Radio Sepiol E TV Sepiol

domingo, janeiro 14, 2018

Líderes apostam na governabilidade mesmo após exonerações

O clima é de tensão de vereadores após a exoneração de servidores comissionados na Prefeitura aliados dos vereadores. A medida foi vista como retaliação do prefeito Audifax Barcelos (Rede) dada à negativa da Câmara num de seus projetos (PL 292/2017) em novembro de 2017. Agora, com o prefeito em férias, vereadores da base aliada tentam acalmar os irritados e dizem que não haverá dificuldade de governabilidade do prefeito na Câmara.
O líder do prefeito na Câmara, Luiz Carlos Moreira (PMDB), disse que tem dialogado com os colegas que sofreram as exonerações. “O prefeito está de férias e quando retornar vamos conversar. Acho que não atrapalha a governabilidade. O prefeito é muito inteligente, precisava dar um freio de arrumação, e deu. Agora vai abrir o canal de conversa, recompõe e harmoniza. De qualquer forma, de 12 a 14 vereadores ele tem. Essa instabilidade interna vem lá de trás e está piorando com o adianto do processo de discussão de eleição da Presidência da Câmara. Essa situação interna que não é confortável”, avaliou. 
Em uma posição estratégica no organograma da Câmara, o primeiro secretário da Mesa Diretora, Roberto Catirica (PHS) também acredita que haverá consenso entre o prefeito e os vereadores. 
“O resultado (rejeição do PL 292/2017) pode ter sido pelo ambiente que a Casa vive nada contra o prefeito, mas a divisão estabelecida na Casa. Acredito que o prefeito vai avaliar e reconstruir a relação. O melhor é a Casa harmonizada, o resultado da votação pode não ser uma derrota ao prefeito, mas o momento de instabilidade interno”, apontou.
A Presidente Neidia Maura (PSD) prega paz entre os parlamentares e afirma que haverá governabilidade. “Trabalhamos o ano de 2017 com muita harmonia. A adversidade sempre vai existir por ser uma casa política. Vamos trabalhar o ano de 2018 para que a gente tenha a mesma governabilidade e projetos importantes para a cidade”, declarou Neidia.

Casagrande encontra com Márcia Lamas prefeita interina da Serra

Um encontro de socialistas marcou a manhã desta quinta-feira (11), na Serra. O ex-governador Renato Casagrande (PSB), presidente da Fundação João Mangabeira visitou a prefeita interina da Serra, Márcia Lamas (PSB). O encontro foi acompanhado pelo deputado Bruno Lamas (PSB). O prefeito Audifax Barcelos (Rede) encontra-se de férias desde o dia dois de janeiro e reassume as funções no próximo dia 17/01.
Casagrande comentou a pauta do encontro. “Vim para prestigiá-la (Márcia Lamas) e também para tomar conhecimento de tudo que a Serra tem feito porque para nós interessa muito. Estou sempre na Serra, estive no dia da festa de São Benedito, dia 26 participando praticamente o dia inteiro dos festejos. É uma visita para que a gente possa conhecer ainda mais a realidade da Serra”, declarou Casagrande.
Márcia Lamas aproveitou a ocasião para avaliar seus dez dias à frente do Executivo. “Estamos visitando obras; acompanhando o trabalho da Secretaria de Serviços na orla, seja Nova Almeida, Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga, até porque estamos no período de verão. Ontem (10/02) demos ordem de serviço da quadra de esportes da EMEF Belvedere”, avaliou. 
Também presente no encontro, o deputado Bruno Lamas, em recesso parlamentar, falou sobre as especulações sobre sua candidatura a estadual ou federal. 
“Em relação a 2018, existe uma vontade de dar um passo importante para a cidade, de disputar uma eleição para a Câmara federal e isso tem sido conversado com as lideranças do nosso partido, com Renato Casagrande, que eu tenho certeza que será nosso candidato a governador, é isso que nós queremos”, pontuou.

Triângulo de Jacara é point da vida noturna no Solemar

Flora Ribeiro
A noite de Jacaraípe anda animada, e um novo point serrano vem ganhando destaque. O Triângulo de Jacara, como apelidado pelos comerciantes e frequentadores, está localizado na Avenida Abdo Saad, na altura da Praia do Solemar.
A região, que também tem o apelido de Laminha de Jacara, já é conhecida pela presença do tradicional restaurante Cabana do Luiz, que conta com um Espaço Goumert com música ao vivo e um cardápio variado. Segundo Ricardo Modenesi, proprietário da Cabana, a região tem atraído cada vez mais gente e possui estabelecimentos com outras atrações.Um deles é Fanáticos Sport Bar, opção para happy hour, e o temático bar Boi Bumba, que remete a cultura nordestina. Ambos possuem programações especiais com música ao vivo. O Burguer Bistrô, Lanche do Amorim, o Frutos do Goiás, a Vila do Açaí, a Casa Quintas e a Casa do Torresmo diversificam o circuito gastronômico. Algumas casas também funcionam durante o dia. Programações e cardápios podem ser conferidas nas mídias sociais de cada uma.
“Tem variedade de estabelecimentos e é seguro por conta do policiamento sempre presente. Sinto que a região está se tornando atrativa depois de passar uma boa temporada esquecida”, frisa o publicitário e morador de Jacaraípe, Lucas Oliveira, frequentador do Triângulo.
Em tem ainda a orla do Solemar, um dos principais points do surf na Serra. Além da famosa lanchonete Gaucha na Onda do Surf e sua conhecida coxinha, há outros lanchonetes e bares que abrem de dia e de noite. Sem contar a escolinha de Surf Mouilin, que se dedica ao ensino do esporte.

