Radio Sepiol E TV Sepiol

sexta-feira, abril 30, 2021

CPI da Pandemia: aprovada convocação de ministros da Saúde do governo Bolsonaro


Na segunda reunião da CPI da Pandemia, que aconteceu nesta quinta-feira (29), a comissão parlamentar aprovou a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos três ex-ministros da pasta Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello.

Na próxima terça-feira, 4 de maio, serão ouvidos Mandetta e Teich. Na quarta-feira (5), será a vez de Pazuello. Já o depoimento do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ficou marcada para a quinta-feira (6). No mesmo dia também será colhido o depoimento de Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Novas unidades de medicamentos de intubação serão distribuídas pelo Ministério da Saúde

Na mesma reunião, a comissão também aprovou os requerimentos de informação propostos pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL). Entre eles, está um pedido sobre dados relacionados a um aplicativo do Ministério da Saúde que recomendava o uso de cloroquina. A CPI também aprovou pedido de informação sobre a crise sanitária no Amazonas. 



Fonte: Brasil 61

“O 5G não é um ‘G’ a mais. É uma nova tecnologia que vem para revolucionar”, diz presidente da ABDI

A tão esperada chegada do 5G ao Brasil pode acabar ainda no primeiro semestre deste ano. Essa é a data prevista pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o leilão da tecnologia, que vai revolucionar a forma como nos relacionamos com as máquinas e como as máquinas se relacionam entre si, acredite. É a chamada “Internet das Coisas”. 

Já adotada em alguns países, a tecnologia 5G é 20 vezes mais rápida do que o 4G. Além disso, o tempo de resposta entre um clique e a resposta é muito menor, além de um fator determinante: o alcance. Regiões remotas do país, ribeirinhos e os moradores do campo tendem a ser muito beneficiados com a cobertura da nova tecnologia. Mas é principalmente o setor produtivo (indústria e agronegócio, por exemplo) que está prestes a viver uma revolução.

Para entender o impacto que o 5G vai ter no dia a dia da sociedade e dos municípios brasileiros, o portal Brasil61.com entrevistou, com exclusividade, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet. Segundo ele, o 5G não é apenas uma evolução da tecnologia. 

“É uma tecnologia que veio para revolucionar uma série de coisas. Que vai nos dar uma maior velocidade, um maior tempo de resposta na transmissão de dados. Não é um impacto tão somente para o cidadão. É um impacto, creio eu, até muito maior para as empresas, porque o 5G é uma tecnologia que vai permitir a comunicação não só entre as pessoas, mas, sobretudo, entre máquinas. É máquina conversando com máquina, é máquina conversando com a infraestrutura”, explica. 

Arte: Brasil 61

Cronograma e alcance

Uma das preocupações do governo federal é que a nova tecnologia chegue às áreas mais pobres. Segundo a Anatel, cerca de 1.400 localidades não possuem serviço algum de telefonia.  Por isso, em edital publicado no início do ano, o órgão regulador estabeleceu um cronograma para a chegada do 5G aos municípios. 

Para as capitais, quem vencer o leilão deve disponibilizar a tecnologia até 31 de julho de 2022. A previsão é de que todos os municípios com mais de 30 mil habitantes sejam atendidos até dezembro de 2029. No entanto, as cidades menores, mesmo aquelas com mais de 600 habitantes serão beneficiadas com a chegada do 5G. Isso porque o governo prevê a instalação de redes 4G em todos os municípios com essa característica, que somam 500, ao todo, atualmente. 

Arte: Brasil 61

Há também a previsão da cobertura de 48 mil quilômetros de estradas com internet de alta velocidade e expansão de 13 mil quilômetros de cabos de fibra óptica nos leitos dos rios da região Norte. Igor Nogueira é mais otimista. Ele acredita que as projeções de internet 5G até 2029 podem ser melhoradas, uma vez que vai haver muito investimento da iniciativa privada nessa infraestrutura. 

“O 5G, inclusive, pode chegar antes nesses centros menores. Por quê? Porque tem muitos gestores municipais que podem fazer aquisições, buscar financiamentos externos para ajudar nos investimentos em infraestrutura tecnológica. Várias empresas que não estão nas capitais, mas nas cidades médias, nas cidades pequenas, possivelmente poderão ter suas redes privativas de 5G. Não precisa esperar até 2029. Haverá muito investimento privado”, aposta. 

Durante o bate-papo, Igor falou também sobre as mudanças que vamos viver no dia a dia com a chegada da tecnologia, como o 5G vai impactar o setor produtivo brasileiro e de que forma os gestores municipais podem se preparar para sair na frente, seja em termos de regulação ou infraestrutura. Confira agora a entrevista completa com Igor Nogueira Calvet.

Confira agora a entrevista completa



Fonte: Brasil 61



segunda-feira, abril 12, 2021

RÁDIO COMUNITÁRIA MANIA

Emissoras de Rádio Av Primeira Avenida, 231 - SL 515 - - Parque Residencial Laranjeiras - Serra, ES - CEP: 29165-155 (27) 98114-3196 (27) 98122-7979 (27) 98125-6996

quinta-feira, abril 08, 2021

Olimpíada de Língua Portuguesa 2021 recebe inscrições

Professores podem fazer a inscrição gratuitamente até o dia 30 de abril. Resultado sai em dezembro.
A 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) está com as inscrições abertas. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de abril. A OLP 2021 aceita inscrições de professores com turmas de estudantes de escolas públicas do Brasil, do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. A inscrição deve ser feita por um professor ou secretaria de educação. Faça a inscrição Como será a OLP 2021? Este ano a olimpíada tem novidades e vai valorizar a prática das turmas com base nos registros dos processos de ensino e aprendizagem. Os gêneros serão os seguintes: Poema; Memorias Literárias; Crônica; Artigo de Opinião; Documentário. A avaliação será feita por meio de fotografia, vídeos, áudios e demais produções dos estudantes e o tema norteador é “O Lugar Onde Vivo”. Quando o relato de prática for selecionado toda a turma será reconhecida. A OLP tem o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. Todas as demais orientações podem ser conferidas no Portal Escrevendo o Futuro. Mais: Veja como participar de Olimpíadas Científicas Atividades O cronograma da OLP 2021 já deu início às oficinas nas escolas. As etapas serão realizadas durante o ano e terminam no dia 30 de novembro. O evento de premiação está previsto para o dia 10 de dezembro. Acesso à universidade As premiações recebidas em competições olímpicas já são aceitas como forma de ingresso em algumas instituições públicas de ensino superior. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) possuem vagas específicas para os estudantes premiados. Para mais informações acesse o Site da OLP ou consulte o Regulamento

As melhores universidades dos EUA em internacionalização

Instituições ajudam a preparar cidadãos globais com o conhecimento e as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos.
O prêmio anual da NAFSA, associação de educadores internacionais de mais de 10.000 membros pelo mundo, seleciona as instituições de ensino superior que se destacam em internacionalização. A lista anual reúne as universidades, faculdades e faculdades comunitárias dos Estados Unidos que ajudam a preparar cidadãos globais com o conhecimento e as habilidades necessárias para ser bem-sucedido no mundo interconectado atual. O que é internacionalização no ensino superior? Segundo o próprio site da NAFSA, a internacionalização é o esforço consciente para integrar dimensões internacionais, interculturais e globais na filosofia da educação superior. Os esforços de internacionalização considerados bem-sucedidos envolvem o engajamento ativo e responsável da comunidade acadêmica em parcerias e redes globais, além do incentivo e facilitação da discussão de questões relativas à internacionalização entre associações internacionais de ensino superior e organizações. Por que isso é importante para estudantes internacionais? A internacionalização é um fator importante a ser considerado ao decidir pela sua universidade no exterior por uma série de questões. Primeiro, porque isso normalmente indica uma disposição maior da instituição em receber estudantes estrangeiros no seu corpo discente. Consequentemente, ela estará mais apta a oferecer apoio e atender às necessidades de sua população de estudantes internacionais. Isso pode significar também oportunidades de estudos no exterior; parcerias de pesquisas pelo mundo; intercâmbios de estudantes e professores com universidades brasileiras; bolsas de estudos para estudantes internacionais; eventos multiculturais no campus; oportunidades de carreiras internacionais; etc. A premiação O Simon Award da NAFSA é dividido em duas categorias: Comprehensive Award e Spotlight Award. O primeiro seleciona no máximo cinco universidades todos os anos que tiveram um desempenho excepcional em internacionalização na sua missão, estratégias, cursos e resultados. Já o segundo, NAFSA Senator Paul Simon Spotlight Award, é concedido a apenas três universidades que se destacaram no ano em cursos e iniciativas inovadoras de internacionalização. A Florida International University (FIU), por exemplo, recebe 3.500 estudantes internacionais de mais de 140 países. Ela tem um dos 100 melhores custo-benefício entre as faculdades públicas dos Estados Unidos e oferece mais de 180 milhões de dólares em bolsas de estudo e ajuda financeira para estudantes internacionais. Outro aspecto da sua internacionalização é a oferta de diversos cursos a distância pela sua plataforma FIU Online, possibilitando que estudantes do mundo inteiro se matriculem nos seus cursos de bacharelado, mestrado e doutorado integralmente ou em meio período. Outra premiada, a University of Texas at Austin também foi considerada a 34ª melhor universidade global pelo US News & World Report em 2020. Um dos seus destaques é o seu Centro de Língua Inglesa (ELC) que proporciona proficiência e preparo adequados a estudantes do mundo inteiro interessados em uma formação acadêmica nos Estados Unidos. NAFSA Senator Paul Simon Spotlight Award 1. Indiana University: premiada pelo seu programa Portal Global para Professores. 2. Miami Dade College: premiada pelo seu programa Educar Amanhã no Exterior 3. University of North Carolina Wilmington: pelo seu programa de Admissão no Primeiro Ano na Primavera (FYSA) no Reino Unido. Todos esses programas premiados promovem o intercâmbio global e a imersão intercultural. O Portal Global da Indiana University, por exemplo, oferece aos estudantes e professores experiências de imersão cultural inestimáveis ao passar oito semanas em outros países, como Austrália, China, Costa Rica, Inglaterra, Grécia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Rússia, entre outros. Já o programa First-Year Spring Admit (FYSA) in the UK da University of North Carolina Wilmington é um programa de intercâmbio pelo qual os estudantes de graduação cursam o primeiro semestre na Bangor University, no Reino Unido, valendo créditos acadêmicos.