Radio Sepiol E TV Sepiol

sábado, dezembro 16, 2017

Congo da criançada é festa para São Benedito na Sede

Ana Paula Bonelli
Dezembro é marcado na Serra pela religiosidade e pelo congo, ritmo tradicional do Estado que também tem muita força no município. E neste sábado (16), a Festa de São Benedito continua a todo vapor com o desfile das bandas de congo mirim a partir das 18h.
A concentração acontece no ginásio de esportes da Serra-Sede e de lá os pequenos saem batendo tambor pela Avenida Getúlio Vargas até a Igreja Matriz, onde recebem a benção do padre.Segundo a Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC), o município possui oito bandas de congo mirim formadas por crianças com idade entre três e quinze anos. Ao todo são cerca de 250 componentes. As atividades tiveram início em 1980 quando o professor José Carlos de Miranda Filho, que trabalhava na Escola Serrana, organizou uma banda para um Desfile cívico. A partir daí criou-se o congo mirim de Santo Antônio.
Outra iniciativa foi em 1984 em Nova Almeida, quando Mestre Antônio Rosa entregou a Mestre Zé Bento instrumentos para formação da União Jovens do Reis Magos. “Teve ainda o trabalho de Elcy Rossete, que criou o congo de Sant’Ana, em Manguinhos”, destaca a ativista cultural Terezinha Pimentel.
Segundo Terezinha, foi no ano 2000 que as bandas mirins passaram a integrar todas as comunidades congueiras do município.
Do congo mirim São Benedito e Santo Antônio de Pádua, Elizabeth da Penha Machado Pelissari fala do interesse das crianças serranas pelo congo. “São filhos, netos e sobrinhos de congueiros, além disso, tem também os que conhecem o ritmo e aprendem a gostar. Nós plantamos a semente e o interesse deles vai brotando. Eles que escolhem o instrumento que irão tocar. E mandam ver no chocalho, no bumbo, nos tambores e nas casacas”, destaca Elizabeth que conta com a ajuda do congueiro Darli Ribeiro para trabalhar com os pequenos.
Tradição e trabalho social
Da Konschaçinha de Santo Antônio, Carlos Augusto Ferreira Montarroyos conta que além de perpetuar a tradição os coordenadores também fazem acompanhamento social das crianças. “Temos algumas exigências para que eles participem dos grupos, uma delas é estar regularmente matriculado na escola”, frisa.
As bandas de congo mirins da Serra são a São Benedito e Santo Antônio de Pádua – Serra-Sede; União Jovens dos Reis Magos – Nova Almeida; São Benedito e Nossa Senhora da Conceição – Campinho da Serra II; São Pedro – Jacaraípe; Nossa Senhora do Rosário – Pitanga; São Benedito – Santiago, Santo Antônio de Pádua – Bicanga e Sant’ana – Manguinhos.
Nayara Azevedo é a atração nacional no Dia do Serrano
Naiara se apresentará às 22h30 no dia 26 na Sede. ao lado da igreja Matriz. Foto: Divulgação
A Serra comemora o Dia do Serrano e o Dia de São Benedito no dia 26 e nesta data, haverá show com a cantora sertaneja Nayara Azevedo, na Serra-sede. A cantora se apresenta às 22h30 e antes dela, tem exibição de Aru Dias com Denner Costa e Luna Mattos, às 22h. Tem também a puxada e a fincada do mastro.
Ainda na agenda, tem no dia 24, alvorada de Natal, às 5h, que terá participação do congo Konschaça e banda Estrela dos Artistas.
Na segunda (25), às 9h, acontece missa na Igreja Matriz. Logo mais, às 17h, ocorre a procissão de Natal e de São Benedito. Às 20h, tem puxada do navio Palermo com diversas bandas de congo e também Estrela dos Artistas.
Às 22h, tem show com Janelas Natalinas e Orquestra PavesiSounds com participação do solista Jackson Lima e Viviane Miranda.
As comemorações seguem até o dia 27, com o desfile das bandas de congo adultas com apresentação dos conguistas no palco. Às 22h30, tem show com Amaro Lima.

Cantata de Natal com música erudita no Parque da Cidade

O Parque da Cidade, em Laranjeiras, será palco neste sábado (16), às 20h, de uma cantata de Natal. Trata-se do espetáculo Natal de Encantos, que levará gratuitamente para os serranos atrações como a cantora lírica Natércia Lopes e a Orquestra de Câmara da Companhia de Ópera do Espírito Santo (Coes).
Neste ano as atrações são as solistas, Meire Norma, Marco Antônio Cypreste e Alessandro Santana, além da própria Natércia Lopes. A noite terá ainda de apresentação dos corais da ArcelorMittal, Algazarra, Igreja Batista Central da Serra e Opus Libere. À frente da cantata estará o maestro Helder Trefzger& Orquestra de Câmara da Coes.
Este é o terceiro ano consecutivo que o evento é realizado pela Companhia de Ópera do Espírito Santo em parceria com o Ministério da Cultura.

