Radio Sepiol E TV Sepiol

domingo, junho 18, 2017

Feira de decoração, móveis e utilidades em Carapina

Continua nesta sexta (16) a tradicional feira do mercado moveleiro e decoração do estado – Expolar 2017 – Feira de Móveis, Decoração e Utilidades do Lar, que acontece no Parque de Exposições de Carapina até o dia 25 (domingo). No local estão presentes 70 expositores de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, sendo 13 do estado e três da Serra.
A feira tem móveis, objetos decorativos e utilitários para o lar e a expectativa é de que até o final do evento passem por lá entre 20 e 25 mil pessoas. Os ingressos são vendidos na portaria do evento ao custo de R$ 7,00, mas idosos e crianças até 12 anos não pagam. A feira funciona das 16h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 14h às 22h, aos sábados, domingos e feriado.
A feira está em sua oitava edição e é uma realização da MG Marketing.

domingo, junho 04, 2017

Carapina recebe maior feira de rochas do país


Este ano o evento terá 300 expositores, 120 a menos do que na edição de 2016 da Vitória Stone Fair
Clarice Poltronieri
Acontece na Serra na próxima semana, de terça (06) à sexta-feira (09), a maior feira de mármore e granito do país: a Vitória Stone Fair Marmo Mac Latin America. A feira, que tradicionalmente ocorre em fevereiro, foi adiada para junho por conta da crise na segurança pública gerada pela greve da PM.O evento contará com 320 expositores, quase 30% a menos que no ano passado, quando tiveram 420. O sindicato das empresas do setor de rochas ornamentais (Sindirochas) não explicou o porquê da redução, nem revelou a expectativa da geração de negócios nesta 43ª edição do evento.
A Feira acontece no Pavilhão de Carapina, das 13h às 20h (acesso até às 19h) e a entrada é gratuita. Em 2016 a feira recebeu um público de 25,5 mil pessoas.
A Stone Fair começou em 1989, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), e a partir de 2003 passou a ser realizada também na Grande Vitória, mantendo duas edições anuais: uma na Serra e outra em Cachoeiro.
Apesar do evento acontecer na Serra, e esta ser a principal exportadora e também ter o maior parque de beneficiamento do estado, a feira continua levando o nome de Vitória.
A Vitória Stone Fair | Marmo Mac Latin America 2016 é realizada pela Milanez&Milaneze e promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag). Conta com apoio do Governo do ES, Sistema Findes, CNI, Centrorochas, Marble Institute of America e Sebrae, dentre outros.
Mortes e destruição ambiental marcam setor
Na sombra da importância econômica, o setor de rochas ornamentais gera muitos passivos ambientais, sociais e na estrutura viária do estado. Em 10 anos, houve pelo menos acidentes menos 32 acidentes de trânsito envolvendo transporte de pedras ornamentais, com saldo de 18 mortes e 25 feridos.
Também foram registradas 189 mortes entre 1996 e 2006 em acidentes de trabalho, de acordo com o sindicato dos trabalhadores do setor (Sindimármore).
Ainda há os impactos ambientais com os resíduos gerados pelas empresas de beneficiamento, que são os casqueiros e a lama abrasiva, uma mistura química formada por pó de rocha, água, granalha, contendo óxidos de alumínio, silício, ferro e cálcio.  A Serra é uma das que mais sofrem com isto, já que possui cerca de 100 serrarias (beneficiadoras), onde as pedras são cortadas e polidas em chapas.  
Já nas regiões onde têm pedreiras – há mais de 1000 em todo o ES, segundo o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), os problemas são outros: desfiguração da paisagem, perda de vegetação nativa; descarte inadequado de resíduos; erosão, destruição de nascentes, contaminação assoreamento de rios e córregos.

Escolas estaduais que desenvolvem boas práticas vão ser premiadas com até R$ 25 mil


A Escola Clóvis Borges Miguel já foi destaque no prêmio. Foto: Divulgação
Neste ano, o “Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação” chega a sua 11ª edição. Professores, pedagogos e gestores educacionais que desenvolvem experiências bem sucedidas nas unidades escolares da rede estadual já podem se preparar. As inscrições terão início nesta sexta-feira (02), totalmente online, por meio do site www.educacao.es.gov.br.
Nesta edição, assim como nos anos anteriores, o Prêmio Sedu vai contemplar três categorias: “Boas Práticas do Professor”, “Boas Práticas do Pedagogo/Coordenador de Turno” e “Boas Práticas do Gestor Escolar”. Além disso, a Superintendência com o maior número de relatos de experiências inscritos também será homenageada.
A premiação vai reconhecer os resultados expressivos, alcançados em 2016 ou 2017 (até a data final das inscrições), em projetos desenvolvidos nas unidades escolares da rede pública estadual, descritos em relatos de experiência.A divulgação dos projetos selecionados como finalistas será publicada no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br no dia 11 de novembro. Em dezembro, ocorrerá a solenidade comemorativa com a apresentação dos projetos vencedores, em data ainda a ser definida.
Inscrições
As inscrições ocorrerão no período de 02 de junho a 09 de agosto, onde os interessados em concorrer ao prêmio deverão ler atentamente a Portaria que regulamenta o Prêmio.
Neste ano, a inscrição será pela internet, por meio do site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, onde deverá ser escrito um relato da experiência devidamente comprovada, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos.
Além disso, será o candidato deverá também entregar uma cópia do relato da experiência em CD-ROM (gravada em arquivo DOC/DOCX), com identificação legível do participante, deverá ser enviada em envelope lacrado, à Superintendência Regional da unidade escolar jurisdicionada, contendo, na parte externa do envelope, a indicação “Prêmio SEDU: Boas Práticas na Educação – 11ª Edição”, a categoria e o tema correspondentes.
Para concorrer, o projeto deve ter sido desenvolvido e concluído nos anos de 2015 ou 2016, desde que tenha sido finalizado até a data final das inscrições ou ainda estar em andamento, por meio da comprovação de resultados já alcançados.
Todas as informações sobre o Prêmio e de como realizar a inscrição estarão disponíveis na Portaria publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (02).
Premiação
O professor autor principal, assim como o pedagogo/coordenador de turno e o gestor autor principal de cada projeto vencedor, classificados em 1º ou 2º lugar, vão receber um notebook e um data show. As escolas onde os projetos vencedores forem desenvolvidos serão beneficiadas em R$ 25 mil, para a unidade cujo projeto for classificado em primeiro lugar; e R$ 20 mil, para a unidade cujo projeto foi classificado em segundo lugar. Também serão conferidos troféus aos finalistas classificados em 1º ou 2º lugares por tema e certificados aos demais classificados por tema, pela contribuição ao desenvolvimento da educação no Estado.
Além disso, a 11ª Edição do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação homenageará a escola com o maior número de projetos inscritos ao longo das edições do Prêmio e também a Superintendência com o maior número de projetos premiados ao longo das edições.
Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação
É uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), e tem como objetivo valorizar os profissionais que contribuem para um ensino público com cada vez mais qualidade, e que desenvolveram, dentro do ambiente escolar, experiências bem sucedidas.
Em 2016, o Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação bateu recorde de inscrições ao longo das edições, foram 352 trabalhos inovadores inscritos.

Reunião em José de Anchieta para debater segurança do bairro

Aconteceu na última terça (30), uma reunião entre a Polícia Militar, a Prefeitura da Serra e a comunidade do bairro José de Anchieta. A ideia do encontro foi debater questões relacionadas à segurança pública na região e também na área comercial. A reunião aconteceu no Centro de Vivência da Terceira Idade.
Estiveram presentes no encontro o subcomandante do 6º Batalhão, o Major Cristelo e o comandante da 1ª Cia, Tenente Bridi, da Polícia Militar. Esses são os policiais responsáveis pelo policiamento desse e dos demais bairros adjacentes. Esteve presente também o presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Serra, vereador Cabo Porto.
O debate foi intermediado pela Federação das Associações de Moradores da Serra e pelas lideranças comunitárias que puderam explanar os anseios em termos de policiamento, bem como de ações estruturais pela prefeitura municipal.Para o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Mauro, a interação entre comunidade, polícia e prefeitura é de fundamental importância para mapear os problemas, e com isso estudar qual melhor solução para contribuir para melhorar a qualidade de vida da sociedade serrana.

Safadão volta ao Estado com Garota Vip em setembro

O show de Wesley Safadão acontece no Parque de Exposições de Carapina. Foto: Divulgação
O festival Garota Vip vai desembarcar em terras capixabas para sua segunda edição no dia 02 de setembro, no Parque de Exposições de Carapina, na Serra.  Sob o comando do fenômeno Wesley Safadão, a festa vai reunir ainda, os sertanejos Zé Neto e Cristiano e mais outras duas grandes atrações que serão divulgadas em breve. Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira, dia 1º de junho, na loja oficial, montada no Shopping Vila Velha, e, também, neste site.
Fenômeno da atualidade e arrastando multidões pode onde passa, Safadão vai trazer para os capixabas um show inédito. Com lançamento do seu novo DVD previsto para julho, o cantor vai apostar em um repertório recheado de novos hits, além dos seus sucessos já consagrados, como “Solteiro de Novo”, “Vou dar Virote”, “Meu Coração deu PT” e muito mais.
Já a dupla Zé Neto e Cristiano vai se apresentar pela segunda vez na Grande Vitória. Os sertanejos são donos dos hits “Seu Polícia”, “Cadeira de Aço”, “Bateria Acabou”, entre outros sucessos.Neste ano, os clientes que comprarem no primeiro lote o setor backstage, vão ganhar de brinde um copo e boné do Wesley Safadão. Além desse espaço, também haverá os setores de pista, área vip e open bar.
Garota Vip Vitória 2017
Atrações: Wesley Safadão + Zé Neto e Cristiano + outras duas atrações
Quando: dia 02 de setembro
Onde: no Parque de Exposições de Carapina
Onde comprar: loja oficial no Shopping Vila Velha ou pelo site www.bilhetecerto.com.br
Quais o valores:
Pista: R$ 50,00
Área vip: R$ 90,00
Open Bar: R$ 180,00
Backstage ( ingresso + copo + boné): R$ 320,00

sexta-feira, junho 02, 2017

Plano prevê investimento público de quase R$ 1 bilhão até 2021 no município


Patrícia Lempê é a secretária de Planejamento Estratégico da Serra. Foto: Joatan Alves
Além de prever quase R$ 1 bilhão de investimentos nos próximos quatro anos, o Plano Plurianual (PPA), em fase de estudo, deverá contar com algumas novidades. Entre elas o Planeja Serra, o Observatório de Indicadores além das Parcerias Público-Privado (PPP).
A Secretária de Planejamento Estratégico da Serra, Patrícia Lempê, explica que o PPA é um instrumento de planejamento que define os objetivos e metas para os próximos quatro anos.“Busca viabilizar a implementação e gestão de políticas públicas de 2018 à 2021, seguimos a orientação do prefeito por uma Cidade Inteligente, Humana e Sustentável”, explica.
A Secretária ainda falou do Planeja Serra, que será uma ferramenta online onde qualquer morador do município poderá indicar três ideias ao plano.
“É uma ação que busca a participação, será um espécie de PPA online, no planeja.serra.es.gov.brAs propostas serão de obras de infraestrutura e sobre gestão e os serviços ofertados para a população”, disse.
Outro ferramenta nova é o Observatório de Indicadores. Patrícia explica que no PPA terá vários indicadores a serem alcançados e o Observatório de Indicadores irá dar a métrica para ajustar e monitorar as ações.
“Serão parâmetros como índices de pobreza, mortandade, abastecimento de medicamentos e índices econômicos, entre outros”, apontou.
Já em relação às PPP’s, Patrícia disse que está contemplado no plano, a ideia de quatro Parcerias, são elas: Gestão do lixo; administração do Parque da Cidade e do Hospital Materno Infantil e obras na rotatório do Ó em Laranjeiras.
“A legislação fala que deve ser contemplado o objeto que será fruto da parceira, então temos a previsão, que são aqueles que o prefeito já adiantou. Mas a execução ainda depende das condicionantes legais”.
A audiência pública deverá ocorrer no dia 01 de julho e a prefeitura espera que o projeto seja enviado a Câmara no dia 15 de agosto.

Brigadeiros especiais são opções para o Dia dos Namorados


Bárbara trabalha com três tipos de opções para o Dia dos Namorados. Foto: Bárbara Ramos
Por Thiago Albuquerque
O Dia dos Namorados está chegando. Esta é uma data mais do que especial para os casais apaixonados que aproveitam o dia para dar aquele presente para a pessoa amada. E uma opção que está fazendo sucesso atualmente são as caixas de brigadeiro, dos mais diversos sabores. E na Serra duas opções estão enchendo os olhos dos enamorados.
A primeira opção vem da ganhadora do famoso programa da GNT, o Que Seja Doce, Bárbara Ramos. A confeiteira oferece três opções: a 1ª é uma caixa com dezessete brigadeiros e dois brownies com nutella ou doce de leite, e o mimo vem ainda com uma champagne baby Chandon, no valor de R$ 130; a 2ª opção é uma caixa com a baby Chandon, 26 brigadeiros, também por R$ 130; e a 3ª opção é a barca que pode ser toda brigadeiro ou com metade brownie, por R$  52.Encomendas podem ser feitas pelo telefone 99992-4572. Para quem mora na Serra, o valor da entrega é R$ 3, em Vitória R$ 5 e em Vila Velha, R$ 8.
A Nobri tem diversas opções de brigadeiro. Foto: Filyppe Meneses Coelho
A segunda opção é a Nobri Brigadeiros Gourmet, através de Filyppe Meneses Coelho. Feitos com chocolate belga, eles integram uma linda caixa personalizada. Os preços variam de R$ 20 a R$ 60, com tamanhos de 6 unidades, 9, 12, 16 e 20. As caixas acima de 12 unidades vão ganhar um brinde surpresa. Os pedidos podem ser feitos pelo facebook Nobri Brigadeiros Gourmet e pelo whatsapp, 99934-7367. O site é o http://www.nobri.com.br/.

Estudo diz que desmatamento cresceu 1550% no Estado

Área de 8,3 hectares desmatada com autorização do Estado em Putiri, Serra. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra
Bruno Lyra
Em quatro anos a destruição da mata Atlântica no Espírito Santo cresceu 1550%. No período de 2013-2014 foram desmatados 20 hectares. Já entre os anos de 2015 e 2016, a devastação saltou para 330 hectares, conforme estudo divulgado no início da semana pela Ong SOS Mata Atlântica.
O aumento pra lá de alarmante da floresta, que já cobriu praticamente todo o território do Estado e hoje abrange cerca de 10% – um dos mais desmatados do Brasil – coincide com a pior seca já registrada na história do Espírito Santo, que desde 2014 vem recebendo chuvas abaixo da média. Situação que já gerou racionamento e até interrupção no sistema de abastecimento de água em várias regiões e cidades, incluindo as da Grande Vitória. Dentre elas, a Serra.O estudo da ONG apontou que só nos biênios 2014-2015 e 2015-2016, a perda da mata nativa dos capixabas cresceu 166%, seguindo o crescimento exponencial verificado no biênio anterior: entre 2013 – 2014 e 2014 – 2015 o salto foi de 20 hectares para 153 hectares. Cada hectare corresponde a aproximadamente um campo de futebol.   
Além de desmatamentos clandestinos, houveram cortes autorizados pelo governo. Na Serra, uma área de floresta com 8,5 hectares entre a lagoa Juara e o rio Reis Magos foi desmatada em julho de 2016 com autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF). Numa área de floresta sobre costão rochoso na famosa praia da Bacutia, em Guarapari, o mesmo Idaf autorizou corte raso com a anuência da prefeitura local em outubro. Este caso foi parar até na Justiça, que barrou a construção do condomínio.     
O estudo do SOS Mata Atlântica apontou que o Bioma perdeu mais de 29 mil hectares entre 2015 e 2016, o maior em 10 anos. Mesmo assim, o aumento médio foi de 57%, bem inferior aos 1550% verificados no ES.
A reportagem entrou em contato com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos / Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama/Iema). A assessoria de imprensa do órgão disse que na manhã desta quinta enviará nota com o posicionamento do estado sobre os números divulgados pela ONG. Assim que o fizer, será publicado neste espaço.

Chuvas reduzem risco de racionamento de água


Cena rara: em novembro de 2016 o rio Santa Maria encheu e agora voltou a ter vazão suficiente para alcançar a baia de Vitória: Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra
Maio fechou com chuvas acima da média, o que melhorou ligeiramente o cenário de abastecimento de água na Serra e Grande Vitória, que enfrentam desde 2014 a pior crise hídrica da história. Com isto, cai o risco de retorno do racionamento. Pelo menos nos próximos dias.
Na última quarta-feira (31) a vazão do rio que a abastece a Serra, o Santa Maria, estava em 12 mil litros por segundo – bem acima do crítico que é de 3,8 mil litros. Já a represa de Rio Bonito, também no Santa Maria, havia atingido mais de 90% da capacidade total de 27 bilhões de litros uma semana antes.A situação do rio Jucu, que abastece a porção sul da Grande Vitória – Cariacica, Vila Velha, Viana e a ilha de Vitória já não é tão boa. Estava com pouco mais de 7 mil litros por segundo de vazão na última quarta-feira (31). O nível crítico do manancial é 5,5 mil litros por segundo.
E as chuvas que aconteceram entre 20 e 24 de maio acabaram sendo mais generosas na região metropolitana do que nas montanhas onde estão as nascentes dos rios.  No município da Serra choveu 194 mm. Em Vitória, 129mm.  
Em Santa Maria de Jetibá, onde ficam nascentes do rio que abastece a Serra, a chuva foi de 62 mm no período. No município de Santa Teresa, cabeceira do rio Reis Magos, que ajudará a abastecer a Serra a partir de agosto, choveu 46 mm. Já nas nascentes do rio Jucu em Domingos Martins, só 10,8mm de chuva. Os números são da estação meteorológica do Incaper, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais e Instituto Nacional de Meteorologia.

Inverno e poluição aumentam casos de doenças respiratórias


Jaqueline, com o marido José Silva e o filho Breno: uso de bombinha contra asma e outros medicamentos é rotina. Foto: Fábio Barcelos
Clarice Poltronieri
O inverno está chegando e nessa época do ano aumentam as doenças respiratórias, especialmente com quem já têm rinite, asma e outras. Além do frio e da baixa umidade, o capixaba ainda sofre com a poluição do ar, como o do pó preto e gases emitidos pelo complexo siderúrgico de Tubarão, poluentes dos veículos, entre outras fontes.  A boa notícia é que é possível prevenir ou pelo menos atenuar os problemas. Jaqueline Barbalho Gomes, de Morada de Laranjeiras, luta com seus dois filhos, Breno, 7 anos e asmático, e Lucas, 4. “O Breno sempre sofre no outono e inverno. Basta esfriar um pouco e a crise vem. Só nebulização e bombinha para resolver. A poluição também ajuda. Mas o Lucas também sente quando o tempo muda”, relata.
E os problemas também atingem os adultos como a moradora de Jacaraípe, Rita de Cássia Reis, 49 anos. “Minha sinusite e rinite atacam quando há mudança de temperatura ou excesso de poluição, principalmente no outono e inverno. Fico congestionada e tossindo o tempo todo e só melhoro lá para novembro”, diz.
De acordo com a Presidente da Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo e médica no Hospital Metropolitano, Ciléia Martins, o aumento nas consultas e prontos-socorros por doenças respiratórias, chega a 50%.
“Há um aumento acentuado, de quase 50%, especialmente entre junho, julho e agosto. Quem já tem doenças respiratórias prévias (rinite, bronquite asmática, enfisema pulmonar) piora sensivelmente e pode ter agravamentos. E quem não tem, também aumentam os casos de rinossinusite e pneumonias em função da mudança climática e também por conta da poluição”, explica.
Além dos fatores climáticos, ambientes fechados e acúmulo de pessoas no mesmo espaço, também aumenta os riscos de agravamento e desenvolvimento de gripes e outras doenças.
Para evitar os problemas, Ciléia recomenda que a casa esteja ventilada, seja feita a limpeza constante do ar-condicionado, ventiladores e ambiente. Para isso, pode-se usar um litro de água com uma colher de vinagre ou com bicarbonato, pois desinfetam o ambiente. Também aconselha manter a imunidade alta com boa alimentação, hidratação, rotina de exercícios físicos e tomar sol.
Sobre a poluição do ar, a médica enfatiza. “O pó preto interfere tanto no verão quanto no inverno, e aumenta os quadros de crises alérgicas. O nariz fica mais sensível, mais machucado e com acúmulo de secreções nasais, o que favorece os quadros alérgicos e viróticos que levam a laringites, bronquites e até pneumonia”, explica.

Música e Kart neste sábado (03), no Kartódromo Internacional da Serra

O evento começa às 16h. Foto: Divulgação
Vai acontecer neste sábado (03) uma Roda de Samba com a Stockart no Kartódromo Internacional da Serra. A competição amadora de kart tem entrada gratuita, tendo o couvert de R$ 5 por pessoas. Serão quatro horas de muito samba, cerveja gelada, petiscos e com o Grupo 45º comandando a festa.
O evento que acontece com organização da Stockart Kartódromo da Serra possui a maior pista outdoor do Estado e recebe pilotos de todo o Brasil. Já foi sediado no local duas vezes o Campeonato Brasileiro de Kart, um dos eventos mais importantes do kartismo.
A Stockart empresa de locação de kart amador (Indoor),foi montada para oferecer a amigos, familiares e empresas um entretenimento na modalidade kart de locação. O lugar conta com uma pista única no ES com 10 traçados de pista diferente, indumentárias completa.

Oswaldino é reeleito presidente do Sindicato dos Servidores

Oswaldino ficará a frente da entidade por mais quatro anos. Foto: Arquivo TN
Oswaldino Luiz Marinho foi eleito por mais quatro anos como presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Serra (Sermus). A eleição aconteceu no último dia 31, na sede do sindicato que fica em Serra-Sede. Por ser chapa única o clima foi de tranquilidade, no total foram 461 votantes.
Oswaldino agradeceu aos eleitores e disse que está tomando as providências para o registro da eleição. “Estou muito feliz pelos 461 votos e iremos continuar na busca de melhorias para o servidor municipal”, afirma o presidente reeleito.
Na eleição foram registradas as presenças da presidente da Câmara da Serra, Neidia Maura Pimentel (PSD), da Vice-Prefeita Márcia Lamas (PSB) e de inúmeros secretários.

quinta-feira, junho 01, 2017

Festival de cinema francês em Vitória a partir do dia 8

O filme Duas Garotas Românticas é um dos que será exibido no festival. Foto: Divulgação
O Festival Varilux de Cinema Francês 2017 vai começar e neste ano traz 19 produções e filmes inéditos, incluindo um documentário e um clássico do cinema. As exibições serão no Cine Jardins, do Shopping Jardins, em Vitória, entre os dias 8 e 21 de junho, e os ingressos já estão à venda.
Quatro filmes diferentes serão apresentados ao público, a cada dia, durante as duas semanas de evento. Na grade estão obras cinematográficas participantes dos principais festivais internacionais de cinema.
Realizado em sua 8ª edição, o Festival consagra o 50º aniversário de lançamento do clássico “’Duas Garotas Românticas” (1967), de Agnès Varda e Jacques Demy, que foi restaurado. O longa narra a história de Delphine (Catherine Deneuve) e Solange (Françoise Dorléac), irmãs gêmeas de 25 anos, lindas e espirituosas professoras. Elas vivem em Rochefort, na França. Delphine, dá aula de dança, enquanto Solange ensina piano. Ambas sonham em encontrar um grande amor, assim como os rapazes que chegam à cidade e passam a frequentar o bar da família.            
A restauração e exibição desse clássico é também uma homenagem aos 50 anos da morte da Françoise Dorléac, irmã de Catherine Deneuve também na vida real, que faleceu em 26 de junho de 1967 num acidente de carro. Nesse dia, a atriz dirigia de Saint-Tropez em direção ao aeroporto de Nice, para voltar a Londres e assistir a exibição, justamente, de Duas Garotas Românticas.
Em sua identidade visual nessa edição, o Festival Varilux de Cinema Francês destaca a atriz Juliette Binoche, do filme “Tal mãe, tal filha”, que no longa, interpreta Mado, mãe de Avril (Camille Cottin) que engravida ao mesmo tempo que a filha, piorando uma relação que já não era muito boa. Além desses, a programação conta ainda com diversos temas entre comédias, dramas, biografias e romances. Vale a pena conferir!
Serviço
Festival Varilux de Cinema Francês 2017
Data: de 8 a 21 de junho de 2017
Local: Cine Jardins, Rua Carlos Monteiro de Lemos, 262 – Shopping Jardins, Jardim da Penha, Vitória
Valor e horário: de acordo com a programação do cinema
Informações: tel.: (27) 3026.8099 e 3314.5000

‘Invasão’ alienígena traz clima de mistério e ação ao Shopping Vitória

O espaço Invasão Alien funciona de segunda a sexta, das 14 às 22h, domingos e feriados, das 12 às 22h e o ingresso custa R$ 10. Foto: Divulgação
Uma nova atração promete adicionar suspense e ação durante o passeio pelo Shopping Vitória. Trata-se da chegada de criaturas alienígenas, com brincadeiras e curiosidades que vão mexer com o imaginário dos capixabas. O espaço Invasão Alien possui um labirinto com corredores, onde surpresas acontecem durante todo o percurso.
O evento está funcionando no 2º piso do shopping e é voltado para quem gosta de adrenalina e tem disposição para enfrentar extraterrestres. Os participantes poderão entrar em grupos de até seis pessoas e escolher cinco modalidades para percorrer os labirintos denominados de “Coragem”, “Perdidão”, “Noturno”, “Encurralados” e “Blackout”.
Entre as opções para crianças abaixo de sete anos está o labirinto da “Coragem”. O espaço pode ser acessado pelos pequenos na companhia de um responsável e também é indicado para adultos que não gostam de grandes sustos. Já o “Perdidão” exige fortes emoções, pois é feito de sons, luzes e perseguição.
Outro ambiente com muita adrenalina é o “Noturno”. Elaborado para grupos de desbravadores que, com apenas uma lanterna e muita coragem, conseguem enfrentar o terror dos alienígenas. O “Encurralados” é para quem não tem medo do confronto com extraterrestres, já que o espaço proporciona a perseguição por estranhos seres. Por último, vem o “Blackout”. É ideal para quem busca muita emoção em um ambiente totalmente escuro e cheio de surpresas.
 Serviço:
Invasão Alien – O Desafio é Sair do Labirinto
Data: de 27/05 a 30/07
Horário: De segunda a sexta, das 14 às 22h / Domingos e feriados, das 12 às 22h
Onde:  no 2ª Piso do Shopping Vitória (em frente à loja Arezzo)
Valor: R$ 10,00

Destruição da mata Atlântica cresce 1550% em quatro anos no ES, aponta estudo


Área de 8,3 hectares desmatada com autorização do Estado entre a lagoa Juara e o rio Reis Magos em Putiri, Serra. Foto: Bruno Lyra/ Arquivo TN
Bruno Lyra
Em quatro anos a destruição da mata Atlântica no Espírito Santo cresceu 1550%. No período de 2013-2014 foram desmatados 20 hectares. Já entre os anos de 2015 e 2016, a devastação saltou para 330 hectares, conforme estudo divulgado no início da semana pela ong SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 
O aumento pra lá de alarmante da floresta que já cobriu praticamente todo o território do Estado e hoje abrange cerca de 10% – um dos mais desmatados do Brasil – coincide com a pior seca já registrada na história do Espírito Santo, que desde 2014 vem recebendo chuvas abaixo da média. Situação que já gerou racionamento e até interrupção no sistema de abastecimento de água em várias regiões e cidades, incluindo as da Grande Vitória. Dentre elas, a Serra.
O estudo da ong apontou que só nos biênios 2014-2015 e 2015-2016, a perda da mata nativa dos capixabas cresceu 166%, seguindo o crescimento exponencial verificado no biênio anterior: entre 2013 – 2014 e 2014 – 2015 o salto foi de 20 hectares para 153 hectares. Cada hectare corresponde a aproximadamente um campo de futebol.   
Além de desmatamentos clandestinos, houveram cortes autorizados pelo governo. Na Serra, uma área de floresta com 8,5 hectares entre a lagoa Juara e o rio Reis Magos foi desmatada e julho de 2016 com autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF). Numa área de floresta sobre costão rochoso na famosa praia da Bacutia, em Guarapari, o mesmo Idaf autorizou corte raso com a anuência da prefeitura local em outubro. Este caso foi parar até na Justiça, que barrou a construção do condomínio.     
O estudo do SOS Mata Atlântica e do INPE apontou que o Bioma perdeu mais de 29 mil hectares entre 2015 e 2016, o maior em 10 anos. Mesmo assim o aumento médio foi de 57%, bem inferior aos 1550% verificados no ES.
A reportagem entrou em contato com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos / Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama/Iema). A assessoria de imprensa do órgão disse que na manhã desta quinta enviará nota com o posicionamento do estado sobre os números divulgados pela ONG. Assim que o fizer, será publicado neste espaço.

Projeto abre 1.000 vagas para cursos on line, presenciais e pré-Enem

O curso de manicure é um dos oferecidos pelo projeto. Foto: Divulgação
O Projeto Juventude Ativa abriu inscrições para 1.000 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos presenciais e á distância na Serra. Tem também 200 vagas para o curso preparatório para o Enem. O aluno não paga mensalidade somente uma taxa única de R$ 79.90 para contribuir com os materiais e despesas do curso.
Para os cursos presenciais tem vagas no polo de Laranjeiras para auxiliar administrativo (50 vagas); porteiro (50 vagas); elétrica predial (50 vagas); informática básica (200 vagas); logística (50 vagas);  cuidador de idosos (25 vagas); auxiliar de saúde bucal (25 vagas) e manicure e pedicure (50 vagas).
As inscrições podem ser realizadas desta quinta (1) até dia 12 das 09 as 17h com atendimento de segunda a sábado na rua Thomas Edson, 80, no Parque Residencial Laranjeiras. Também podem ser feitas pelo site. Contato: 99610-6606 ou 99877-2328 e 99813-3900 WhatsApp.
Para o Pré-Enem as inscrições são feitas exclusivamente pelo site  no link Pré-Enem.
Os cursos à distância oferecem vagas para atendente de farmácia (50 vagas); técnicas de vendas (50 vagas); telemarketing (100 vagas); gestão administrativa (50 vagas); departamento pessoal (50 vagas); assistente contábil (50 vagas); administrativo informatizado (50 vagas), autocad (50 vagas) e gestão de recursos humanos (50 vagas).
As inscrições para os cursos à distância são exclusivamente pelo site e o aluno só paga uma taxa única de inscrição de R$ 69,90. Contato 99610-6606  ou 99877-2328 e  98883-0696 WhatsApp.

Festival e oficina de dança tribal em julho

Joline Andrade em apresentação no encerramento de um curso de formação em São Paulo. Foto: Divulgação/Adelita Chohfi
Em julho acontece um festival de uma modalidade de dança pouco conhecida no estado, o Tribal Fusion. Este será o 1º Festival de Tribal Fusion do ES, que acontece no dia 02 de julho no Teatro Municipal de Vila Velha, a partir das 16h.
O evento contará com apresentações de tribal fusion, uma vertente inspirada na dança do ventre e danças tribais, além de diversos tipos de danças étnicas, afro, indiana, cigana e flamenco. O palco é aberto e quem tiver interesse em participar deve entrar em contato com a organizadora do evento, a professora e bailarina de dança do ventre e tribal fusion, Bianca Campagnoli.
A tarde contará ainda com a apresentação da bailarina Nacional e Internacional, referência em Tribal Fusion no Braisl, Joline Andrade (Salvador, BA).
Oficina de Tribal Fusion
A baiana Joline Andrade também ministrará um workshop de tribal fusion para quem tem interesse em se aprofundar nesse estilo de dança. A oficina também acontece no domingo (02/07), das 10h às 12h, no Stúdio de Dança do Ventre Bianca Campagnoli e as participantes poderão se apresentar no palco do Festival.
Joline Andrade é formada em licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em Estudos Contemporâneos sobre a Dança, na mesma instituição.  Em seu projeto Tribal Tour já ministrou diversos workshops em diferentes estados do Brasil e participou de eventos Nacionais e Internacionais.
As inscrições tanto para o workshop quanto para o Festival e venda dos ingressos acontecem pelo site: www.biancacampagnoli.com, ou no contato: (27) 997418322.