Coroação, feijoada e muito samba

Para esquentar os tambores as escolas Mocidade Serrana e Império de Fátima vão realizar eventos. Neste domingo (14), a Mocidade promove a coroação da rainha gay da agremiação. Será no bar Luxúria, em Jacaraípe a partir das 15h e com roda de samba. As musas da escola também serão apresentadas no evento.
Já no dia 21, a Império de Fátima promove a Feijoada do Tigre, na Aert, em Bairro de Fátima, a partir das 12h. Haverá grupo de pagode, apresentação da bateria da escola, intérpretes e rainhas, musas e princesas do Tigre. Os ingressos custam R$ 50 com direito a abadá exclusivo da escola.

quarta-feira, janeiro 10, 2018

Novo Fórum da Serra começa a atender em São Geraldo no dia 15

A partir do dia 15 deste mês, os Juizados Especiais Cíveis da Serra, passarão a funcionar na nova sede do Fórum da Serra, no bairro São Geraldo, próximo ao Terminal de Ônibus.
Em razão desta mudança, os juizados estarão com serviços suspensos até a próxima sexta-feira (12).
Dezoito Varas do Fórum da Serra-Sede serão transferidas para o bairro São Geraldo e devem estar prontas para receber juízes, advogados e cidadãos, o que deve atrair de três a quatro mil pessoas por dia ao local.O novo Fórum de região de Carapina fica na Avenida Carapebus, 226, em São Geraldo. Contará com 18 Varas, enquanto o Fórum da Serra-Sede permanecerá com nove. O novo espaço tem 6.570m2 e vai abrigar Varas Cíveis do Juízo, Varas da Fazenda Pública Municipal e Estadual, uma Vara de Órfãos e Sucessões, quatro Varas de Família, quatro Juizados Especiais Cíveis, uma Vara da Infância e da Juventude e a Central Multidisciplinar.

Arma de brinquedo pode estar com dias contados no ES

O projeto de lei é do deputado estadual Doutor Hércules. Foto: Foto: Reinaldo Carvalho (Ales)
Proibir a fabricação e a comercialização de armas de brinquedo no Estado. A proibição inclui brinquedos que disparem bala, bola, espuma, luz, laser e assemelhados, que produzam sons ou que projetem quaisquer substâncias que permitam a sua associação com arma de fogo. A vedação não inclui armas de pressão, em especial as de ar comprimido, airsoft e paintball, definidas em regulamentação expedida pelo Exército Brasileiro.
A proposta é um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Doutor Hércules (PMDB). Se virar lei, os infratores ficarão sujeitos à advertência por escrito e, em caso de reincidência, à multa que varia de R$ 327 a R$ 3.270.
Os estabelecimentos que comercializam brinquedos deverão afixar mensagens com os seguintes dizeres: “Este estabelecimento não comercializa armas de brinquedo”.
A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Segurança, Defesa do Consumidor e Finanças, antes de ir à Plenário para votação.

‘Gatos’ de energia crescem 11% no Espírito Santo

Pelo jeito a crise econômica encorajou mais pessoas a furtarem energia no Espírito Santo. É que o balanço da EDP referente ao combate ao furto de eletricidade, o famoso ‘gato’, no estado em 2017, apontou um crescimento de 11% nessa prática em relação a 2016.
Segundo comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da EDP,  o volume de energia recuperada com as ações de combate daria para abastecer a maior cidade do estado, a Serra, durante um mês.
A concessionária informou que, ao longo de 2017, foram feitas mais de 100 mil ações de fiscalização nos 70 municípios capixabas em que ela atende. A empresa frisou também que os ‘gatos’ também dão prejuízo aos consumidores que pagam regularmente às suas contas, uma vez que parte do valor das perdas é repassada no custo final da energia.
E lembrou que as ligações clandestinas colocam em risco as vida de quem faz isso, pois a ligação para o furto é feita em cabos energizados, podendo também gerar problemas para os demais consumidores por conta da sobrecarga.
O furto de energia é crime e se enquadra no artigo 155 do Código Penal. Além das sanções penais, quem for flagrado ainda terá que pagar pelo que consumiu no ‘gato’.
Denúncias podem ser feitas no pelo site www.edponline.com.br, aplicativo, agências de atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0707, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita. O sigilo é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.

