Radio Sepiol E TV Sepiol

domingo, outubro 08, 2017

Corpo de Bombeiros é acionado para controlar incêndio em Morada de Laranjeiras

Um incêndio de grandes proporções assustou moradores e destruiu boa parte da vegetação de um loteamento localizado no bairro Morada de Laranjeiras, na Serra, na tarde deste domingo (8). O espaço atingido fica em frente ao Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves.
As chamas invadiram o quintal de casas próximas e alguns moradores tiveram roupas que secavam no varal queimadas. Além disso, por causa da fumaça, 15 idosos que ficam em um abrigo próximo ao local do incêndio precisaram ser retirados às pressas.O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local para controlar as chamas que estavam se alastrando. O helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) também foi acionado, mas não precisou ser utilizado. Antes da chegada desses profissionais, moradores da região também tentavam conter as chamas utilizando mangueiras e baldes.
A causa do incêndio não foi identifica pelo Corpo de Bombeiros, que informou ainda que ninguém ficou ferido.

Agenda Cultural: Axé 90 Graus, Guilherme Lemos e MC Marcelly agitam o fim de semana!

Pronto para aproveitar o fim de semana? Então prepare-se que a Agenda Cultural do Folha Vitória está repleta de eventos imperdíveis.
Nesta sexta-feira, MC Marcelly, Breno e Lucas e DJ Jess Benevides colocam "todo mundo para dançar" na Nova Clube. Na London Music, a agitação fica por conta de Glauco; Evandro e Raniery e Banda Treta. Para quem gosta de samba e pagode, a curtição é garantida no Pagode da Fazendinha. Prefere sertanejo? Wood´s, Empório Royal Club e Wanted Pub são ótimas opções.E acontece durante todo o fim de semana, em Venda Nova do Imigrante,  a tradicional Festa da Polenta, com shows de Matheus & Kauan, Biquini Cavadão e Henrique & Diego.
Sábado é dia de Verão de Booa, no Ilha Shows. A festa traz, pela primeira vez a Vitória, o Axé 90 Graus, formado pelos ex-vocalistas de três bandas icônicas: Reinaldinho (Terra Samba), Ninha (Timbalada) e Tatau (Araketu). 
O sabadão ainda terá a presença de Guilherme Lemos,  premiado cover nacional de Renato Russo, em Vila Velha. Ele comanda a noite "Somos Tão Jovens - A Festa", no Clube Arci. E também acontece na Casa de Shows London Music, em Vitória, a festa de sete anos de carreira solo do cantor Rômulo Arantes. A balada ainda terá a participação de Felipe Brava, Felipe Ribeiro, Ravelly Henriqueta, Breno e Bernardo e Baile Beats.
Para finalizar o fim de semana o domingão chega com os eventos "Rock da Tarde" no Barrerito, as bandas SambAdm; Freelance no Vitrine Music Bar e Chopp Samba, Papinha, Leley e D´Bem com a Vida no Terraço Rosário.
E que tal ficar por dentro das principais programações da Grande Vitória? Então não deixe de conferir o Blog Na Balada! Prefere cinema? Veja as estreias que agitam as telonas.

Fique atento aos itens de segurança na hora de comprar o brinquedo de Dia das Crianças

Com a proximidade do Dia das Crianças, celebrado no próximo dia (12), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) dá dicas sobre aquisição e utilização de brinquedos. Confira:
O que deve ser observado
1) A presença do Selo de Avaliação da Conformidade (selo do Inmetro). O selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é a principal evidência de que o brinquedo passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação;
2) Informações quanto à faixa etária. A Certificação do Inmetro estabelece a faixa etária para utilização do brinquedo, sem riscos à segurança de uma criança. Isso evita, por exemplo, um engasgo por ingestão de pequenas peças ou partes de um brinquedo;3) Os pais devem ficar atentos e dar especial atenção aos casos de crianças, de diferentes faixas etárias, que brincam juntas. O brinquedo destinado a uma criança mais velha pode apresentar características que, para crianças mais novas, representam riscos à segurança;
4) Informações relativas a advertências, precauções de uso e composição do produto são obrigatórias e devem estar em português, mesmo para brinquedos importados;
5) Presença de dados do fabricante e/ou importador (marca, razão social, CNPJ, entre outros). Nunca compre um brinquedo sem esses detalhes;
6) Durante a brincadeira, a criança deve ser sempre supervisionada por um adulto. Por mais seguro que seja o brinquedo, ele não dispensa a supervisão de um adulto no momento de sua utilização pelas crianças.7) Procure comprar brinquedos em pontos de venda legalmente estabelecidos. Não compre em mercado paralelo e exija sempre a nota fiscal de compra do produto. Essa simples atitude vai favorecer sua reclamação, no caso do produto adquirido ser impróprio para consumo.
O cidadão que suspeitar de irregularidades ou tiver dúvidas pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-ES, pelo telefone 0800 039 1112 ou e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br

Indústria e supermercado devem trazer R$ 60 mi e 260 empregos

Clarice Poltronieri
Novos empreendimentos devem dar uma alavancada na economia serrana trazendo R$ 60 milhões em investimentos e gerar 260 empregos.Um deles é uma rede de supermercados de atacado e varejo que vai se instalar na ES 010 em Jardim Limoeiro, na entrada para Novo Horizonte, e vai inaugurar ainda este ano.
O atacarejo Oba terá na Serra sua terceira loja e vai gerar 200 empregos diretos. Para se instalar aqui, o investimento total deve ficar na casa dos R$ 10 milhões. O sócio Guilherme Vago de Oliveira explica a escolha do local. “Apareceu uma boa oportunidade para investir no terreno e a localização é interessante, pois sai do eixo Laranjeiras e vai atrair o público do litoral e dos bairros do entorno”, explica.
A rede possui a matriz em Colatina, onde gera 160 empregos diretos, e teve a primeira filial em Cariacica, em 2016, empregando mais 150 pessoas. Na Serra, além dos 200 empregos diretos deve gerar mais 500 indiretos, estimou Guilherme.
O outro investimento que virá para a cidade é a fábrica de resinas do grupo italiano Geofin, na região de Chapada Grande, às margens da BR 101 e próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. A empresa aguarda apenas a liberação da licença ambiental para iniciar as obras, cujo investimento chegará a R$50 milhões.
Segundo o gerente administrativo da Nebrax, uma das empresas que forma o grupo Geofin, Eduardo Ferrari, a previsão é que aconteçam no início de 2018. “O governador esteve na Itália esta semana para acertar sobre a filial, agora só falta a licença ambiental para iniciar as obras, previstas para 2018.
 O investimento inicial será de R$ 20 milhões, mas chegará a R$50 mi e após a instalação da fábrica, serão gerados 60 empregos diretos. A resina será destinada a indústria de tintas, automobilística, rocha ornamental, naval, calçadista, eletroeletrônica, construção civil e energia eólica.

Plano para gasto de R$ 5.8 bilhões na cidade até 2021 está na Câmara

Conceição Nascimento
Yuri Scardini
Com previsão de um orçamento de R$ 5.8 bilhões para os próximos 4 anos, está tramitando na Câmara da Serra o Plano Plurianual (PPA), que estabelece as diretrizes, os programas e as ações da administração municipal até o ano de 2021. Com 55 programas e 252 ações, o PPA 2018-2021 projeta que nas despesas o montante a ser gasto deve ser de R$ 5.02 bilhões e o restante de quase R$ 800 milhões em obras.
A secretária de Planejamento Estratégico, Patrícia Lempê, explica que os investimentos em obras (Tabela 01) serão concentrados em 2018 e reduzirão gradualmente até 2021.
“A redução se dá porque alguns investimentos prioritários serão feitos no início do mandato. Grandes investimentos, como o Hospital Materno, que a gente pretende entregar em 2019. As grandes obras são feitas no início do mandato, por isso vai diminuindo o valor do investimento. De convênio sobre esses valores, em 2018 está previsto R$ 141.680 milhões; 2019, R$ 107.255 milhões; em 2020, R$ 64.290 milhões; em 2021, R$ 37.090 milhões” explica Patrícia Lempê.
Sobre a arrecadação, Patrícia diz que vai haver evolução de receita (Tabela 02), mas que a maior variação percentual de crescimento vai se dar de 2017 para 2018. “A maior variação, na verdade, vem de 2017 para 2018. Depois disso a gente estabiliza esta projeção. Então de 2017 para 2018 temos uma variação de 8%; de 2018 para 2019, temos 3% de variação; de 2019 para 2020 temos variação de 2% e de 2020 para 2021 tem variação de 3%. Em percentual, a maior variação que temos de receita é de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma variação percentual de 27% entre 2017 e 2018”, disse Patrícia.
A secretária explica que a principal fonte de arrecadação deve a cota de parte ICMS, seguido do ISS e do IPTU. “O que a gente mais arrecada é ICMS. De fonte própria, receitas do tesouro municipal é o ISS, no orçamento 2018 o ISS previsto é de R$ 155 milhões. E ICMS será de R$ 327.421 milhões” afirma.
Espera-se também um aumento nas despesas (Tabela 03) pelos próximos anos. Sobre folha de pagamento, a secretária disse que é feita a previsão de reposição salarial, mas que isso depende do chefe do Poder Executivo. “Não temos números porque estamos fechando o orçamento. No PPA fazemos definições de programas, ações e valores globais. Só conseguimos fixar o que se tem de receita corrente (custeios e ação que não é investimento) e receita de capital (investimento)”.
Empréstimos para obras na cidade
Recentemente o prefeito Audifax Barcelos (Rede) anunciou 2 empréstimos. Ambos de R$ 100 milhões cada.  Patrícia Lempê diz que os esses recursos estão previstos dentro do PPA.
“Dos R$ 100 milhões previstos para serem liberados pela Caixa Econômica Federal, a definição é de que sejam aplicados em melhoria de estrutura física no serviço de saúde; recuperação e urbanização de áreas degradadas; construção, reforma e ampliação de equipamentos de esporte e lazer e urbanização, ampliação, revitalização e melhoria de vias públicas. Já os outros R$ 100 milhões serão do Ministério das Cidades e serão destinados para obras de drenagem, pavimentação; construção de calçadão, de ciclovias,” explica.
Juntamente como a Lei Orçamentária (LO) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o PPA é o instrumento de planejamento previsto na Constituição.
Investimentos
2018: R$ 251.037.600 milhões
2019: R$ 221.782.350 milhões
2020: R$ 173.495.300 milhões
2021: 146.545.960 milhões
 Total: R$ 792.861.210
Orçamento por ano
2018: R$ 1.394.514 bilhão
2019: R$ 1.443.133 bilhão
2020: R$ 1.469.060 bilhão
2021: R$ 1.512.090 bilhão
 Total: R$ 5.818.797 bi
Despesas
2018: R$ 1.143.476.400 bilhão
2019: R$ 1.221.350.650 bilhão
2020: R$ 1.295.564.700 bilhão
2021: R$ 1.365.544.040 bilhão
 Total: R$ 5.025.935.790

Serra vai perder parte da Wine para Vitória

Instalada na Serra, no Civit II, a maior empresa de e-comerce de vinho da América Latina vai levar pelo menos parte de sua estrutura para Vitória. A Wine está transferindo atividades administrativas para a capital. A informação foi publicada na página da empresa no Facebook.
A reportagem questionou a empresa se está transferindo a sede fiscal para Vitória, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. Em off, uma fonte ligada a Prefeitura da Serra disse que a Wine está entre as três empresas que mais recolhem ISS no município. 
Porém a informação não foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, que também não repassou o quanto recebe de ISS da empresa, alegando sigilo fiscal. 
Perguntada se tem informação sobre uma eventual mudança de sede fiscal da empresa, a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra não respondeu. Disse que só a empresa poderia falar a respeito.

Vidigal ainda não tem data para retornar à Câmara de Deputados

Conceição Nascimento
Com a nova denúncia contra o presidente, Michel Temer (PMDB) se afunilando para as próximas semanas, quando os deputados deverão decidir pelo prosseguimento ou não da ação, a bancada capixaba pode ficar desfalcada, em função do acidente sofrido pelo deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), no domingo (1/10).
O deputado permaneceu internado até esta quarta-feira (4), quando recebeu alta. Mas pode voltar a ser internado, para realizar duas cirurgias. Assim, não é possível apontar o retorno do deputado às atividades legislativas. As informações são do filho do deputado, Eduardo Vidigal. “Vai fazer cirurgias nos olhos e no ouvido, em função da pancada”, disse.
Segundo a Constituição Federal, em caso de impossibilidade do titular por motivo de doença ou interesse particular, o suplente poderá ser convocado, desde que não ultrapasse o prazo de 120 dias. O suplente de Vidigal é a ex-deputada Iriny Lopes (PT).
Segundo o presidente estadual do PT, João Coser, não existe movimento neste sentido. “Não estamos trabalhando com isso, pois nosso gesto em relação a ele é de solidariedade, esperamos que ele retome o mandato”, frisou.

Vitória segue omitindo dados sobre imposto e não responde vereadores

Após quase três meses do pedido de informações de um grupo de vereadores da Serra, a Prefeitura de Vitória ainda não informou sobre os valores que arrecada com Imposto sobre Serviços (ISS) das atividades no porto de Praia Mole. Enquanto o recurso continua indo somente para Vitória, a Serra segue recebendo os impactos das atividades relacionadas à movimentação portuária.
“Recebemos ofício da Prefeitura de Vitória informando que a Procuradoria Geral vai responder, de que nossa solicitação foi encaminhada para o procurador geral, que vai responder. Avalio que está havendo omissão na hora de fornecer os dados, vamos nos reunir enquanto frente parlamentar para ver que decisão tomar, se continuamos aguardando resposta ou abrimos o processo judicial”, disse Alexandre Xambinho, um dos parlamentares que protocolou o pedido.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Vitória foi procurada para comentar o assunto, mas até o fechamento desta edição não deu retorno.

Robô limpa lagoas de estações de tratamento de esgoto na Serra

Um robô “anfíbio” é a tecnologia que está sendo utilizada pela parceria público-privada entre a Cesan e a Serra Ambiental, encarregada do tratamento de esgoto no município, para garantir a limpeza das lagoas de estações de tratamento.
O trabalho começou em Valparaíso e passou por Civit II e Jacaraípe. Nessas três primeiras lagoas, foi retirado um total de 16.600 m³ de lodo.  No momento, o robô está em Serra Dourada e nos próximos meses passará pelas lagoas das estações de tratamento de Feu Rosa, Barcelona, Civit I e Furnas, totalizando um volume de 15.800 m³ de lodo. Em cada estação, o trabalho de “limpeza” é realizado em uma média de 20 dias.
Por meio da tecnologia de ponta, é possível revitalizar as lagoas, tirando o lodo que se acumula no fundo e garantindo maior eficiência da estação. Todas as estações que já receberam o robô estão operando com maior performance.Conforme explica Mario Gonçalves, gerente de Operações da Serra Ambiental, o processo é necessário, pois quando a área útil da lagoa começa a ficar comprometida ela perde sua capacidade de tratamento. “Na maioria das vezes, esse comprometimento acontece quando a lagoa está com 50% de sua área tomada por lodo sedimentado. Para chegar a esse resultado é feito um levantamento para medição da manta de lodo, chamado batimetria, para averiguar o acúmulo de material sedimentado nas lagoas. Em média, ocorre uma sedimentação de sete centímetros por ano”, diz.

sábado, outubro 07, 2017

Sindicato defende ponto facultativo na próxima sexta-feira (13)

Na próxima quinta-feira (12) será o feriado em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, por isso, o Sermus – Sindicato dos Servidores do Município de Serra, defende que a prefeitura estenda o feriado decretando ponto facultativo na sexta, dia 13. Além de dar um descanso para o servidor, a medida visa à economia de recursos, já que neste período, poucas pessoas procuram a administração municipal.
Oswaldino Luiz Marinho, presidente do Sermus, explica que já protocolou o pedido de ponto facultativo. “Protocolei na última quinta (05), não haverá prejuízo ao serviço publico, já que o fluxo de pessoas é muito pequeno em situações como esta. Além disso, outros entes públicos vão decretar o ponto facultativo. O servidor que muitas vezes fica desgastado com o alto fluxo de trabalho, ganha um descanso merecido”, avalia.
O presidente da entidade acredita que o pleito será atendido, já que se trata de uma medida em prol do funcionalismo público. “O prefeito da Serra, Audifax Barcelos é um homem sensível às questões que envolvem o servidor, acredito que ele irá atender a esta demanda, estamos no aguardo da posição da prefeitura agora. Já estamos chegando ao fim do ano, o servidor está precisando desse tempo de descanso. Além disso haverá economia de recursos, e isso em época de crise é fundamental”, disse.

quinta-feira, outubro 05, 2017

Guarda Municipal de Trânsito participa de curso de capacitação

O efetivo da Guarda de Trânsito da Serra vai passar por uma capacitação, que tem início no próximo dia 23 e segue até 09 de novembro. O Curso de Atualização em Patrulhamento e Fiscalização de Trânsito será promovido pelo Batalhão de Trânsito (BPtran) e contará com duas turmas, para que todo o efetivo da guarda participe sem comprometer as operações nas ruas.
A primeira turma será realizada dos dias 23 a 26 de outubro e a segunda está prevista para acontecer entre os dias 06 e 09 de novembro. Além dos guardas de trânsito, a capacitação vai contemplar parte do efetivo da Guarda Civil Municipal.
O curso terá carga horária de 34 horas, com aulas sobre Legislação de Trânsito Aplicada I e II, Operação e Fiscalização de Trânsito, Preenchimento de Documentações de Trânsito e Crimes de Trânsito (Leis 13.146 e 13.281). A coordenação é do capitão PM Hércules Raul Maciel.
A capacitação faz parte do trabalho de instrução continuada desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social da Serra, conforme explica o secretário da pasta Jailson Miranda. “Capacitamos 40 servidores no Curso de Promotor de Polícia Comunitária e iremos abrir mais uma turma em novembro, e tivemos parte dos nossos guardas municipais capacitados nas técnicas de patrulhamento ambiental, durante curso realizado pelo Batalhão de Polícia Ambiental”, destaca o secretário.
Os detalhes do curso foram acertados em uma reunião realizada na última segunda-feira (02), com a participação do secretário Jailson Miranda, do capitão Hércules e de representantes da Guarda de Trânsito da Serra.

Obras do Contorno de Jardim Carapina serão inauguradas no sábado (7)

Economia de tempo na viagem e redução no número de acidentes. A inauguração da estrada do Contorno de Jardim Carapina está prevista para este sábado (7) com expectativa tanto por moradores como por motoristas que trafegam pela região. A solenidade para entrega das obras está marcada para as 9h. 
 
A via tem três quilômetros de extensão, ligará o Contorno à Reta do Aeroporto de Vitória, o que vai reduzir o tráfego na região de Carapina. A expectativa é de que possibilite mais segurança no trânsito com redução no número de acidentes, menos tempo de viagem para motoristas e economia para empresas. 
A estimativa da Secretaria de Obras é que, considerando o tráfego pesado na região do viaduto de Carapina até o aeroporto, os motoristas que circulam na região ganharão até 30 minutos por viagem (no sentido Serra-Vitória e no sentido Vitória-Serra) se usarem a nova via.
Segundo informações da Prefeitura da Serra, a nova via permitirá a fiscalização sobre o depósito irregular de entulho na região. Os bolsões de lixo que foram criados estão sendo eliminados. 
O Contorno de Carapina representou um investimento na ordem de R$ 4,2 milhões para conclusão da obra, que será inaugurada no sábado, 7, às 9 horas, na rua Nestor Guisso, em Jardim Carapina, perto do Atacadão São Paulo.

Ação solidária de escola de Barcelona vai ajudar mais de 100 crianças carentes

Na próxima segunda-feira (9) acontece uma ação solidária com os alunos do infantil e do 1º ano na escola Múltipla, em Barcelona. O objetivo é incentivar a solidariedade.
A ação solidária contará com a participação de aproximadamente 110 crianças com idade entre 2 e 7 anos.
As crianças irão apresentar o espetáculo “Circo Mágico da Múltipla”, onde todos estarão vestidos com fantasias de palhaços, mágicos, bailarinas, soldadinhos de chumbo e trapezistas.Após está apresentação, os pequenos artistas doarão brinquedos novos para mais de 100 crianças do Lar Semente do Amor e do projeto social Criança Feliz.
 Múltipla em Ação Solidária
Data: 09/10 (segunda-feira)
Horário: 14h as 16h30min
Local: Av. Paranavaí, 145. Barcelona
 Programação:
  • Apresentações musicais e circenses
  • Distribuição de pipoca, algodão doce, cachorro quente e refrigerante
  • Distribuição de brinquedos novos para antecipar a comemoração do Dia das Crianças

João Neiva vai receber o Festival Gastronômico do Queijo

Gosta de queijo? Neste final de semana tem Festival Gastronômico do Queijo, em João Neiva. Cursos, palestras e debate, além da degustação de mais de 30 tipos de queijo, seis pratos diferentes e muita música estão na programação do evento.
O evento, que chega a sua 5ª edição, aconteceu pela primeira vez em 2010, e todas as edições foram realizadas no distrito de Acioli, com o nome de “Festa do Queijo”. Este ano, a Associação de Produtores Rurais de Leite e Derivados de Acioli (Aprulda) optou por transformar o evento em um festival gastronômico sem perder sua originalidade. O evento será realizado na sede do Município levando a cultura da fabricação do queijo para a região central da cidade.
O evento é uma realização da Associação de Produtores Rurais de Leite e Derivados de Acioli (Aprulda) e conta com apoio da Cooperativa Agroindustrial de Acioli (Cooac), do sistema Faes, Senar e Sindicato Rural, e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).Os ingressos para a programação de sexta-feira (06) e sábado (07) estão à venda no site superticket.com.br. No domingo (08) a entrada será um quilo de alimento ou material de limpeza para o Hospital Maternidade Sagrado Coração de Maria.
Programação:
Sexta-feira (06)
11 horas – Cerimônia de Abertura Oficial do Festival Gastronômico do Queijo e Almoço de Integração
13 horas – Palestra 01 – Qualidade do Leite – Lorena Vidalrre Ribeiro – Incaper (Guaçuí)
14 horas – Palestra 02 – Manejo Sanitário do Rebanho – Professor Alberto Chambela – Ifes Santa Teresa
15 horas – Palestra 03 – Boas Práticas na Manipulação do Queijo – Maria Zanúncio (Senar)
17 horas – Encerramento do Seminário
19 horas – Início da Programação Cultural / Abertura Oficial do Restaurante Oficial do Festival, Malagueta Grill
21 horas – Show com Gilmar Azevedo & Banda
23 horas – Show com Dório & Gabriel
Sábado (07)
19 horas – Abertura do Restaurante Oficial do Festival, Malagueta Grill com o chef executivo e o melhor da gastronomia do queijo
20 horas – Orquestras Violões e Cordas – Instituto Preservarte
22 horas – Show com Júnior Ávila & Banda
0 hora – Show Nacional com Zé Geraldo
1 hora –  Show com Sandro de Laia & Banda
Domingo (08)
10 horas – Abertura do Restaurante Oficial do Festival, Malagueta Grill com o chef executivo e o melhor da gastronomia do queijo
11 horas – Chegada do 1º Caminho do Queijo – Colibri Aventura
12 horas – Show com Larissa & Emanoel
15 horas – Show com Parentes do Samba

Projeto esportivo em Manguinhos quer trabalhar emagrecimento e bem estar

Geovanna, Diogo e Marcelo são os idealizadores do projeto. Foto> Diogo Correâ
Por Thiago Albuquerque 
Um novo projeto promete agitar a região de Manguinhos, o Salud Circuito e Funcional. Criado por Diogo Corrêa, e os professores Geovanna Caregaro dos Anjos e Marcelo Lima de Azevedo, o programa será inaugurado no dia 31 deste mês, às 19h e terá as aulas se iniciando para valer no dia 07 de novembro, também às 19h. As atividades são semelhantes ao treino funcional da academia, com o diferencial de ser feito ao ar livre. 
De início serão duas turmas, todas as terças e quintas, sendo a primeira com início às 19h e a segunda às 20h. “A ideia nasceu de uma ideia fixa de que para pensarmos em longevidade é preciso ter consciência sobre nossa qualidade de vida”, conta Diogo sobre como surgiu a Salud.
Sobre a importância da atividade física a professora Geovanna destaca alguns fatores. “Ela influencia três principais fatores, o social, mental e físico e com base nessa relação nós preparamos algo muito especial e diferenciado para o público” explica.
Falando das aulas em si, falou Marcelo dos métodos e benefícios. “As atividades serão elaboradas por profissionais de educação física, que vão desenvolver aulas dinâmicas, coletivas e alternativas ao ar livre, e as pessoas terão como benefício o emagrecimento, fortalecimento, bem estar e mais qualidade de vida”, conta ele.
Para mais informações sobre valores, forma de fazer parte, o contato é o 99836-8002 ou no e-mail: saludcef@gmail.com.

Espetáculo retrata vida da jornalista Maria Nilce Magalhães

Trechos da vida da colunista social Maria Nilce Magalhães, assassinada em Vitória no dia 05 de julho de 1989, serão retratados no espetáculo de dança contemporânea “Poison”, que será apresentado para convidados neste sábado (07) e domingo (08), no Palácio Sônia Cabral, no Centro de Vitória.
No palco, as bailarinas Ariane Guisso, Bianca Emy, Karollyne Tristão, Polyanna Senna e Rayanne Guimarães terão a missão de apresentar ao público a atmosfera da personalidade da jornalista, uma mulher a frente do tempo. Uma curiosidade: o nome do espetáculo é uma referência ao perfume preferido de Maria Nilce.
O espetáculo foi inspirado no livro “Eu, Maria Nilce” e também com base em conversas com amigos e familiares de Maria Nilce Magalhães. “Fomos em busca de detalhes e ficamos totalmente encantados com a ousadia da jornalista, que teve uma presença marcante na sociedade capixaba”, declara o produtor cultural Artênio Dutra.Já figurino de “Poison”, assinado pela designer Dayse Maciel e pela figurinista Angela Mendes, traz referências obtidas via acervo fotográfico da homenageada. E todo o processo de produção foi feito de forma colaborativa entre a equipe responsável pelo espetáculo, já que a troca de impressões sobre Maria Nilce foi intensa. “Construímos um perfil baseado nas nossas percepções a cerca da mulher e profissional Maria Nilce. Nossa meta é mostrar ao público o furacão que foi esta mulher de coragem, uma figura realmente peculiar”, afirma Artênio Dutra.
Poison foi contemplado no edital de incentivo à cultura da Lei Rubem Braga, tem direção geral de Karla Ferreira Pinto, direção artística e supervisão de dramaturgia assinada por Eliane Miranda, direção coreográfica de Patricia Miranda e idealização e concepção de Artênio Dutra. Conta ainda com a colaboração de Rubens Rocha (meitre em ballet e ensaiador), Lygia Machado (assistente de produção), Anderson Bardôt (trilha sonora), André Estéfson (designer de luz e iluminação) e Juliano Ferreira Pinto (cenário). O espetáculo conta com o apoio institucional do Banestes.
Serviço
Espetáculo de dança contemporânea Poison
Data: 07 e 08/09, às 20 h
Local: Palácio Sônia Cabral/Vitória
Para convidados

Vereadores aprovam proibição de trilhas de moto no Mestre Álvaro

Sinalização no início na trilha principal ou Trilha norte da Serra.Foto: Amigos do Mestre Álvaro/Junior Nass
A Câmara da Serra aprovou na última quarta-feira (04) o Projeto de Lei 153/2017, que proíbe trilhas de moto na Área de Proteção Ambiental (APA) do Mestre Álvaro. O Projeto é de autoria do vereador Aécio Leite (PT) e ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Audifax Barcelos (Rede) para virar lei.
A regra atende o anseio de ativistas ambientais da cidade, que vinham pedindo controle sobre a presença de motos em trilhas no morro, que estavam gerando erosão, danificando córregos e nascentes, além de afetar animais silvestres, muitos ameaçados de extinção.
No início de setembro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já havia colocado placas avisando que motos não podem passar nas trilhas da montanha. Dias depois as placas foram arrancadas por vândalos e posteriormente a prefeitura as recolocou.

Bairros da Serra sem água nesta segunda e terça

A Cesan fará intervenções programadas, em locais alternados, na segunda-feira (9) e terça-feira (10), das 8 às 18 horas, para melhorar o abastecimento em bairros da Serra.
 A população pode ser afetada caso não tenha reserva adequada de água. O abastecimento será restabelecido de forma gradativa em até 24 horas após a conclusão dos serviços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.
 Confira as datas e locais:Segunda-feira – 9/10/2017
Continental
Jardim Guanabara
Jardim Primavera
Residencial Centro da Serra
São Domingos
Terça-feira – 10/10/2017
 Campinho da Serra
Planalto Serrano