Há 18 anos Serra fazia história contra o Fluminense no Maraca

Thiago Albuquerque
Exatamente nesta sexta-feira (15) faz 18 anos que futebol da cidade conseguiu sua maior façanha. Em 15 de dezembro de 1999, há 18 anos, o Serra Futebol Clube fazia história ao vencer o Fluminense por 2×1 no maior estádio do Brasil, o lendário Maracanã.
O jogo era válido pelo quadrangular final do Campeonato Brasileiro da Série C daquela época. O tricolor capixaba teria sido vice-campeão, atrás do próprio Fluminense, mas perdeu três pontos por escalação irregular de jogador e terminou em terceiro. Mesmo assim conseguiu o acesso para disputar a Série B do Brasileirão no ano seguinte.
Dos personagens daquele jogo, dois se destacaram. O meia Joelson, que entrou sozinho na área, chutou cruzado e abriu o placar. O tricolor carioca empatou de pênalti. No segundo tempo, numa cobrança de falta, o meio campista Agnaldo soltou um “canhão” e o goleiro Diogo do tricolor carioca engoliu um “frango” daqueles: Serra 2×1.
Joelson relembra o momento relata o bom ano que o Serra teve em 99. “O Serra era campeão capixaba, com um time forte e, além disso, o time foi inteligente em montar uma seleção com jogadores capixaba para disputar a Série C, com jogadores do Linhares, Castelo, Desportiva, coisa que ninguém havia feito aqui. O grupo era muito unido. E o gol que eu fiz no Maracanã, até hoje no ES a torcida lembra nas ruas”, conta orgulhoso.
Autor do ‘canhão’ que resultou no 2º gol do Cobra-Coral no Maraca, Agnaldo também guarda lembrança especial da partida e da campanha do Serra em 1999. “Nós tínhamos jogado dois jogos já contra o Fluminense na primeira fase e perdido. Na fase final nós estávamos mais preparados e concentrados. Conseguimos vencer e no último jogo contra eles empatamos aqui no Engenheiro Araripe por 2×2. Jogar pelo Serra é diferente”, frisa.
Comandante do Serra naquela campanha, o treinador Cosme Eduardo lembra que aquela foi a única vitória de um time capixaba no Maracanã. “Marcou muito, não só o Serra, mas o futebol capixaba. O grupo era guerreiro, experiente. A gente contava com jogadores de renome”, conta.
Planos para 2018
Nesta segunda (18), o Serra fará às 19h, a apresentação oficial do elenco no Ginásio da Serra-Sede. No ano que vem, a competição mais importante do Serra é o Estadual da Série A, que dá passaporte para o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil de 2019 ao vencedor. E a estreia está marcada para o dia 20 de janeiro, às 17h, contra o Espírito Santo, no estádio Kleber Andrade.

Samarco recebe licenças e anima empresários da Serra

Clarice Poltronieri
A Samarco (Vale + BHP) deu um passo importante para retomar as suas atividades. A empresa conseguiu esta semana as licenças prévias (LP) e de instalação (LI) para jogar resíduos da extração de minério de ferro na Cava de Alegria Sul, em Ouro Preto-MG. As licenças foram aprovadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e aumentaram a expectativas de empresas da Serra que prestam serviço ou são fornecedoras da Samarco em Anchieta, sul do ES. 
Num cenário mais otimista, há possibilidade de retorno da produção a partir do segundo semestre de 2018. De acordo com a assessoria de imprensa da mineradora, as licenças obtidas autorizam o início das obras na cava onde futuramente serão depositados os rejeitos de minério.
Essas obras devem durar seis meses e só após a conclusão das mesmas é que a Samarco deve conseguir a Licença de Operação da cava e a conclusão do Licenciamento Operacional Corretivo (LOC) do Complexo de Germano, em Mariana e Ouro Preto, para retomar a produção. Em Germano fica a extração do minério.
A assessoria disse que o retorno da produção a partir de meados do ano que vem só será possível se não houver nenhum atraso nas obras da cava e na emissão das demais licenças, o que impede a empresa de especular uma data para retomada da produção.
A assessoria acrescentou que, assim que forem cumpridas todas as exigências, a empresa vai retomar as atividades com 26% da capacidade produtiva.
Na Serra, é grande a expectativa do retorno das atividades da mineradora. É que muitas prestadoras de serviço para a fábrica de Anchieta fica na cidade.
Segundo o presidente da Associação do Empresários da Serra, Djalma Quintino Neto, só o anúncio das primeiras licenças já melhora o clima econômico.”Mesmo sabendo que ela precisa se responsabilizar pela tragédia, a Samarco é essencial para nossa economia. Esperamos que seu retorno ocorra logo”, fala.
Desde a paralisação da produção em Anchieta, em novembro de 2015, a Serra já perdeu cerca de R$10 milhões de quota parte de ICMS e R$3,5 milhões de ISS. E entre as empresas da cidade, deixou-se de gerar cerca de R$600 milhões em negócios, especialmente na metalmecânica e metalurgia.

Defesa Civil em alerta com previsão de chuva até sábado

A chuva que voltou com mais intensidade na última quinta (14) na Serra, deve permanecer até sábado (16). Para esta sexta (15), a previsão é de mais de 90% chance de chuva durante todo o dia e já na madrugada é esperado um volume maior.
No sábado, são esperadas pancadas de chuva pela tarde e à noite. No domingo (17) e na segunda (18) a previsão é de tempo claro, mas na terça (19) a chuva pode voltar. As informações são do Climatempo.
Até o final da tarde desta quinta-feira (14), já havia chovido cerca de 20 milímetros na cidade, segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio Carlos.  “Até o momento não tivemos nenhuma ocorrência de alagamento, deslizamento ou desabamento. A Defesa Civil continua em alerta fazendo monitoramento em pontos de encostas, dos lados e córregos”, conta.Já que no começo do mês, quando as chuvas foram mais intensas, a Defesa Civil registrou a queda de um muro de uma casa em Nova Carapina. Não houve feridos ou desalojados no episódio.   A Defesa Civil da Serra pode ser acionada pelos números 199, 190, 193 e o 99949-8612.

sábado, dezembro 09, 2017

Cidade tem mil vagas de trabalho para o varejo em dezembro

Clarice Poltronieri
O aumento no consumo causado pela chegada das festas de fim de ano, além de uma pequena melhora na economia, em comparação a 2016, devem gerar cerca de 1 mil vagas temporárias na Serra. E para quem ainda está desempregado, esta é a hora de colocar o currículo na bolsa e sair em busca de uma oportunidade, até porque muitos dos contratados acabam sendo efetivados no final do período.
De acordo com o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as lojas e supermercados são os setores que mais contratam nesta época do ano. “Só na Serra, as contratações temporárias devem gerar 1 mil vagas, especialmente nas vendas diretas de roupas, calçados, acessórios e supermercados. Este ano a Black Friday apontou uma melhora no comércio e a expectativa é de haja um crescimento de 5% de empregos”, opina.
Para o presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), João Falqueto, o setor na Serra já fez ótimas contratações e o fim do ano vai aumentar em mais 5%. “Tivemos a abertura de duas novas redes e ampliação de três lojas, que gerou muitos empregos este ano na Serra. E para o fim do ano o setor deve aumentar em 5% as contratações e a metade dessas vagas devem se tornar definitivas”, afirma.
A Federação do Comércio do estado (Fecomércio) entende que o pior da crise já passou e aposta no crescimento do setor. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, para este anosão previstas 5 mil contratações temporárias até dezembro em todo o Estado (considerando a partir de setembro) e destas, cerca de 1,5 mil (30%) devem se tornar efetivas.
A expectativa, ainda segundo a Fecomércio, é de que as vendas apresentem uma alta de 2,3% e uma movimentação de R$2,7 bilhões no varejo. O número parece pequeno, mas em comparação aos dois últimos que registraram queda (-7,9% em 2016 e -10,4% em 2015) aponta um crescimento considerável.
Como conseguir
Nesta época do ano, quem quer se candidatar a uma vaga temporária precisa ‘bater perna’ com o currículo debaixo do braço. Isso porque a maioria dos estabelecimentos deixa avisos na própria loja a necessidade de contratação.
Outra opção é procurar o Centro Regional de Assistência Social (Cras) e verificar as vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Serra pode receber programa Energia mais Produtiva

Por Conceição Nascimento:
Dezenas de produtores rurais devem ser beneficiados com o Programa Energia mais Produtiva na região de Calogi, na Serra. Isso porque o deputado estadual Jamir Malini (PP) destinou R$ 320 mil, fruto de emenda parlamentar ao orçamento 2017, para incentivo à produção de energia na zona rural da Serra.
O deputado informou que a proposta está tramitando na Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e que sua efetiva implantação vai precisar ainda de licença ambiental por parte da Prefeitura da Serra.
 
“O programa vai beneficiar dezenas de produtores rurais da região do Calogi”, disse Malini. Muda a tensão para 360, trifásica. Mais forte e o produtor gasta menos”, relatou o deputado. 
 
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Agricultura informou que o processo está em tramitação e aguarda a “autorização para supressão de árvore emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf), que está analisando o caso. Após todo o processo de licenciamento será feito o orçamento para a implantação do projeto junto à empresa concessionária”.
 
A assessoria da Concessionária EDP/Escelsa foi procurada para comentar o assunto, mas ainda não se pronunciou. 

Para vice da Findes Zona Franca do ES deve ser na Serra

Clarice Poltronieri
A Serra vai tentar atrair para seu território a Zona Franca do Espírito Santo (ZFES). O projeto de lei que cria a Zona Franca está tramitando no senado e é de autoria da senadora Rose de Freitas (PMDB). A proposta é criar a área de livre comércio de importação e exportação com incentivos fiscais especiais.
Segundo o coordenador de governo da Prefeitura da Serra, Jolhiomar Massariol, a cidade vai investir na articulação política para ficar com a Zona Franca.
 “Já estamos preparando os argumentos para quando chegar o momento dos municípios levantarem suas justificativas para receber o projeto. A Serra tem uma logística favorável: temos área; proximidade com o porto e aeroporto; o Terminal Intermodal, e o projeto para ter aeroporto de cargas no futuro” elenca.
Para o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), José Carlos Zanotelli, a Zona Franca deve ser ficar na Serra. “Provavelmente será na Serra devido à logística da cidade. Neste momento depende apenas da força política para viabilizar a instalação da ZFES, que vai atrair novos empregos e mais investimentos”, afirma.
Se aprovada, a ZFES deve ocupar uma região delimitada, em geral próxima a portos, onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras sem a cobrança de tarifas alfandegárias normais. Com isso, produtos nacionais ou nacionalizados destinados a pecuária, recursos minerais e matérias-primas de origem agrícola ou florestal, agropecuária e piscicultura ficam isentos dos Impostos de Produtos Industrializados (IPI) e de Importação (II).
Armas e munições, veículos de passageiros, bebidas alcoólicas, fumo e derivados, estão excluídos da isenção.
O projeto já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional de Turismo (CDR) e está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Depois segue para a Constituição de Justiça (CCJ). Se todas as comissões derem pareceres favoráveis, segue para votação na Câmara dos Deputados.
Questionada se a Serra seria o município escolhido para receber a Zona Franca, a assessoria da senadora disse que ainda não havia definição, pois há uma “série de articulações a serem feitas”.

Comércio de bairro é referência com 500 lojas

Clarice Poltronieri
Feu Rosa é um dos bairros da Serra cujo centro comercial se consolidou e virou referência.  Uma das razões é a grande população do bairro, cerca de 20 mil moradores, além do vizinho Vila Nova de Colares, que também tem quase isto de população.
São cerca de 500 estabelecimentos de vários portes, entre comerciais e de serviços: supermercados, lojas de roupas e acessórios, materiais de construção, armarinhos, agência bancária, casa lotérica, Correios, oficinas e salões de beleza.
Segundo a presidente da Associação de Moradores do bairro, Denizete Lúcia Jesuíno Lima, o desafio é melhorar a limpeza e acessibilidade no principal ponto de comércio do bairro, a rua dos Cravos.
“No entorno da praça principal é onde se concentra o comércio, incluindo a feirinha de alimentação que ocorre à noite nos finais de semana, atraindo público de outros bairros. Em reunião com os moradores, o pedido é unânime: limpeza na região e acessibilidade, pois as ruas são estreitas e muitos estacionam de forma a dificultar o acesso ao local. A segurança também é sempre lembrada. Hoje o comércio atende cerca 32 mil moradores de Feu Rosa e bairros vizinhos”, explica.
Ela reforça que os consumidores do comércio de Feu Rosa, além dos próprios moradores locais e da vizinha Vila Nova, recebe clientes de Portal de Jacaraípe, Ourimar, Nova Zelândia e Alterosas.
O vice-presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Feu Rosa (Ampe), Paulo Assis, aponta que mesmo com a crise, o comércio se manteve e a expectativa é de melhora. “Continuamos com cerca de 500 lojas, mas muitas fecharam e outras abriram. Nos pontos mais valorizadosuma loja de 50m² tem o aluguel entre R$1,2 e R$1,5 mil e as de 200m² entre R$3 e 4 mil”, aponta.
Paulo, que também é comerciante local, garante que além do comércio tradicional, outra responsável por atrair consumidores de outros bairros é a feirinha de comida. “No final de semana vem muita gente comer aqui, até de bairros mais distantes, como Jacaraípe, Serra- Sede, Serra Dourada”, finaliza.

Aracruz na Sudene não afeta Serra, diz liderança

A Serra não irá perder empresas já instaladas na cidade ou mesmo novos investimento caso Aracruz seja incluído na Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). É o que afirma o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), José Carlos Zanotelli, que também é dono de empresa na Serra.
“A Findes não entende que a inserção de Aracruz na Sudene possa prejudicar a Serra, até porque os benefícios atendem empresas tributadas pelo lucro real, ou seja, de grande porte. E o que importa é o ambiente de negócios, que a Serra já tem consolidado, além da logística. Em Aracruz, devem ser atraídas empresas satélites da Jurong e Fibria”, explica.
A possibilidade de inclusão de Aracruz, município que fica a cerca de 50 km da Serra é forte. Tanto que um projeto de lei que inclui Aracruz e os municípios da região central serrana Itarana e Itaguaçu além de Governador Lindemberg, no norte, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e vai a votação no Senado Federal.
Zanotelli disse inclusive que caso se concretize a inserção desses quatro, a tendência é que as demais cidades capixabas gradativamente sejam incluídas na Sudene, dentre elas a Serra. Vale lembrar que 26 municípios capixabas já fazem parte da Sudene, que dá a incentivos fiscais de 30% e 75% sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) pelo prazo de 10 anos, além de descontos no PIS/PASEP e Cofins para aquisição de novas máquinas.
Procurada pela reportagem, a prefeitura da Serra informou, via assessoria de imprensa, que não se pronunciará sobre este assunto.

Pacotão de leis deve aumentar taxas e mudar relação com servidores

Yuri Scardini
Esta semana o debate em torno do Projeto de Lei 292/2017 dominou a agenda de discussões políticas da Serra. Um projeto abrangente, com 117 páginas e 177 artigos, e que pretende promover 32 mudanças de leis. Durante a semana, ocorreram duas reuniões entre membros da prefeitura e vereadores. Muitos parlamentares se mostram reticentes em relação ao projeto, por conter algumas medidas, vistas como impopulares ao funcionalismo público e que podem gerar aumento de taxas e licenças.
O PL precisará do voto favorável de 16 dos 23 vereadores, já que a proposta mexe na Lei Orgânica do município. Entretanto, nos corredores da Câmara, na tarde desta quarta-feira (6), as informações eram de que o prefeito, diante da resistência de vários setores, estaria disposto a promover algumas mudanças na minuta da lei.
Entre as propostas que mais chamam a atenção está a alteração de várias leis que autorizam o prefeito Audifax Barcelos (Rede) a utilizar os recursos provenientes de fundos do município como o Fundo de Desenvolvimento do Turismo e o Fundo dos Direitos Difusos (que atua na área de assistência social), para custear a máquina administrativa, como a folha de pagamento por exemplo.
O PL também regulamenta as 10 medidas propostas pela Federação da Indústria do ES, a Findes, que sob o discurso de desburocratização, entre outras ações, propõe a flexibilização de licenças ambientais.
No documento, também estão contempladas mudanças na lógica de cobrança de taxas e licenças, sendo atualizados os valores e tabelas de preço. Na prática, elas devem elevar o preço. Foram alterados valores em inúmeras áreas, desde taxas de ambulantes a Food Truck’s, feirantes, taxistas e diversas outras. O Executivo também irá mexer nas taxas referentes à vigilância sanitária, licenças ambientais, certidões, habite-se, alvarás e outros documentos expedidos pela prefeitura. Novas taxas deverão ser criadas, como por exemplo, a referente ao artigo 44, que prevê taxa de iluminação em terrenos sem edificações.
Férias , Jornada e descanso mudam
Em relação aos servidores públicos, as medidas do Projeto de Lei 292/2017 que causaram polêmica foram as alterações no formato de férias dos professores, que atualmente são 45 dias remunerados. A nova redação prevê 30 dias de férias e 15 de recesso, a princípio, não remunerado. Na Serra são 5.245 professores, e a Educação contabiliza uma folha de pagamento anual em torno de R$ 250 milhões.
O município também pretende flexibilizar a jornada de trabalho de várias categorias, entre elas: Médico, Dentista, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Farmacêutico, motoristas, entre outros. Segundo o documento, os profissionais em comum acordo com o município, poderão atuar e ser remunerados por horas trabalhadas, se adequando à nova legislação trabalhista sancionada recentemente pelo Governo Temer. Por exemplo, um servidor que trabalha 40 horas semanais, em acordo com a prefeitura, poderá optar por trabalhar 30 horas por semana, passando a ser remunerado por hora trabalhada. Porém, caso a mudança ocorra, ela será em caráter irreversível e segundo a tabela de preços anexada ao PL, o servidor deverá ganhar proporcionalmente menos.
Para profissionais da Saúde, como médicos e enfermeiros, outra mudança deve gerar desconforto. Trata-se da de alteração na jornada de trabalho. Por exemplo, para servidores que trabalham 8 horas diárias, o intervalo de descanso será de, no mínimo uma e no máximo, duas horas a serem contabilizadas fora da jornada de 8 horas.
Prefeitura: intenção é modernizar e desburocratizar
Assessor Especial da Prefeitura,  João Ismael Nardoto disse que o foco maior é promover a modernização da legislação e procedimentos permitindo a desburocratização para atrair novos empreendimentos e gerando mais empregos para população. Nardoto ainda elenca os pontos positivos do projeto: “Simplificação dos processos de licenças e a inserção de taxas para microempreendedores individuais; desconto de 50% para Imóveis do programa Minha Casa Minha Vida; Ampliação na isenção da taxa de iluminação Pública para áreas rurais; Como forma de incentivo e para melhorar o atendimento dos usuários da Saúde a proposta é criar uma gratificação para os médicos. Em relação a normatização referente as férias dos professores já foram realizadas duas reuniões entre os vereadores e equipe da prefeitura e estamos avançando nas negociações”, completou Nardoto.
Vereador quer mais tempo para avaliar
Vereadores da Serra se reuniram na tarde desta quarta-feira (6) para discutir detalhes sobre o projeto de lei 292/2017, que ainda não foi lida em plenário. Os parlamentares defendem debate e dialogo com as categorias.
O grupo recebeu representantes do prefeito e secretário municipais. Os parlamentares solicitaram mais tempo para avaliar o projeto. O 1º secretário da Mesa, Roberto Catirica (PHS) afirmou que não vai colocar em pauta sem debater a questão com todas as categorias envolvidas. “Há uma resistência dos vereadores em votar da forma como está”, afirmou.
O vereador Ailton Rodrigues (PSC), critica o projeto. “É um pacote de maldades, são 32 temas de pastas diferentes, agrupados em um projeto só. A educação está sendo afetada mais uma vez, sem consultar as categorias e isso é inconstitucional”, alertou o vereador.
Professor reage e médico diz que vai aguardar
As mudanças promovidas pelo PL 292/2017, em tramitação na Câmara, preocupam sindicalistas, que atuam em diversas áreas, como Educação e Saúde.
É o caso do Sindiupes (Professores). Eles alegam que a matéria mexe no Estatuto do Servidor da Serra, que determina 45 dias de férias. Segundo o diretor, Jean Carlos, o magistério tem se organizado para evitar que a iniciativa, classificada como “arbitrária”, abra precedente para outras cidades. “Estamos apelando aos vereadores, para que vetem os artigos que tratam da mudança nas férias da categoria. O prefeito age de forma truculenta, sem diálogo, na surdina” disse.
Sobre a flexibilização da carga horária, o presidente do Sindicato dos Médicos, Otto Baptista, disse que não iria tecer comentários, já que dependerá da adesão dos médicos. Sobre as mudanças na escala, disse que se “der problema, automaticamente o sindicato vai intervir”.

Sermus diz que abono de R$ 100 é desmoralização

Informe Publicitário
‘O abono que o prefeito Audifax Barcelos (Rede) concedeu ao funcionalismo municipal frustrou os servidores e a nós também, que vínhamos conversando com o próprio prefeito e alguns de seus secretários um valor maior, que deixasse a categoria um pouco mais alegre e esquecesse por algum momento as grandes perdas salariais que vem sofrendo ao longo dos anos’.
O desabafo é do presidente do Sindicato dos Servidores da Serra – Sermus, Oswaldino Luiz Marinho, que protocolou na Prefeitura no dia 30 de novembro, um ofício endereçado ao prefeito, solicitando a concessão de um abono natalino para os quase 10 mil servidores municipais, no valor de R$ 300,00. “A presidente da Câmara de Vereadores, Neidia Pimentel (PSD), concedeu um abono de R$ 500,00, então propusemos ao prefeito que concedesse R$ 300,00 que tanto ele quanto os secretários davam sinais de que as finanças do Município suportavam”, destacou o líder sindical.
Oswaldino disse que tanto ele quanto os servidores foram pegos de surpresa com o anúncio de um abono de apenas R$ 100,00. ‘Isso foi uma maldade com a categoria; deixaram para anunciar o valor na sexta-feira passada depois do expediente. Quando chegou na segunda-feira, a ira dos servidores já tinha ido embora, ficando apenas a decepção e o sentimento de tristeza para com o prefeito Audifax’, destacou.
‘Nós não vamos desistir, continuamos o diálogo com o prefeito para elevar esse valor para pelo menos R$ 200,00. O valor concedido é irrisório, praticamente não se compra nada com 100 reais, desmoraliza tanto os servidores quanto a gestão do prefeito Audifax, tanto dentro quanto fora da Serra. A impressão que passou é a de que a Serra é uma cidade medíocre e pobre e os servidores vivem na penúria, quando na verdade não é isso. Para quem quer ser governador do Estado não pode passar a impressão de um gestor insensível’, finalizou Oswaldino.

Dia 16 tem Concerto de Natal no Parque da Cidade

O tradicional Coral ArcelorMittal será uma das atrações da terceira edição do Natal de Encantos – Cantata de Natal, que acontece no Parque da Cidade, em Laranjeiras, no próximo dia 16. O evento será realizado a partir das 20 horas.
Com o slogan “Despertando para sonhos reais”, a Cantata convidará o público a uma reflexão sobre a relação entre o virtual e o real, propondo repensar o uso da tecnologia como substituta da experiência humana real e como intermediária das relações. O evento também buscará promover e intensificar valores como fraternidade, compaixão, solidariedade e afeto, que habitualmente compõem a atmosfera espiritual no fim do ano.
Os sopranos Natércia Lopes e Meire Norma, o tenor Marco Antônio Cypreste e o baixo Alessandro Santana, estão entre os solistas de expressão que também se apresentarão. A Orquestra de Câmara da COES estará sob regência do maestro Helder Trefzger. Outros corais que também marcarão presença são Algazarra, Igreja Batista Central da Serra e Opus Libere.A iniciativa é da Companhia de Ópera do Espírito Santo em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Elkem e ArcelorMittal, e apoio institucional da Prefeitura Municipal da Serra, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. 
Serviço:Evento: Natal de Encantos – Cantata no Parque 2017
Realização: COES – Cia de Ópera do Espírito Santo e Ministério da Cultura
Parque da Cidade – 16 de dezembro (sábado) a partir das 20 horas
Atrações:Solistas: Natércia Lopes, Meire Norma, Marco Antônio Cypreste e Alessandro Santana
Corais: ArcelorMittal, Algazarra, Igreja Batista Central da Serra e Opus Libere
Maestro Helder Trefzger & Orquestra de Câmara da COES

Vai faltar água na Serra nesta quarta-feira (13)

Vai faltar água na Serra, nesta quarta-feira (13), no horário de 8 às 18horas. Isto porque a Cesan vai interligar redes e realizar manutenção programada para melhorar o abastecimento em diversos bairros da cidade.
A população pode ser afetada caso não tenha reserva adequada de água. O abastecimento será restabelecido de forma gradativa em até 24 horas após a conclusão dos serviços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.
Confira os horários e bairrosQuarta-feira (13), das 8 às 18 horas
Serra
Barro Branco
Caçaroca
Cascata
Centro
Cidade Pomar
Eldorado
Maria Niobe
Nova Carapina I e II
Novo Porto Canoa
Parque Residencial Mestre Álvaro
Pitanga
Porto Dourado
Santa Rita de Cassia
Santo Antônio
São Judas Tadeu
São Lourenço
São Marcos I
Serra Dourada I, II e III
Informações ao cliente:
115 – atendimento 24 horas. A ligação é gratuita.

Aprovados em concurso há 11 anos para inspetor penitenciário cobram nomeação no ES

José Salucci
Aprovados em concurso da Sejus (Secretaria de Estado da Justiça) ainda aguardam por nomeação ao cargo de inspetor penitenciário (antigo agente penitenciário). O concurso foi feito em 2006, porém, até a data presente, o estado não concluiu a última etapa prevista no edital: o curso de formação, que contém matérias práticas e teóricas. Ao todo, foram 34 aprovados.
Há até entre os aprovados quem tenha conseguido decisão judicial favorável à nomeação, porém ainda não cumprida. Sob a condição de não ter o nome divulgado, uma mulher aprovada no certame mostrou a reportagem a sentença favorável a sua nomeação, datada de 2014, proferida pelo juiz Paulo Cézar, da 1º Vara da Fazenda Pública.  “Eu acho uma falta de respeito. O sistema penitenciário está tão escasso, precisando tanto de gente pra trabalhar”, lamentou a mulher.
Também aprovado no mesmo concurso, Marcos Antônio Carvalho de Oliveira, 46 anos, vive o drama de estar desempregado. Ele diz possuir oito anos de experiência no cargo, trabalhando como profissional em Designação Temporária (DT) e espera a efetivação. “A gente fica indignado, triste ao mesmo tempo, porque somos concursados e estamos querendo um cargo que é nosso por direito liquido e certo”, desabafou.
Os aprovados montaram uma comissão, e, segundo representantes da mesma, eles se teriam se reunido com a cúpula da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em novembro. O órgão é o responsável pelo concurso e pela gestão dos presídios capixabas. No encontro os representantes da Sejus teriam alegado à comissão falta de dinheiro para a realização das etapas finais ainda pendentes do concurso.
O presidente do Sindicato dos Inspetores Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes), Sóstenes Araújo, criticou a demora na efetivação dos profissionais. “Quando há interesse as coisas acontecem”, falou.
A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Sejus. Mas a Secretaria não respondeu aos questionamentos. O salário inicial de um inspetor é de R$2.643,85 + 220 de auxílio alimentação.
ES tem mais de 20 mil presos
De acordo com o Sindaspes, o sistema penitenciário capixaba conta com 20.400 presos, tendo capacidade para 13.784. Ao todo, são 35 unidades prisionais – uma delas na Serra, no Queimado – com 3.200 inspetores no estado, sendo aproximadamente 2.000 efetivados e 1,2 mil restante atuando como DTs. Segundo o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, há quase mil inspetores penitenciários a menos do que o recomendado no ES.
“Está havendo intransigência”, diz deputado
Presidente da comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, Gilsinho Lopes (PR) disse que em outros concursos foram nomeados os inspetores penitenciários, que posteriormente fizeram o curso de formação. “Não é pré-requisito para nomeação do cargo. Está havendo uma intransigência por parte do secretário”, enfatizou, se referindo a Walace Pontes, titular da pasta.
Gilsinho, que também é Policial Civil, recebeu a comissão dos aprovados, diz estar acompanhando o caso e informou que há uma reunião marcada na Casa Civil do Governo nesta sexta-feira (08) para discutir a situação. 

Menina de apenas nove anos lança livro na Serra e em São Paulo

Neste final de semana, sábado (9) e domingo (10), a escritora mirim, Nina Frainer, de apenas nove anos, conhecida por tocar uma sanfona azul melhor do que muita gente grande, estará lançamento seu primeiro livro “A menina da sanfona azul”.
 Nina já morou com sua família na Serra, em Chácara Parreiral e mudaram-se recentemente para a terra da garoa.
No sábado (9), o evento será no Shopping Mestre Álvaro, em Eurico Salles, na Serra, na praça de alimentação, às 16 horas.Já no domingo (10), o lançamento acontece em São Paulo, no Centro de Tradições Nordestinas. 
“Desde muito cedo, a Nina já demonstrou ser uma criança diferenciada, sentou aos 03 meses, andou aos 06 meses, começou a ler e tocar sanfona com 04 anos de idade. A vontade de escrever um livro surgiu de um questionamento inocente e de uma vontade de fazer as crianças poderem ter um conteúdo gerado pela própria criança e nós incentivamos e damos força. Ficou um trabalho muito lindo e cheio de sensibilidade”, conta a mãe Xana Frainer.
O livro “A menina da sanfona azul” é todo ilustrado com desenhos da paulista Luciana Maria.
Nina já participou com sua sanfona azul três vezes do programa Encontro da Fátima Bernardes, da rede Globo, do programa Humoristinhas da Multishow e também do “Bom de papo” da Tribuna e do Hora News na Record News.

Evento em Vitória quer atrair doadores de sangue

Na Serra, é feriado nesta sexta-feira (8), mas em Vitória, tudo funciona e normalmente. Na Praça Costa Pereira, no Centro da cidade, acontecerá um evento promovido por profissionais do Hospital São Lucas, para chamar a atenção da população sobre a importância de doar sangue.
Serão distribuídos folhetos educativos,  e os profissionais também irão conversar com as pessoas e tirar dúvidas sobre o assunto das 8 às 10 horas.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.
O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
Na Serra, quem quiser doar sangue pode se dirigir ao Hospital Dório Silva, em Laranjeiras, onde há uma Unidade de Coleta a Distância. Lá o funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone é o 3218-9429 e o 3218-9242.
Locais para doação de sangue:
– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, com cadastro de doadores até 18h.
– Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.
– Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.
– Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2800 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h30. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.
– Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7954 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, com cadastro até 12h. Funcionará no próximo sábado, das 7h às 15h.