Já subiu o Mestre Álvaro? Dia 21 tem ótima oportunidade

O passeio chegará aos 833 metros de altitude e terá cerca de 13km de caminhada. Foto: Junior Nass
No próximo dia 21, um domingo, vai ter trilha até o topo do Mestre Álvaro. A organização é da Associação Amigos do Mestre Álvaro. Ao todo serão 30 vagas para quem quiser se aventurar e apreciar a beleza do lugar que é rico em fauna e flora. Além disso, o topo tem uma vista inesquecível de toda a Grande Vitória.
O ponto de encontro do passeio será na Igreja Católica da Serra-Sede, às 07h. O passeio chegará aos 833 metros de altitude e terá cerca de 13km de caminhada.
A inscrição para participar é R$ 15 com direito a guias durante todo o trajeto e ainda kit lanche contendo mariola, amendoim e paçoca.
A conta para depósito da inscrição é Caixa Econômica Federal – Conta Poupança: 161738-7 – Ag: 0882 – Op: 013 – Elias Nass Junior. Os comprovantes devem ser enviados para o telefone 27 99631-2337.
A equipe do Tempo Novo já subiu o Mestre Álvaro no quadro Conhece a Serra, confere como foi essa aventura clicando aqui. 

Estado recebe R$ 100 milhões para investimentos em educação e saúde

Durante visita ao Estado nesta quarta-feira (10), o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou a liberação de R$ 36 milhões para o Estado e municípios. Deste total, R$ 24 milhões são para investimento na educação em tempo integral, do Programa Escola Viva, e R$ 4,5 milhões serão destinados para apoiar na elaboração do novo currículo capixaba e também para produção de material didático e formação de professores das redes municipais e estadual, do Ensino Fundamental.
Já a Cesan e o Governo do Estado assinaram quatro contratos com a Caixa Econômica Federal para liberar financiamento no valor de R$ 63,56 milhões em obras de saneamento no Espírito Santo. O recurso vem do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades. A Serra é uma das cidades beneficiadas com este investimento. 
A solenidade ocorreu no Palácio Anchieta, com presença do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, de prefeitos do Espírito Santo, deputados, entre outras autoridades.
Cesan
O investimento anunciado pelo Governo, no valor de R$ 63,56 milhões, é destinado para obras de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de Serra, Guarapari e Nova Venécia, além de desenvolvimento institucional da Cesan.
Na cidade de Serra, as obras serão para ampliação e melhoria da estação de tratamento de esgoto Manguinhos, no valor de R$ 26,5 milhões. Guarapari receberá investimentos de R$ 16m2 milhões e Nova Venécia, R$ 9.1 milhões. Para o desenvolvimento institucional da Cesan, que é o fornecimento e a implantação de sistema de solução integrada de gestão comercial, como software, o investimento é de R$ 14,9 Milhões.
Educação
Os investimentos anunciados, R$ 24 milhões serão para educação de tempo integral, o programa Escola Viva. Neste ano, estarão em funcionamento 32 unidades Escola Viva, em 23 municípios do Espírito Santo. Cerca de R$ 8 milhões serão para ações diretas entre o Mec e os municípios, como compra de mobiliário, de ônibus escolar, obras e ações de apoio na melhoria da proficiência dos estudantes do ensino fundamental.
Para custeio da produção de material didático e realizações de formações de professores e gestores das redes estadual e municipais de ensino, serão destinados R$ 2,5 milhões. Essas ações vão fortalecer o Pacto pela Aprendizagem e a reestruturação da educação básica no Espírito Santo.                                                       
Para apoiar a construção do novo currículo capixaba, serão R$ 2 milhões para serem aplicados na contratação de consultoria especializada, no apoio logístico para realização dos seminários e eventos regionais programados para promover o debate sobre o tema durante o ano e também para reprodução do documento após a finalização do processo.

Videoclipe de rapper serrano bate 30 mil visualizações

O rapper serrano, Mano Jô, lançou sua nova música “Baseado em Fatos Reais” juntamente com seu clipe logo nos primeiros dias do ano. O vídeo já conta com mais de 30 mil visualizações juntado contagem de diversas redes sociais e em seu canal do YouTube.
A música gospel que é de autoria do próprio Mano foi escrita baseada em fatos que aconteceram em meados do ano 2000 no município da Serra.
A canção contou com a participação de um dos rappers mais influentes de Brasília, o Rapper Rei Servo, que é fundador do grupo Cirurgia Moral. “Estamos muitos felizes com a quantidade de visualizações. Fui o primeiro artista capixaba a lançar um videoclipe no ano de 2018 e estamos colhendo os frutos”, afirma.
Mano Jô é um rapper cristão capixaba que esta na estrada há mais de 10 anos e é fundador do projeto do projeto – Movimento Hip Hop e Atitudes (MHHA), e tem desenvolvido várias ações sociais, evangelismo e ações culturais nos últimos quatro anos no Estado. Otelefone de contato é 27 9 9844-9383.
Confira o clipe: