prevenir a cegueira noturna e o risco de degeneração macular relacionada com a idade.

Benefícios da Banana Para Curar Picadas de Mosquitos:

Para reduzir a coceira e a inflamação das picadas de mosquitos, esfregue o interior das cascas de Banana na área afetada por cinco ou dez minutos. Em dentro de poucas horas você notará melhorias.

Benefícios da Banana Para Controlar a Depressão:

As bananas contêm triptofano, uma proteína que o corpo converte em serotonina e isso melhora o humor, fazendo com que se sinta mais feliz e relaxado. Também ajuda a dormir melhor.A tirosina presente nas bananas aumenta os neurotransmissores que estimulam a atividade cerebral e o alerta. Adicione bananas em sua vida. Elas são uma boa escolha saudável entre as refeições.A tirosina presente nas bananas aumenta os neurotransmissores que estimulam a atividade cerebral e o alerta. Adicione bananas em sua vida. Elas são uma boa escolha saudável entre as refeições.

PROGRAMA PROVIDENCIA NOTICIAS 02052018

quarta-feira, maio 02, 2018

Artista fará mais uma tela com pó preto em ato contra poluição

Neste domingo (06) às 12h, o artista capixaba Kleber Galveas fará, pelo 22º ano, mais um desenho sobre tela virgem e branca usando o pó preto de minério de ferro e carvão que se precipita sobre sua casa na Barra do Jucu em Vila Velha.
A ação faz parte do projeto A Vale a Vaca e a Pena, desenvolvido por Kleber. E como ele mesmo define é uma “provocação artística” para denunciar a poluição do ar provocada há décadas pelas atividades siderúrgicas na ponta de Tubarão.Segundo Kleber, antes de receber o desenho, a tela branca fica 50 dias na posição horizontal, isolada, em varanda coberta de sua residência e cercada de árvores. Isto a cerca de 30 km das usinas da Vale e ArcelorMittal em Tubarão. O dedo é usado como pincel e a poeira acumulada sobre a tela é usada como tinta na criação do desenho.
Nas telas anteriores, os desenhos aludem ao poder político e econômico das siderúrgica, a ineficiência do
A tela Pulmão Constrangido é uma das que foi feita no âmbito do projeto A Vaca a Vale e a Pena. Foto: Divulgação/Ateliê Galveas
poder público diante do problema do pó preto, e as conseqüências negativas para a saúde e qualidade de vida dos moradores da Grande Vitória.    
Todas as telas desenhadas permanecerão expostas no ateliê até o dia 06 de junho e podem ser vistas todos os dias, das 9 às 18 horas no ateliê do artista, localizado na rua Antenor P. Carneiro, 66. Barra do Jucu, Vila Velha, ES. Mais informações no site www.galveas.com. A entrada é franca.

Curso gratuito de preparação para o parto na Serra

Dia 11 de maio – uma sexta-feira – haverá curso gratuito para gestantes na Serra. A programação para o Curso de Preparação para o Parto será oferecida, das 8 às 16 horas, no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMital Tubarão, e será dirigida para futuras mamães e papais, moradores da região.
Realizada desde 2007, a iniciativa já beneficiou mais de 1.300 gestantes, que também têm transporte e alimentação disponibilizados gratuitamente. A agenda de atividades programada para este ano inclui palestras com profissionais multidisciplinares e muitas orientações.
O curso é oferecido pela ArcelorMittal Tubarão e pela Prefeitura Municipal de Serra, por meio da Secretaria de Saúde.As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Programação:
08 horas – Transporte dos participantes
8h20 – Boas-vindas e abertura
8h50 – Palestra Pré-Natal e Puerpério
9h30 – Gestação x Qualidade de Vida (fisioterapeuta e nutricionista)
10h30 – Lanche
11h30 – Gestão x Qualidade de Vida (dentista e psicólogo)
12 às 12h40 – Esclarecimento de dúvidas
13 horas – Almoço oferecido pela empresa
14 horas – Cuidados com o recém-nascido / Amamentação
16h30 – Encerramento do evento

Feira Literária Capixaba agita cena cultural em maio

Dos dias 23 a 27 de maio, Vitória será palco da V Feira Literária Capixaba (Flic-ES), no Campus da Ufes, em Goiabeiras. A V Flic-ES tem a expectativa de atrair mais de 10 mil pessoas nos cincos dias de evento. A entrada é gratuita. O objetivo principal da Feira é valorização da literatura e dos escritores capixabas.
As atividades serão realizadas simultaneamente no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) e na tenda cultural do evento, que será montada na área externa.
A programação contará com lançamento de livros, palestras, mesas redondas, contação de histórias, atrações culturais, musicais, danças típicas, espaço para artesanato,  leitura, exposições de artes, praça de alimentação com food trucks.A festividade de abertura oficial está prevista para o dia 23 de maio às 19 horas, no auditório do CCE, porém as atividades culturais já  terão início às nove horas desse dia na tenda Cultural.
A realização é da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras – AFESL, da Academia Espírito-Santense de Letras – AEL, e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo – IHGES.
Premiação
No ultimo dia da Feira, 27 de maio, acontece ainda a premiação do III Prêmio Capixaba de Literatura “Afonso Cláudio de Freitas Rosa”, que tem a finalidade de premiar obras inéditas nas categorias ensaio e Ilustração.
Serviço
A V Feira Literária Capixaba (FLIC-ES) é aberta ao público, com entrada gratuita e acontece entre os dias 23 e 27 de  maio, no Campus da Ufes, em Goiabeiras, em Vitória.
A realização do evento é da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras – AFESL, da Academia Espírito-Santense de Letras – AEL e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo – IHGEs. Informações pelos telefones: (27) 9 9963-2613  (falar com a professora Ester Abreu) ou 9 9995-4779 (falar com Suzi Nunes).

Emenda da ex-deputada Sueli Vidigal contempla 31 municípios capixabas

Trinta e um municípios capixabas serão beneficiados com veículos que serão destinados aos centros de referência e assistência (Cras) em diversas regiões do Espírito Santo para o atendimento a famílias carentes. Os equipamentos são fruto de emendas parlamentares da ex-deputada federal Sueli Vidigal (PDT). A entrega será feita dia 07 de maio (segunda-feira), às 9h, no Palácio Anchieta. 
“Essa é uma entrega importantíssima, quando estive à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social, uma das maiores demandas era por investimento nos equipamentos e agora será feita essa entrega de mais de R$ 1 milhão”, comentou Sueli Vidigal. 
Ela explicou que, em função dos critérios adotados pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social para pontuação dos municípios e seus respectivos serviços prestados, pautada no senso 2014 do Ministério do Desenvolvimento Social e com Relatório de Atividades (RA) do Governo federal de cada Cras, levando em conta se o município tinha ou não o veículo, ou se tinha e era compartilhado para outra ação. Por esse critério, a Serra ficou“Esta pesquisa foi feita em junho de 2015. Como a emenda foi destinada para atender os Cras dos municípios, o corpo técnico da SETADES se baseou no senso de 2014 do MDS e a pesquisa foi feita em 2015 para saber a situação de cada município, através do seu RA, se estava apto para receber o veículo. A Serra ficou de fora por não ter pontuado ou seja, não praticando esse serviço de acompanhamento das famílias, ou se estava, não registrava. A Secretaria se pautou para distribuição dos veículos sem interferência política e sim critérios de recebimento”, disse Sueli.
Da Região Metropolitana estão contemplados com os veículos os municípios de Vitória e Guarapari. 
Burocracia:
Sobre o fato de os veículos serem liberados apenas agora, a deputada informou que toda emenda parlamentar tem uma tramitação demorada. “Em 2015 foi cadastrada a proposta, inserida no convênio do Governo federal. Em 2016 foram encaminhadas as documentações. Em 2017 a licitação, e as entregas agora, em 2018. Depende da equipe da Secretaria, que verifica as demandas. É um processo demorado mesmo”, finalizou Sueli Vidigal. 

Campanha quer estimular jovens com 16 e 17 anos a participar das eleições em outubro

Com o prazo para retirada de Título de Eleitor apertado, até nove de maio, a Juventude Socialista Brasileira do PSB, JSB, iniciou uma campanha para estimular jovens entre 16 e 18 anos, cujo voto é facultativo, a fazer valer a cidadania e exercer o direito ao voto.
As eleições estão marcadas para o dia 7 de outubro, quando serão eleitos os novos deputados estaduais, federais, governadores, senadores e presidente da República.
A campanha Se Liga 16 tem por objetivo estimular a participação de jovens nestas eleições, uma vez que existe certa resistência por parte dos mesmos diante do cenário político atual do país. Lembrando que nesta faixa etária o voto é facultativo. A campanha consistirá em ações dentro das escolas, faculdades e associações, com o objetivo de falar sobre política, despertar o interesse e estimular o estudante de 16 anos, que pode votar pela primeira vez, a comparecer às urnas e contribuir com a escolha dos novos representantes. A meta é atingir três mil jovens na Grande Vitória.

Restinga é devastada na praia de Manguinhos

Uma parte da restinga de Manguinhos foi devastada na última semana. A ação foi flagrada no último sábado (28) por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que além de embargarem o corte, autuaram o responsável por crime ambiental.
Segundo o ex-presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Guilherme Lima, o desmate aconteceu as margens da avenida Atapuã, ao lado do restaurante Chico Bento. Guilherme não soube informar o nome do responsável, mas disse que o mesmo é morador novo.
Whats

“O cara comprou uma casa no bairro recentemente e achou que deveria fazer o acesso à praia em frente em essa residência, cortando a restinga. Um morador novo e sem noção que fez este crime contra a natureza, sem qualquer espírito coletivo”, critica Assim que essas informações forem repassadas à reportagem, serão divulgadas neste espaço. Até o momento da publicação desta matéria, a reportagem não havia conseguido identificar o homem que cortou a restinga.O ex-presidente parabenizou a ação do Meio Ambiente do município, que atendeu a denúncia de bate pronto. O subsecretário de Meio Ambiente da Serra, Ronaldo Freire, confirmou a autuação do responsável e ficou de levantar informações sobre o valor da multa e outras implicações do caso. Assim que essas informações forem repassadas à reportagem, serão divulgadas neste espaço. Até o momento da publicação desta matéria, a reportagem não havia conseguido identificar o homem que cortou a restinga.

Conta de luz fica mais cara no mês de maio

Com a entrada no mês de maio, os consumidores vão sentir um aumento nas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela.
O valor cobrado com a alteração será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a mudança ocorre em razão do final do período chuvoso.Com o início do período seco, cai o volume de chuva sobre os reservatórios das principais usinas hidrelétricas geradoras do país. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.
Composto pelas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), o sistema de bandeiras foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.
Com a adoção da bandeira amarela, a Aneel aconselha os consumidores a adotar hábitos que contribuam para a economia de energia, como tomar banhos mais curtos utilizando o chuveiro elétrico, não deixar a porta da geladeira aberta e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado.

Carro roubado em Jardim da Penha é recuperado após perseguição em Vitória

Um casal com um carro roubado foi perseguido pela Guarda Municipal de Vitória, na noite desta terça-feira (1º). O veículo havia sido roubado em Jardim da Penha e foi identificado pelas câmeras do Cerco Eletrônico. O carro foi recuperado, mas o casal conseguiu fugir.
O crime aconteceu nas proximidades de um praça de Jardim da Penha, bairro nobre de Vitória. Uma mulher teve o carro roubado por bandidos. Imediatamente, ela entrou em contato com o Ciodes para informar o ocorrido e a placa do automóvel.A identificação foi inserida no sistema e por volta das 20 horas desta terça-feira (1º), o veículo foi flagrado pelas câmeras de monitoramento do Cerco Eletrônico. O automóvel foi visto por um equipamento instalado na Ponte da Passagem, a menos de um quilômetro do local onde foi roubado pela manhã.
Quase 2 horas após ser flagrado pelas câmeras, o veículo foi avistado no bairro Tabuazeiro pela Guarda Municipal de Vitória. Dentro dele, estava um casal. Os agentes deram ordem de parada para o veículo, mas o motorista desobedeceu. Foi quando começou uma perseguição por ruas e avenidas da região.
Os agentes seguiram os suspeitos pelas avenidas Paulino Müller, Vitória e Marechal Campos. Em seguida o casal entrou para o Bairro da Penha, onde abandonou o veículo. O carro foi localizado próximo a praça principal do bairro. O homem e a mulher que estavam no automóvel conseguiram fugir a pé por um beco.
Apesar da fuga, o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, considerou a ação positiva, já que foi o quinto veículo recuperado em 10 dias de funcionamento do sistema. "Foram cinco veículos recuperados, sendo três motos e dois carros. É bom frisar a quantidade de crimes que deixam de ocorrer quando os criminosos sabem do Cerco de Segurança", afirmou.
Mesmo com o monitoramento auxiliando na segurança, moradores e frequentadores de Jardim da Penha, onde o veículo foi roubado, relatam que em dias de feriado, o patrulhamento diminui pela região. 
Sobre a falta de segurança, o secretário não informou sobre redução de efetivo da Guarda Municipal em dias de feriado. Disse apenas que o patrulhamento é de responsabilidade da Polícia Militar e que a Guarda trabalha dando apoio junto com as câmeras de monitoramento na prevenção de crimes.
Segundo a Polícia Militar, o policiamento no bairro aconteceu normalmente e não houve diminuição do efetivo durante o feriado.

Suspeita de chefiar tráfico de drogas é assassinada em Cariacica

Uma mulher de 24 anos foi assassinada em Cariacica. A vítima foi atingida com vários tiros, no bairro Nova Rosa da Penha II. De acordo com testemunhas, ela tentou escapar de moto, mas caiu e foi morta. Segundo a polícia, o crime tem ligação com o tráfico de drogas.
Pelo menos 15 perfurações foram encontradas no corpo de Daniela Rocha da Hora. O crime aconteceu por volta das 21h30 desta terça-feira (1º). Segundo moradores do bairro, ela era gerente do tráfico da região.Segundo testemunhas, a vítima passava de moto por uma rua do bairro, como fazia todos os dias. Em uma esquina, ela se deparou com os suspeitos e percebeu que algo de errado poderia acontecer. Daniela tentou fazer uma manobra com a moto, mas caiu e a moto deslizou. Testemunhas disseram que ela chegou a discutir com os suspeitos e foi assassinada.
Segundo a Polícia Civil, Daniela tinha envolvimento com o tráfico de drogas. No bairro, moradores afirmaram que ela gerenciava o tráfico. A vítima era bastante conhecida no bairro. Quem mora no local, conta que ela estava sendo ameaçada por uma gangue rival.
Daniela já teria feito parte do grupo e agora estaria sendo acusada de traição, na qual ela participava anteriormente. Para a polícia, familiares afirmaram não saber a motivação do crime. O caso será investigado.

Homem é preso após se passar por policial e cometer assaltos na Serra

Um homem foi preso após se passar por policial e assaltar algumas pessoas na rua. O crime aconteceu nesta terça-feira (1º). Segundo o suspeito, Pedro Paulo da Cunha Bento, 39 anos, ele trabalha como caminhoneiro.
Na delegacia, ele estava com a camisa pelo avesso para esconder o desenho da caveira nas costas. Durante a ação, ela foi usada propositalmente para ficar bem parecido com um policial. O caminhoneiro teria afirmado exercer a função, mas para a imprensa, ele disse que desconhece o fato.De acordo com a polícia, se passar por um profissional da Segurança Pública não foi o único crime cometido pelo suspeito. Pedro é investigado por assalto. Três pessoas registaram queixa.
A primeira vítima abordada foi abordada em Jardim Limoeiro, na Serra. Era um jovem, de 18 anos, que contou em depoimento que estava andando pela rua quando um carro de cor preta parou. O suspeito saiu de dentro do veículo e estava todo de preto, com uma carteira com um brasão da República Federativa do Brasil e afirmando ser policial. O jovem ainda detalhou que foi revistado por Pedro, que pegou o celular dele. Depois disse que iria até o carro para consultar o RG da vítima, mas não vou voltou mais, fugindo com o telefone.
A vítima procurou a polícia. Minutos depois, outros dois jovens prestaram queixa e contaram a mesma história: teriam sido abordadas pela mesma pessoa, que agiu da mesma forma. Dessa vez, no bairro Jardim Tropical, na Serra.
A polícia começou a fazer buscas e o suspeito foi localizado em Central Carapina, também na Serra. Ele foi levado para a delegacia, mas segundo ele o motivo não foi esse. "A gente está ainda resolvendo, foi só um mal entendido", afirmou o suspeito.
Na delegacia, não houve dúvida. Em depoimento, Pedro chegou a assumir o que teria feito, mas foi em partes. Ele confessou que se apresentou como policial e que usava uma carteira com um brasão com as cores do brasil, mas alegou ser uma boa causa. Ele disse que quando passou de carro na rua, viu um jovem usando drogas e resolveu abordá-lo. Com esse jovem, teria sido encontrada uma bucha de maconha, que o caminhoneiro jogou fora
Ele também confessou que abordou mais duas pessoas, mas negou que tenha cometido o roubo. Pedro foi reconhecido pelas vítimas e foi autuado pelo delegado de plantão. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.

Dois jovens são presos com drogas sintéticas na divisa do ES com o Rio de Janeiro

Dois jovens foram presos, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, durante a operação Égide. Os dois transportavam 779 comprimidos de êxtase, 270 pontos de LSD, um tubo de LSD em gotas e dois sacos contendo pequena quantidade de substâncias com características de drogas, ainda não identificadas.
De acordo com a PRF, as drogas sintéticas teriam como destino as praias de Vila Velha. A apreensão e a prisão aconteceram na noite desta terça (01), quando a equipe abordou um veículo do modelo Prisma, conduzido por homem de 21 anos. No carro também estava uma mulher de 26 anos. Durante a fiscalização foi encontrada pequena quantidade de êxtase em comprimidos.Em uma busca mais detalhada, a equipe identificou, em potes de cosméticos, o restante da droga. O homem, condutor do veículo, disse que pegaram a droga em São Paulo e que o destino era a cidade de Vila Velha. Foi apreendida também a quantia em dinheiro de R$3.237,85 no veículo. 
As drogas chamadas sintéticas são aquelas criadas com base em substâncias químicas artificiais, como Ecstasy, LSD e metanfetaminas, diferente, por exemplo, da maconha, que são naturais.

Pastor preso está em cela isolada em Viana

Preso uma semana após um incêndio que deixou dois irmãos carbonizados, Georgeval Alves Gonçalves, de 36 anos, conhecido como pastor George Alves, está em uma cela isolada em Viana. A informação foi passada pelo presidente do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado, Sóstenes Araújo.
O presidente do sindicato informou que em casos como esse, de intensa repercussão, geralmente o preso recebe apenas visita assistida do advogado. Além disso, o deslocamento dele dentro ou fora da unidade requer um esquema de segurança maior para manter sua integridade física.>> Veja a linha do tempo sobre a morte dos irmãos em Linhares
A equipe da TV Vitória entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), e por telefone, foi dito que essa informação sobre a cela não está confirmada.
O mandado de prisão temporária desfavorável a George Alves, pai do menino Joaquim Alves Sales, de 3 anos, e padrasto de Kauan Sales Burkovsky, de 6 anos, foi cumprido na manhã de sábado (28) pela Polícia Civil, por meio de equipes da Delegacia de Infrações Penais e Outros (Dipo) e da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Linhares. Ele estava em um hotel do município quando foi detido.
A prisão foi solicitada, na noite de sexta-feira (27), pelo responsável pelas investigações do incêndio, ocorrido no último dia 21, que vitimou os dois irmãos. O Ministério Público, pela Promotoria de Justiça, que acompanha o caso, se manifestou favorável ao pedido e a Justiça acatou.
Crimes hediondos
A lei que rege a determinação de prisão temporária, Lei nº 7.960, de 1989, aponta que o artifício pode ser decretado pelo juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de cinco dias e prorrogável por mais cinco em caso de extrema e comprovada necessidade. Contudo, a prisão temporária também pode ser de 30 dias em caso de crimes hediondos.
Thiago Andrade, especialista em direito penal e professor universitário, explica que os crimes hediondos, tipificados na Lei 8.072 de 1990, são aqueles que causam maior repulsa ou indignação na sociedade, como o homicídio doloso, estupro ou estupro de vulnerável, por exemplo.

Mais de 30 acidentes são registrados durante feriado nas rodovias federais do ES

Um total de 34 acidentes foram registrados nas rodovias federais que cortam o Espírito Santo durante a Operação Dia do Trabalho, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre a última sexta-feira (27) e a meia noite desta terça-feira (1º).
Apesar de ser um número alto, o índice de acidentes apresentou redução com relação ao mesmo período de 2017. No ano passado, foram registrados 43 acidentes, com 51 feridos e um morto. Neste ano, o número de mortos se manteve em apenas uma vítima e os feridos foram 40, uma redução de 22%.De acordo com a PRF, a Operação Dia do Trabalho apresentou redução de violência nas rodovias federais que cortam o Estado, mas trouxe o aumento de infrações. Durante as fiscalizações foram registradas 969 multas, sendo 221 por ultrapassagens proibidas. No feriado ainda foram multados 1138 motoristas excedendo o limite de velocidade, um aumento de 63%, se comparado com 2017.
Apesar da realização de número menor de teste de bafômetro no período, foram identificados 19 condutores sob efeito de álcool, número 19% maior que o identificado em 2017.

Rodovias Estaduais

Até o final da manhã desta quarta-feira (02), ainda não havia sido registrado um balanço dos acidentes nas rodovias estaduais. No entanto, somente nesta terça-feira, um grave acidente envolvendo dois veículos de passeio resultou em cinco mortes e dois feridos, em Colatina. O condutor de um dos veículos não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Familiares e amigos se despedem das vítimas de grave acidente em Colatina

Os corpos de Edir Caetano dos Anjos, Juracy Fernandes Mendes e Maria Marçal dos Anjos foram levados do Departamento Médico Legal de Vitória para uma igreja evangélica no bairro Ataíde, em Vila Velha.
O velório reuniu diversos amigos e parentes das vítimas que morreram em um grave acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (1º), em Colatina. Quem passou para se despedir, relembrou com carinho dos momentos vividos ao lado de cada um.A vendedora Wiliamar dos Anjos Alves, lembra que foi Juraci o responsável por obras na sua residência. "Ele foi uma pessoa que trabalhou na minha casa até o mês passado. Era alegre, espontâneo e bem alto-astral", disse. "Era uma pessoa muito boa. Infelizmente, estamos perdendo um grande amigo", lamentou o auxiliar de produção Anderson Alves Gonçalves.

Cinco pessoas morreram no acidente

No veículo também estava a estudante Bruna Oliveira Souza, 22 anos, e Dyacy Fernandes Mendes, 27 anos. Eles eram namorados. O rapaz, que conduzia o veículo, mesmo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH),  foi a único a ser socorrido com vida e levado para um hospital no município onde aconteceu o acidente. A jovem também morreu no momento da batida.
Ainda abalado, o sobrinho de uma das vítimas Luciano Fernandes conta que chegou a passar pelo local da batida, mas não reconheceu os familiares. "Eu passei e vi o acidente, mas não imaginava que era um familiar. Foi quando cheguei em casa que eu descobri", disse.
O acidente aconteceu na ES-080, em Colatina, e também envolveu um outro veículo, onde estavam duas pessoas. Marcelo Pereira Ramos, 38 anos, estava no banco do carona e também morreu. O condutor do carro, Mateus Pereira de Oliveira, foi socorrido em estado grave para um hospital.
Os familiares das vítimas ainda não sabem o que teria provocou o acidente. No entanto, eles sabem que os dois veículos bateram de frente. Por causa do impacto, os corpos de Juracy e Edir foram velados com os caixões fechados. O sepultamento das três vítima deve acontecer por volta das 15 horas desta quarta-feira (02), em um cemitério de vila velha.
Quem precisa seguir em frente se apega às lembranças para continuar. "Você sai no seu carro, mas não sabe se volta. As curvas são perigosas e praticamente não existe área de escape. Agora fica dentro da gente aquela tristeza e recordação", desabafou o amigo José Malaquias.